Ícone do site B2B Stack Blog

Como digitalizar seu RH com um sistema de gestão de pessoas

Nos últimos anos, com a chegada da Quarta Revolução Industrial, o setor de recursos humanos passou a ter novos olhares sobre os colaboradores, focando em sua motivação, e também sobre as tecnologias, tornando-se um RH digital com processos de gestão de pessoas melhores elaborados e mais estratégicos.

A digitalização do setor de RH também é importante para trazer diversidade e inclusão aos negócios, para adaptar a empresa às novas tendências do mercado, principalmente com a adoção ao home office, tornando-a mais competitiva em meio a tantas outras empresas, e mais ainda, para saber utilizar o máximo potencial que cada colaborador tem à oferecer.

Focar no que realmente as máquinas não podem fazer é outro ponto crucial no RH digital.

Isto otimiza o tempo dos colaboradores ao mesmo tempo que os faz entender que transformar a empresa digitalmente não significa que serão demitidos, mas sim, que terão auxílio da tecnologia para desempenharem melhor e mais rapidamente suas funções, o que terá um impacto muito benéfico em seus resultados.

Acompanhe este texto para entender como funciona um RH digital, como os processos de gestão de pessoas podem ser otimizados e como fazer sua empresa decolar com esta estratégia.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

Por que ter um RH digital?

A transformação digital dentro de uma empresa, ao contrário do que muitos pensam, não diz respeito somente à utilização de ferramentas tecnológicas para automatizar os processos de gestão.

É claro que essas ferramentas têm papel fundamental na transformação digital, já que elas serão responsáveis por tratarem grande parte das demandas do negócio.

Mas, esta digitalização, na verdade, tem como principais fundamentações uma mudança na cultura da empresa, assim como na mentalidade de gestores e colaboradores, para que compreendam a importância de tomarem decisões baseadas em dados concretos e estejam preparados para se adaptarem a eventuais mudanças no cenário da empresa.

Com o setor de RH isto não é diferente. É preciso ter um RH digital para que a gestão de pessoas seja um processo transparente e que engaje colaboradores nesta cultura de transformação, ganhando força de trabalho motivada e evitando a rotatividade de funcionários, responsável por grandes perdas financeiras e de competências em um negócio.

O RH digital também é importante para identificar tendências no mercado, definir prioridades, assim como para manter a empresa em dia com todas as obrigações trabalhistas e de forma automatizada, evitando erros operacionais, processos e multas.

Todo este envolvimento do setor de RH com as novas tecnologias, metodologias e cultura organizacional reflete em diminuição de custos, maior assertividade em todos os processos, tanto de dentro quanto de fora do setor, maior produtividade e na fidelização dos colaboradores, que agora são vistos como peças-chave no desenvolvimento da organização.

Como funciona um RH digital

O RH digital organiza, padroniza e atribui corretamente seus fluxos de trabalho, e com isso, consegue automatizar uma série de tarefas rotineiras que podem ocasionar falhas e diminuir a produtividade das equipes do setor se realizadas manualmente.

O setor terá uma visão panorâmica sobre quais processos podem ser automatizados e quais continuarão sendo realizados por colaboradores, conseguindo identificar também as principais competências exigidas em cada cargo da empresa, para que assim, possam oferecer todos os treinamentos e benefícios pertinentes a cada colaborador.

Além disso, conseguem obter dados ricos das ferramentas que utilizam, desde dados relacionados à folha de pagamento de colaboradores, jornada de trabalho, benefícios oferecidos até avaliações de desempenho individuais e coletivas, para que assim tenham insights de melhorias em todas as áreas pertinentes às suas competências.

O RH digital será responsável pela adaptação de outros setores à transformação digital do negócio, planejando processos de capacitação dos colaboradores à nova realidade, mantendo todos alinhados com a cultura e objetivos do negócio e garantindo que as equipes sejam mais ágeis em suas demandas.

Em um RH digital, o recrutamento e seleção, bem como a triagem de currículos, integração de novos colaboradores e tudo que está relacionado à este processo também torna-se mais inteligente e padronizado, onde os profissionais do setor conseguem estipular as habilidades necessárias para cada vaga e contar com Inteligência Artificial para selecionar os profissionais com o perfil mais adequado.

Como digitalizar o setor de RH

O primeiro passo para digitalizar o setor de RH é identificar oportunidades perdidas, dificuldades em todos os setores, processos que não estão gerando resultados qualitativos e traçar os objetivos que se deseja alcançar com a transformação digital completa de sua empresa.

Você deverá apostar no desenvolvimento e treinamento de seus funcionários e na rotatividade interna, para que não seja necessário desembolsar recursos para demitir e contratar novos colaboradores, a não ser que a empresa precise de um volume maior de pessoas para atender a mais demandas.

Adotar uma cultura de feedbacks constantes também é fundamental, onde é preciso saber falar com cada colaborador individualmente conforme o que se conhece sobre ele, e também saber ouvir sugestões de quem está na linha de frente de cada processo.

Outro passo que se deve seguir é escolher as melhores ferramentas tecnológicas.

Isso não significa que precisam ser as mais caras do mercado, mas, precisam conseguir acompanhar todas as fases de crescimento do seu negócio para que não seja necessário trocá-las e migrar dados quando todos já estiverem adaptados.

Para isso, você pode contar com a B2B Stack! Nosso portal possui mais de 23 mil softwares cadastrados, organizados em diversas categorias e você ainda tem acesso às avaliações de usuários reais destas ferramentas para obter insights sobre quais podem ser mais adequadas ao seu negócio.

Por último, mas não menos importante, é preciso ficar por dentro de como seus concorrentes e empresas de sucesso estão agindo em vários aspectos, o que chamamos de benchmarking, essencial para não cometer as mesmas falhas e para aperfeiçoar estratégias que já estão sendo eficazes.

A importância de um sistema de gestão de pessoas para um RH digital

Os sistemas de gestão de pessoas são importantes para oferecer dados valiosos para o aprimoramento das estratégias do RH digital, com o uso de Inteligência Artificial, Business Intelligence(BI) e/ou Machine Learning.

Também são capazes de centralizar informações em um só lugar e integrar-se a outras soluções, o que auxilia na sincronização e atualização automática de dados e resultados, evitando que os profissionais tenham que navegar entre várias ferramentas para avaliação destas informações ou que eles tenham que atualizá-las manualmente em cada ferramenta.

Você também pode monitorar e oferecer benefícios para melhorar a saúde física e mental dos colaboradores, assim como organizar os fluxos de capacitação de acordo com os dados de avaliações coletadas de cada funcionário obtidos através destes sistemas.

Os sistemas de gestão de pessoas, portanto, agilizam tratativas, organizam informações, oferecem dados precisos que favorecem a obtenção de insights e reduzem custos a partir da assertividade nas tomadas de decisão baseadas em dados, além de auxiliarem nas estratégias de engajamento e fidelização de colaboradores.

StarSoft para gestão de pessoas

A StarSoft oferece um sistema de recursos humanos sob demanda para desburocratizar os processos de gestão de pessoas, e assim, ajudar empresas a atrair, engajar, fidelizar e reter os melhores talentos.

Ainda mais, os sistemas de gestão de pessoas da StarSoft foram desenvolvidos com o objetivo de transformar o seu setor de recursos humanos em uma área estratégica baseada em dados, aumentando a produtividade dos profissionais através da automação de processos e mantendo a conformidade com o eSocial.

O processo de implementação deste sistema também é diferenciado: a StarSoft possui uma metodologia que orienta e guia o usuário desde o início da contratação do sistema até o fim, quando o cliente já saberá exatamente como utilizá-lo, sendo que o prazo total deste processo de implementação deve ser de até 55 dias.

Este sistema de gestão de pessoas é dividido em módulos, que podem ser adquiridos conforme as necessidades do negócio, avaliadas pelos próprios especialistas da solução, e oferecem diversas ferramentas para gerenciar:

Cargos e salários: com este módulo você poderá montar um organograma completo de sua corporação que contribui para o gerenciamento de seu quadro salarial, contando com pesquisa de mercado, e mantém todos os dados obtidos em um histórico, a fim de realizar comparativos, obter insights de melhorias e conciliar o quadro de funcionários com vagas que precisam ser preenchidas.

Recrutamento e seleção: organize e padronize todas as etapas de seus processos seletivos para contratar os profissionais com o perfil mais adequado e determinado para cada vaga disponível.

Medicina e segurança do trabalho: faça a gestão dos benefícios corporativos que serão disponibilizados aos colaboradores individualmente, desde assistência médica e odontológica até vales refeição e alimentação.

Avaliação de desempenho: avalie a performance de seus colaboradores através de diversos indicadores de acordo com a cultura e objetivos do seu negócio.

Controle de Competências Obrigatórias: com este módulo você conseguirá estipular e gerenciar todas as competências específicas e pertinentes de cada colaborador de acordo com suas funções, inclusive dos benefícios disponibilizados à cada um.

Compliance ao eSocial e à impostos: mantenha seus colaboradores seguros com a gestão de riscos ambientais e de insalubridades montando seu PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

Esta ferramenta ainda permite que você fique dentro das obrigações com o eSocial e com as legislações trabalhistas, gerenciando todas as informações enviadas ao sistema e evitando penalizações.

Portal RH e Portal do Colaborador: ofereça um canal de comunicação centralizado aos seus colaboradores, onde eles podem ter autonomia para realizar solicitações e onde seu time de RH consegue automatizar processos para o atendimento das demandas, bem como para reunir informações sobre cada funcionário.

Controle de movimentação e acesso: determine como será o acesso físico às dependências do negócio e dê as devidas permissões aos colaboradores, podendo solicitar e registrar dados específicos para este acesso.

Sistema de folha de pagamento: com este sistema será possível gerenciar a jornada de trabalho dos colaboradores, fornecendo os dados necessários para que o departamento pessoal tenha controle sobre os descontos, bonificações, valores de férias e outros pagamentos que devem ser aplicados à folha de pagamento do colaborador.

Ponto eletrônico: facilite a batida de ponto dos colaboradores de qualquer lugar e gerencie a presença destes trabalhadores independente dos horários das jornadas de trabalho de cada um. Este sistema permite que você crie diferentes jornadas para diferentes cargos, além de flexibilizar o controle de jornadas alternativas.

Suporte e atendimento: os especialistas da StarSoft estarão sempre à disposição para te auxiliar em todo o processo de aquisição dos seus sistemas, até fornecer as instruções necessárias para usufruir das ferramentas corretamente e obter os melhores resultados.

Integração: os sistemas de gestão de pessoas da StarSoft podem ser integrados a outras soluções que você já utiliza em seu dia a dia. Isto é essencial para reunir dados de diversos lugares e obter mais assertividade nas análises em conjunto.

Por ser um sistema feito sob medida para seu negócio, é necessário entrar em contato com a plataforma para obter seu orçamento, pois você e os especialistas irão avaliar todas as necessidades, e assim, considerarem as melhores funcionalidades.

Conheça mais sobre a StarSoft em nosso guia completo da ferramenta. Além das soluções de recursos humanos, você ainda pode contar com funcionalidades financeiras, de manufatura, de gestão de vendas e estoque, entre muitas outras!

Conclusão

Um setor de recursos humanos bem estruturado e transformado digitalmente ajuda o negócio a reduzir custos e manter os profissionais mais produtivos, felizes e capacitados dentro da empresa.

Isto interfere diretamente na produtividade e resultados de cada setor e de cada equipe, proporciona engajamento dos colaboradores com a cultura organizacional do negócio e passa mais credibilidade e transparência dos processos a todos os envolvidos.

Por isso, é importante contar com sistemas de gestão de pessoas, como os oferecidos pela StarSoft, para ter um RH digital e estratégico, com processos padronizados e automatizados, influenciando positivamente em todos os aspectos da empresa.

Está buscando os melhores softwares do mercado? Navegue pelo portal B2B Stack e conheça as ferramentas mais inovadoras para seu negócio!

Sair da versão mobile