Salescloud vs Hubspot CRM vs Microsoft Dynamics: qual é a melhor opção de CRM para sua empresa?

Publicado em 22 de abril de 2020

Capa comparativo Salescloud vs Hubspot vs Dynamics CRM

A escolha de um CRM pode ajudar muito em processos chave da empresa sendo possível, a conquista de novos leads, organização de contatos, melhora no relacionamento com os clientes e muito mais. Para isso, comparamos três das principais opções na categoria: o Salesforce Sales Cloud, Hubspot CRM e Microsoft Dynamics. Confira o veredito.

CRM (Customer Relationship Management) é o conceito que envolve práticas, estratégias e tecnologias com o objetivo único de promover o relacionamento com o cliente.

A arte de estabelecer relacionamentos não é nova, mas em um mundo cada vez mais tecnológico, ela tem se mostrado mais estratégica e preditiva. Se no passado uma planilha de Excel era o suficiente para reunir dados e informações para a prospeção e para a gestão de leads e clientes, hoje é possível obter análises inteligentes e completas sobre todas as fases do funil de vendas.

Devemos isso aos softwares de CRM que são aliados indispensáveis para a criação de estratégia de vendas inteligentes e para condução da jornada do cliente.

Por que você precisa de um CRM?

Para qualquer empresa, o momento de implementar uma ferramenta de CRM é um grande marco que pode levar os negócios a um próximo nível.

Afinal, a inteligência artificial, análises preditivas e gestão centralizada no cliente estão na pauta do dia das organizações mais disruptivas do mundo. Por isso, a escolha da solução ideal envolve um processo de decisão bastante criterioso.

Existem muitas plataformas de CRM hoje no mercado e com tanta oferta, qual escolher? 

Para ajudar, fizemos uma comparação entre três das mais conhecidas plataformas de CRM do mercado: Salesforce Salescloud CRM, HubSpot CRM e Microsoft Dynamics 365. Levantamos suas principais funcionalidades e informações que irão ajudar a analisar os prós e contras de cada uma delas.

Conheça o perfil de cada CRM e entenda qual pode apoiar o atual processo de gestão de leads e clientes de sua empresa.

HubSpot CRM

A HubSpot dispensa apresentações quando o assunto é marketing digital. Fundada em 2006 é respeitada como a empresa que ajudou a criar e solidificar o inbound marketing. Neste segmento, possui uma inquestionável liderança de mercado, mesmo que existam hoje ferramentas com potencial de competição. 

A ferramenta de CRM da Hubspot é gratuita e oferece recursos básicos como: 

  • Gerenciamento de contatos; 
  • Gerenciamento de negócios e tarefas em estilo kanban; 
  • Integrações com redes sociais; 
  • Rastreamento de toda a interação com leads. 

Embora ofereça uma estrutura básica, a menos que seja integrado a outras soluções da HubSpot, o CRM se torna um pouco limitado. Nesse sentido, pode ser ideal para pequenas empresas.

Salesforce CRM

Salescloud dashboard
No dashboard do Sales Cloud o usuário tem acesso a gráficos detalhados sobre seus contatos

Sem exageros, é possível afirmar que a ferramenta CRM mais conhecida do mundo é a Salesforce – empresa nascida em 1999. Trata-se de um sistema que oferece especificidades de personalização que podem deixar qualquer profissional de queixo caído. 

O CRM da Salesforce pode ser usado em pequenas, médias e grandes empresas. Oferece uma extensa gama de funcionalidades ideais para tornar competitivo o trabalho das equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente. 

Dentro do sistema, é possível fazer o gerenciamento de contas registrando cada detalhe sobre os contratos. Já as funcionalidades para gerenciamento de projetos, metas de receita e relatórios são vastas, posicionando o CRM Salesforce como uma das soluções mais completas existentes hoje.

Vamos conhecer algumas das principais funcionalidades do CRM HubSpot e Salesforce

Análise e relatórios

Dashboard Hubspot CRM
Com o dashboard da Hubspot é possível visualizar as informações dos contatos e leads ao longo do tempo

O armazenamento de dados no CRM da Hubspot é um pouco limitado. Por isso, quem quiser informações mais detalhadas, precisa lançar mão dos recursos dos módulos de marketing e vendas.

Cada um deles, oferece painéis de análise que podem ser personalizados de acordo com o plano contratado. Uma outra alternativa para obter análises mais específicas, é integrar soluções de terceiros. 

Já a função de relatórios e análises dentro do CRM Salesforce pode ser personalizada de maneira bastante simples. É possível, por exemplo, obter informações sobre cada um dos contatos, identificá-los e classificá-los de acordo com a necessidade da empresa. Tudo isso de forma bem visual, com a ajuda de tabelas e gráficos. 

Recursos de marketing

Dentro do CRM da HubSpot, é possível encontrar algumas ferramentas úteis alimentadas a partir das campanhas de marketing como: análise de leads, formulários e fluxos.

Mas, quem quiser uma experiência mais completa, precisa adquirir o módulo Marketing Hub.

Já o CRM da Salesforce oferece funcionalidades de marketing com vários módulos para a gestão de e-mail, mídias sociais e automações de marketing

Recursos de vendas

O CRM da HubSpot oferece um escopo limitado para suportar o funil de vendas. De modo geral, a ferramenta restringe o número de cadastro de contas de e-mails para contato com os leads, assim como os modelos de e-mail usados nas interações, além do rastreamento de chamadas VoIP.

O CRM da Salesforce fornece ferramentas completas para o gerenciamento de contatos, leads e oportunidades em diferentes níveis de preços e recursos, que podem ser adicionados conforme a demanda da operação.

Hubspot CRM vs Salesforce

Depois de ver algumas das características desses softwares de CRM, será mesmo que existe essa rivalidade?

A verdade é que dependendo do tamanho da demanda, os CRMs HubSpot e Salesforce podem funcionar de forma integrada, pois embora possuam recursos semelhantes, ambas as ferramentas servem a propósitos distintos.

Antes de tudo, é importante pensar que o CRM da HubSpot funciona como um “plus” do software de automação de marketing, que diga-se de passagem é uma das mais completas do mercado.

Já o CRM da Salesforce é um sistema robusto em si próprio, que oferece uma diversidade de aplicações e integrações com foco específico para a área de vendas e gestão de clientes.

É importante ressaltar também que ambas as soluções podem ser integradas a uma infinidade de plataformas, sistemas, aplicativos, entre outros, para potencializar funcionalidades e ampliar a capacidade de atuação das ferramentas.

Inclusive, o CRM da HubSpot e o da Salesforce podem ser integrados entre si.

Quanto custa o Salesforce?

O Salesforce opera no modelo SaaS (Software as a Service), cobrando uma assinatura mensal, com contrato válido por 12 meses. Basicamente, os preços variam de acordo com os planos* e a quantidade de usuários que acessarão o sistema. 

Veja a tabela de valores iniciais para os pacotes Salesforce

  • Essentials – para equipes de até 10 usuários – $ 25 /usuário/mês;
  • Professional – para equipes de qualquer tamanho – $ 75 usuário/mês; 
  • Enterprise – solução personalizável – $ 150 usuário/mês; 
  • Unlimited – que oferece recursos e suporte ilimitados – $ 300 usuário/mês. 

Ferramentas da Salesforce que podem ser adicionadas ao CRM:

  • CPQ e Cobrança – a partir de $75 usuário/mês;
  • Sales Cloud Einstein – inteligência artificial e automação – $50 usuário/mês; 
  • Pardot – automação de marketing – a partir de $1,250mês, até 10,000 contatos. 

Os valores foram apurados em abril de 2020. Consulte sempre o fornecedor antes de efetuar sua compra.

Quanto custa o Hubspot CRM?

O CRM básico do HubSpot é gratuito. Já os recursos e funcionalidades adicionais para marketing e vendas são comprados à parte.

Vamos ver agora os custos iniciais* de cada solução:

  • CMS Hub Professional – gestão de conteúdo –  a partir de US$ 300 /mês; 
  • Marketing Hub – automação de marketing – a partir de US$ 800/mês; 
  • Sales Hub – software de vendas – a partir de US$ 500/mês; 
  • Service Hub – atendimento ao cliente – a partir de US$ 400/mês. 

Os valores foram apurados em abril de 2020. Consulte sempre o fornecedor antes de efetuar sua compra.

Seguindo em nossa comparação, vamos ver agora alguns prós e contras das ferramentas de CRM HubSpot e Salesforce.

Prós HubSpot CRM

  • É nativamente integrado aos hubs de marketing, vendas e serviços da HubSpot; 
  • A versão básica é gratuita para um número ilimitado de usuários; 
  • Inicialmente, não há a necessidade de passar por um processo de contratação; 
  • Existe a opção de contratar módulos conforme a necessidade da empresa; 
  • Para operações iniciais, as funções básicas do CRM podem atender perfeitamente.

Contras HubSpot

  • Possui menos opções de personalização. Na versão básica é possível trabalhar apenas com relatórios pré-configurados;
  • Recursos e funcionalidades adicionais são adquiridos à parte. Muitas delas são consideradas como básicas no sistema da Salesforce.

Prós Salesforce

  • Alta capacidade de personalização de acordo com os pipelines de cada empresa;
  • Alta capacidade de geração de relatórios e análises.

Contras Salesforce 

  • Implementação do sistema é mais complexa; 
  • Exige um investimento mais alto; 
  • É preciso pagar pela implementação para a garantir a configuração correta do sistema e da conexão a outros sistemas que a empresa já possua.

Estrutura semelhante

  • É possível navegar rapidamente por contas, contatos, negócios e relatórios; 
  • Dá para visualizar informações específicas como e-mail, telefone e histórico da atividade do contato; 
  • Tanto o HubSpot quanto o Salesforce permitem que os usuários gerem relatórios com critérios definidos por território geográfico; volume de vendas por segmento ou por setor, por exemplo; 
  • Preço: em uma análise superficial, o Salesforce pode custar mais caro. Porém, a medida em que seja necessário contratar outros módulos HubSpot, o custo desta ferramenta pode subir tanto quanto.

Microsoft Dynamics 365 vs Salesforce

Já vimos anteriormente um pouco mais sobre a Salesforce. Vamos agora saber o que o CRM da Salesforce e o Microsoft Dynamics 365 possuem em comum.

Ambas as ferramentas funcionam no sistema SaaS e lidam muito bem com o gerenciamento de contatos e contas, atendimento ao cliente e pipeline de vendas.

As duas empresas oferecem soluções adicionais que podem incrementar a usabilidade do CRM, de acordo com as demandas de cada setor.

O Dynamics 365 oferece conexões nativas ao Microsoft Power BI e PowerApps. Mas, é preciso lembrar que o Salesforce também se conecta a vários aplicativos da Microsoft. 

O Microsoft Dynamics CRM vem apresentando diversas melhorias nos últimos anos como a ampliação da gama de recursos de automação, principalmente, nos aspectos baseados em inteligência artificial. 

Contudo, o CRM da Salesforce também conta – como recurso adicional – com inteligência artificial, o “Einstein”, que usa algoritmos que entendem os hábitos de vendas específicos de cada empresa. 

Como diferencial do Microsoft Dynamics, podemos citar o módulo Microsoft Relationship Sales, que faz a integração com o LinkedIn (que também pertence à Microsoft) e oferece recursos de vendas com conexão direta com o Sales Navigator.

Quanto custa o Microsoft Dynamics

Tela Microsoft Dynamics
Na tela de vendas do Microsoft Dynamics, o usuário tem acesso às principais informações sobre as demandas da área

O Dynamics 365 é formado por um conjunto completo de aplicativos ERP e CRM. Para licenciar as soluções de CRM do Dynamics 365, é possível comprar aplicativos de forma independente ou optar pelo pacotes.

Os valores iniciais do Microsoft Relationship Sales não são divulgados. Para obtê-los é preciso entrar em contato com a Microsoft. Mas, é possível se ter uma ideia do valor de algumas das soluções: 

  • O Dynamics 365 Sales Professional –  automatização da força de vendas – a partir de R$ 281,60 / por usuário/mês; 
  • O Sales Enterprise, ferramenta que oferece insights sobre os leads – partir de R$ 411,60 por usuário/mês; 
  • O Sales Insights, aplicativo que usa IA para oferecer insights prescritivos em tempo real para as equipes de venda – valor inicial de R$ 216,60 por usuário/mês; 
  • O Forms Pro, ferramenta para pesquisas personalizadas – R$433,20 por 2 mil respostas da pesquisa por locatário/mês. 

Prós Microsoft Dynamics 365

  • Preços competitivos e flexível em virtude da composição por módulos; 
  • Integração nativa com o LinkedIn;
  • Integração com outros produtos da Microsoft: Office 365, Outlook e Power BI. 

Contras Microsoft Dynamics 365

  • O Dynamics 365 pode oferecer alguma complexidade em sua implementação em virtude da possibilidade de personalização; 
  • Possui uma capacidade menor de integrações com soluções de terceiros, se compararmos ao Salesforce.

Salesforce, HubSpot e Microsoft Dynamics: qual CRM é melhor para a minha empresa?

Quando comparamos o Salesforce, HubSpot e Microsoft Dynamics, é imprescindível destacar que todos oferecem recursos completos e adequados a diversas estruturas de negócios e modelos de operação.

As principais diferenças entre essas três soluções estão, basicamente, em seus formatos de aquisição e, claro, nos valores.

Se a decisão tiver de acontecer entre um e outro, o importante é levar em consideração as necessidades específicas das equipes de vendas e marketing. Além disso, outro fator de decisão importante é o preço.

A robustez do CRM Salesforce possui um valor à altura de todas as funcionalidades, o que pode ser mais interessante para empresas já estabelecidas.

Por outro lado, o CRM HubSpot é gratuito, mas com capacidades limitadas, o que pode ser um caminho para empresas iniciantes, startups e/o com operações menos complexas. 

Neste caso, quem precisar de uma força extra, tem como opção integrar a ferramenta às demais soluções Hub, o que garante uma abordagem holística em marketing e vendas. Também é possível integrá-la a outras soluções do mercado. 

Para quem ainda está se estruturando no mercado, pode ser interessante começar com o HubSpot CRM e migrar futuramente para o CRM da Salesforce sem grandes prejuízos, aproveitando a possibilidade de integração entre as duas ferramentas.

Se flexibilidade ou a utilização estratégica do LinkedIn são pontos vitais para uma operação, o Microsoft Dynamics 365 pode ser a melhor escolha. A solução possui preços competitivos, pois pode ser adquirido em módulos independentes, conforme necessidade. Isso faz com que a solução seja interessante para empresas menores, com potencial rápido de crescimento.

Publicado por Vanessa Araujo

Vanessa Araujo é jornalista formada há mais tempo do que gostaria de admitir. No decorrer de sua jornada, trabalhou em diversas frentes da comunicação de empresas e agências de todos os portes e segmentos. Para ela, o mundo tech é a base que melhora as relações humanas e "simplicidade" é a palavra que se traduz em todos os conteúdos que desenvolve. E, apesar de saber que o mundo tecnológico de hoje é repleto de escolhas, prefere não assistir Netflix.


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