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O que é marketplace? Saiba os detalhes neste guia

Os marketplaces estão sendo fundamentais para ajudar a impulsionar a economia neste período de pandemia, e principalmente para as pequenas empresas, que precisaram se adaptar rapidamente aos novos hábitos de compra dos consumidores.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), a Shopee chegou a crescer seu tráfego no Brasil em 1.954% em março de 2021 comparado ao mesmo período do ano anterior, com mais de 39 milhões de visitantes.

A Casas Bahia obteve um crescimento no tráfego de 113% e atingiu 87 milhões de visitantes em março de 2021.

O marketplace da Magazine Luiza, o Magalu Marketplace, chegou a aumentar seu tráfego em 62% e recebeu mais de 84 milhões de visitantes no mesmo período.

Essas e outras plataformas de marketplace faturaram juntas só entre janeiro e março de 2021, 35,2 bilhões de reais para o e-commerce.

Por isso, se você é vendedor e quer alavancar suas vendas, este conteúdo é para você!

Continue acompanhando para entender mais sobre este modelo de negócio que vem crescendo a cada dia.

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O que é marketplace?

Marketplace é um espaço online onde vários vendedores de diversas lojas virtuais podem anunciar e vender produtos e/ou serviços.

Em outras palavras, podemos considerar os marketplaces como verdadeiros shoppings centers online, pois reúnem uma variedade imensa de opções para os consumidores que pretendem adquirir qualquer coisa, desde os produtos mais simples até veículos e imóveis.

Alguns exemplos de marketplace englobam:

E também o GetNinjas, onde centenas de profissionais de diversas áreas expõem os tipos de serviços que prestam para a escolha do consumidor.

Além desses tipos de marketplaces, existem outros bem usuais como OLX e Google Shopping, que se diferem dos outros por não disponibilizarem meios de pagamento, servindo apenas como método de divulgação.

E não poderíamos deixar passar nosso querido portal B2B Stack, o maior marketplace de softwares da América Latina! Uma plataforma completa para quem está buscando os melhores softwares para empresas do mercado!

Como funciona o sistema marketplace?

O marketplace funciona como uma vitrine virtual para que os visitantes possam navegar e comparar as melhores opções de ofertas entre diversos lojistas para os produtos ou serviços que estão procurando.

Diferente dos e-commerces, que são as lojas virtuais próprias dos vendedores, os marketplaces são plataformas de terceiros.

Portanto, quem entra em um marketplace para realizar uma compra vai entrar em um site "X" e comprar em uma loja "Y", embora também seja possível que o consumidor compre vários produtos, de diferentes lojas cadastradas neste marketplace, e realize apenas um pagamento, que será repassado depois pela plataforma para cada respectivo vendedor.

Para a loja virtual que vai vender nos marketplaces, geralmente é cobrada uma comissão por venda pela plataforma escolhida, que pode variar entre elas e depende também da categoria do produto anunciado, e refere-se à visibilidade que a loja deseja ter sobre seus anúncios.

E não é só isso! Os visitantes dessas plataformas estão sempre recebendo sugestões de produtos ou serviços vindos desses marketplaces conforme seus hábitos e interesses, o que não os deixa esquecer que eles precisam comprar o que pesquisaram na internet ou algo relacionado.

Como anunciar e vender em um marketplace?

Começar a jornada em um marketplace pode ter suas facilidades, uma vez que a plataforma já está construída, sendo necessário apenas cadastrar seu CNPJ, produtos e/ou serviços, e não é preciso se preocupar com a divulgação.

Por outro lado, é necessário disponibilizar um tempo e muito estudo para saber o que vender, para quem vender, por quanto vender, se atentando às comissões cobradas pelos marketplaces na hora de estipular os preços, e aprender todas as técnicas de vendas nessas plataformas.

Qualquer pessoa com CNPJ regularizado pode vender em um marketplace, até mesmo quem ainda não tem uma loja virtual.

Quem já possui um estabelecimento físico ou um e-commerce precisa ter um cuidado maior e estruturar bem a logística das entregas e o controle de estoque dos produtos que serão vendidos em ambos os lugares.

Isso porque os marketplaces prezam pela disponibilidade de produtos para sugerir vendedores aos visitantes.

Para isso, ter um sistema de gestão como alguns ERPs
que se integram à marketplaces e e-commerces
é essencial para quem precisa gerenciar cobranças, fluxo de caixa, vendas, estoque e logística de forma automatizada e sincronizada, e alguns são gratuitos.

Outro ponto importante para conseguir se destacar é disponibilizar várias formas de pagamento ao cliente.

Então, se o marketplace escolhido restringe alguma delas, você pode usar ferramentas de billing e meios de pagamento o integradas à plataforma para expandir as possibilidades.

Vantagens e desvantagens dos marketplaces

Vender em marketplaces tem suas vantagens e desvantagens, e saber como lidar com isso é o diferencial que a sua loja pode ter.

A primeira vantagem é a visibilidade que o marketplace pode trazer para sua marca.

Ao mesmo tempo que a competitividade nessas plataformas é alta, por ter vários vendedores às vezes vendendo a mesma coisa que você, o que é uma desvantagem, cada visitante que finaliza uma compra pode vir a se tornar um cliente fiel.

Anunciar e vender em marketplaces amadurece a mentalidade sobre como a relação entre empresa e cliente precisa ser saudável.

Portanto, é a oportunidade de aprender a tratá-lo e oferecer diferenciais de forma que ele não só avalie positivamente a compra na sua loja, o que garante o sucesso dela nos marketplaces, como também prefira voltar a comprar com você do que procurar outro vendedor.

Outras vantagens são a diversidade do público que acessa marketplaces, aumentando as possibilidades de vendas e o investimento inicial baixo porque já está tudo pronto.

Já como desvantagens, a loja ou prestador de serviço que não conseguir atender às demandas de entrega ou não oferecer uma boa experiência ao usuário pode ser penalizada com a baixa visibilidade.

E também, por depender apenas da divulgação da própria plataforma e não conseguir fazer campanhas ativas de marketing para sua loja no marketplace escolhido, é preciso trabalhar o dobro nela para garantir as vendas.

Maiores marketplaces no Brasil

Agora, nada mais justo do que oferecer essa lista com os marketplaces mais acessados do Brasil com suas particularidades, para que você saiba como funcionam e escolha em qual deseja começar a vender!

Você vai conferir como vender nas plataformas:

Magalu Marketplace

A Magazine Luiza é uma das maiores lojas varejistas do Brasil, fundada na década de 50 no interior de São Paulo.

Desde 2019 a loja vem se consolidando com uma plataforma digital de varejo, possibilitando que outros negócios possam se reunir e gerar um ambiente rico em produtos e ofertas para os consumidores.

Quem quiser vender no Magalu Marketplace precisa se cadastrar no Parceiro Magalu, com os dados do negócio, como CNPJ, razão social e nome da loja, e ser apto para emitir Notas Fiscais Eletrônicas.

Depois, é só adicionar os produtos, que não podem fazer parte da lista de inegociáveis da Magalu e serem elegíveis para entregas pelo Correio.

Eles serão divulgados no site, no aplicativo Magalu Marketplace e nas redes sociais, e você conta com o serviço de entrega grátis e dashboard de acompanhamento das vendas, e também pode impulsionar a visibilidade dos seus produtos com o Magalu Ads.

A comissão cobrada pelas vendas no Magalu Marketplace é de 3,99% sobre cada venda, e você escolhe se deseja receber semanal ou mensalmente.

Para antecipação dos recebimentos, há um acréscimo de 1,29% sobre cada parcela antecipada.

O Magalu Marketplace faz integração com diversas outras plataformas via API, como com o Bling, Loja Integrada e Tiny ERP.

Facebook Marketplace

O Facebook Marketplace é uma ferramenta do Facebook para compra e venda de produtos de diversas categorias, inclusive veículos, e pode ser usado até mesmo para locação de imóveis.

Há um botão do marketplace que está integrado no próprio APP do Facebook e também na plataforma, e organiza os anúncios por categoria, região e/ou disponibilidade, facilitando as vendas e entregas para os vendedores.

Um dos diferenciais do Facebook Marketplace é que tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem anunciar seus produtos, tanto da sua conta empresarial quanto da conta pessoal.

Ainda assim, apenas as contas empresariais conseguem ter acesso a alguns recursos extras como exibir inventário de itens, anunciar a própria loja e permitir que os clientes comprem sem sair do Facebook.

Outra diferença do Facebook Marketplace com outras plataformas é que ele não faz a intermediação dos pagamentos e nem das entregas, ficando tudo por conta do acordo do vendedor com o cliente.

Os anúncios dos itens são feitos pelo próprio gerenciador do aplicativo, e você define o objetivo e o orçamento para anunciar.

Amazon Marketplace

A Amazon é uma das plataformas de marketplace mais conhecidas em todo o mundo, e oferece ferramentas para que pequenas e médias empresas de todos os segmentos vendam seus produtos através dela.

Com a intenção de estimular e agilizar o início das vendas das lojas que se cadastram, o Amazon Marketplace permite a conexão entre fabricantes de produtos e os chamados "distribuidores", que conseguem comprá-los para revender em sua loja imediatamente.

Já os "proprietários de marcas" podem vender sob marca própria diretamente no Amazon Marketplace seus itens produzidos.

E ainda há a possibilidade de conciliar todas as opções e mesclar os tipos de produtos e categorias que serão vendidos na loja.

Os dados solicitados para criar sua conta no Amazon Marketplace e começar a vender na plataforma são:

Além de precisar descrever algumas características do seu empreendimento e definir como será o recebimento das vendas.

Os vendedores precisam pagar uma comissão de no mínimo 1 real para vender no Amazon Marketplace, sendo que a porcentagem de comissionamento hoje pode variar entre 8% e 20% do valor da venda dependendo da categoria do item.

Os planos do Amazon Marketplace podem custar R$ 2,00 por item vendido + comissão no caso do Individual, indicado para quem não vai focar nas vendas nessa plataforma, ou R$ 19,00/mês no plano profissional para vender quantos itens precisar.

Para o envio das mercadorias há três opções: fazê-las pelo serviço de Logística da Amazon (FBA), ao qual eles mesmos gerenciam seu inventário e suas entregas, também pode enviar por conta própria ou combinar as duas formas.

Mercado Livre Marketplace

Com mais de 20 anos de história, o Mercado Livre é um dos marketplaces que dominou a América Latina e agora opera em 18 países, além de englobar um ecossistema de soluções: o Mercado Envios, Mercado Pago, Mercado Shops, Mercado Ads e Mercado Livre Ideias.

Os itens anunciados para venda no Mercado Livre podem ser de diversas categorias: veículos, tecnologia, casa e móveis, indústria e comércio, e outras.

O Mercado Livre disponibiliza sua plataforma para que compradores e vendedores negociem entre si, e também oferece algumas garantias aos usuários da plataforma, como a desistência de uma compra em até 7 dias com possibilidade de reembolso.

Quem quer vender pelo Mercado Livre precisa criar uma conta gratuita, mas que cobra uma Tarifa de Venda a cada transação concretizada.

Essa tarifa varia de 10% até 19%, pode incluir um custo fixo de R$ 5 para produtos vendidos abaixo de R$ 79, e é calculada em cima do valor do produto no anúncio e não sobre o valor efetivo da venda e pela quantidade de produtos ou conjuntos vendidos.

Também pode variar conforme o tipo do anúncio, neste caso, se você vai precisar de uma exposição do tipo Grátis, Clássico, Premium, entre outras, sendo que uma super exposição para imóveis ou veículos, por exemplo, também possui um valor diferenciado.

Via Varejo Marketplace

Via Varejo é o marketplace omnichannel para anunciar e vender seus produtos em sites de grandes marcas como Casas Bahia, Extra e Pontofrio.

Para cadastrar sua loja é muito simples e não precisam muitos requisitos, basta ter um CNPJ e um e-mail para enviar para análise na plataforma.

Se o CNPJ for aprovado, os especialistas entram em contato para te orientar nos próximos passos, configuração da conta e na integração da sua loja com a plataforma.

O Via Varejo Marketplace cobra apenas uma comissão sobre as vendas concluídas, que pode variar entre 13,5% e 16%, dependendo da categoria do seu produto. Não são cobradas comissões sobre os fretes dos produtos vendidos.

Os repasses das suas vendas são realizados três vezes por mês, conforme os ciclos de pagamento dos pedidos.

MadeiraMadeira Marketplace

O MadeiraMadeira Marketplace é uma loja online de móveis, materiais de construção e decorações para casa, com categorias de pisos e revestimentos, iluminação, utilidades domésticas, além de itens de pet sho, automotivos, brinquedos, entre muitas outras.

A plataforma tem mais de 14 milhões de acessos por mês e mais de 5 milhões de clientes atendidos.

Um dos diferenciais de anunciar e vender produtos no MadeiraMadeira Marketplace é que mesmo que o pagamento do cliente tenha sido parcelado, o vendedor pode receber de uma única vez.

Para começar a vender, é necessário apenas realizar um cadastro na plataforma, que será analisado, e caso seja aprovado você recebe o contrato para assinar e já poderá integrar seus produtos à plataforma MadeiraMadeira, com ou sem utilização de uma integradora.

As entregas dos produtos são de responsabilidade do vendedor, mas caso necessário, a equipe do MadeiraMadeira Marketplace pode prestar suporte para apoiar esse processo.

O comissionamento cobrado pelo MadeiraMadeira Marketplace é calculado em cima do valor total da venda, ou seja, pelo valor do produto + o frete, e pode variar até 20%, conforme o que for acordado no contrato do vendedor.

B2W Marketplace

O B2W Marketplace é um grupo composto pela fusão das lojas virtuais Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime.

Com mais de 17 milhões de clientes ativos e mais de 1 bilhão de visitas todos os anos, o ecossistema B2W é capaz de conectar lojistas aos públicos mais diversificados.

Entre os negócios que podem se cadastrar para começar a anunciar e vender nos marketplaces B2W estão MEIs, empresas ME, distribuidores, indústrias, lojas virtuais e lojas físicas.

Os requisitos para anunciar e vender nas plataformas do grupo B2W são:

A comissão cobrada pelos marketplaces Americanas, Submarino e Shoptime, do grupo B2W, é de 16% sobre o valor do produto + uma taxa fixa de R$ 5 por venda.

AliExpress Marketplace

O AliExpress é o marketplace que recebeu o título de maior marketplace do mundo, e agora, também permite o cadastro de lojistas brasileiros.

Essa imersão das lojas brasileiras no AliExpress tende a transformar a experiência dos consumidores do país, uma vez que os custos com taxas de importação e até mesmo o tempo de entrega vão diminuir drasticamente, já que os produtos vendidos teoricamente já estarão em território nacional.

As comissões para os vendedores podem variar entre 5% a 8%, dependendo da categoria dos produtos anunciados.

Para começar a vender no AliExpress Marketplace, é necessário realizar um cadastro inicial, com o preenchimento de um formulário na plataforma, e após análises o lojista recebe um contato para ser orientado sobre os próximos passos.

Para fazer as entregas dos pedidos, o AliExpress Marketplace indica, mas não exige, a contratação dos serviços Cainiao Envio, outra empresa do mesmo grupo Alibaba.

Isso porque os preços são mais competitivos e permite que os lojistas ofereçam diferenciais no frete do produto anunciado.

Shopee

Shopee é um marketplace lançado em 2015 na Ásia e que ganhou reconhecimento mundial graças à experiência proporcionada aos seus usuários.

Para vender pela Shopee basta fazer um cadastro simples na plataforma com o CNPJ, e-mail e telefone, e então, é possível cadastrar uma loja virtual ou trabalhar como afiliado, vendendo produtos de terceiros.

No Shopee Marketplace as entregas podem ficar por conta do vendedor, sendo que o envio deve ser realizado após a Shopee notificar a loja sobre o recebimento do pagamento do cliente, mas a plataforma também disponibiliza serviço de logística para intermediar essas entregas.

A taxa de comissão cobrada pela plataforma atualmente é de 12% nos pagamentos por cartão de crédito e boleto, e é calculada sobre o valor total do pedido efetuado pelo comprador.

Conclusão

Os marketplaces já fazem parte da vida das pessoas há muitos anos, pelo menos desde os anos 2000, mas foi em 2020 que muita gente entendeu sua importância.

Essas plataformas, geralmente suportadas por grandes marcas, são responsáveis por dar visibilidade às empresas e oferecer oportunidades de vendas para as que mais fazem por merecer, utilizando critérios bastante justos.

Isso significa que os pilares que norteiam os marketplaces são as boas experiências dos consumidores, e por consequência, as avaliações positivas sobre as suas compras nas diversas lojas anunciantes.

Portanto, as lojas que anunciam em marketplaces e prezam pelo bom atendimento, entrega de produtos ou serviços dentro do prazo e pela resolução ágil de problemas, tendem a ser mais sugeridas aos consumidores de acordo com seus interesses, aumentando as possibilidades de vendas.

Neste conteúdo você entendeu como funciona vender em grandes marketplaces:

Magalu, Facebook Marketplace, Amazon, Mercado Livre, Via Varejo, Madeira Madeira, AliExpress, Shopee e no ecossistema de plataformas da B2W, que engloba a Americanas, o Submarino e o Shoptime.

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