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Sistema CRM: Por que minha empresa precisa de um?

O uso de um sistema CRM de vendas pode ajudar na otimização de processos da empresa como conquista de novos leads, organização de contatos, melhora no relacionamento com os clientes e muito mais. Integrar essa ferramenta no seu negócio pode fazer a diferença no quesito produtividade. Trouxemos aqui alguns motivos para o uso dessa tecnologia em seu negócio.

Talvez hoje, uma das ferramentas considerada como indispensável para o time de vendas. Por muitos gestores, tido como o “divisor de águas” em relação aos resultados da equipe.

O sistema CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é considerado parte da estratégia de negócios de muitas empresas. Entender todo o processo de venda, as necessidades do cliente e como atuar em cada momento, é imprescindível.

Resumindo…

O sistema CRM trata-se de um conjunto de ações e tecnologias que trabalham juntas, formando uma estratégia poderosa para gerenciamento da carteira de clientes de equipes de vendas e relacionamento. 

Visando a otimização do processo de rentabilidade, muitas empresas aderiram ao sistema CRM como forma eficaz de aumentar suas vendas de forma assertiva e consequentemente a ascensão do negócio.

A ferramenta ideal para se aproximar de seus clientes! 

O sistema de CRM hoje possui versões para todo tipo de empresa, desde os pequenos negócios até grandes corporações. Com interfaces geralmente bem intuitivas e fáceis de lidar, possui até versões gratuitas.

Seus benefícios

Em um passado não muito distante, muitas empresas utilizavam planilhas do Excel para gerir todas as informações dos clientes, o que em determinado momento se tornava um verdadeiro caos. Onde negócios eram perdidos por motivos banais, como uma simples falta de contato.

E como sabemos que sem relacionamento, não há vendas, os resultados obtidos com “sistemas” de planilha, acabavam sendo em muitos dos casos, menores do que o esperado.

Por isso, listei aqui embaixo alguns dos tantos benefícios que um CRM possui. E com certeza um deles vai chamar sua atenção!

1. Planejamento estratégico: Menciono este item em primeiro lugar, pois é este planejamento que vai nortear sua empresa em relação ao quanto que poderá ser realizado e onde conseguirá chegar com os recursos que possui.

E o sistema CRM, para que serve? Bom, neste caso ele servirá como uma central de informações. É através dele que você terá uma ampla visão de tudo que acontece no coração do seu negócio. 

☑ As interações com os clientes; 

☑ COMO essas interações são feitas;

☑ Histórico de compras;

☑ Desempenho dos profissionais;

☑ Progresso da equipe.

E diversos outros dados que ajudam a manter a transparência e comunicação entre as equipes, permitindo também que compartilhem ideias e sugestões sempre que necessário.

2. Produtividade: Com o sistema CRM é possível mapear a produtividade e diagnosticar possíveis falhas e os acertos do processo de vendas. Além da padronização e automação de procedimentos, que tornam as equipes mais organizadas e focadas.

A geração de relatórios para times de vendas, marketing, relacionamento e TI fazem com que os gestores tenham mais tempo para focar em novas iniciativas, proporcionando melhorias, inovação e mais lucro para a companhia. 

3. Follow-ups: Dificilmente uma venda é realizada no primeiro contato, ainda mais quando falamos de negócios B2B. Por isso a importância do acompanhamento dos follow-ups também está na lista dos benefícios. 

Imaginando uma empresa de médio porte, com dezenas de clientes já podemos prever uma possível confusão nesta questão caso não haja devida organização. 

É neste momento que muitos vendedores se atrapalham. Ou na falta de informação e retorno, com receio de ser muito invasivo ou até mesmo na insistência por um contato ou um positivo para o fechamento de uma venda.

Saber dosar esses follow-ups e a hora certa de abordar cada cliente, é um precioso benefício que o sistema CRM proporciona. Onde através dos pipelines é possível saber em qual etapa cada lead se encontra, tudo que já foi falado com ele e qual o melhor momento para um novo contato. 

Acompanhar o cliente em durante todo o seu processo de compra, de forma inteligente e planejada vai fazer com que você chegue cada vez mais rápido no próximo item:

4. Aumento das vendas: Como já deve ter percebido, a soma dos benefícios acima faz com que cheguemos até aqui. Apenas de ainda existirem outros diversos benefícios para o uso do sistema CRM, só o fato de manter seu planejamento estratégico traçado e seus colaboradores alinhados e produzindo, já faz com que o aumento de suas vendas chegue logo. 

O propósito de um CRM de vendas é justamente este. Contribuir para o aumento de seu ticket médio e de seus lucros no geral. 

As informações compartilhadas com a equipe fazem com que sua empresa seja primeiramente, organizada. O segundo item positivo, é a organização do processo de vendas. 

Elaboração de processos: Como sua equipe deve abordar cada lead que chega até o fechamento da venda. Além de ter o controle destas informações o gestor vai saber quem realmente segue este passo a passo e quais resultados obtém com ele. 

Monitorar em tempo real o processo de vendas permite que ações para correções e melhorias possam ser feitas a tempo. Isto inclui negócios em fase de fechamento ou até mesmo os que já foram concluídos. 

Fazer com que cada vendedor saiba de seu desempenho, também estimula uma “concorrência” saudável. E fica por conta do gestor, proporcionar situações que os motivem a sempre melhorar. 

Outra funcionalidade presente em diversos sistemas de CRM, é a criação de formulários online para captura de leads. Desta forma, o contato vai direto para o funil de vendas onde é trabalhado pelo vendedor de forma mais assertiva. 

5. Branding da empresa: Dando um passo adiante de tudo aquilo que já mencionei acima, e olhando para fora da caixinha, te faço uma pergunta: Como é o posicionamento de sua empresa no mercado?

Pois este é um efeito que o sistema de CRM pode causar, indiretamente. É basicamente uma consequência de todos os bons resultados que vai obter com a sua boa implementação.

Ao atrair mais clientes, acompanhá-los e manter o bom relacionamento com um time de Customer Success capaz de solucionar problemas de forma eficaz e com rapidez, você motivará a compra recorrente e principalmente a indicação de sua solução sempre houver oportunidade. 

A consequência destes resultados é o fortalecimento de sua marca diante de seus concorrentes e do seu mercado como um todo.

Qual é o melhor pra minha empresa?

Como já disse no início, muitas empresas utilizam o sistema de CRM hoje. O que faz com que a cada dia, surjam novas soluções no mercado, dificultando cada vez mais a decisão de qual escolher para o seu negócio. 

Um ponto positivo nesta questão é que muitas destas ferramentas possuem opção de teste, onde é possível utilizar uma versão mais básica por certo período de tempo para ver se irá se adequar às necessidades de sua empresa.

Outra dica que não poderia faltar, é a consulta ao nosso portal. São mais de 40 ferramentas cadastradas e avaliadas por usuários reais. E o desempenho de cada uma avaliado pela quantidade de reviews e pelas notas recebidas, é visto em nosso Quadrante B2B. 

Selecionei abaixo as mais bem avaliadas até o momento, veja só:

RD Station CRM: A primeira informação relevante para esta ferramenta, é que é um sistema CRM grátis! Possui funcionalidades completas de gestão de vendas e follow-ups com os clientes. 

Pipedrive: Sistema CRM focado no gerenciamento de processos complexos e longos. Utilizada em mais de 170 países possui teste grátis e planos a partir de US $12,50/usuário-mês. 

Piperun: Focado no impulsionamento do time de vendas, com funcionalidades completas desde a captação de leads até assinatura de documentos. Teste grátis de 14 dias.

Agendor: Também com teste grátis por 14 dias, o Agendor propõe a liderança comercial através da liberdade e empoderamento do time de vendas. Planos de R$ 35,10 mensais por usuário com tudo incluso. 

Além das opções gratuitas de CRM e da possibilidade dos testes, a opinião de pessoas que já utilizaram determinado software é um importante fator para ser levado em consideração.

Também compartilho aqui, um outro artigo para ajudar na escolha do seu CRM a partir de suas funcionalidades. Variáveis como tamanho de equipe, verba e objetivos também deverão ser avaliados. 

Sistema CRM e ERP

E para finalizar, deixo com você a dica sobre um importante sistema que vai agregar o seu CRM – o ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Possui quase todas as funcionalidades de um CRM porém com seu foco voltado para finanças, contabilidade, estoque, compras e logística.

Muitos CRMs possuem integrações com ferramentas de ERP, transformando seu processo de vendas cada vez mais estratégico e completo. Permite que os gestores tenham uma visão ampla do negócio em suas principais vertentes.

Permite a correta utilização dos recursos e otimização de processos relacionados também a investimentos. Ferramenta essencial para garantir as margens de lucro necessárias para se manter competitivo, oferecendo uma inteligência de dados contínua e sustentável.

Confira aqui alguns dos principais players do mercado e o que seus clientes dizem sobre eles.

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