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Slack: como usar no trabalho remoto e home office

Os softwares empresariais, como o Slack, foram fundamentais para estimular a transformação digital nas empresas durante o período de pandemia de COVID-19.

Com a expansão da pandemia no país ninguém sabia muito o que fazer, e nem para onde fugir.

Por isso, o trabalho remoto passou a ser a estratégia mais eficaz para não impactar negativamente as rotinas empresariais, e principalmente, para não expor os colaboradores aos riscos da doença.

Para isso, empresários de todos os portes e segmentos precisaram encontrar canais de comunicação eficientes e novas formas de engajar seus times e clientes com o uso da tecnologia.

Estimativas consideram que em todo o ano de 2021, os gastos globais com infraestrutura de TI podem chegar a 4,2 trilhões de dólares.

Deste valor, pelo menos 601 bilhões devem ser investidos em softwares corporativos.

Isso porque sem o uso dessas ferramentas é impossível passar por épocas de crises econômicas e se adaptar aos diferentes cenários que podem ser impostos pelo mercado nesses períodos.

Então, conheça uma das plataformas que pode melhorar a comunicação interna das empresas e que viu um aumento exponencial em sua receita no último ano, o Slack!

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O que é e para que serve o Slack?

Slack é um aplicativo de mensagens baseado em nuvem para trabalhos em equipe, onde é possível conversar por texto, voz ou vídeo.

Recém adquirido pela Salesforce, o Slack quase dobrou o número de usuários pagantes durante a pandemia, e conta hoje com mais de 169 mil clientes ao redor do mundo.

Não só para comunicação interna, a ferramenta também serve para falar com pessoas de fora da organização, como clientes e fornecedores.

Isso otimiza tempo, uma vez que é prático e envia mensagens instantâneas para qualquer pessoa, e elimina a necessidade da comunicação por e-mail, que o mantém organizado e pronto para atender demandas específicas.

O Slack pode ser utilizado tanto em desktops quanto em dispositivos móveis, o que garante a flexibilidade necessária para quem o utiliza, que consegue ficar por dentro de todos os assuntos a qualquer hora e lugar.

Como funciona o Slack?

O Slack oferece um plano gratuito com algumas limitações e outros três planos pagos, que podem ser adquiridos a partir de US$ 4/usuário/mês.

Para utilizar a ferramenta, você pode entrar com uma conta Google, Apple ou com o e-mail do próprio negócio, além de conseguir convidar outras pessoas para participar.

O maior objetivo do Slack é facilitar a organização dos assuntos da empresa e das equipes em diferentes grupos específicos, que são denominados “canais”.

Então, você precisa estruturar seu espaço de trabalho conforme os setores do seu negócio, demandas de cada equipe, entre outras particularidades.

Com isso, há ganhos de produtividade, uma vez que os colaboradores mantêm o foco no que realmente é interessante para eles.

Também estimula o engajamento entre os participantes, já que podem reagir às mensagens dos colegas e mencionar pessoas em demandas ou assuntos específicos.

Outro ganho com a utilização do Slack é a agilidade em tratar as tarefas, porque as mensagens são enviadas e recebidas instantaneamente em qualquer dispositivo que tenha o aplicativo conectado.

Por isso, as equipes que estão trabalhando remotamente conseguem se comunicar entre si, compartilhar arquivos, colaborar em documentos e encontrar conteúdos nos canais através da pesquisa da ferramenta.

O Slack faz integração com centenas de ferramentas, como Google Drive, Zoom, Zendesk, Salesforce, entre outras, além de garantir 99,99% de tempo de atividade.

Funcionalidades do Slack

O Slack oferece vários tipos de recursos para aprimorar sua comunicação.

Eles são divididos em: canais, Slack Connect, mensagens, chamadas de voz e vídeo e acessibilidade. Acompanhe como funciona cada um.

Canais do Slack

Os canais do Slack são como grupos de conversas que você pode criar e adicionar participantes conforme suas especificidades.

Portanto, um canal de marketing, por exemplo, pode ser criado para discutir ideias de marketing com os profissionais do setor.

Assim como você pode criar um canal geral para que esse mesmo time de marketing possa compartilhar as ideias, bem como o andamento de campanhas, entre todos os colaboradores da empresa, colocando todos na mesma página.

Vários canais podem ser criados para diversos assuntos e equipes, assim, todos conseguem focar apenas nos canais que dizem respeito às suas demandas.

Eles podem ser públicos, onde todos podem entrar e pesquisar conversas, ou privados, na qual somente os convidados conseguem ter acesso.

Para convidar pessoas para os seus canais, basta enviar o convite por e-mail ou copiar um link gerado no próprio Slack para compartilhar manualmente.

Slack Connect

O Slack Connect é uma ferramenta que serve para transferir as conversas com clientes e fornecedores do e-mail para o Slack.

Com esse recurso, é possível compartilhar documentos e fechar contratos de forma mais ágil, além de conseguir cuidar de perto do sucesso do cliente, prestar suporte rápido, e até mesmo trabalhar de forma conjunta com parceiros de negócios.

A diferença dos canais do Slack Connect para os canais exclusivos do seu negócio, é que você não precisa fornecer acesso à área de trabalho da sua empresa para pessoas externas, separando esses dois ambientes.

Mensagens

O Slack funciona, literalmente, como um escritório virtual, onde todas as equipes conseguem se reunir onde quer que estejam para conversar, trocar informações e até mesmo fazer atividades de engajamento.

Por conter canais públicos, usar a ferramenta é uma boa oportunidade de manter a transparência das informações entre todos os colaboradores, uma vez que todos podem ver todas as conversas, de todos esses canais.

Todas as mensagens dos chats ficam salvas em um histórico (no caso do plano grátis há limitações), que pode ser acessado a qualquer momento.

E todos os colaboradores conseguem mencionar outros participantes dos canais, como uma forma de não deixar nenhum assunto ou solicitação passar despercebida.

Essas menções podem ser acompanhadas em uma aba específica, o que também garante que ninguém se perca no caminho.

Além disso, é possível compartilhar arquivos entre si, centralizando todas as documentações necessárias para o dia a dia de trabalho.

Chamadas de voz e videochamadas

O Slack permite que você faça chamadas de voz e videoconferências pelo próprio aplicativo, com compartilhamento de tela nas conferências de vídeo.

Porém, por não ser o foco da ferramenta, no plano gratuito essas chamadas só podem ser realizadas entre duas pessoas, e os planos pagos podem permitir reuniões online para até 15 pessoas.

Ainda assim, funciona bem para quem precisa fazer chamadas urgentes ou não quer alternar entre ferramentas para essa função.

Em contrapartida, as integrações com outras ferramentas de videoconferências e chamadas podem expandir esses recursos e torná-los mais eficientes.

Acessibilidade

Para tornar o Slack um ambiente inclusivo e com acessibilidade, alguns recursos são disponibilizados pelo aplicativo.

Entre eles estão a personalização de atalhos de teclado para acessibilidade, utilização do Slack com leitor de tela e alguns comandos que encurtam o caminho na comunicação.

Também é possível que o usuário personalize seu próprio nível de zoom como achar melhor, configure o modo como as mensagens serão exibidas, bem como ajuste o contraste da tela.

Dica B2B Stack: Como usar o Slack grátis

Para usar o Slack gratuitamente, primeiro é necessário criar e configurar sua conta na plataforma.

Ao entrar no site do Slack, clique em “Experimente gratuitamente”;

Você pode entrar no Slack com sua conta do Google, da Apple ou com seu e-mail de trabalho, de domínio próprio;

Na próxima tela você pode escolher se deseja ou não receber e-mails sobre o Slack e ver se o seu e-mail informado está validado.

Então, clique em “Criar um workspace”;

O próximo passo é dar um nome para o seu espaço de trabalho no Slack, com no máximo 50 caracteres;

Nessa área você vai definir o foco do canal que está sendo criado, ou seja, qual é o assunto principal deste grupo de conversas.

Também pode ser o nome de uma equipe ou setor, por exemplo;

Agora é a hora de convidar todas as pessoas com quem você quer se comunicar no Slack.

Para isso, você pode enviar o convite por e-mail pelo próprio aplicativo ou gerar um link que pode ser compartilhado manualmente.

Quando convidar todas as pessoas, clique em “Adicionar colegas”;

Por fim, você pode iniciar o Slack no seu navegador ou através dos aplicativos;

Entre as funcionalidades do seu painel estão os aplicativos que fazem integração nativa com o Slack para instalá-los rapidamente e atalhos para as conversas.

Como conversar no Slack

Após o último passo do tópico anterior, você já terá acesso ao seu painel do Slack para conversar.

Nele você vai ver algumas opções:

Ao clicar sobre cada um, você pode enviar mensagens diretamente neles, utilizando o campo de mensagem marcado na parte inferior do painel.

Neste campo você também consegue inserir emojis, fazer upload de arquivos para compartilhar no canal e mencionar uma pessoa.

O canal #geral sempre vai reunir todos os participantes do Slack que você convidou, e as mensagens enviadas através dele serão vistas por todos.

Outra função das conversas no Slack é usar as hashtags (#) para direcionar alguém para uma mensagem e canal específicos que essa pessoa foi marcada.

Nesse ambiente você pode iniciar conversas privadas com os participantes.

Como usar o APP Slack

Para usar o APP Slack para dispositivos móveis, você vai precisar do link do projeto que você está participando.

Caso você não tenha o link do seu espaço de trabalho no seu e-mail, você pode acessar o Slack no navegador, clicar na seta ao lado do nome da empresa, equipe ou projeto, e copiar o link marcado;

Depois, você pode fazer o download APP Slack na Apple Store ou Google Play Store e instalar no seu aparelho;

Insira o link do seu espaço de trabalho e depois a senha utilizada para entrar no Slack;

Então, você já terá acesso aos canais do seu projeto no Slack, assim como poderá escrever mensagens em cada um, começar conversas privadas, visualizar as conversas em que você foi mencionado, entre as outras funcionalidades comuns da ferramenta.

O Slack é bom? Saiba o que os usuários dizem

No B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, reunimos e categorizamos mais de 20 mil ferramentas para te auxiliar na busca pelas melhores opções do mercado.

Além disso, usuários reais desses softwares podem contar como foram suas experiências, e assim, ajudar outros usuários a escolherem os mais adequados para suas necessidades.

Com o Slack não é diferente! Inclusive, a ferramenta possui o selo B2B Awards 2020, maior evento brasileiro de premiação dos softwares mais bem avaliados no ano!

Os usuários da plataforma relataram no portal B2B Stack o que mais gostam, o que menos gostam e os problemas que resolveram utilizando a ferramenta.

A maioria dos usuários do Slack ressalta como ponto positivo sua praticidade de uso.

Além disso, também gostam da centralização da comunicação interna, das várias possibilidades de integração com outras plataformas e da organização das equipes e assuntos em diferentes canais.

Dê uma olhada em uma das avaliações:

“As funções são customizadas conforme a necessidade da comunicação corporativa. Facilita a organização com a separação de canais direcionando os assuntos da empresa em setores e com a função de responder mensagens diretamente, não deixa que haja confusão no diálogo do time.

Aumenta a produtividade uma vez tem a funções como “lembre-me disto” para tornar uma mensagem um lembrete, “marcar como não lida” pra que você consiga ler quando tiver mais tempo, ‘marcar no canal’ quando quer fixar uma mensagem fundamental no canal garantindo que todos leiam.. Entre outras funcionalidades extremamente estratégicas. É de fácil utilização e tem interface extremamente amigável. Uma boa comunicação online é fundamental para o bom funcionamento corporativo, o que deixa o uso dessa ferramente imprescindível.”

Como pontos a melhorar do Slack, os usuários citaram o fato de apagar mensagens depois de algum tempo e outras limitações do plano gratuito.

Você pode conferir todas as avaliações do Slack aqui!

Conclusão

As ferramentas de comunicação estão chamando bastante atenção durante este período de pandemia.

Elas são capazes de conectar e engajar colaboradores que estejam trabalhando no modelo home office, além de serem uma alternativa para quem precisa atender clientes à distância.

Uma dessas ferramentas é o Slack, um aplicativo de mensagens instantâneas, baseado em nuvem, que permite a organização das conversas em canais específicos para cada equipe, setor ou tarefa, por exemplo.

Com o Slack, é possível centralizar informações importantes para que os colaboradores atendam suas demandas, e aumentar a produtividade das equipes por permitir que todos trabalhem de forma colaborativa e ágil.

Além disso, o Slack ainda oferece chamadas de voz e vídeo e diversos recursos de acessibilidade para que qualquer pessoa consiga utilizá-lo.

Se você ainda não conhecia o Slack, vale a pena navegar pela B2B Stack e descobrir mais de 20 mil softwares que automatizam diversas rotinas empresariais! E você ainda pode avaliar suas ferramentas favoritas!

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