Trabalho híbrido: 7 Soluções digitais para o trabalho

Publicado em 23 de junho de 2022

trabalho híbrido

A era pós pandemia trouxe o trabalho híbrido, que funciona como um acordo entre os colaboradores e empresas que preferem trabalhar no home office sem abrir mão do contato presencial.

Assim são separados na semana os dias que atuam em casa e na empresa e assim consiste o trabalho híbrido. Apesar de ser uma facilitação, não significa que tenha se tornado uma tarefa fácil para as empresas.

Afinal, é preciso encontrar meios de monitorar e ter controle das ações dos colaboradores quando estão em regime home office, ao mesmo tempo as tecnologias precisam servir para o presencial.

Para te ajudar a encontrar soluções digitais para o trabalho híbrido, separamos algumas ferramentas e práticas, que são existentes no mundo online e podem ser utilizadas de qualquer lugar. Confira!

Ferramentas para performance de trabalho híbrido


As soluções digitais que sempre contribuem muito na produtividade do time normalmente estão envolvidas com as metodologias ágeis, pois são fatores precursores na otimização de tempo, organização de agendas, alinhamento e tarefas.

Além disso, a otimização de tempo deve estar em monitoramento durante todos os processos, pois ela que definirá a capacidade do time em relação aos prazos e quantidade de tarefas, como o retorno que a empresa terá em seus investimentos.

Backlog

O backlog é uma lista de tarefas que foi deixada para depois, ou seja, são as atividades que precisam ser feitas e entregues, mas que não possuem o mesmo nível de prioridade de outras tarefas. Então, ele fica separada até quando chegar o momento de ser feito.

A lista auxilia nos níveis de complexidade, urgência e prazos de cada tarefa, pois o backlog não deve ser esquecido, mas também não precisa de tanta pressa para ser entregue.

Cada colaborador e principalmente os gestores precisam conferir e manter o backlog atualizado, pois as tarefas não podem passar tanto tempo nessa lista, se não acabarão no esquecimento.

Scrum

O Scrum torna todos os processos mais simplificados e rápidos, e tem ligação total na capacidade produtiva do time, já que estará alinhado a quantidade e nível de urgência que a tarefa deverá ser feita.

Em cada período, seja semanal, quinzenal ou mensal, são definidos os cronogramas de tarefas. Dentro do Scrum, elas são chamadas de Sprint. Além disso, também são definidas reuniões diárias de no máximo 15 minutos, que são chamadas de Daily.

E essas regras para a sprint e daily servem para manter a funcionalidade do fluxo de tarefas, sempre com o intuito de esclarecer as ações com mais transparência para que a equipe entenda todos os detalhes.

O Scrum torna possível se ter inspeção para conseguir resolver conflitos e falhas de maneira mais ágil, com adaptação para oferecer suporte e até mesmo treinamentos em aspectos que a equipe demonstra dificuldade.

Burndown Scrum


É um gráfico que atua junto a metodologia Scrum, e é bem parecido com o Kanban, uma vez que também mostra as tarefas a fazer, em execução e finalizadas. Também indica se tudo foi feito no tempo estipulado, se houve muitas alterações ou exclusões.

Kanban

É um quadro de tarefas com 3 dizeres:

  • To do = Tarefa para fazer;
  • In progress = Tarefas em andamento;
  • Done = Tarefas finalizadas.

Serve para realizar o acompanhamento das tarefas de maneira visual. Assim, o gestor consegue prestar atenção se o time conseguirá cumprir as entregas no prazo, pois quanto mais tarefas estiverem no to do ou in progress, maior o risco de não finalização.

Lean

Sabe aquelas tarefas que parecem não estar ajudando em nada, mas que também não atrapalham?  

Elas são denominadas como tarefas em excesso, pois se não melhora a qualidade de tempo e entrega, ela deve ser excluída ou modificada. Esta é a função do lean, que avalia se há desperdício de tempo e gastos excessivos.

O foco está na melhoria contínua, aumento de produção, manter um fluxo contínuo de entrega e de valor, para que a equipe não seja sobrecarregada com atividades que não agregam na entrega.

Fluxogramas

São vários diagramas com um único fluxo de fases dos processos. Todos os pontos se conectam e formam mapas mentais que indicam cada ação realizada, assim se formam os fluxogramas. Também é esquema visual como o kanban, e a diferença está nas informações bem detalhadas.

Timesheet

O timesheet é um quadro de horários de indicativo do tempo que será gasto em cada projeto, seja no modo individual ou da equipe geral. A partir disso é possível reformular melhor as tarefas para a capacidade real do time, além de melhorar a precificação com os clientes.

Projetos que demandam mais tempo precisam custar mais caro que os projetos menos complexos. Assim a equipe se sente mais motivada a realizar as entregas, quando há uma otimização melhor de tempo e de tarefas.

Ponto eletrônico digital

É um sistema online que registra os horários de entrada e saída dos colaboradores, que podem ser feitos através do envio de fotos ao fazer o registro, com acesso a QR CODE contido no crachá ou até mesmo por digital.

Por ser online o colaborador pode fazer o registro de onde estiver, esses sistemas costumam ter geolocalização e também ferramentas de autenticidade, para que não haja fraudes nesses registros.

Os gestores também podem conferir a jornada de trabalho híbrido e emitir espelho de ponto, de onde e quando quiserem. Além dos relatórios que podem ser emitidos de maneira automática na plataforma.

Quais os benefícios de aplicar soluções digitais no trabalho híbrido?


Ao investir em soluções digitais, a empresa consegue unificar os modelos de gestão em um só lugar e sem interferir no modelo da jornada de trabalho híbrido, pois servirá tanto para o presencial como para o home office.

Além disso, ao aderir novas tecnologias passa a se adaptar para as inovações do presente e também do futuro, não sendo considerada uma empresa ultrapassada nos processos práticos e automatizados, que facilitam a vida dos colaboradores e do RH.

Isso gera mais autonomia e flexibilidade, pois o colaborador terá total controle dos seus próprios registros, conseguirá organizar melhor para banco de horas e horas extras, além de facilitar a conferência e comprovação de registros.

 

Texto desenvolvido pela Oi Tchau


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