Tecnologia na comunicação corporativa: 4 Dicas de como usar a seu favor e ser mais eficiente

Publicado em 19 de dezembro de 2017

comunicação

Como em todos os setores, a inclusão de tecnologia nas demandas só traz benefícios, tanto em questão de produtividade quanto de resultados. No caso da comunicação corporativa, isso não é diferente. Então, pensando nisso, trouxemos aqui um guia sobre a inclusão de ferramentas nas demandas dessa área.

Não é difícil entender a importância que a comunicação tem dentro do cenário de empresas e organizações. Tanto a comunicação externa, quanto a interna, têm um papel fundamental no funcionamento e, consequentemente, nos resultados do negócio.

No entanto, mesmo alertas à função essencial dessa peça em sua atividade, muitas empresas ainda encontram desafios que afetam negativamente a comunicação corporativa e, portanto, seus processos.

Esses desafios, em sua maioria, dizem respeito a falta de clareza com que a informação chega ao público final (seja ele interno ou externo), mas, hoje, a tecnologia consegue fornecer ferramentas prontas para otimizar esse diálogo e torná-lo mais rápido e eficiente.

Portanto, adaptar-se ao cenário tecnológico será uma etapa imprescindível dentro do seu planejamento de comunicação corporativa, e a melhor parte é que essa adaptação pode ser bem mais simples do que você imagina.

Com a tecnologia tornando-se cada dia mais acessível, você vai perceber que a nossa lista de soluções conta com estratégias que você já tem contato cotidianamente por meio da experiência com outras empresas ou, até mesmo, dentro do seu próprio ambiente de trabalho.

Mas, antes de passarmos para a parte prática, é importante que você realmente entenda o que queremos dizer com comunicação corporativa!

O que é, efetivamente, a Comunicação Corporativa e como ela funciona?

Comunicação corporativa nada mais é do que uma ferramenta estratégica que, quando alinhada com os propósitos da empresa, ajudam com que ela ganhe mais credibilidade no mercado, otimize seus resultados e cresça em lucro.

Bem abrangente, essa comunicação atinge, por diferentes métodos, a comunidade, a gestão, os acionistas, os franqueados, os colaboradores, os prestadores de serviço, a imprensa e os clientes finais. Isso porque, basicamente, se trata de todos os diálogos promovidos pela corporação.

Bom, e exatamente por lidar com públicos tão diferentes entre si, essa comunicação deve ser pensada com cuidado, sendo moldada a partir do propósito em que é feita. Ou seja: da mesma forma que você não vai transmitir as mesmas informações para o cliente final e para o colaborador de determinada área da sua empresa, a forma como essa mensagem será transmitida também não pode ser a mesma – e é aí que a tecnologia se faz presente mais uma vez.

Com as diversas possibilidades oferecidas, principalmente, pela internet, você pode criar soluções comunicativas super criativas e diferentes sempre que quiser!

Seja qual for a estratégia escolhida, o importante é que os benefícios trazidos por uma boa comunicação corporativa são extensos:

  • Aumento do sentimento de pertencimento:com uma comunicação efetiva, você consegue deixar seus colaboradores mais motivados, uma vez que eles passam a perceber que realmente fazem parte de um processo em que acreditam;
  • Maior espaços para dúvidas e sugestões:exatamente por se sentirem mais pertencentes à empresa, os colaboradores se sentem mais à vontade para sugerir mudanças e processos que podem otimizar os processos da empresa;
  • Melhora do clima organizacional:com mais clareza sobre seu papel na empresa e a possibilidade de expor ideias e sugestões, o clima organizacional fica bem mais tranquilo. Além disso, saber mais sobre as outras áreas e suas funções ajuda com que a relação entre diferentes times da empresa sejam melhores e mais eficientes, aumentando o alinhamento e, consequentemente, a produtividade;
  • Melhora da imagem da empresa: com uma comunicação eficiente, as pessoas passam a entender melhor o que sua empresa é e quais as soluções ela apresenta. Além disso, a melhora do clima organizacional faz com que seus próprios colaboradores sejam uma fonte propagandista do seu negócio e, assim, você também consegue melhorar a imagem que as outras pessoa têm da sua empresa. Com essa maior valorização da sua corporação, mais parcerias, colaboradores e, principalmente, clientes vão querer fazer parte ou manter relações com você.

A ajuda da tecnologia: como tornar sua comunicação corporativa eficiente

Como falamos anteriormente, alguns desafios podem colocar empecilhos na sua comunicação corporativa. Você pode perceber, por exemplo, barreiras semânticas, quando você transmite sua mensagem em uma linguagem não-ideal para o público ao qual ela se dirige, ou até mesmo geográfica, por utilizar meios de transmissão que complicam sua comunicação à distância.

Pensando nisso, é interessante que você sempre esteja atento aos possíveis problemas que podem correr na sua comunicação e estar sempre pronto para alterar o modo como ela é feita, a fim de obter o melhor resultado possível.

Para te inspirar e ajudar com insights no planejamento da comunicação corporativa da sua empresa, portanto, trouxemos uma lista com algumas dicas estratégicas onde, com a ajuda da tecnologia, você vai conseguir manter diálogos mais efetivos com seus públicos.

Vamos lá?

#Dica 1: Blog Corporativo

Um blog corporativo é uma estratégia super interessante, relativamente fácil de ser gerenciada e efetiva na hora de manter uma comunicação com o público interno e externo da sua empresa. Isso porque ali você consegue fazer publicações não apenas sobre sua empresa, seus produtos e eventos, mas também sobre assuntos relevantes para os seus clientes.

Essa técnica é conhecida comoMarketing de Conteúdoe tem ajudado muitas empresas a consolidar seu público, uma vez que, hoje, ele é formado majoritariamente por pessoas que têm mais interesse em empresas que fornecem conteúdo pertinente, que vá além da oferta de produtos e serviços.

Sendo assim, essa se torna uma estratégia que te permite explicar melhor o propósito da sua empresa e as soluções que ela fornece, além de contextualizar como ela se conecta com o universo do mercado no qual ela está inserida e se posicionar como um especialistas neste meio.

Além de textos, é super legal que você teste estratégias como imagens, CTAs, vídeos, entrevistas, gifs e o que mais achar que seja interessante para o seu público.

#Dica 2: Site institucional

O site institucional é outra plataforma de comunicação super importante. Ali você consegue colocar informações como o que sua empresa faz, como ela faz, seus valores, metas, diferenciais e muito mais. Além disso, você pode tornar este um canal direto entre seu público e o produto ou serviço, disponibilizando free trials, formulários e consultas de preço.

É interessante, no entanto, que você pense como vai disponibilizar este conteúdo. Na hora de criar sua estratégia, é importante que você lembre que 85% das pessoas preferem ver um vídeo sobre a empresa do que ler informações sobre ela e que 60% dos visitantes de uma página na web com vídeo clicam para assisti-lo antes mesmo de ler uma palavra sequer do conteúdo.

Ou seja: é importante que você otimize as informações do seu negócio para serem acessíveis, também, por meio de vídeos.

#Dica 3: Redes sociais

Outro lugar que você deve investir são as redes sociais. Isso porque, hoje, o público tende a enxergar as páginas sociais das empresas como um dos principais canais de comunicação com elas, procurando sempre comentar, compartilhar e curtir as publicações, além de enviar dúvidas ou comentários pelo inbox das empresas.

Aqui também vale pensar em formas diferentes de se comunicar: fotos, gifs, vídeos, texto, links e o que mais você achar interessante para seu público. Um dado importante para se levar em consideração é que o engajamento com postagens contendo vídeos está aumentando a cada dia mais, gerando cerca de 1200% a mais de compartilhamento do que outros tipos de publicações.

#Dica 4: Canais de comunicação interna

Também os canais de comunicação interna devem ser planejados com cuidado. Como já mencionamos, uma empresa com diálogo entre áreas e maior possibilidade de engajamento e sugestões dos colaboradores se torna um ambiente mais dinâmico.

Portanto, pense em maneiras de se comunicar de maneira leve e (porque não?) divertida com as pessoas que trabalham ali. Isso pode ser feito por meio de um portal próprio, e-mail, tv corporativa ou até mesmo vídeos internos.

#DicaBônus: O poder dos vídeos

Percebeu que a gente falou de vídeos em todas as dicas? Isso é porque o conteúdo audiovisual é, basicamente, o futuro da internet!

Com cada vez mais pessoas preferindo assistir a um vídeo ao invés de ler o mesmo conteúdo, essa estratégia tem crescido e se modificado as mais variadas formas, a fim de se adaptar a diferentes cenários e propósitos. Por isso, é super importante que ele esteja presente no seu planejamento de comunicação corporativa.

E aí, conseguiu perceber a importância da comunicação corporativa e a pluralidade de maneiras que ela pode ser implementada? Então que tal aprender um pouco mais sobre universidades corporativas agora? Isso pode te ajudar a conseguir um ambiente de trabalho com colaboradores ainda mais motivados e eficientes! 😉

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.

Eleita a empresa mais inovadora da América Latina pela Fast Company, a Samba ajuda outras empresas a se comunicarem melhor utilizando vídeos online.

Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


Artigos relacionados