Ícone do site B2B Stack Blog

ZAP Imóveis: entenda como funciona um dos maiores marketplaces imobiliários

O mercado imobiliário é responsável pela compra, venda, permuta e locação de imóveis para pessoas físicas e jurídicas, e, mesmo com a pandemia de COVID-19, o setor se recuperou bem e manteve seu crescimento. Quem está buscando por imóveis ou quem precisa vender ou alugar, esta é a hora, e podem contar com soluções como a ZAP Imóveis!

Uma pesquisa do SECOVI – SP apontou que em maio de 2021, houve um recorde de lançamentos e vendas de imóveis na cidade de São Paulo, considerado o melhor desempenho de imóveis residenciais novos dos últimos 17 anos.

O resultado das vendas em maio de 2021 apresentou um aumento de 144,6% em relação ao mesmo período de 2020, e no acumulado de 12 meses, entre junho de 2020 e maio de 2021, houve um aumento nas vendas de 20,5%.

Conforme dados do Banco Central, os financiamentos destinados à construção, reforma, ampliação e aquisição de imóveis residenciais ultrapassaram R$ 760 bilhões em abril de 2021, e para imóveis comerciais, foram destinados mais de R$ 12 bilhões.

Quer saber como a ZAP Imóveis pode te auxiliar na busca ou na divulgação de imóveis? Acompanhe este texto!

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é um marketplace imobiliário?

O marketplace imobiliário é um espaço online de divulgação de imóveis para vendas e locação, que reúne diversos corretores, proprietários, locadores e imobiliárias, servindo também como portal de busca de imóveis para quem quer comprar ou alugar.

Assim como os marketplaces convencionais de varejo, que conectam diversas lojas virtuais e seus consumidores, este tipo de plataforma tem como objetivo conectar todos os agentes responsáveis por transações imobiliárias.

Os agentes também podem incluir advogados, arquitetos e outros profissionais que possuem ligação direta com os trâmites imobiliários e que podem ser contratados por meio destas plataformas.

Entre as maiores vantagens de se utilizar o marketplace imobiliário para anunciar imóveis é que os gastos com marketing são reduzidos, já que a própria plataforma tem seus métodos de divulgação para aumento de seu tráfego, e por consequência, de sua relevância para os usuários.

Outra vantagem é que os marketplaces imobiliários já disponibilizam ferramentas úteis para melhorar a experiência do usuário, como ferramentas de simulação de financeiro, de cálculo de valor venal, de impulsionamento de anúncios, entre outras, portanto, ao divulgar nessas plataformas ou buscar imóveis através delas, diversos problemas ou questionamentos podem ser resolvidos instantaneamente.

Como funciona o ZAP Imóveis

O ZAP Imóveis pode ser utilizado por proprietários, corretores e imobiliárias que desejam anunciar imóveis para vender ou alugar, e por compradores e inquilinos que estão em busca das melhores opções de moradia, conectando essas partes e facilitando sua comunicação.

A plataforma não atua como prestadora de serviços de consultoria e não tem participação direta ou indireta nas transações de vendas ou aluguel. O ZAP Imóveis possui uma das maiores bases de imóveis do Brasil, e funciona como um espaço de veiculação de anúncios para estes imóveis.

Por ser muito conhecida no país, gerando em torno de 5 milhões de contatos de interessados e atrair cerca de 50 milhões de visitas mensalmente, além de oferecer ferramentas tecnológicas para facilitar cálculos de valores, tornou-se um bom meio de divulgação e visibilidade para quem quer vender.

Vale ressaltar que a ZAP Imóveis possui uma boa reputação no Reclame Aqui, com nota 8 de 10, sendo que 100% das reclamações foram respondidas, com índice de 82% de resolução e 70,1% dos usuários que relataram algum problema voltariam a fazer negócio com a plataforma.

Como usar o ZAP Imóveis para vender imóveis

Quem quer utilizar o ZAP Imóveis para colocar imóveis à venda ou para locação, precisará adquirir um de seus planos, especificados mais adiante.

O ZAP Imóveis fica então responsável por divulgar estes anúncios em seu site, disponibilizar o contato dos vendedores, e desta forma, atrair interessados.

Caso você queira anunciar um imóvel, mas não sabe seu valor venal, a ferramenta ZAP Estima calcula o valor aproximado de seu imóvel com o preenchimento do formulário demonstrado abaixo:

Esta estimativa parte da comparação das especificações do seu imóvel com outros imóveis semelhantes.

Você também terá como anunciante, um painel de controle onde acompanhará seus anúncios, verificará propostas recebidas, alterará dados do seu perfil e poderá melhorar seus anúncios.

Ao receber um contato de um interessado em seu imóvel, toda a negociação será realizada diretamente com ele, não fazendo parte das responsabilidades da ZAP Imóveis intermediar sua transação.

Você será totalmente responsável pelos conteúdos de seus anúncios, que não devem violar os termos de uso da ZAP Imóveis.

Você faz parte de uma imobiliária?

Acesse nossos conteúdos exclusivos sobre marketing para imobiliárias, geração de leads qualificados no mercado imobiliário e outros assuntos relacionados que fizeram parte do Imobi Conference, evento com as principais referências do setor, e qualidade B2B Stack, voltado para as imobiliárias.

Como usar o ZAP Imóveis para comprar imóveis

Para quem quer comprar ou alugar imóveis, a plataforma ZAP Imóveis funciona de forma bastante intuitiva.

Você pode buscar pelos imóveis mesmo sem realizar cadastro ou fazer login, porém, caso você opte por se logar na plataforma, você terá um painel de controle com imóveis favoritados, irá receber notificações e personalizar seu perfil.

Ao entrar no site, você poderá navegar pelas categorias de compra ou aluguel, que se encontram nos botões na parte superior da tela, ou utilizar o formulário onde você consegue ser mais específico na busca.

Você poderá selecionar qual a finalidade do imóvel (comprar ou alugar), o tipo de imóvel desejado (casa, apartamento, imóvel comercial, entre outros) e adicionar a localização onde você quer que o imóvel esteja situado.

Você também pode navegar pelas categorias onde ficam os lançamentos mais recentes de imóveis e as recomendações da ZAP Imóveis.

Clicando em qualquer uma das abas “Compra”, “Aluguel” ou “Lançamento”, você contará com a possibilidade de estabelecer filtros com as especificações de imóveis que você está procurando, como inserir quantidade de quartos desejados, de vagas, tamanho do imóvel, entre outras, podendo inclusive, filtrar imóveis que permitem tour virtual;

Ao rolar a página, você terá a lista de imóveis de acordo com os parâmetros que você estipulou nos filtros, com descrições básicas inicialmente;

Ao clicar em um dos imóveis, você poderá verificar todos os seus detalhes e características, além de visualizar suas fotos, a região onde ele está localizado e poder contatar o anunciante a qualquer momento;

Em imóveis que aceitam financiamento imobiliário, você ainda contará com uma área para simular seu financiamento;

Uma vez realizado o contato com o anunciante, todos os trâmites e negociações serão tratados de forma particular entre você e ele, sendo que a ZAP Imóveis não participará de qualquer processo neste sentido.

Dicas de uso do ZAP Imóveis

Vamos às dicas de uso do ZAP Imóveis! Aqui, você aprenderá como anunciar imóveis e excluir anúncios na plataforma e terá uma base de valores dos planos da ZAP Imóveis para criação destes anúncios.

Como anunciar no ZAP imóveis

Para anunciar no ZAP Imóveis você precisará, primeiramente, fazer seu login na plataforma clicando em “Entrar ou cadastrar”;

Você poderá entrar com sua conta do Facebook, do Google ou criar uma nova conta manualmente;

Ao realizar seu login, você será direcionado novamente para a página inicial onde deverá clicar na aba “Anunciar imóveis” para inserir os dados do imóvel que você deseja cadastrar na plataforma;

Você encontrará um formulário na próxima página que deverá ser preenchido como corretor e imobiliária ou como proprietário de imóvel;

Em nosso exemplo, vamos utilizar a aba de “Proprietário de imóvel”. Nesta aba, você irá escolher o tipo de anúncio que deseja fazer, se será de venda ou aluguel de imóvel, e o tipo de imóvel, se é residencial ou comercial.

Ao selecionar as opções corretas, clique em “Continuar”;

O próximo passo será cadastrar seu imóvel. Caso você não tenha todas as informações à princípio, você pode inserir os dados que possui e editar o anúncio futuramente;

Entre as informações do imóvel a serem preenchidas, estão o endereço onde ele está localizado, o tipo de imóvel (casa, apartamento, casa de vila, cobertura, entre outros), quantidade de cômodos, o valor do imóvel e do IPTU e sua descrição.

Após preencher todos os dados do imóvel, você precisará escolher o plano da ZAP Imóveis mais adequado às suas necessidades;

Os próximos passos só ficarão disponíveis após o pagamento do plano e baixa bancária, mas, basicamente você irá inserir as fotos do imóvel, verificar se foi tudo preenchido corretamente e confirmar a publicação do anúncio.

Para quem não quer fazer os anúncios manualmente, também é possível fazer integração com a plataforma a partir de API, exportando dados já existentes diretamente para o site ZAP Imóveis.

Quanto custa anunciar no ZAP imóveis

O ZAP Imóveis possui preços e planos diferentes para quem deseja anunciar seu imóvel para venda ou aluguel. Estes valores de planos também podem variar de acordo com a cidade em que seu imóvel está situado.

O pagamento do plano escolhido pode ser realizado através de cartão de crédito, parcelado ou à vista, ou em boleto bancário.

Abaixo, citamos como exemplo os planos para anúncios de imóveis em São Paulo, mas, você pode consultar os valores para anunciar imóveis situados em sua cidade diretamente na plataforma ZAP Imóveis informando seu CEP.

Planos para anunciar venda de imóveis

Os planos para vender imóveis abrangem opção de anúncio vitalício, que ficará visível aos usuários do ZAP Imóveis até que seu imóvel seja vendido, e planos de anúncios que podem ser renovados a cada 2, 3 ou 6 meses.

Plano Até Vender

Este plano custa R$ 1.499,90 e pode ser parcelado em até 10 vezes de R$ 149,99. Seu diferencial é que não possui renovação. O anúncio do imóvel fica disponível até sua negociação.

Plano Semestral

Custa R$ 699,90 e pode ser parcelado em até 6 vezes de R$ 116,65. Este plano é renovado a cada 180 dias, e você pode realizar o cancelamento da renovação a qualquer momento.

Plano Trimestral

Custa R$ 479,90 ou 3 vezes de R$ 159,97 e renova a cada 90 dias. Assim como o plano semestral, você pode cancelar a renovação quando precisar.

Plano Bimestral

Este plano está no valor de R$ 399,90 e pode ser parcelado em 2 vezes de R$ 199,95. A renovação é realizada a cada 60 dias e você pode cancelar a renovação quando quiser.

Planos para anunciar aluguel de imóveis

Todos os planos para anunciar imóveis para alugar possuem renovação. Você também pode cancelar esta renovação a qualquer momento.

Plano Bimestral

Custa R$ 399,90 ou 2 vezes de R$ 199,95, contando com renovação a cada 60 dias.

Plano Trimestral

Está no valor de R$ 479,90, que pode ser parcelado em 3 vezes de R$ 159,97 e renovação a cada 90 dias.

Plano Semestral

Custa R$ 699,90 ou 6 vezes de R$ 116,65, e renova a cada 180 dias.

Plano Anual

Custa R$ 999,90, que pode ser parcelado em 6 vezes de R$ 166,65, e renova a cada 365 dias.

Como excluir anúncio no ZAP Imóveis

Excluir seu anúncio no ZAP Imóveis é muito simples. No menu de seu painel de controle, clique em “Meus anúncios”;

Uma lista aparecerá com todos os anúncios que você possui, e então, basta clicar no ícone de lixeira relacionado ao anúncio que você deseja excluir e confirmar sua exclusão.

Conclusão

A ZAP Imóveis é uma plataforma marketplace especializada em imóveis, criada para auxiliar proprietários, corretores e imobiliárias nas divulgações e vendas de seus imóveis, já que atrai milhões de visitantes e interessados mensalmente.

Além de aumentar a visibilidade dos imóveis divulgados e centralizá-los em apenas um lugar para melhor escolha dos compradores e locatários, garantindo mais confiabilidade e praticidade aos interessados, a ZAP Imóveis é uma fonte rica de geração de leads para imobiliárias e corretores, já que proporciona contato direto entre vendedor e cliente.

A ZAP Imóveis também disponibiliza ferramentas úteis para quem está anunciando e para quem está buscando imóveis, que vão desde recursos para filtrar imóveis de acordo com as preferências do comprador e locatário, até ferramentas de cálculo de valor de imóvel e de financiamento bancário.

Além disso, o custo/benefício de anunciar na ZAP Imóveis é bom. Você conta com planos bimestrais, trimestrais, semestrais ou até que seu imóvel seja vendido.

Aproveite agora para dar uma olhada em outros softwares imobiliários no portal B2B Stack e encontre as melhores soluções do mercado.

Sair da versão mobile