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Dica B2B Stack: Ferramentas de e-mail marketing grátis

Muitas empresas de tecnologia continuam desenvolvendo soluções inovadoras para os setores de marketing e comercial alavancarem as vendas. Uma dessas ferramentas desenvolvidas é o e-mail marketing grátis, que garante a automação de e-mails e a nutrição e qualificação de leads.

Com a introdução das redes sociais, blogs e anúncios no dia a dia das empresas como formas de divulgação de produtos e serviços, muitos negócios não estão dando a devida importância ao e-mail para suas estratégias de marketing. 

Mas, você sabe mesmo o que essa ferramenta proporciona e os benefícios que ela traz para a visibilidade de seu negócio? Acompanhe este artigo e saiba tudo que precisa para utilizar essa estratégia de forma correta.

Mas… o e-mail não morreu?

Segundo uma pesquisa do The Radicati Group, cerca de 4,1 bilhões de pessoas no mundo todo possuem conta de e-mail ativa, mais da metade da população mundial, e este número pode aumentar para mais de 4,5 bilhões até 2025.

Nos dias de hoje, praticamente tudo o que você faz na internet, desde compras online até cadastros em redes sociais, precisa que você tenha um e-mail, seja corporativo ou seja de uso doméstico.

Ter um e-mail é fundamental até mesmo para conseguir configurar seus dispositivos móveis, sem ele, é impossível até utilizar um smartphone, por exemplo.

Portanto, contar com essa ferramenta para direcionar suas campanhas de marketing digital ainda é uma fonte efetiva para prospecção de leads e conversão de vendas.

Além disso, ainda é uma das formas de manter a comunicação com seus clientes, enviar avisos e montar sua rede de contatos e de dados, basta saber como usá-lo.

Então, não! O e-mail não está morto! Pelo contrário…está mais vivo do que nunca!

Por que realizar campanhas de e-mail marketing?

Como vimos no tópico anterior, o e-mail é utilizado por mais da metade da população mundial, então este é o principal motivo para realizar campanhas via e-mail marketing grátis: alcançar o maior número de pessoas possível, dentro de seu público-alvo.

Para que isso funcione, você precisa pensar em 2 coisas importantes: estar dentro das LGPD e criar uma base de clientes sólida para disseminar sua campanha.

Para ficar por dentro das LGPD e ter uma boa base de clientes, você precisa ativar métodos em suas plataformas de divulgação e redes sociais que façam com que estes clientes estejam totalmente de acordo com o recebimento de seus materiais por e-mail. 

Portanto, apostar em checkbox e na segmentação de clientes é uma boa prática para utilizar essa ferramenta, e principalmente, não comprar listas de e-mails, mas sim, montar sua própria carteira a partir da atração e aceitação de seus leads e clientes.

Quando falamos em alcançar o maior número de pessoas com uma campanha de marketing, também devemos lembrar que todos os e-mails marketing que você enviar para seus clientes de forma correta, com o endereço correto, serão recebidos.

Ao contrário de divulgações por anúncios ou redes sociais, por exemplo, pois nem sempre estes métodos alcançarão sua persona, ou podem passar despercebidos caso o algoritmo entenda que aquilo não é relevante.

Além disso, a flexibilidade que você tem ao montar seu e-mail de divulgação é maior do que em outros métodos, pois não possui limite de caracteres e você pode personalizá-lo da forma que quiser.

Hoje em dia, existem softwares que oferecem a automação de e-mail marketing grátis, o que te faz entrar de cabeça nessa estratégia sem gastar nada. 

Com esses softwares você dispara e-mails em larga escala, programa envios de e-mails periódicos e ainda consegue metrificar o quanto sua campanha está dando resultados.

Quais os resultados que o e-mail marketing pode entregar?

O e-mail marketing ainda continua sendo líder no aumento do ROI, retorno sobre o investimento feito em campanhas de marketing digital por diversos canais, segundo uma pesquisa da Litmus.

Isso significa que existe uma alta taxa de conversão de vendas em campanhas realizadas por e-mail marketing e com um baixo custo de investimento.

Com o e-mail marketing, você também pode esperar a fidelidade de seu relacionamento com o cliente, porque ele já demonstrou que quer receber informações atualizadas sobre seu produto, e em troca, você o nutrirá com os conteúdos que são relevantes para ele.

Você também ganha credibilidade, pois consegue manter o cliente atualizado sobre seu pedido, além de enviar novas ofertas e promoções, pesquisas para conhecer melhor seus compradores, notícias, entre outras informações que agregam valor à sua estratégia.

Qual a melhor ferramenta de e-mail marketing grátis?

Vamos falar agora sobre duas ferramentas que ganharam o selo de confiabilidade da categoria de e-mail marketing no B2B Awards 2020, evento que premia os softwares melhores avaliados por usuários reais no portal B2B Stack.

Hubspot Marketing Hub

Hubspot Marketing Hub é um software para automação de marketing e automação de e-mail marketing, que te auxilia na prospecção de leads, na conversão de visitantes em clientes, a realizar campanhas de inbound marketing em escala, e tudo em uma plataforma intuitiva, que otimiza o tempo dos seus usuários.

Você conta com recursos para criação de conteúdos com base nas métricas de SEO, gerenciamento dos anúncios disparados por redes sociais e Google, acompanhando de quais anúncios estão sendo efetivos na conversão de leads para clientes, constrói landing pages, formulários e obtém relatórios detalhados.

O Hubspot Marketing Hub faz integração com diversas plataformas, como Salesforce, e também com diversos aplicativos, como Gmail, Instagram, Facebook Ads, entre muitos outros.

Os planos Hubspot são divididos em categorias: Marketing, CRM e Vendas, Serviço ao Cliente e CMS, e cada categoria possui 3 planos, sendo eles o Starter, Professional e Enterprise, desembolsando a partir de $ 25/mês, mas também disponibilizam uma série de ferramentas gratuitas.

Você também tem a opção de montar pacotes personalizados com as funcionalidades mais adequadas às suas necessidades. Neste caso, os valores podem variar.

As ferramentas gratuitas de marketing e CRM abrangem:

Entre muitas outras ferramentas úteis para seu negócio.

A Rosana Amaral avaliou o Hubspot Marketing Hub e disse o que mais gosta na solução: – Integrações; – Facilidade na criação de landing pages através de modelos; – Facilidade na criação de landing pages via código; – Facilidade na mensuração de dados; – Otimizações disponíveis para melhorar o SEO.

Juliana Alves também deixou sua avaliação sobre a plataforma: “Gosto de tudo, a forma que podemos criar fluxos e automatizar atendimentos ou campanhas é maravilhosa. É um pouco preocupante se ao se errar um nicho prejudicar diversas áreas, porem os pros são bem maiores que os contras. Pode-se utilizar para fluxos de marketing, curadoria e CS.”

Veja também nosso guia completo do Hubspot Marketing Hub, que te ajuda a identificar se essa é a melhor ferramenta para seu negócio.

Mailchimp

Mailchimp é um software de automação de marketing, indicado para pequenas e médias empresas, que oferece diversos recursos para e-mail marketing, anúncios digitais, redes sociais e para mapear como as pessoas interagem com sua empresa.

A plataforma faz integrações com diversos aplicativos como LinkedIn, Vimeo, Facebook, Google Analytics para que você consiga centralizar todos os processos de sua campanha de marketing em apenas um lugar.

A plataforma também disponibiliza uma série de conteúdos, guias e tutoriais para você colher o melhor do software e te ajudar a ter um crescimento sólido através de dicas e estudos de casos.

Mailchimp possui 4 tipos de planos: Free, Essentials, Standard e Premium. O plano Free é o plano gratuito e os demais planos podem ser assinados a partir de R$ 55/mês.

Também é possível criar seus pacotes conforme suas necessidades, neste caso, os valores são calculados de acordo com as ferramentas que você utilizará.

Algumas das muitas funcionalidades oferecidas pelo Mailchimp são:

E muitas outras.

O usuário da plataforma Carlos Moura deixou a seguinte avaliação sobre o Mailchimp:

O Mailchimp sempre foi uma das melhores ferramentas de e-mail marketing. Uso há anos e nunca tive nenhum problema sério. Antigamente, achava muito fácil criar campanhas, subir listas e fazer segmentações. Com o tempo e novas funcionalidades, a ferramenta se tornou um pouco complicada de usar.

Porém, se você se dedicar a ler os tutoriais e os vídeos, consegue entender de forma fácil como ele funciona e vai ver que é uma das ferramentas mais poderosas para e-mail, automação e outras coisas como ads em redes sociais e landing pages.

A entregabilidade dos e-mails sempre foi bastante alta. Ao contrário de outras ferramentas, nunca passei por apuros com eles.

Eu realmente recomendo se você tem um pequeno negócio. Há um plano gratuito e os valores dos outros planos, mesmo em dólares, não sai abusivos.

Veja uma comparação que fizemos entre Mailchimp e Getresponse para te ajudar a escolher a melhor plataforma.

Conclusão

Com o advento das redes sociais, muitas empresas se esqueceram do e-mail marketing como método de divulgação de seus produtos e serviços.

Porém, deve-se lembrar que antes de criarmos qualquer conta em qualquer rede, é necessário primeiramente criar ou possuir um endereço de e-mail.

Portanto, se comunicar com seus leads e clientes por meio dessa ferramenta, ainda continua sendo uma boa estratégia para fazer seu marketing digital e ganhar credibilidade.

Hoje, diversas tecnologias permitem a automação de e-mail marketing grátis, contando com muitas funcionalidades para acompanhar e gerenciar de forma assertiva suas campanhas.

Veja nossa categoria completa de e-mail marketing, faça comparações de ferramentas, veja as avaliações dos usuários, e escolha o melhor software para seu negócio.

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