Ícone do site B2B Stack Blog

Transformação digital nas empresas: saiba tudo sobre

A transformação digital é algo imprescindível para empresas que pretendem seguir as tendências do mercado e estar sempre um passo a frente da competição. Para isso, elaboramos um guia sobre as principais informações sobre esse fenômeno, e como acompanha-lo. 

O que é a transformação digital nas empresas e como ela irá influenciar as cartas do jogo no mercado durante os próximos anos?

Compreender a transformação digital nas empresas é fundamental para que você seja capaz de prever quais serão as tendências no mercado e, principalmente, no seu ramo de atuação.

Além de tudo, ela também lida com o melhor aproveitamento das informações (dados) disponíveis nas diversas plataformas.

É somente por meio da transformação digital que um escritório de contabilidade, por exemplo, pode olhar para o futuro sem medo das novas tecnologias.

Sem o receio de que os processos modernizados irão “substituir” um colaborador, ou que algo ou alguém ficará obsoleto para o negócio.

Afinal de contas, a transformação digital lida com a adaptação frente a tudo aquilo que está sendo desenvolvido. Ou seja, ela jamais trata algum assunto falando em substituição.

A transformação digital tem como objetivo conectar a todos, marcas e consumidores. Não é algo que dê para escapar, a conexão está por todos os setores das nossas vidas.

E se a sua marca não acompanhar esse progresso de inovação digital, você estará colocando o seu negócio para escanteio em uma partida de extrema importância para a sobrevivência dele.

Como nos preocupamos com você e com o seu empreendimento, preparamos este conteúdo que visa apresentar a importância da transformação digital nas empresas e porque você não deve estar de fora.

Além disso, você pode conferir algumas dicas muito bacanas de soluções que facilitam o seu dia a dia quando trata-se de acompanhar o desenvolvimento tecnológico que não para de acontecer.

Então, continue a leitura e aproveite ao máximo este artigo. Boa leitura!

Aproveite para ler em seguida o nosso papo incrível com Diego Cordovez, CMO da Meetime, sobre o cenário da transformação digital para vendas B2B.

Como realmente funciona a transformação digital nas empresas?

O jeito simples de definir o fenômeno da transformação digital é: “a mudança intensa nos processos da empresa”. Perceba, essas mudanças serão feitas tanto nos níveis técnicos quanto nos níveis interpessoais.

Esse processo de transformação envolve a incorporação de tecnologias que facilitem o trabalho de gestão e que também mudem a forma como o seu negócio funciona.

A integração de diferentes setores mostra-se cada vez mais importante para que ocorra a melhoria no desempenho dos diversos processos internos.

A transformação digital nas empresas envolve também mudanças nas maneiras como os gestores da sua organização pensam e executam os processos do dia a dia.

Por exemplo, as tarefas que dependem da avaliação humana podem ser totalmente automatizadas desde que sejam utilizadas as ferramentas certas.

Enquanto que as funções que sempre necessitarão da capacidade humana passam a receber suporte das ferramentas adotadas: hardwares e softwares.

Saiba por que a transformação digital nas empresas dispara sua percepção da urgência

Um fato incontestável é que as empresas deixaram de existir porque não tiveram a percepção de que precisavam se transformar para acompanhar as ofertas disponíveis no mercado.

Tratam-se de marcas que não enxergaram a grande oportunidade que o mercado digital já oferecia e que cada vez mais oferece com as inovações que vêm surgindo diariamente.

Muitas empresas conservadoras fecham os olhos para os sinais de pressão que o mercado os envia constantemente. Porém, elas deveriam já saber que a tecnologia e os seus avanços são imparáveis.

Logo a concorrência estará executando diversas tarefas em menor tempo e com muito mais qualidade do que a sua instituição. E o que você vai fazer quando isso acontecer?

Confira como a transformação digital amplia os atuais modelos de gestão

Um papel fundamental para cada gestor é que ele deve se informar e não ter medo algum das reinvenções ou atualizações que o digital proporciona.

Por exemplo, quando uma ferramenta de vendas surgir e auxiliar a tomada de decisão por meio da Inteligência Artificial, novas políticas de gestão serão requeridas.

E, com isso, espera-se também maior motivação da equipe, que analisa e encontra uma mentalidade moderna e aberta em seu líder.

Quando uma nova ferramenta fica disponível, os seus clientes esperam obter o melhor produto possível, no menor prazo necessário.

E quando isso acontece, os colaboradores dedicados desejam trabalhar para as empresas que estão sempre de olhos abertos para as transformações do futuro.

Ou seja, se um gerente, um CEO ou um dono ficar preso em velhos moldes, ele perderá espaço e respeito no mercado, além de perder credibilidade com os clientes e colaboradores.

Aprofunde-se no tema: leia a matéria na Exame sobre como as empresas recorrem à transformação digital para aprimorar processo de vendas no Brasil.

A transformação digital nas empresas é uma questão de QUANDO e não mais de SE

Esqueça as velhas previsões que diziam “se tal coisa acontecer, minha empresa vai por este lado”. Não há mais o se, apenas o quando.

Quando os algoritmos de inteligência artificial puderem substituir parcialmente o trabalho de um gestor, o que você e sua equipe irão fazer?

Quando o escritório concorrente obter aquela ferramenta para disparos de informações e coleta de dados com base em seleção por Inteligência Artificial, como você vai reagir?

Hoje se trata apenas do quando. Muitas soluções estão sendo implementadas diariamente nas empresas. Revoluções inteiras em escritórios e fábricas que ganham, a cada dia, uma maneira melhor e mais eficiente de lidar com um processo interno.

Note que a transformação digital é gradativa, jamais estagnada

Pense em como você pedia fast-food em 2017 e em como você pede hoje. Ou na grande variedade de oferta de serviços análogos ao táxi.

Pois é, a mesma revolução surgiu na coleta de informações e também o processamento delas. E, até mesmo, em novas medidas que criadas para a segurança desses dados.

Tudo, absolutamente tudo, sofreu inúmeras transformações nos últimos anos. Daí vem o nome transformação digital nas empresas.

Supermercados já operam sem caixas, lojas de departamento possuem estoques controlados com ajuda de algoritmos. Abrace a revolução e não seja tecnofóbico, a chance da sua empresa continuar prosperando é grande.

Afinal, juntamente com as transformações digitais vêm as oportunidades atreladas. Diversas oportunidades que podem ser facilmente aproveitadas por quem tiver coragem de fazer, no timing certo, a ação vencedora que dará vantagem sobre a concorrência.

A transformação digital gera aumento na satisfação dos seus clientes

Veja aqui um belo exemplo prático: smartphones permitem que qualquer produto ou serviço chegue aos seus clientes a qualquer hora do dia. Você já tinha reparado nisso?

Uma das maiores vantagens da transformação digital nas empresas é a capacidade de tornar o seu negócio disponível independentemente de onde os seus clientes estão.

Ao tornar a sua empresa mais acessível, as chances de fechar mais negócios aumentam cada vez mais.

Raciocinando ainda no mesmo sentido: se a transformação digital permite que compras sejam feitas a qualquer hora e de qualquer lugar, a sua empresa tem em mãos ferramentas para a luta de minimizar as desistências durante os processos de venda.

O cliente moderno também quer tudo isso aliado à facilidade de uso. Imagine o que pode acontecer se você não for capaz de fornecer o produto desejado? Ou se o seu cliente ficar preso em uma experiência desatualizada ou insatisfatória?

Essa resposta é fácil: o consumidor irá dar preferência para uma marca ou empresa que possa atender a exigência no prazo mínimo desejado por ele.

Alguns programas de automação para transformação digital nas empresas

Não pense que toda transformação digital virá atrelada a uma inteligência artificial. Muitas vezes, algo tão simples quanto um serviço de automação para e-mails já se apresenta como uma ferramenta transformadora.

Que tal vermos alguns exemplos de serviços para automação de e-mails? Confira abaixo: 

Você já parou para pensar que a transformação também pode surgir no momento de gerar e compartilhar informações? É isso mesmo, um bom exemplo trata-se das publicações em blogs e redes sociais.

E para elas também existe uma lista incrível de serviços que auxiliam o desenvolvimento da publicação e da sua postagem. Veja a seguir alguns exemplos para essa categoria: 

Por fim, queremos te mostrar uma lista de serviços poderosos que fazem uma grande diferença no momento de elaborar e executar a maioria das estratégias de marketing digital para a sua empresa.

Agora, você pode perceber o quanto o marketing está diretamente associado às transformações. Sendo que ambos andam lado a lado e de mãos dadas.

Você pode conferir aqui uma lista completa que separamos sobre automação de marketing, referente aos serviços que você pode contratar ainda hoje. As principais e melhoras escolhas são: 

O artigo está chegando ao seu final… esperamos que este conteúdo possa ter ajudar a entender melhor a importância que a transformação digital tem para as empresas, inclusive a sua.

Acreditamos que alguns insights possam surgir para as estratégias de implementação de novas e melhores tecnologias, assim como para o seu planejamento estratégico de marketing.

Com certeza, poderíamos falar muito mais sobre o que é transformação digital nas empresas, mas temos certeza de que com essas informações você já conseguirá fazer muitas coisas novas.

Para obter mais detalhes sobre o que existe no mercado sobre a transformação digital nas empresas, basta entrar em contato conosco. Nós somos a B2B Stack, especialistas em soluções para a sua empresa.

Sair da versão mobile