Exemplos de SaaS: suas aplicações práticas no dia a dia

Publicado em 17 de julho de 2019

O SaaS pode ser definido como um software de serviço em nuvem e pode atender qualquer demanda como um CRM ou um ERP. Muitas pessoas não sabem que há diversos exemplos de SaaS usados no nosso dia a dia, em serviços como o Netflix, por exemplo.

Na era da transformação digital, é comum lidar com siglas e novos termos a todo momento e hoje compartilho aqui um pouco sobre os SaaS. Você sabe o que é?

Começando pelo básico, a tradução da sigla SaaS ao pé da letra significa “Software as a Service” ou seja, software como um serviço. São sistemas que não são comercializados como produto, como o próprio nome sugere, são todos serviços e aplicações utilizados através da internet.

Exemplos de SaaS que já fazem parte de nossa vida

Os SaaS já fazem parte de nosso cotidiano, e um exemplo disso é o Netflix – que com certeza, mesmo que você não use, já ouviu falar. E podemos encontrar os SaaS em diversas áreas da nossa vida. PayPal, Spotify, Dropbox, Pipedrive, entre outros.

Uma solução SaaS atende diversos objetivos, desde a simples utilização para armazenamento de arquivos e envio de emails até a possibilidade de gerir a equipe de vendas de uma empresa ou seus processos de gestão de cliente, como funcionam os ERPs e CRMs.

Entre versões pagas e gratuitas, pessoais e profissionais, todos eles trabalham com sua gestão em nuvem e as empresas também podem contar com soluções personalizadas.

As versões pagas são geralmente renovadas a cada mês através de uma mensalidade, ou seja, o cliente paga por uma assinatura do serviço oferecido e não por um produto. O que elimina os custos com aquisições e licenças.

Assim que a assinatura é feita, o serviço pode ser utilizado em qualquer lugar, a qualquer momento, por vários tipos de gadgets – celulares, notebooks, tablets – desde que tenha acesso a internet.

Vantagens

Uma das principais vantagens de se ter um SaaS no seu negócio, é a praticidade e versatilidade. Como já mencionei acima, além da possibilidade de ter uma solução personalizada ao seu negócio, você fica livre de processos de instalação e manutenção.

  • Não é necessário que você tenha uma super estrutura de tecnologia nem que invista em treinamentos específicos;
  • Permite que a empresa utilize apenas as funcionalidades adequadas para o seu momento atual;
  • Não é necessário uma equipe de TI especializada para fazer a implementação;
  • Como o sistema fica hospedado na nuvem, o acesso remoto também é uma das vantagens;
  • As atualizações e melhorias são de responsabilidade da empresa do SaaS, não sendo necessário o download de nenhum aplicativo, os upgrades são feitos na nuvem, sem prejuízos nas operações;
  • E por conta de todos os benefícios acima, há uma considerável redução nos custos e maior previsibilidade do planejamento financeiro no médio e longo prazo.

As empresas de SaaS vêm ganhando destaque no mercado, ganhando muita força principalmente no meio corporativo. Tantas facilidades associadas à redução de custos, são grandes atrativos para empresários de todo porte.

E caso sua empresa já tenha algum software mais complexo instalado, os SaaS podem ser facilmente integrados juntamente com suas API’s (Interfaces de Programação de Aplicativo).

Um pouco da história

Outro exemplo de SaaS é a implementação em uma ampla gama de mercados, mas não foi sempre assim. Muitos dizem que a Concur foi a primeira empresa SaaS do mundo, mas como ela não foi fundada como um, a Salesforce ganhou este posto.

Hoje como a ferramenta de gerenciamento com cliente mais popular do mundo, a Salesforce é o maior exemplo de SaaS de sucesso que se teve na história. O primeiro SaaS a ser construído do zero, por três empresários, que bateu um crescimento recorde.

Se concentrando em serviços de nuvem de vendas, serviços e CRM, desde o início dos anos 2000 até hoje a empresa aproveita as tecnologias emergentes para impulsionar as vendas de seu SaaS.

Sendo considerada hoje umas das organizações mais inovadoras do mundo, e com isso conquistou grandiosos números:

Hoje em dia, o modelo SaaS é a forma preferida dos usuários e empresas consumirem tecnologia, se encaixando perfeitamente dentro das estrutura das corporações e representando benefícios estratégicos para os negócios.

Entre os SaaS modernos mais comuns hoje em dia, temos as aplicações em:

Como escolher a melhor solução?

Por se tratar de uma tecnologia que teve mais destaque recentemente, alguns gestores podem mostrar certa insegurança em adquirir um SaaS para sua empresa.

E apesar de todos os benefícios que um SaaS pode trazer, é necessário conhecer muito bem o seu negócio e suas necessidades, bem como saber lidar com a possível resistência que alguns colaboradores podem ter com sua implementação.

A ascensão deste modelo de negócio fez com que surgissem diversas opções para cada segmento, por isso a escolha do melhor SaaS para sua empresa deve ser norteada pelas mesmas questões na hora de escolher um software tradicional.

Ter certeza que a solução se encaixa nos requisitos de seu negócio e processo de trabalho, identificar os problemas que serão solucionados com sua implementação além de pesquisas de mercado e referências.

E para os negócios que pretendem ir além e desenvolver o seu próprio SaaS, também existem outras opções…

E o que são os PaaS?

Partindo dos mesmos princípios dos SaaS, o iPaaS trata-se de uma plataforma como serviço (platform as a service). Também com sua gestão 100% em nuvem este modelo de negócio oferece às empresas um ambiente de desenvolvimento de aplicações bem como um ambiente de execução para entregá-las.

As soluções de PaaS são criadas com linguagem de programação e direcionadas para desenvolvedores com o intuito de que o profissional fique focado na construção dos aplicativos, deixando a parte “burocrática” como gerenciamento, licenças e manutenção, com o fornecedor.

Dentre suas maiores vantagens estão também a redução de custos e o aumento da velocidade de desenvolvimento. Alguns exemplos de PaaS: Heroku, AWS, Google App Engine.

Métricas para levar em consideração

Em 1990 quando surgiram os SaaS, os softwares eram vendidos em forma de licença e instalados nos computadores dos clientes. E com o nascimento dos SaaS e a nova forma de aquisição de serviços (por assinatura) surgiu também a necessidade de analisar novas métricas e indicadores.

O SaaS Metric surgiu como uma forma de mensurar todos os resultados obtidos com o seu SaaS e analisar sua capacidade de gerar receitas recorrentes, reter e atrair clientes e tudo isso a um custo de aquisição razoável.

Algumas outras métricas que se deve ficar de olho são:

  • Número de cancelamentos (Churn Rate);
  • Ticket médio – valor médio que um cliente gasta comprando seus produtos;
  • Cálculo das renovações das assinaturas (ARPA – Average Revenue Per Account);
  • Receita que um cliente gera ao longo de toda sua relação com a empresa (LVT – Lifetime Value);
  • Investimento necessário para conquistar um novo cliente (CAC – Custo de Aquisição de Clientes);
  • Receita recorrente mensal (MRR – Monthly Recurring Revenue).

E diante destes dados coletados, devemos saber responder algumas perguntas como: Meu negócio é financeiramente viável? Em que momento devo pisar no acelerador ou no freio? Qual o impacto no caixa e lucro / prejuízo ao acelerar?

Todas essas informações merecem atenção, para garantir o sucesso da empresa. A máxima “o que não se pode medir, não se pode melhorar” apesar de clichê, torna-se bem verdadeira diante deste cenário.

É preciso saber a hora certa de escalar, enquanto o CAC ajuda a gerenciar os gastos com marketing e vendas pode-se voltar a atenção para Inside Sales e Customer Success.

E lembrando que por se tratar de algo 100% voltado a tecnologia, pode ser que os canais de venda tradicionais não funcionem tão efetivamente. Vender diretamente por meio de canais próprios, pode ser a melhor opção.

E na mesma proporção que é necessário dar a devida importância a estas métricas, é preciso saber reconhecer as “métricas de vaidade’ ou seja, os dados que não serão relevantes e que ao invés de ajudar em uma tomada de decisão, apenas as tornam mais complexas e demoradas.

Na era da computação em nuvem é necessário se adequar e principalmente adequar a sua empresa. A transformação digital está presente na forma como nos relacionamos e também como fazemos e gerenciamos negócios.

Acesse aqui mais um artigo do nosso blog falando sobre as tendências dos SaaS no Brasil.

Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


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