Ícone do site B2B Stack Blog

Udemy: saiba como funciona a plataforma e como usá-la

O ensino à distância tem sido cada vez mais uma alternativa para que as pessoas consigam estudar de qualquer lugar e a qualquer momento, e ganhou ainda mais força neste período de pandemia. Plataformas como a Udemy oferecem diversos cursos online, ministrados por especialistas e que são fontes ricas de conhecimento e aperfeiçoamento profissional.

Dentro de empresas, utilizar ferramentas de ensino como essas é essencial para manter os colaboradores capacitados e atualizados no mercado de trabalho e sobre as novas tendências, influenciando diretamente na produtividade destes profissionais, e por consequência, nos resultados do negócio.

Hoje, falaremos sobre a Udemy e todas as áreas do seu negócio que podem ser melhoradas com os cursos disponibilizados por essa plataforma. 

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é a Udemy?

Udemy é uma plataforma marketplace de cursos online, com 40 milhões de alunos, 70 mil instrutores espalhados ao redor do mundo e 155 mil cursos em mais de 65 idiomas, com adição de novos cursos mensalmente.

A plataforma oferece como recursos:

Para quem deseja contribuir com cursos e ganhar uma renda extra, a Udemy permite o cadastro de instrutores e oferece todas as ferramentas necessárias para que comecem a dar aulas e gerenciar seus conteúdos.

A Udemy também possui planos empresariais para que negócios ofereçam cursos de capacitação aos seus colaboradores e para organizações sem fins lucrativos.

A ascensão de plataformas de cursos online

A pandemia de COVID-19 trouxe enormes impactos na educação brasileira e exigiu diversas mudanças e adaptações de crianças, jovens e adultos à essa nova realidade. O ensino híbrido, por sua vez, agora passa a ser visto como uma oportunidade plausível.

Claro que muitos desses impactos foram negativos e escancararam a desigualdade entre o ensino particular e público.

Mas, por outro lado, muitas pessoas que perdiam horas no trânsito, indo e voltando do trabalho presencial, agora, com a adoção ao home office, conseguiram ter mais tempo de buscar cursos online para sua profissionalização em diversas áreas.

Já no cenário infantil, a situação é mais preocupante. Um estudo divulgado no Terra aponta que 1 em cada 4 crianças regrediu de comportamento durante a pandemia. 

Porém, como o cérebro das crianças é mais plástico do que o dos adultos, estimular o aprendizado por meio de cursos online específicos para cada faixa etária, é uma das formas de mantê-las em constante progresso educativo. 

Falando agora em números, coletamos algumas estatísticas sobre o crescimento das buscas por cursos online que foram disponibilizadas pela Porvir – Inovações em Educação:

Está mais do que claro que parte dos problemas da educação no Brasil está na falta de tempo da população.

Seja na falta de tempo dos pais acompanharem o progresso dos filhos na escola, assim como para buscar alternativas de cursos complementares à educação básica, seja na falta de tempo de jovens e adultos estudarem devido às rotinas diárias relacionadas ao trabalho.

Com os números que vimos, aparentemente, com maior disponibilidade de tempo, as pessoas pararam para pensar no quanto é importante buscar conhecimento, e não só buscá-lo, mas também se inscrever e finalizar cursos profissionalizantes em qualquer área.

Como funciona a Udemy?

Os cursos da Udemy custam a partir de R$ 27,90 cada e podem ser acessados mediante cadastro do usuário na plataforma e pagamento do valor do curso escolhido.

Após realizar seu cadastro, você terá acesso ao catálogo completo dos cursos disponíveis na plataforma, e também conseguirá se candidatar como instrutor.

A partir do momento que você paga pelo curso, não há prazo para iniciá-lo ou concluí-lo. Ele pode ser acessado de forma vitalícia.

Caso você não tenha gostado do curso que escolheu, a Udemy possui uma política de reembolso de valores em até 30 dias.

Os planos empresariais da Udemy oferecem acesso ilimitado a mais de 5.500 cursos online, entre eles estão cursos na área de desenvolvimento de sistemas, operações de TI, liderança e gestão, marketing, desenvolvimento pessoal, gestão de projetos e de operações.

Estes planos são indicados para empresas com mais de 5 funcionários e custam a partir de $ 360/usuário/ano, com possibilidade de testes gratuitos, e disponibilizam painel de controle para que gestores acompanhem o engajamento individual dos membros de sua equipe.

A Udemy é boa e confiável?

A Udemy possui escritórios em 6 países e os cursos são ministrados por especialistas, cada um em sua área de atuação.

Conforme o Reclame Aqui, a reputação da Udemy está em 8.9 de 10, sendo que possuem 100% das reclamações respondidas e 86,4% dos usuários voltariam a fazer negócio com a Udemy mesmo após terem tido algum problema.

No portal B2B Stack, onde usuários reais de softwares e plataformas podem deixar suas avaliações sobre essas soluções, a Udemy foi avaliada com 5 de 5 estrelas. Em uma das avaliações, o usuário disse o que mais gosta na plataforma:

A Udemy oferece uma gama gigante de cursos, dos mais variados tópicos e a preços bastante acessíveis, normalmente em torno de 20 reais. São muito bons principalmente, quando não se sabe nada ou pouco de algum tópico, é uma ótima porta de entrada para começar a aprender. Particularmente, fiz cursos de fotografia, machine learning (aprendizado de máquina), introdução à linguagem R, tabelas dinâmicas de excel e SQL. Achei de bom para ótimo a maioria.”.

E você? Já fez algum curso na Udemy? Se sim, deixe sua avaliação no portal B2B Stack e conte para todo o mundo como foi sua experiência! 

Como usar a Udemy?

Para utilizar a Udemy, você precisará fazer seu cadastro na plataforma clicando em “Cadastre-se”;

Preencha seus dados pessoais, escolha se deseja receber e-mails com promoções e recomendações e clique em “Cadastre-se”; 

A partir disso, você poderá navegar entre as categorias de cursos da Udemy para escolher o que desejar;

Após selecionar a categoria e subcategoria do curso desejado, você terá acesso à lista de cursos para escolher o desejado;

Ao clicar em um dos cursos, você conseguirá ver todos os seus detalhes, desde sua descrição, os conteúdos que você irá aprender, quantidade de horas para conclusão, até opções de presentear alguém com este curso e colocá-lo em seu carrinho ou comprar na hora;

Selecionamos então a opção de “Comprar agora” para te mostrar o próximo passo, que será finalizar a compra. Você poderá efetuar o pagamento via cartão de crédito, boleto bancário ou com o PayPal;

Após a baixa bancária, seu curso já estará disponível para ser acessado a qualquer momento.

Quais os cursos disponíveis na Udemy?

Os cursos da Udemy são divididos em categorias e subcategorias:

Tem cursos grátis na Udemy?

Siiiim! A Udemy criou uma coleção de cursos gratuitos em diversas áreas, porém, estes não geram certificado de conclusão. Entre as categorias de cursos grátis estão:

E muito mais. Basta navegar pelo catálogo de cursos gratuitos da Udemy para encontrar os mais adequados ao seu momento.

Os cursos da Udemy são reconhecidos?

Os cursos da Udemy não são reconhecidos pelo MEC, mas, oferecem certificação após seu término para complementar seu currículo.

Conclusão 

Sempre que falamos sobre educação, devemos sentir uma enorme satisfação, pois somente com educação podemos melhorar o país, mas ao mesmo tempo, precisamos refletir que em pleno século XXI, em meio a toda essa transformação digital que vem ocorrendo, muitas pessoas ainda não têm acesso nem mesmo à educação básica por uma série de fatores.

Em contrapartida, sem dúvidas, temos que admitir que a tecnologia e a educação à distância de diversas formas, seja através de cursos de extensão ou até mesmo de cursos superiores, facilitaram este acesso e proporcionaram aprendizado à muita gente, que antes, não tinha tempo ou condições financeiras de frequentar uma instituição de ensino.

Plataformas como a Udemy, que fornecem uma gama de cursos online em diferentes áreas, e ainda, com possibilidade de acessá-los de qualquer dispositivo e com bom custo benefício, ajudam muitas pessoas a obterem conhecimento e realizarem o sonho de se profissionalizar naquilo que gostam.

Essa importância ficou ainda mais escancarada com a pandemia de COVID-19 e o fechamento das escolas, sendo que neste momento, complementar a educação básica com cursos profissionalizantes é a melhor forma de fazer com que os alunos não sofram tanto com as dificuldades que estão enfrentando sem as aulas presenciais.

Assim como a Udemy, diversas outras plataformas oferecem cursos de qualidade para agregar conhecimento, e você pode conhecê-las acessando a categoria completa de educação à distância no portal B2B Stack. Não deixe de conferir!

Sair da versão mobile