Ícone do site B2B Stack Blog

Softwares de folha de pagamento: Conheça os 10 melhores

Imagem relacionada com softwares de folha de pagamento

A digitalização do RH e departamento pessoal fazem parte de um movimento de transformação digital que está acontecendo em todos os setores do mundo corporativo.

Por isso, é importantíssimo entender como a automatização dos processos de gestão do capital humano e os softwares de folha de pagamento trazem economia de dinheiro, eliminação de retrabalho e profissionais cada vez mais capacitados.

Os softwares de folha de pagamento são um ótimo exemplo disso e podem tornar seu setor de recursos humanos mais estratégico, garantindo uma maior disponibilidade para os profissionais de RH criarem estratégias que visam a saúde e bem-estar de todos os colaboradores.

O que é folha de pagamento?

A folha de pagamento é um documento obrigatório que deve ser emitido pelas empresas, reunindo informações do empregado e empregador e exibe um documento com os valores especificados, assegurando que tudo foi contabilizado e repassado corretamente.

Dessa forma, a folha de pagamento precisa ser calculada com exatidão a fim de não comprometer a remuneração do trabalhador, e por consequência, sua motivação no trabalho.

Qual a importância dos softwares de folha de pagamento?

É perceptível a quantidade de parâmetros calculados em uma folha de pagamento, por isso automatizar o processo através de softwares é uma estratégia que visa, sobretudo, eliminar falhas de cálculos manuais e repetitivos.

Como consequência, os profissionais da área conseguem focar no que mais importa:

A capacitação e engajamento dos colaboradores. Afinal, funcionários com salário em dia são mais produtivos, pois tendem a vestir de vez a camisa da empresa.

Como escolher softwares de folha de pagamento?

Os softwares de folha de pagamento precisam ser flexíveis, para lidarem com os mais diversos tipos de jornadas que um negócio pode ter. Para dar alguns exemplos do quanto são diversificadas, podemos citar as de estagiários, menores aprendiz, CLT, prestadores de serviços, à gerentes e diretores.

Além disso, esses sistemas têm que, preferencialmente, fazer integração com vários relógios de ponto para que funcionem em sincronia e forneçam atualizações de jornadas em tempo real.

Assim, é possível receber alertas quando há ausências ou atrasos, e até mesmo quando um colaborador já extrapolou seu horário de trabalho.

Para te auxiliar durante esse caminho de busca e contratação do melhor software de folha de pagamento para sua empresa, nosso portal B2B Stack reúne dezenas deles na categoria folha de pagamento, e você ainda pode solicitar o contato dos próprios desenvolvedores para agendar demonstrações e conhecer melhor o produto.

Dica B2B Stack: 10 softwares de folha de pagamento

Agora que você já sabe a importância de ter processos automatizados para gerar as folhas de pagamento dos seus funcionários, a B2B Stack vai te apresentar 8 softwares voltados para criação e gestão dessas folhas e suas particularidades, para que você escolha o mais adequado ao seu negócio.

Você vai conferir detalhes das seguintes ferramentas:

Winner Folha de Pagamento (Exactus)

O software de folha de pagamento melhor avaliado do Portal B2B Stack* é o Winner, um sistema da Exactus Software. A empresa está há 50 anos no mercado de soluções de tecnologia, presente em mais de 150 cidades brasileiras e com mais de 17 mil usuários no país.

O Winner permite a customização de fórmulas de cálculos das folhas de pagamento dos funcionários para se adequar às regras de cargos e salários da empresa, e além disso oferece:

Confira as avaliações do software Winner!

Workday HCM

Em um contexto de constante mudança nos modelos de trabalho e produtividade, o Workday HCM (Workday Human Capital Management) serve como um ótimo software para otimizar a força de trabalho da sua organização, reunindo funções como:

A solução é a 2ª melhor avaliada no Portal B2B Stack* – confira os comentários e saiba se o Workday HCM é bom e porquê.

Factorial

A HR tech Factorial é uma das principais soluções para digitalização do RH no Brasil, possuindo planos para todos os orçamentos, com um período experimental de 14 dias para que você entenda os benefícios em digitalizar tarefas, como: 

 

Confira avaliações da Factorial e entenda os motivos de ser um software de RH tão popular e bem avaliado entre os profissionais.

ADP

A ADP é uma empresa global desenvolvedora de softwares voltados para gestão do capital humano e recursos humanos, com mais de 70 anos no mercado.

Suas soluções atendem a empresas de vários segmentos como restaurantes, hotéis, construtoras, indústrias, serviços financeiros, varejo e da área da saúde e farmacêutica.

O diferencial da ADP é que a empresa disponibiliza três diferentes softwares de folha de pagamento, que são específicos para pequenas, médias e grandes empresas, e para negócios globais, que possuem colaboradores em outros países.

Também possuem um software de folha de pagamento denominado ADP Expert. Ele funciona de forma integrada com diversos outros módulos de recursos humanos, como portal do colaborador, gestão contábil, gestão de ponto e frequência, admissão digital e gestão de talentos, e pode ser utilizado por qualquer empresa.

Entre as funcionalidades de folha de pagamento da ADP estão:

Acesse também o nosso guia completo sobre a ADP!

HCM Senior

A Senior é uma empresa desenvolvedora de softwares para gestão de diversos processos empresariais, com atividades em toda a América Latina e presença em todo o território brasileiro.

Entre as soluções que disponibiliza está o sistema HCM, com um módulo de folha de pagamento que pode ser adquirido à parte, e outras soluções para recursos humanos.

Com este módulo, é possível gerenciar todos os dados de cadastro dos colaboradores e mantê-los em históricos, tudo de acordo com a LGPD, além de fazer cálculos mais precisos das folhas de pagamento e rescisões.

O Senior folha de pagamento também envia as informações das folhas ao eSocial, e direto para a contabilidade, para que seu negócio fique dentro das legislações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, e possibilita a geração de guias de FGTS, INSS, Imposto de Renda (DARF), entre outras.

Global Antares (Apdata)

O Global Antares não é um software de folha de pagamento específico para tal função, mas sim, é um sistema para RH com 19 módulos que podem funcionar de forma integrada.

A empresa desenvolvedora do Global Antares é a Apdata, ativa no mercado de tecnologias para gestão do capital humano e terceirização para RH desde 1984.

O módulo de folha de pagamento do software atende a todas as legislações vigentes e pode enviar dados das folhas dos funcionários ao eSocial.

Há flexibilidade para cadastrar colaboradores, salários e benefícios de vários tipos de cargos, como estagiários, menores aprendiz, CLT, comissionados, autônomos, terceirizados, diretores, expatriados, entre outros, para obter o cálculo preciso das folhas de pagamento.

Também é possível:

O Global Antares pode ser utilizado por empresas de pequeno, médio ou grande porte.

SuperSoft Sistemas

A SuperSoft é uma empresa que oferece sistemas de gestão, há mais de 27 anos, para empresas de diversos segmentos, como indústrias, atacadistas, empresas de serviços e escritórios de contabilidade.

Seu software de folha de pagamento foi desenvolvido para otimizar as rotinas dos profissionais do departamento pessoal e permite o envio de informações direto ao eSocial, bem como o trabalho colaborativo em folhas de pagamento.

Entre as funcionalidades do software de folha de pagamento da SuperSoft estão:

Starsoft Folha de Pagamento

A StarSoft é uma empresa que desenvolve sistemas de gestão integrados desde 1988, sendo o StarSoft Folha de Pagamento um destes softwares, indicado para pequenas, médias e grandes empresas.

O sistema de folha de pagamento da StarSoft está em compliance com as legislações trabalhistas, e além disso, envia todas as informações das folhas ao eSocial.

Outras funcionalidades disponibilizadas pelo sistema são:

Se você quiser conhecer mais sobre o ERP da StarSoft, acesse nosso conteúdo completo aqui.

RM Labore (Totvs)

A Totvs é uma empresa de tecnologia brasileira, que disponibiliza sistemas de gestão integrados, além de soluções de inteligência de dados, e que hoje, possui atividades em mais de 40 países.

As soluções de RH da Totvs abrangem tanto funcionalidades para gestão do capital humano quanto para departamento pessoal, sendo que essas, abrangem folha de pagamento, ponto e medicina e segurança do trabalho.

O módulo de folha de pagamento da Totvs disponibiliza integração com módulos contábeis e financeiros, a automação de processos de férias, o envio das informações das folhas ao eSocial, assim como fornece relatórios personalizados de gestão.

Conclusão

Os setores de recursos humanos e departamento pessoal terão enormes desafios para gerenciar o capital humano das empresas após a crise causada pela pandemia.

Várias mudanças que aconteceram neste período afetaram não só o emocional dos colaboradores, como o otimismo percebido em relação ao trabalho, mas também o impactou fisicamente, pois muitos aderiram a rotinas mais pesadas do que o normal.

Com isso, a responsabilidade do setor de recursos humanos passa a ser equilibrar essas dificuldades e manter o ambiente de trabalho saudável e funcionando.

No entanto, sem a digitalização do setor e de processos que demandam várias horas para serem realizados, por requererem análises minuciosas, por exemplo a gestão das folhas de pagamento, é impossível dar conta de todas essas tarefas.

Dessa forma, os softwares de folha de pagamento são importantes ferramentas para deixar a gestão mais eficiente, com ganhos de produtividade e eliminação de erros.

Em resumo, eles podem atender a empresas de diversos portes e segmentos pela sua capacidade de personalização conforme as regras do negócio, e além disso, fazem cálculos automáticos de jornadas de trabalho a partir da integração com relógios de ponto, e de férias, 13°, benefícios, descontos e FGTS, por exemplo.

Agora que você viu alguns dos softwares de folha de pagamento, navegue pela B2B Stack para conhecer mais de 23 mil ferramentas que otimizam todos os seus processos!

 

Sair da versão mobile