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Aprenda a fazer assinatura digital com a Zapsign

Quer conhecer soluções para fazer e coletar assinaturas eletrônicas? Acompanhe aqui os detalhes da Zapsign!

Desde que a transformação digital começou na indústria 4.0 muitos processos foram desburocratizados, visando facilitar a rotina de todas as pessoas.

Hoje, por exemplo, não precisamos ir até o banco para resolver determinados problemas e pagar contas, já que podemos fazer isso através de aplicativos.

Na maioria dos casos também não precisamos mais nos locomover até cartórios para garantir a validade jurídica de assinaturas.

Tudo o que a tecnologia permite realizar atualmente tem como função otimizar tempo, aumentar a produtividade e economizar recursos.

Isso porque as demandas dos tempos atuais fazem todo o mundo estar em uma correria constante e buscando sempre a melhor forma de fazer as coisas.

Trazendo para este contexto, as assinaturas eletrônicas começaram a ter reconhecimento e validade jurídica, pelo artigo 10, § 2º, da MP nº 2.200-2/2001 e pela Lei nº 14.063/2020.

Desde então, essa forma de assinar documentos possibilitou que muitos negócios fossem fechados em apenas alguns minutos.

São muitos os documentos que podem ser assinados digitalmente, como contratos, propostas comerciais, laudos laboratoriais, acordos, procurações, empréstimos, entre outros.

Entenda como fazer e coletar essas assinaturas com o Zapsign.

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O que é Zapsign?

Zapsign é uma plataforma de gestão de assinaturas eletrônicas e digitais para assinar documentos online e coletar assinaturas com validade jurídica.

É indicada para qualquer pessoa física, que precisa assinar documentos rapidamente, profissionais autônomos, freelancers e empresas de todos os portes e segmentos, que precisam fechar vendas à distância.

Também é útil para manter documentos organizados e economizar dinheiro, uma vez que elimina a necessidade de impressão de contratos em papel e você passa a contar com armazenamento em nuvem, que permite criar pastas para organizar cada tipo de documento.

Como funciona o Zapsign?

O Zapsign é compatível com WhatsApp, e-mail, SMS, Telegram e outros canais, portanto, você consegue assinar e coletar assinaturas de qualquer lugar, apenas abrindo ou enviando um link.

Embora seja possível fazer sua utilização em celulares e tablets, a Zapsign não possui um aplicativo para dispositivos móveis, sendo necessário acessar a plataforma pelo navegador desses aparelhos.

Você só precisa se cadastrar na plataforma para começar a utilizá-la.

Então, é só fazer o upload do seu documento em PDF, adicionar os signatários e compartilhar o link do documento com os envolvidos.

No Zapsign você tem as funcionalidades básicas para começar a assinar e coletar assinaturas digitais.

Ao fazer login na sua conta, você pode criar e padronizar modelos de documentos de contratos trabalhistas, de serviços, de vendas, propostas comerciais, entre outros.

Se você já tem modelos pré-definidos, eles também podem ser utilizados fazendo seu upload.

A partir de R$ 89/mês você também pode contratar os planos de API da Zapsign, para poder integrar a plataforma via API com qualquer solução de API aberta.

Assinaturas e segurança

Para solicitar as assinaturas necessárias nesses arquivos você pode customizá-los conforme achar melhor.

Isso significa que você pode definir a ordem em que os signatários vão assinar, posicionar as assinaturas no local mais adequado do documento e escolher a forma de autenticação da assinatura.

Por falar em formas de autenticação, para garantir que essas assinaturas realmente tenham partido do próprio signatário, o Zapsign captura alguns dados e tem alguns métodos para validar esses assinantes:

A ferramenta também permite a consulta de antecedentes criminais, coletar e fazer assinaturas em lote, acompanhar os status das assinaturas e organizar os documentos em pastas.

Na última folha do documento, depois de ter sido assinado, você e todos os signatários têm acesso a um relatório com todos os detalhes das assinaturas registradas, onde são apresentados os códigos e formas de autenticação de todos os assinantes.

Como mais uma forma de segurança, além dos protocolos utilizados pela Zapsign para garantir a integridade dos documentos, é possível bloquear qualquer forma de alteração do documento pelo signatário.

Dica B2B Stack: Como usar o Zapsign grátis

Para usar o Zapsign grátis e fazer sua assinatura digital, acesse a plataforma e clique em "Experimentar grátis" ou em "Testar grátis".

Com apenas alguns cliques você já finaliza sua inscrição;

Você pode entrar direto com sua conta do Google ou criar uma conta manualmente caso esteja de acordo com os termos de uso e políticas de privacidade da plataforma.

Logo em seguida você já obterá acesso ao seu painel, sem precisar cadastrar mais nada inicialmente;

Como solicitar assinaturas pelo Zapsign

Para solicitar assinaturas eletrônicas em documentos pela ZapSign é necessário que estes arquivos estejam em formato PDF.

No seu painel, clique em "Novo" para realizar o seguinte passo a passo descrito abaixo.

Passo 1: Carregar o documento

Ao clicar em "Selecionar documento", você vai fazer o upload do arquivo na plataforma diretamente do seu dispositivo.

Passo 2: Configuração de autenticação

Se você quer que a autenticação das assinaturas seja avançada, habilite o botão.

Ao habilitar, você pode escolher se deseja autenticar a assinatura com certificado digital, SMS, e-mail, selfie e/ou foto do documento do signatário.

Passo 3: Adicionar signatários

Este é o espaço onde você vai adicionar quem deve assinar o documento.

Você consegue inserir signatários manualmente, informando o nome e e-mail ou telefone, no caso da autenticação avançada, somente o nome, nos casos em que essa autenticação não for necessária, e também pode adicioná-los a partir dos seus contatos.

Se você for um desses signatários, pode clicar em "+ Eu vou assinar" para carregar seus dados automaticamente.

Ao finalizar tudo, clique em "Continuar", na área 4, para ir até a próxima página.

Passo 4: Posicionar as assinaturas e vistos

Se você precisa que um cliente assine um contrato com várias páginas, você tem a opção de posicionar o local das páginas onde o signatário deve inserir vistos.

Para isso, basta clicar em qualquer área do documento para abrir uma pequena janela onde na seta você escolhe o (s) signatário (s) que deve dar seu visto.

Após clicar no "Visto", o campo para assinatura aparecerá para que você possa posicioná-lo no melhor local;

Para aparecer o campo de assinatura e poder posicioná-lo também, o processo é o mesmo.

Na página do contrato que deve ser assinada, clique em qualquer área para abrir a janela e escolher o signatário e o tipo "Assinatura", e posicionar o campo no local desejado.

Depois é só salvar e continuar;

Passo 5: Solicitar as assinaturas e assinar

O próximo passo é solicitar as assinaturas no documento e assinar a sua parte.

Para isso, você pode ativar o envio automático do link de assinatura Zapsign por e-mail, pode copiar os links, que são diferentes para cada signatário mesmo que o documento seja o mesmo, para enviar por diversos canais de comunicação, ou compartilhá-los diretamente por WhatsApp.

Você também pode clicar em "Assinar agora" para fazer a sua própria assinatura digital no documento.

Outra opção é ativar uma data limite para assinatura do documento, ideal para quem quer determinar prazos para receber assinaturas.

Estando tudo certo, clique em "Finalizar".

Se você clicar em "Assinar agora", você será direcionado à tela de assinatura, onde pode assinar no campo marcado com o dedo ou com o mouse.

Se você estiver utilizando um computador ou notebook e não quiser assinar com o mouse, você pode clicar em "Abrir no celular" para abrir o documento por QR Code no seu dispositivo, para facilitar a assinatura com o dedo.

Também pode habilitar o botão "Salvar assinatura neste dispositivo" para otimizar tempo nas próximas vezes.

Ao finalizar sua assinatura, você pode baixar o documento original ou baixar o documento já assinado.

Passo 6: Acompanhar e organizar documentos

Na aba "Documentos" você consegue acompanhar os status de todos os documentos ao qual você solicitou assinaturas eletrônicas, bem como excluí-los.

É possível visualizar se as assinaturas estão em curso ou se todas já foram efetivadas, contando com um campo onde você também consegue ver quantas assinaturas já foram coletadas em cada documento.

Você pode criar pastas para organizar melhor esses documentos, facilitando sua busca quando necessário.

E estes são os principais recursos que você precisa conhecer para ter uma boa experiência com a utilização do Zapsign.

Mas é interessante que você utilize a aba de "Configurações" para deixar a ferramenta personalizada conforme o seu perfil.

Quanto custa o Zapsign?

O Zapsign pode ser utilizado gratuitamente ou a partir de um dos seus planos pagos. Veja os detalhes de cada plano abaixo.

Plano Essencial

Este é o plano grátis da Zapsign de forma vitalícia, indicado para quem vai utilizar a plataforma de forma individual, pois ele abrange apenas 1 usuário.

O plano Essencial permite que você assine e solicite assinaturas digitais em até 5 documentos por mês e possui mais algumas funcionalidades essenciais, como até 10 signatários por documento.

Plano Profissional

Este plano custa R$ 39,90/mês na assinatura mensal, R$ 34,45/mês na assinatura anual parcelada e R$ 358,80 por ano se faturado em uma única parcela, que equivale a R$ 29,90/mês.

O Profissional permite a utilização da plataforma Zapsign por até 5 usuários, abrange até 20 documentos por mês, signatários ilimitados e personalização de documentos com sua marca e suas cores.

Plano Completo

Custa R$ 89,00/mês na assinatura mensal, R$ 75,90/mês no faturamento anual parcelado, e R$ 790,80 por ano no faturamento anual, pagos de uma única vez, equivalente a R$ 65,90/mês.

Ele permite a coleta e assinatura de documentos ilimitados, assim como signatários ilimitados, personalização da sua marca e abrange você e mais 10 usuários.

Plano Corporativo

Este é um plano customizável, feito sob medida para as suas necessidades, por isso seu valor precisa ser consultado diretamente com os especialistas da plataforma.

É indicado para empresas que precisam ter mais de 20 usuários no sistema, além de permissões avançadas e assinaturas em lote.

Conclusão

As assinaturas eletrônicas e digitais são formas inovadoras de fechar vendas, independente de onde seus clientes estão, e não podem ficar fora do seu negócio.

Utilizar ferramentas como a Zapsign, e tantas outras, garante que você possa assinar documentos e coletar assinaturas em poucos minutos e de forma 100% online.

Isso evita que você e seu cliente gastem tempo e dinheiro com mobilidade, autenticação de assinaturas em cartórios e com impressão de papéis, além de eliminar a necessidade de aguardar vários dias para concluir uma venda.

A Zapsign também oferece recursos para que você organize estes arquivos em pastas, conforme suas particularidades, acompanhe os status das assinaturas, padronize modelos de contratos e configure parâmetros de segurança.

E aí? O que achou da Zapsign? Na B2B Stack você encontra mais de 20 mil soluções como essa para otimizar suas rotinas, e também pode avaliar seus softwares favoritos!

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