Conheça o Sorteio.com: app para sorteios no Instagram

Publicado em 29 de junho de 2021

As campanhas de marketing digital têm ganhado força nos últimos anos. Vemos inúmeras postagens em redes sociais que oferecem sorteios de prêmios para os seguidores que realizam alguma ação nessas páginas. Na hora de realizar este sorteio, também é importante lembrar que ele precisa ser justo, e para isso, você pode contar com plataformas como a Sorteio.com.

Dados divulgados na plataforma Mirago demonstram que mais de 60% dos brasileiros estão nas redes sociais, sendo que o Instagram é utilizado por cerca de 27% da população.

Por isso, muitas empresas apostam na sua divulgação através dessas redes, e os sorteios que podem ser realizados nessas plataformas atraem grandes quantidades de seguidores em uma reação em cadeia, já que normalmente, para participar, o usuário precisa curtir uma determinada postagem e marcar um ou vários amigos nos comentários.

É fato que somos atraídos por sorteios! Afinal, quem não quer ganhar brindes até mesmo de produtos que nem conhecemos direito? 

E isso não é bom apenas para o consumidor, mas para a empresa também! Pois, quanto mais pessoas estiverem utilizando e gostando de seus produtos, maior a probabilidade de os indicarem para mais e mais pessoas.

Neste texto, vamos te mostrar como fazer um sorteio no Instagram utilizando a ferramenta Sorteio.com, para que você possa atrair muitos leads!

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é o Sorteio.com?

Sorteio.com é uma plataforma para realizar sorteios de prêmios e brindes no Instagram a partir dos comentários de sua postagem.

A ferramenta puxa esses comentários, os organiza em uma lista e atribui um número para cada um. Ao final da campanha, o número sorteado automaticamente pela plataforma será o vencedor.

É uma plataforma simples e intuitiva, mas que também oferece parâmetros para que você se certifique que as regras impostas em seu sorteio sejam cumpridas, como por exemplo, não sortear comentários duplicados, entre outros.

Como funciona o Sorteio.com?

A Sorteio.com é uma plataforma onde você pode realizar seus sorteios de forma gratuita.

Porém, caso a postagem relacionada ao sorteio tenha mais de 20 mil comentários, é necessário utilizar a modalidade VIP da solução, que possui preços variados conforme quantidade de curtidas e comentários.

Por exigência do Instagram, para realizar seus sorteios será necessário conectar sua conta empresarial do Instagram à uma Fan Page do Facebook.

Para conseguir carregar os comentários de sua postagem no Sorteio.com, eles devem estar abertos. Comentários desativados não são computados na plataforma.

A própria plataforma do Sorteio.com informa que para conseguir usufruir melhor da ferramenta e de forma ágil, é bom evitar a realização destes sorteios em horário de pico, entre 12:00 e 18:00 e em datas comemorativas e suas vésperas, pois devido ao grande volume de carregamentos, a plataforma pode apresentar lentidão.

Como usar o Sorteio.com?

Para utilizar o Sorteio.com você deverá acessar sua conta do Instagram na própria plataforma, clicando em “Realizar sorteio”.

A plataforma também oferece um tutorial em vídeo para te auxiliar caso tenha dificuldade;

Sorteio.comCaso precise, você pode baixar na plataforma do Sorteio.com uma extensão da ferramenta para o Google Chrome para que os comentários da sua publicação carreguem mais rapidamente na plataforma;

Sorteio.com

Prosseguindo com o login, quando você clicar em “Realizar sorteio”, você será direcionado para a página onde deverá digitar seu nome de usuário do Instagram e seu e-mail. 

Ao preencher as informações, sua foto de perfil aparecerá para confirmar que a conta foi encontrada. Ao carregar seu perfil, clique em “Prosseguir”.

Caso a plataforma do Sorteio.com não encontre suas informações, ao invés de clicar em “Prosseguir”, selecione o “clique aqui” da mensagem “Caso tenha problemas em localizar seu perfil, clique aqui”;

Sorteio.comA próxima página será para confirmar se o seu perfil realmente foi carregado corretamente. A partir daqui, você terá 2 caminhos:

  • 1° – “Conectar Instagram”, na qual você precisa ter uma conta business integrada com uma página do Facebook;
  • 2° – Ou “Continuar sem conectar”;

Sorteio.com

  • 1° caminho:

Caso você clique em “Conectar Instagram”, aparecerá um pop-up de permissão para que você continue o processo com sua conta do Facebook também vinculada. A plataforma não fará alterações em sua conta do Facebook, esta é somente uma permissão;

Sorteio.com

Caso tenha uma conta business para vincular, ela será reconhecida automaticamente. Se você não possui essa conta business, ao clicar em “Vincular uma conta”, você será direcionado para uma página na qual conseguirá cadastrar uma.

Só será possível prosseguir com o sorteio desta forma se você criar essa página business para o seu Instagram.

Caso sua conta business seja reconhecida, clique em “Avançar” nesta e nas próximas telas, até concluir o login;

Sorteio.com

  • 2° caminho:

Caso você clique em “Continuar sem conectar” ao invés de “Conectar Instagram”, aparecerá outro pop-up para que você apenas cole a URL da postagem do Instagram que fará parte do sorteio;

Sorteio.comAo inserir a URL na caixa de texto e clicar em “Ok”, iniciará o carregamento dos seus comentários na plataforma.

Caso você não tenha uma conta VIP no Sorteio.com ou não tenha instalado a extensão do Google Chrome, este carregamento é um pouco mais lento.

Sorteio.com

Como realizar sorteios no Instagram?

Segundo o APP Ubersuggest, a frase-chave “sorteio no instagram” tem cerca de 22 mil buscas em um intervalo de um mês.

Isso significa que quem está buscando por sorteios no Instagram, fatalmente pode chegar até sua página se você construir uma estratégia precisa.

Para isso, te daremos algumas dicas de como realizar sorteios no Instagram e aumentar sua quantidade de seguidores.

Mas, antes de qualquer coisa, saiba que o Instagram possui políticas para realização de sorteios, também é necessário solicitar autorização para realizar essas campanhas ao órgão competente, neste caso, quem responde às autorizações é o Ministério da Fazenda, e ainda registrar essa campanha na Caixa Econômica Federal.

Agora, vamos às dicas:

  • Defina o objetivo da sua campanha: pode ser aumentar o número de seguidores, fazer com que seus seguidores acessem seu blog ou plataforma para aumento do tráfego, entre outros. Este é o primeiro passo para que você consiga estruturar seu sorteio conforme as necessidades;
  • Defina também o tempo que irá durar sua campanha, os prêmios que serão oferecidos, quantas pessoas serão sorteadas e quais são as ações que elas devem fazer para participar do sorteio, tudo com base no seu objetivo;
  • Divulgue sua campanha sempre que possível, até o término;
  • Conte com um software para sorteios! Essas ferramentas não te deixam na mão na hora de sortear os vencedores de suas campanhas e você ainda evita falhas, injustiças e, por consequência, reclamações de seus seguidores;
  • Procure fazer este sorteio de forma transparente, de preferência, se possível, grave um vídeo ou faça uma live sorteando. Por isso é importante contar com as ferramentas para sorteio, elas passam mais credibilidade aos seus seguidores;
  • Não faça um sorteio patrocinado. O Instagram não permite este tipo de campanha;
  • Por último, antes de fazer seu sorteio oficial, teste diversas plataformas para verificar qual a mais adequada para o tamanho da sua campanha e como ela funciona, para não ter problemas na hora de sortear oficialmente.

Como realizar sorteios com o Sorteio.com?

Após realizar a vinculação da conta do Instagram no Sorteio.com, você irá associar a postagem relacionada ao sorteio, que pode ser feita colando a URL da postagem na caixa de texto que foi demonstrada no tópico “Como usar o Sorteio.com”, ou selecioná-la manualmente caso você tenha entrado com a conta business.

Os comentários da postagem serão carregados na plataforma do Sorteio.com e ao finalizar o carregamento, cada um destes comentários receberá um número automaticamente. Então, clique em “Sortear número”; 

Um número será sorteado e o vencedor será a pessoa do comentário correspondente à ele.

Caso precise ajustar alguma configuração antes de sortear seu número, você pode clicar em “Opções” que fica abaixo do botão “Sortear número”.

Nestas opções, você poderá definir se a mesma pessoa pode ser sorteada mais de uma vez, remover comentários duplicados, utilizar apenas 1 comentário por pessoa, definir também o número de sorteios por clique e se deseja que a plataforma mostre somente os comentários que contenham uma palavra-chave específica.

Conclusão

Hoje em dia, é preciso contar com as redes sociais para dar visibilidade aos negócios e alcançar uma grande quantidade de pessoas com as campanhas digitais.

Algumas dessas estratégias podem parecer um pouco burocráticas e devem atender a uma série de exigências dessas plataformas, porém, vale a pena investir nisso já que mais da metade da população do Brasil está registrada nas redes sociais.

Os sorteios nessas plataformas se tornaram muito comuns, pois é uma forma de atrair seguidores que, às vezes, nunca ouviriam falar do seu negócio se não fosse por indicação de um amigo nos comentários de sua postagem.

Se você está pensando em fazer sorteios em suas redes sociais ou, se já pratica este tipo de ação, vale a pena testar a ferramenta de sorteios Sorteio.com, pois é prática e intuitiva, gratuita e não exige cadastro.

Precisa metrificar o sucesso das suas campanhas de marketing nas redes sociais? Veja a categoria completa de gestão de mídias sociais no portal B2B Stack e escolha a melhor ferramenta baseando-se no comparador da plataforma e nas avaliações dos usuários.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados