Ícone do site B2B Stack Blog

Saiba como usar o Miro para otimizar o home office

A transformação digital nas empresas tornou-se realidade com a adoção do home office em muitas delas. Ferramentas de colaboração, como o Miro, ganharam espaço dentro dos negócios, e saber como cada uma delas funciona é fundamental para compreender qual é mais adequada às suas demandas.

Alguns dados do panorama da pandemia de COVID-19, relacionados às mudanças que ocorreram nos modelos de trabalho durante o período, demonstraram que uma parte da força de trabalho das empresas está bem otimista quanto ao home office e uso da tecnologia.

Um exemplo disso é que cerca de 87% dos entrevistados da pesquisa citada acima disseram que gostariam de ter acesso gratuito a treinamentos técnicos.

Além disso, cerca de 82% desejavam obter uma capacitação em negócios.

Qualificar os profissionaispara o uso de tecnologias que auxiliam não só nas demandas do trabalho remoto mas também no presencial, é um dos segredos de empresas de sucesso, que estão conseguindo crescer em ritmo acelerado nesta nova era digital.

Então, saiba como funciona o Miro, uma das opções disponíveis no mercado, que aumenta a produtividade de equipes, especialmente em home office.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é Miro?

Miro é um quadro branco digital colaborativo que você pode usar para dar forma às ideias e projetos individuais ou em equipe.

Com o Miro é possível criar quadros com imagens, formas geométricas, marcadores, textos e outros recursos interativos, ideal para fazer brainstormings, roadmaps, mapas mentais, acompanhar a jornada do cliente, entre muitos outros fluxos de trabalho.

Além disso, o Miro faz integração com outras ferramentas, como Jira, Trello, Zoom e Slack.

Dessa forma, você consegue centralizar os principais recursos para tocar seus projetos e tarefas.

O Miro é indicado para equipes de design, marketing, vendas, recursos humanos, desenvolvimento de softwares, entre outras, assim como pode ser utilizado em salas de aula e em projetos de educação, por alunos e professores.

Como funciona o Miro?

O Miro é um software na nuvem, que pode ser usado a partir de uma conta gratuita ou por um dos seus planos pagos.

No entanto, o plano gratuito possui funcionalidades limitadas e permite a edição de até 3 quadros ativos.

Enquanto isso, os planos pagos oferecem quadros ilimitados, inclusive quadros privados, e recursos avançados de segurança corporativa.

No Miro é possível convidar pessoas para colaborarem nos seus quadros em tempo real, além de contar com modelos de quadros pré-definidos para poupar tempo na sua construção.

Os modelos de templates do Miro permitem criar diversos tipos diferentes de quadros e cards, e até mesmo fazer webinars e reuniões online. Outros exemplos são:

Uma dificuldade que pode ser percebida por quem não tem familiaridade com este tipo de solução é que o APP Miro está em inglês. Porém, é uma ferramenta intuitiva, com ícones que ajudam na identificação de cada função.

Quais os benefícios do Miro para equipes em home office

Já falamos muito aqui no blog sobre a importância da tecnologia para automatizar e padronizar processos corporativos, especialmente com a chegada da pandemia.

Essas estratégias são valiosas para as empresas que querem ter um crescimento sustentável mesmo em meio às crises, altas e baixas do mercado, além de ficar livre de falhas operacionais, e para conseguir se adaptar rapidamente às mudanças.

No portal B2B Stack, por exemplo, você encontra mais de 23 mil softwares, além de mais de 9 mil avaliações de usuários reais dessas ferramentas, para transformar seu negócio digitalmente de forma menos árdua e com apoio dos melhores especialistas em softwares do mercado.

O Miro é uma das soluções da categoria de colaboração e produtividade
, que contribui com os trabalhos em equipe e até para organização pessoal, que tem potencial para fazer com que todos produzam mais e em menos tempo.

Além disso, ferramentas como o Miro são flexíveis e podem se adequar a diferentes demandas, de profissionais autônomos e freelancers a grandes equipes.

É possível também centralizar documentos e arquivos importantes para que sejam encontrados com mais agilidade.

Mas, acima de tudo, esse tipo de ferramenta fornece transparência entre todos os envolvidos em um projeto e permite o compartilhamento de ideias e proporciona melhora na comunicação.

Dica B2B Stack: Como usar o Miro

Agora que você viu como o Miro funciona na teoria, dê uma olhada em como utilizá-lo na prática.

Você vai saber como criar sua conta grátis e entender melhor suas funcionalidades. Acompanhe.

Como criar uma conta grátis no Miro

Para criar sua conta no Miro, ao entrar na plataforma clique em “Criar conta gratuita”;

Você pode efetuar um cadastro manual ou entrar com a sua conta do Google, Facebook, Apple, Slack ou do Office 365;

Depois, você vai responder a 7 questões sobre você, seu trabalho e organização. Entre as perguntas estão:

Você pode optar na próxima etapa por convidar os membros da sua equipe por e-mail ou copiando o link do quadro, ou deixar para mais tarde;

Por fim, para finalizar seu cadastro será necessário informar o tipo de projeto que você vai executar inicialmente no Miro, como:

Então, você poderá escolher um entre as dezenas de templates pré-definidos para começar seu projeto.

Como criar um quadro no Miro

Primeiro, dê uma olhada no design do painel do Miro para entender todas as suas funcionalidades. Com a ferramenta é possível:

Mas, antes de criar um quadro, é preciso escolher o melhor template para o seu projeto.

No nosso exemplo, vamos criar um quadro para organizar lembretes básicos em um e-commerce que está iniciando suas atividades.

Para isso, vamos usar um modelo de quadro que disponibiliza várias notas já pré-definidas, apenas para inserir as informações;

Ao clicar no melhor template, ele já será disponibilizado na sua tela, e então, você pode preencher as notas conforme as ideias que vão surgindo;

Você pode personalizar todas as notas, assim como se você tivesse escolhido um modelo de diagrama, Kanban, ou qualquer outro.

Para isso, é só clicar duas vezes na nota que deseja alterar para conseguir escrever dentro dela e também, abrir a ferramenta de edição.

Neste caso, você não só consegue mudar a cor da nota, como também a fonte da escrita, o tamanho do texto, poderá anexar links à ela para facilitar a busca de um site, por exemplo, adicionar tags, entre muitos outros recursos.

Conclusão

Como você pôde ver, com o Miro você tem várias ferramentas capazes de aumentar a produtividade de equipes, bem como para reunir ideias de todos os envolvidos em um projeto.

Isso porque com este tipo de ferramenta é possível:

E especialmente, fazer comentários nos quadros em tempo real para que todos fiquem alinhados e na mesma página.

Além disso, o Miro ainda permite que você efetue videochamadas nos planos premium, além de disponibilizar uma gama de templates para que você construa o que precisa rapidamente.

E aí? O que você achou do Miro? Se você quer conhecer mais ferramentas como essa, não deixe de navegar pelo portal B2B Stack! Você ainda pode avaliar seus softwares favoritos!

Sair da versão mobile