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Saiba o que é Social Blade e rastreie dados sociais

Quer conhecer ferramentas de gestão de mídias sociais? Então, vamos te apresentar a Social Blade!

Essas ferramentas são indispensáveis para quem quer ser reconhecido no mercado e lançar as melhores campanhas de divulgação nas redes sociais.

Alguns números relacionados aos hábitos dos consumidores e que comprovam a importância destes canais para os profissionais de marketing demonstram que os brasileiros passam em média 3 horas e 42 minutos conectados aos seus perfis sociais.

O Facebook é, de longe, a rede social mais utilizada no mundo, inclusive, a mais utilizada no Brasil.

Isso significa que você não pode deixar de acompanhar as diversas métricas que essas redes podem fornecer para não perder tempo e dinheiro na hora de gerar suas campanhas e engajar seu público.

Não precisamos nem falar que tentar adivinhar o que seu público quer ouvir ou ler não é mais uma opção para o século XXI.

Acompanhe este artigo para compreender como a Social Blade pode te ajudar.

O que é e para que serve o Social Blade?

Social Blade é uma plataforma gratuita para gestão de mídias sociais, que fornece estatísticas e dados de crescimento, através de gráficos e tabelas, de campanhas e postagens feitas nestas redes.

É uma ferramenta indicada tanto para quem cria conteúdos quanto para quem quer encontrar influenciadores digitais com alto grau de relevância para divulgar seus produtos ou serviços.

O site foi criado em 2008 e possui hoje mais de 7 milhões de visitantes mensais, além de rastrear mais de 23 milhões de canais do YouTube, mais de 6 milhões de perfis no Twitter, mais de 5 milhões de canais Twitch, mais de 206 mil usuários do Dailymotion e mais de 416 mil Mixer Streamers.

O Social Blade também serve para que você monitore a presença online do seu negócio, identifique tendências do mercado em que você está inserido, assim como pode ser utilizado para fazer benchmarkings, baseando-se no que os outros falam sobre os seus concorrentes para criar estratégias de marketing mais promissoras.

A proposta da Social Blade é diferente de outras plataformas de gestão de mídias sociais, como Etus e mLabs, por exemplo, mas não é menos eficiente, e pode ser utilizada em conjunto com essas outras.

Isso porque enquanto a Etus e a mLabs permitem criar conteúdos, agendar postagens e acompanhar, de fato, os conteúdos mais falados nas redes, entre outras métricas das campanhas em si, a Social Blade foca nos números gerais de canais e perfis, e a partir destes números estatísticos, é possível obter vários insights, como por exemplo:

Enfim, as possibilidades e os insights gerados por essas estatísticas são muitos! Basta saber como aproveitá-los nas suas campanhas.

Como funciona o Social Blade?

O Social Blade pode ser utilizado gratuitamente em sua própria plataforma web, em dispositivos móveis através do aplicativo para Android e iOS, ou direto no navegador, por meio da sua extensão do Chrome ou do FireFox, mas também possui planos pagos que abrem mais recursos.

A plataforma é toda em inglês, mas, utilizando a extensão do Google Tradutor no seu navegador é possível utilizá-la tranquilamente.

Você consegue monitorar e obter estatísticas e dados das seguintes redes sociais, com contas empresariais:

A ferramenta mostra uma lista em ordem de classificação geral dos usuários com maior engajamento nessas redes conforme sua contagem de seguidores, inclusive em tempo real, curtidas, visualizações, grau de relevância, incluindo a categoria em que se enquadram, como músicos, atletas, comidas e bebidas, entre outras.

O Social Blade também é capaz de fornecer estimativas e projeções de ganhos em dinheiro de canais do Youtube e fazer comparativo de dados de perfis dessas redes.

Hoje, o Social Blade não leva em consideração apenas o número de inscritos em um canal ou de seguidores nas redes sociais para levantar seus dados, uma vez que este número não garante que o perfil tenha um volume orgânico de visualizações, curtidas e comentários, por exemplo.

Por isso, utiliza várias métricas para medir esse engajamento.

No Youtube, por exemplo, a ferramenta usa preferencialmente a quantidade de visualizações e a quantidade de outros canais listados nos vídeos para gerar os relatórios.

Outros recursos disponibilizados pela Social Blade são uma equipe de consultoria que pode te auxiliar na construção do seu canal do Youtube e a API de negócios para que você faça a integração da ferramenta aos demais sistemas utilizados na sua empresa.

Difícil compreender apenas na teoria como funciona o Social Blade? Acompanhe o que você consegue fazer com a ferramenta na prática nos próximos tópicos.

Dica B2B Stack: Como usar o Social Blade

Existem várias maneiras de utilizar o Social Blade. Aqui, vamos demonstrar algumas delas.

Para que você se familiarize com a plataforma, veja algumas funcionalidades úteis que você encontra logo na página inicial.

Veja que há 2 campos de preenchimento onde você pode colocar o link ou nome de usuário de um canal do Youtube, de um perfil do Facebook ou de outras redes sociais para buscar as estatísticas;

Outro recurso que pode ser utilizado é o comparador de estatísticas, onde você pode comparar seus dados com os dos seus concorrentes;

Você também pode se registrar na plataforma com poucos dados: e-mail, nome e uma senha;

Fazendo login no Social Blade, você tem acesso ao seu próprio dashboard, onde possui as funcionalidades:

Entre outras funções.

Portanto, se você estiver procurando uma ferramenta como essa, vale a pena criar e usar uma conta grátis para testar a Social Blade.

Acompanhe mais alguns recursos.

Social Blade para Youtube

Para acompanhar as estatísticas do seu canal do Youtube, você precisa autenticar a rede na plataforma Social Blade pelo seu dashboard.

Para isso, use a aba "Autenticar" e clique em "Verificar canal" no ícone do Youtube.

Você vai fazer login com sua conta do Google e precisa dar permissão ao Social Blade para acessar algumas das suas informações do Youtube.

Após este processo de autenticação do seu canal, você pode acompanhar as estatísticas na aba "Suas contas do Youtube";

Você também pode favoritar canais do Youtube para acompanhar os uploads da página, quantidade de inscritos e visualizações, entre muitos outros dados, para obter insights sobre temas e plataformas relevantes.

Social Blade para Instagram

Para usar o Social Blade no seu Instagram e obter suas estatísticas, o passo de autenticação é quase o mesmo do anterior.

No seu dashboard, clique em "Autenticar" e use, desta vez, o botão "Autenticação Multiplataforma", na qual abrange o login e autenticação nas suas contas empresariais do Facebook e do Instagram.

Para analisar suas estatísticas, a aba que deve ser usada é "Suas contas do Instagram".

Assim como no caso dos canais do Youtube, você pode favoritar perfis do Instagram para acompanhar diversas métricas.

Social Blade para Facebook

O processo para autenticar seu Facebook no Social Blade é o mesmo do Instagram, uma vez que se utiliza o mesmo botão de "Autenticação Multiplataforma".

Você também consegue acompanhar as métricas de outras empresas com bom engajamento nas redes sociais para obter insights.

Social Blade para TikTok

Por fim, para acompanhar as métricas e estatísticas da sua conta TikTok, é necessário fazer um upgrade de plano e seguir o processo de autenticação.

Mas, você pode acompanhar as estatísticas de outros usuários utilizando os campos de busca.

Conclusão

As redes sociais são meios de comunicação que merecem muita atenção na hora em que você cria e dissemina suas campanhas de marketing, afinal, são utilizadas por bilhões de pessoas em todo o mundo.

Contar com ferramentas que permitem a gestão dessas redes é fundamental para formular estratégias assertivas e que atraiam cada vez mais leads e clientes.

Se você quer acompanhar as estatísticas do Youtube, Twitter, Instagram, Facebook, TikTok, Twitch, Trovo, StoryFire, Mixer, DLive e Dailymotion, a Social Blade é uma delas.

Seja na plataforma web ou através do aplicativo, com a Social Blade você consegue medir o nível de engajamento nas suas redes sociais empresariais a partir de diversas estatísticas estruturadas da análise de várias métricas.

Entre elas estão o número de seguidores, de visualizações, quantidade total de curtidas nas suas páginas, quantos downloads de conteúdos das suas redes foram feitos, entre outras informações importantes, podendo acompanhar tudo, inclusive por período.

Mas não é só isso! Com a Social Blade você consegue identificar tendências e hábitos do seu público-alvo, conteúdos de concorrentes com maior relevância para os seguidores, e assim, criar campanhas mais aprimoradas baseadas nas que já deram certo com outras empresas.

E aí? O que achou da Social Blade? Na B2B Stack você encontra mais de 20 mil soluções como essa, que otimizam suas rotinas e processos. E você ainda consegue avaliar os softwares que você já utiliza e também os que já usou! Aproveite!

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