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Guia do Mailchimp: uma das principais ferramentas de E-mail Marketing

Com a expansão do mercado digital, saber criar campanhas de marketing é o diferencial para se destacar diante da concorrência. O Mailchimp é uma das ferramentas que podem auxiliar pequenos negócios a construírem estratégias de marketing assertivas e que ainda promete resultados rápidos.

Muitas pessoas pensam que divulgar sua marca por e-mail é uma coisa ultrapassada, porém, isso não é verdade, já que hoje, mais da metade da população mundial possui uma conta de e-mail.

Outro pensamento errôneo é achar que seja necessário um investimento altíssimo em anúncios para aumentar o tráfego em plataformas online e assim, aumentar as taxas de conversão.

Mas a verdade é que um marketing barato e bem feito pode render resultados muito melhores do que uma estratégia de marketing cara e que não agrega valor nenhum ao cliente.

Para mostrar alguns dos recursos que uma boa ferramenta de marketing pode oferecer, vamos falar sobre o Mailchimp, as vantagens e desvantagens de utilizá-lo, os planos e funcionalidades, e te mostrar na prática como ele funciona.

O que é o Mailchimp?

Mailchimp é uma plataforma que disponibiliza ferramentas de marketing integradas para auxiliar quem tem uma pequena empresa a divulgar seus produtos e serviços na internet. Com apenas alguns cliques, é possível criar desde um e-mail rico para nutrir seus leads até criar páginas web.

A ferramenta oferece uma série de recursos para criar e gerenciar campanhas de marketing digital de forma prática, contando com modelos personalizáveis de e-mail marketing, adicionar e gerenciar contatos, obter insights a partir do histórico de jornada dos clientes e gerar relatórios precisos sobre a situação atual das estratégias adotadas. 

Além disso, o Mailchimp ainda permite a criação de anúncios, formulários, websites e landing pages, esta última inclusive, com possibilidade de integrar meios de pagamento para que o usuário não precise sair de sua página para adquirir seus produtos ou serviços.

O Mailchimp também possui CRM integrado, ferramenta fundamental para gerenciar e fidelizar o relacionamento com seu cliente.

Mesmo que a ferramenta seja bastante prática, caso necessário, é possível contratar um especialista na plataforma para que você aprenda a usufruir de todas as funcionalidades oferecidas.

Para quem o Mailchimp é indicado?

Mailchimp é indicado para pequenas empresas, profissionais autônomos e agências publicitárias, que precisam de um aliado para planejar, estruturar, pôr em prática e metrificar a eficácia de suas campanhas de marketing digital.

Mailchimp, a empresa

A empresa Mailchimp foi criada em 2001 em Atlanta pelos fundadores Ben Chestnut e Dan Kurzius. À princípio, a empresa era uma agência de web design com foco em grandes empresas, mas acabaram criando ferramentas de marketing certeiras para pequenos empreendedores, auxiliando no crescimento dessas empresas.

O Mailchimp foi planejado para ser uma alternativa mais em conta aos softwares de e-mail da década de 2000, o que chamou muita atenção deste público por dar a possibilidade de entrarem no mundo da tecnologia em que seus concorrentes grandes já estavam inseridos.

Por virem de famílias que possuíam pequenos negócios, Ben e Dan decidiram oficializar sua vontade de atender a empresas deste porte fechando a agência de design em 2007 e se dedicando 100% ao Mailchimp.

Então, por uma necessidade de seu público-alvo, os fundadores da Mailchimp decidiram disponibilizar de forma integrada diversos canais de divulgação em sua ferramenta, como Facebook, Google, entre outros.

Com o passar do tempo, a missão de Ben e Dan continuou sendo a de dar oportunidades melhores para as empresas que são menos favorecidas no mercado, e assim, seguir desenvolvendo recursos inovadores para os pequenos negócios.

Como usar o Mailchimp?

Para usar o Mailchimp, primeiramente será necessário criar um cadastro na plataforma clicando no botão “Cadastre-se gratuitamente”;

Você deverá preencher suas informações pessoais: e-mail, nome, criar uma senha, ler os termos de uso e políticas de privacidade e optar por receber ou não e-mails do Mailchimp. 

Ao preencher esses campos, habilitará o botão “Inscrever-se”, onde você deverá clicar para seguir para o próximo passo;

Você receberá um e-mail para ativação de sua conta. Então, abra o e-mail recebido e clique em “Activate Account”;

Você será redirecionado para a página do Mailchimp novamente, passará pela validação de que não é um robô, e em seguida, já começará a configurar sua conta, iniciando pela escolha do plano.

Nesta tela, você também poderá comparar os recursos que cada plano oferece, e ao escolher a melhor opção, clique em “Próximo”;

Preencha mais alguns dados pessoais e da empresa: seu nome, o nome da empresa, o URL do site (opcional) e o número de telefone (opcional) e clique em “Prosseguir”;

Preencha o endereço comercial e clique em “Prosseguir”;

Informe se você possui uma lista de contatos e clique em “Prosseguir”;

Selecione o que você pretende oferecer entre serviços, conteúdos, bens físicos, tecnologia ou software ou algum outro tipo de produto ou serviço, e clique em “Prosseguir”;

Informe onde você abriu sua loja virtual, se foi no site ou loja de comércio eletrônico de outra empresa, no site ou loja do próprio Mailchimp, em loja de aplicativos ou em loja física de outra empresa.

Ao escolher, clique em “Prosseguir”.

E então, você seguirá para o último passo dessa configuração inicial, onde deverá escolher os conteúdos do Mailchimp que deseja receber. Em seguida, clique em “Prosseguir”;

A partir daqui, seu painel de controle já estará disponível para conectar sua loja online e completar todas as suas configurações;

Você também consegue projetar e automatizar envios de e-mails, mapear a jornada de marketing, criar enquetes e formulários que auxiliam na captação de e-mails e criar anúncios para Facebook, Instagram e Google;

Funcionalidades do Mailchimp

O Mailchimp é bastante rico em funcionalidades, mesmo no plano gratuito. Elas foram desenvolvidas para auxiliar desde quem está iniciando um comércio até usuários mais experientes em ferramentas de marketing.

Abaixo, estão listadas mais algumas funcionalidades do Mailchimp:

Vantagens e desvantagens do Mailchimp

Planos e preços do Mailchimp

Os planos do Mailchimp são divididos em:

Dicas de uso do Mailchimp

Vamos às dicas de uso do Mailchimp, onde faremos um tutorial para que você veja como essa ferramenta funciona na prática.

Cleaned é o termo utilizado no Mailchimp para contatos que são removidos de sua lista.

Estes contatos possuem endereços de e-mails inválidos, na qual as campanhas enviadas são devolvidas permanentemente ou ocorrem várias devoluções temporárias.

A devolução permanente indica que o endereço de e-mail cadastrado não pode receber e-mails por estar incorreto ou desatualizado. 

Normalmente, o Mailchimp remove automaticamente estes contatos que possuem e-mails devolvidos permanentemente, e os identifica com o selo “Cleaned” em sua tabela de contatos, como na imagem abaixo:

Para criar listas de contatos, você deverá clicar no ícone “Público” do menu, depois em “Painel de audiência” e “Adicionar um contato”;

Você deverá preencher as informações de seu contato: endereço de e-mail, nome e sobrenome, endereço, telefone e data de aniversário.

Você pode também adicionar tags para o contato e por fim, assinalar as caixas de diálogo, na qual a primeira é para que você informe se o contato deu permissão para lhe enviar e-mails. 

E a segunda caixa de diálogo é para autorizar que o Mailchimp faça atualização no perfil deste contato com as informações novas inseridas caso ele já esteja cadastrado em sua plataforma.

Com tudo preenchido, é só clicar em “Inscrever”;

Você poderá continuar adicionando contatos na mesma página, ou visualizar seus contatos já cadastrados clicando em “Manage Contacts” e depois em “View contacts”;

Os contatos aparecerão em lista, e você verá o segmento de cada cliente, os dados cadastrados, data de alterações, atualizações, entre outras informações:

Caso você já tenha uma lista de clientes criada, você pode importar todos os contatos em massa para otimizar o tempo.

Para fazer isso, você pode clicar em no ícone “Público”, “Todos os contatos”, em seguida clicar na aba “Adicionar contatos” e “Importar contatos”;

Escolha a forma como você deseja importar seus contatos: fazer upload de um arquivo CSV ou TXT, delimitado por tabulação, ou copiando e colando dados de uma planilha.

Vamos escolher a opção de upload. E então, é só clicar em “Continuar e carregar”;

Localize o documento em seu dispositivo clicando em “Navegar”, e clique em seguida em “Continue a organizar”;

Selecione um status para estes contatos que serão importados: o status inscrito significa que o cliente está apto para receber seus e-mails, pois autorizou o recebimento. 

O status “não inscrito” significa que ele ainda não deu uma autorização para recebimento de e-mail marketing.

O status Cleaned são de clientes que possuem e-mails inválidos cadastrados;

Adicione Tags para organizar seus clientes importados. Você pode criar uma tag ou utilizar uma tag popular. Em seguida, clique em “Continue para corresponder”;

Confirme se as colunas e linhas do arquivo importado estão corretas (se realmente o que estão nas colunas são e-mails e telefones conforme selecionado), e clique em “Finalizar importação”;

Revise os dados da importação e se estiver tudo certo, clique em “Importação completa”;

Após a importação concluída, você já pode optar por começar uma campanha com os contatos importados ou apenas visualizá-los.

Para exportar listas de contato do Mailchimp, você deverá clicar no ícone de “Público”, depois em “Todos os contatos” e “Exportar Audiência”;

Marque a caixa de diálogo e clique em “Exportar como CSV”;

Em alguns segundos o arquivo zipado já será baixado e estará pronto para ser extraído em seu dispositivo.

Conclusão 

Mailchimp é uma plataforma que disponibiliza ferramentas para auxiliar no crescimento de pequenas empresas.

Os recursos oferecidos permitem desde o cadastro e gestão de contatos de clientes, possibilitando também sua segmentação, até a criação e gerenciamento de páginas web, anúncios e outras campanhas de marketing, tudo de forma intuitiva para fazer com que a empresa alcance resultados rápidos.

O Mailchimp também metrifica como está o engajamento do público-alvo fornecendo os dados da frequência em que os clientes abrem seus e-mails marketing, e ainda oferece insights para as melhores tomadas de decisão baseadas em seus resultados obtidos.

Se você ainda não conhecia o Mailchimp, vale a pena tirar um tempinho para dar uma olhada e testar a ferramenta na prática.

Veja também no portal B2B Stack, a categoria de automação de marketing para escolher a melhor opção para seu negócio. É possível fazer comparativos entre soluções e ver avaliações de usuários reais dos softwares cadastrados, facilitando a busca pela ferramenta mais adequada.

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