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Use a Inteligência de Vendas para gerar leads qualificados

Os leads são uma grande ferramenta para atrair novos clientes para a sua empresa, mas só atraí-los não basta: é preciso que sejam qualificados, sendo eles clientes que possuem maiores probabilidades de fecharem negócios com a sua empresa.

A utilização e gestão correta dos dados para atrair novos leads qualificados colaboram com o bom desenvolvimento da empresa, aumentando a receita e trazendo consumidores cada vez mais preparados para fechar contratos e aumentar a taxa de  fidelização de clientes com maior facilidade.

Sabendo de todos esses benéficos, grandes empresas entendem a necessidade de melhorar os seus resultados na busca de leads qualificados, um estudo realizado pela Global da Gartner, demonstrou que 40% dos CEOs dizem que precisam melhorar a qualificação de seus leads.

Se esses são os resultados que a sua empresa deseja, continue lendo este artigo para entender como a sua empresa pode se destacar utilizando a inteligência de vendas e a IA para gerar mais e melhores leads.

O que é geração de leads

58% das lideranças de negócios B2B declaram que a geração de leads é um ponto-chave para a construção de estratégias mercadológicas, segundo um estudo realizado pela Global da Gartner.

Um lead é um indivíduo que representa uma oportunidade de negócio. Essa pessoa forneceu informações de contato, como nome e e-mail, em troca de uma oferta ou conteúdo da empresa.

Portanto, gerá-los é um esforço em conjunto dos departamentos de marketing e vendas, que precisam elaborar estratégias para atrair possíveis clientes em sintonia com os seus interesses.

O marketing de conteúdo é uma maneira mais eficiente de ganhar destaque online e captar mais leads. Trata-se de uma abordagem focada na distribuição e construção de conteúdos de alto valor para reter um público-alvo. 

Esses conteúdos podem variar de acordo com o segmento do público de interesse, alguns exemplos são ebooks e textos de blog que contém informações do setor que a empresa está inserida.

Por exemplo, uma empresa que vende alianças em ouro 18k, em seu blog, os artigos devem estar relacionados com o universo de casamento, relacionamento, alianças e entre outros.

Para que os clientes recebam esse conteúdo, é necessário que eles executem uma ação para disponibilizar as informações de contato, podendo se inscreverem em newsletter, preenchimento de formulários, cadastros online e entre outros.

Dessa forma, você saberá quem demonstrou interesse no seu conhecimento, produto ou serviço e está a procura de informações sobre o assunto e a sua empresa foi capaz de chamar a atenção desse cliente.

Mas, não se engane em achar que a geração de leads se dá somente pela internet. Da mesma forma, um consultor de vendas pode realizar uma abordagem a um possível comprador

A geração de leads está inteiramente interligada com o funil de vendas, com a presença dos visitantes que a sua empresa deve atrair para depois convertê-los em clientes e, assim, construir durante a jornada do consumidor um relacionamento.  Todo esse processo é chamado de geração de leads.

Agora que você entendeu como funciona a geração de leads, é importante se atentar para alguns fatores que ajudam a melhorar a sua performance.

É importante, primeiramente:

Todos esses pontos contribuem para a sua análise e qualificação de leads.

Existem alguns modelos de geração que vamos entender sobre como cada um funciona.

Leads Inbound

Essa é uma estratégia voltada para atrair clientes de forma passiva, gerando valor para que o lead entre espontaneamente no funil de vendas da empresa. 

Dessa forma, o potencial cliente precisa entrar nos canais de comunicação da empresa, como site, blog, páginas de produtos ou serviços, landing pages, entre outros, e deixar os seus dados de contato.

Segundo um estudo da HubSpot, a geração de leads qualificados com Inbound Marketing pode ser 61 % mais barato do que as estratégias tradicionais.

Essa prática ajuda na construção e nutrição de um banco de dados para analisar quais leads são qualificados e quais poderão ser descartados.

Além disso, a sua empresa pode aproveitar essa visita espontânea nos canais de comunicação para construir uma jornada do cliente previamente definida e estrategicamente pensada. Assim, o cliente entra nas páginas certas e no tempo certo, fazendo com que aumentem as chances de fecharem contrato com a sua empresa.

O Inbound possui 4 etapas:

Geração de leads outbound

O outbound é uma ação de geração de leads de forma ativa, ou seja, a empresa que desenvolve táticas para chegar até o cliente apresentando produtos ou serviços que sejam do interesse do consumidor, com o objetivo de fechar um contrato.

Você pode utilizar consultores de vendas e enviar e-mail para bases externas. Mas a sua equipe não deve sair por aí oferecendo os seus serviços para todos, afinal quem vende para todos, não vende para ninguém.

Para que essa ação de prospecção ativa aconteça e que proporcione resultados interessantes para ambas as partes, é necessário analisar e entender o seu cliente em potencial, o que ele busca e qual o seu segmento, assim a sua equipe conseguirá escolher as melhores soluções.

É sempre importante mapear e classificar os seus leads para que as ações de marketing da sua empresa sejam assertivas, diminuindo o desperdícios de recursos e fazendo com que o seu time de vendas consiga atingir as metas esperadas.

Por que a geração de leads é essencial na estratégia de vendas 

A geração de leads é importante e deve ser aplicada nas suas estratégias comerciais, pois alimentam o funil de venda, trazendo novas oportunidades para os vendedores. Dessa maneira, é possível aumentar o volume de negócios a partir da quantidade de leads gerados.

Com as análises constantes para encontrar leads qualificados, a equipe de vendas consegue analisar qual o tipo de abordagem será utilizada ao entrar em contato com o cliente, fator como esse diminui a perda de oportunidades e aumenta a produtividade do time.

Além disso, é através dos leads qualificados que a equipe de marketing e vendas conseguem fazer com que se aprofundem cada vez mais no funil de vendas para que tomem a decisão de compra. 

Como uma solução de Inteligência de Vendas B2B ajuda a gerar mais leads qualificados 

Sabendo da complexidade existente nas vendas de empresas para empresas, a inteligência de vendas B2B ajuda na captação de leads qualificados.

Através dela, é possível mapear o perfil do cliente, entender quais são as suas dores e rastrear oportunidades.

A análise desses dados é tão importante que 42% dos vendedores afirmam que a falta de insumos diminui a qualidade de leads e dificulta o fechamento de novas compras, fazendo com que o trabalho da equipe de vendas seja improdutivo.

Essas situações corroboram para que a equipe de vendas tenha que trabalhar com grandes volumes de dados de forma manual, prejudicando assim a geração de insights e a verificação da necessidade de ajustes nos processos. 

Para que a sua empresa obtenha resultados esperados com a geração de leads qualificados, a  Cortex se destaca por utilizar a inteligência artificial a favor de negócios do segmento B2B. Ela é reconhecida como a número 1 para soluções de inteligência voltada para o crescimento.

A inteligência de vendas B2B da Cortex possibilita encontrar novos leads B2B, mapear o mercado e o seu cliente ideal, melhorando as taxas de conversão, aumentando a previsibilidade de receita e ajudando o seu time de vendas a alcançar os resultados desejados.

Com o software da Cortex as análises de dados serão automatizadas e centralizadas, aumentando o desempenho da sua equipe de vendas, possibilitando um trabalho direcionado para leads B2B.

Conclusão

Vimos até aqui que leads são uma grande base para o crescimento e expansão do negócio. Entretanto, para que isso aconteça, é necessário filtrar e qualificar os clientes em potencial. 

As análises que antes eram feitas de forma manual podem ser automatizadas com a Inteligência de Vendas aumentando a capacidade dos times comerciais.

Com a solução de Inteligência de Vendas B2B da Cortex, é possível buscas por leads qualificados através do software e ainda contar com o suporte de especialistas.

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