Ícone do site B2B Stack Blog

SaaS: o que é e 5 principais vantagens do modelo de negócio

Imagem conceito sobre as partes constituintes de uma solução SaaS

Nos últimos anos, o mercado de SaaS (Software as a Service, ou ‘Software como Serviço’ em português) tem apresentado um crescimento exponencial, tanto no Brasil quanto no mundo. 

De acordo com o IDC, mais da metade dos investimentos em software no Brasil em 2023 serão em SaaS, evidenciando a importância e o impacto que esse modelo de negócio tem no setor de tecnologia. As empresas estão apostando nessa modalidade em busca de soluções mais eficientes, econômicas e escaláveis.

As tendências apontam para uma maior personalização de serviços e soluções através dos SaaS, assim como a integração de diferentes plataformas – que majoritariamente acontece através de IPaas – e a utilização de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT). 

Nesse contexto, se torna fundamental entender o que é SaaS e como ele funciona, bem como as vantagens que esse modelo oferece para empresas e consumidores finais, além de conhecer exemplos de SaaS para perceber como essa tecnologia tem sido aplicada nos mais diversos contextos. 

Neste artigo, abordaremos esses e outros pontos relevantes sobre o mercado de SaaS para ajudar você que busca compreender melhor essa tendência em ascensão.

O que é Saas?

O SaaS é um modelo de entrega de software como serviço que permite aos usuários acessarem os aplicativos pela internet, sem a necessidade de baixar ou instalar o software em seus próprios computadores. 

Dessa forma, os usuários podem usufruir dos aplicativos de qualquer lugar e de qualquer dispositivo com acesso à internet. No modelo SaaS, os aplicativos, acessados majoritariamente via API, são hospedados em servidores remotos e gerenciados por provedores de serviços de nuvem, que garantem a segurança, a disponibilidade e a manutenção dos softwares. 

O SaaS tem se tornado cada vez mais popular em diversos setores da economia, especialmente em empresas de tecnologia, devido à sua escalabilidade, eficiência e flexibilidade. 

Ele também oferece recursos importantes como atualização automática, suporte técnico e maior segurança, o que reduz a carga de trabalho dos usuários e aumenta a confiabilidade dos aplicativos.

Conheça as 5 principais vantagens do SaaS

Em comparação com outras soluções de software, o SaaS é uma opção mais econômica e prática para empresas e usuários finais que buscam recursos avançados de tecnologia sem precisar lidar com a complexidade técnica de manter e gerenciar seus próprios servidores.

A seguir veremos essa e outras vantagens em utilizar o modelo SaaS para a entrega de softwares:

Redução de custos

Ao utilizar serviços de SaaS, as empresas não precisam investir em infraestrutura de TI e em recursos humanos para gerenciá-la, o que resulta em uma redução significativa nos custos.

Escalabilidade e flexibilidade

Os serviços de SaaS são altamente escaláveis, permitindo que as empresas aumentem ou diminuam o uso conforme necessário. 

Além disso, existe uma maior flexibilidade na escolha dos recursos e funcionalidades, possibilitando que as empresas adaptem os serviços de acordo com suas necessidades específicas.

Manutenção e atualização de software

Os provedores de serviços de SaaS são responsáveis por manter e atualizar o software utilizado pelos clientes, garantindo sempre o acesso a versões atualizadas e seguras dos aplicativos.

Acesso a dados em tempo real

Os serviços de SaaS permitem o acesso a dados em tempo real, o que é fundamental para que as empresas tomem decisões rápidas e baseadas em informações precisas.

Maior segurança e confiabilidade

Os provedores de serviços de SaaS, em sua grande maioria,  possuem medidas de segurança robustas, garantindo a proteção dos dados e a confiabilidade dos serviços.

Exemplos de modelos SaaS aplicados atualmente

SaaS para empresas 

Existem diversos softwares com modelo SaaS desenvolvidos para empresas e eles oferecem diversas funcionalidades, atendendo às necessidades específicas de cada negócio. 

Frequentemente, um uso muito popular de SaaS para empresas é o software de gestão empresarial ERP (Enterprise Resource Planning), que permite gerenciar e integrar as principais áreas da empresa, como finanças, compras, vendas, estoque, produção, entre outras. 

Outro exemplo bastante comum é o software de gestão de relacionamento com o cliente CRM (Customer Relationship Management), que permite gerenciar as interações e informações dos clientes em um único sistema, melhorando a eficiência e a qualidade do atendimento. 

Em suma, as aplicabilidades são diversas e vão desde softwares para gestão de projetos, recursos humanos, até marketing, design, entre outros.

SaaS para consumidores finais 

Um dos exemplos de SaaS que é muito popular para consumo pessoal é o serviço de streaming de vídeo Netflix, que permite assistir a filmes e séries online em diferentes dispositivos sem a necessidade de download de qualquer software. 

Ao mesmo tempo, o armazenamento em nuvem, Dropbox, também é um ótimo exemplo de software SaaS. Ele permite armazenar e compartilhar arquivos online de forma segura e fácil. 

Também existem soluções de SaaS para edição de fotos, criação de apresentações, gerenciamento de finanças pessoais, entre outros.

Conclusão

O modelo de negócios SaaS (Software as a Service) tem se popularizado nos últimos anos e se tornado uma tendência em ascensão, pois permite aos usuários acessem aplicativos pela internet sem precisar baixá-los ou instalá-los em seus próprios dispositivos, com a garantia de que os softwares serão mantidos e atualizados pelos provedores de serviços de nuvem. 

Aderir ao SaaS para o seu negócio pode oferecer soluções mais eficientes, econômicas e escaláveis e significar um avanço enorme para o seu próprio negócio e a satisfação dos seus consumidores finais.

Sair da versão mobile