Adobe Creative Cloud: O que é e quais programas possui

Publicado em 24 de junho de 2022

Uma das empresas mais conhecidas mundialmente é a Adobe Creative Cloud. Graças aos seus produtos que fazem muito sucesso, como o Photoshop e o Illustrator. Hoje eles fazem parte da Adobe Creative Cloud.

Com um formato integrador, que funciona em diversas plataformas e que facilita a integração entre seus diversos programas, a empresa apostou no sistema de assinatura para disponibilizar isso para o público.

Você sabe como funciona? E quais são todos os programas disponíveis? É isso que esse artigo da B2B Stack irá abordar!

O que é o Adobe Creative Cloud

O Adobe Creative Cloud é um serviço da empresa Adobe onde você pode fazer a assinatura de um programa ou de um pacote de programas. Tudo de acordo com sua necessidade.

Adobe

Para que serve?

O Adobe Creative Cloud possui mais de 20 aplicativos disponíveis, nas mais diversas áreas:

  • Edição de vídeo
  • Edição de imagem
  • Fotografia
  • Diagramação
  • Ilustração
  • 3D
  • Arquivos PDF

Por isso é uma plataforma completa para criação de sites, material impresso, imagens para redes sociais, vídeos institucionais e outras ferramentas de divulgação e marketing das empresas.

Consegue ser útil em todos os processos: Desde a concepção da logo e da identidade visual até no e-mail marketing do pós-venda, passando por campanhas, brindes, postagens e muito mais.

Quais as vantagens?

São inúmeras as vantagens de se assinar o Adobe Creative Cloud. Algumas delas são:

Multiplataforma

Uma das vantagens de ter uma assinatura do Adobe  Creative Cloud é o fato dele ser multiplataforma. Ou seja, funciona em computadores e dispositivos móveis. 

Pacotes ou programas individuais

A empresa pode escolher assinar a licença de apenas um programa que necessita. Mas a Adobe possui a opção de assinatura de todos os programas dentro de um pacote com um valor bem mais acessível do que os adquirindo de forma separada.

Armazenamento na Nuvem

Além dos programas, a Adobe Creative Cloud também disponibiliza para os assinantes a opção de armazenar arquivos na nuvem. Esse recurso facilita a tarefa de compartilhar o trabalho entre membros de uma mesma equipe.

Interatividade entre os programas

Outra vantagem é que os programas, além de possuírem interfaces parecidas, o que ajuda na usabilidade, também são interativos entre si. Por exemplo, é possível realizar um projeto usando Photoshop e Illustrator, migrando entre os programas de forma fácil. Ou até mesmo realizar uma edição de vídeo com o Premiere e as animações com o After Effects.

Atualizações gratuitas

Ao contrário de quando se adquire uma versão específica de um software, ao realizar a assinatura há a vantagem de sempre ter a versão mais nova possível à disposição. Isso evita a situação de recompra quando um programa fica obsoleto.

Quais as desvantagens?

Sem dúvidas, a grande desvantagem é o fator preço. O pagamento, seja de um pacote ou de um programa específico, é mensal. Logo, gera um custo recorrente para a empresa. Se necessitar de mais de um produto, inclusive, já é mais viável assinar o pacote com todas as soluções disponíveis.

Mas ainda que o fator preço pese contra, as vantagens se sobressaem, principalmente ao pensar na opção total de produtos.

Os principais programas presentes no Adobe Creative Cloud

O Creative Cloud conta com alguns dos softwares mais conhecidos e utilizados quando se fala de edição de fotos ou vídeos. Mas não se resume só a eles. 

Com uma coleção de mais de 20 programas, ele atende às demandas de vários segmentos de empresas. Veja a seguir algumas das principais ferramentas do pacote Adobe:

Photoshop

Sem dúvidas, um dos programas mais famosos da Adobe é o Photoshop. Ele é o software voltado à edições de imagens mais utilizado no mercado. 

Com ele é possível realizar manipulações e edição de imagem, que são muito importantes na criação da identidade da empresa. Além disso, ele contém uma aba de aprendizado, que conta com tutoriais para aprender mais sobre as funções disponíveis.

Adobe

Illustrator

Para a criação de vetores, ilustrações e gráficos a melhor opção é o Illustrator. A vantagem de se usar vetores é que podem ser redimensionados sem perder a sua qualidade, coisa que outros formatos não oferecem. Por isso, é um ótimo programa para criação de logos e materiais que irão ser impressos.

Premiere

Se a tarefa envolve edição de vídeos, o software mais adequado é o Adobe Premiere. Ele consegue cortar e juntar arquivos, fazer ajustes de cor, sombra, luz, além de trabalhos de colorização. Também é possível acrescentar um áudio de fundo como uma música ou fazer ajustes simples no áudio do vídeo nativo.

Adobe

After Effects

Enquanto o Premiere tem como foco a edição dos vídeos, o After Effects é próprio para a pós-produção e construção de animações. Essas animações podem ser textos, elementos e efeitos visuais, entre outros tipos de gráficos. 

O After Effects pode ser muito útil para criação de vinhetas, por exemplo.

InDesign

O InDesign é a aplicação voltada para o design e diagramação de peças como livros, e-books, pôsteres e brochuras em geral. Nele é possível organizar os textos, imagens e gráficos e os preparar para impressão ou publicação online.

Lightroom

Para tratamento de fotografias, a melhor opção é o Lightroom. Apesar do Photoshop ser ótimo para manipulação de imagens, o Lightroom trata imagens em formato RAW (o formato cru da imagem) e consegue replicar configurações de luz, contraste e saturação com poucos cliques para várias fotos.

É ótimo para tratar as centenas de fotos de produtos, por exemplo.

Adobe Stock

Além de todos os programas, os usuários ainda possuem acesso ao Adobe Stock, um banco de imagens e recursos audiovisuais para a criação de suas peças. Ele conta com um acervo gratuito, que pode ser utilizado por qualquer pessoa que tenha um Adobe ID. Mas, com uma das assinaturas, é possível conseguir milhares de recursos com licença para uso.

Outros programas presentes no Adobe Creative Cloud

Além de possuir os programas mais conhecidos pelo público, o Creative Cloud ainda tem outros em sua plataforma muito úteis. 

Alguns são utilizados no dia-a-dia sem que as pessoas se deem conta de que pertencem à essa empresa..

Adobe Color

Uma das grandes dificuldades de quem cria um material gráfico ou apresentação é conseguir um esquema de cores visualmente bonito. Por isso, para auxiliar o uso dos demais softwares, é possível usar o Adobe Color.

Ele funciona como um criador de paleta de cores onde você pode escolher como seria ditada a harmonia das cores: Análogas, escala monocromática, cores complementares, paleta por sombras e até mesmo personalizar a sua regra (uma boa opção para as empresas que já tem suas cores definidas).

Dessa forma, ao linkar com sua conta, é possível salvar essas paletas como temas no Photoshop e Illustrator e acessá-las de forma rápida.

Além disso, possui outras três funções interessantes:

  • Extrair tema por imagem: Nessa opção, é possível extrair as cores de uma imagem através do upload dela e assim criar uma paleta personalizada;
  • Extrair gradiente: Aqui, ao invés de cores é extraído um gradiente de uma imagem;
  • Ferramentas de acessibilidade: Um ótimo lugar para checar se o texto, cores e proporções estão acessíveis e também são entendíveis por daltônicos

Adobe

Adobe Acrobat

Por agilizar os processos e tornar tudo mais fácil, muitas empresas estão adotando a assinatura digital. Alguns sites oferecem esse recurso, mas a Adobe possui um programa que disponibiliza essa funcionalidade: O Adobe Acrobat Reader.

E não só ela. Ele funciona como um leitor, conversor e editor de PDF. Com o Acrobat é possível transformar arquivos de diversos formatos como xlsx (Excel), docx (Word), ppt (PowerPoint), entre outros em PDF.

Mas qual a vantagem do PDF? Além de ser um arquivo leve e fácil de enviar, ainda é uma espécie de arquivo “universal”. Ou seja, podem ser compartilhados e abertos independente do sistema e programa utilizado.

O Acrobat ainda consegue editar arquivos PDF em sua versão paga. Aquele arquivo que foi escaneado de cabeça para baixo sem querer se vira facilmente com alguns cliques. Ou algum documento que precisa ter uma logo alterada após as assinaturas. São inúmeras as possibilidades.

Adobe Fonts

Os assinantes ainda podem contar com uma biblioteca enorme de fontes, a Adobe Fonts. Através do aplicativo do Creative Cloud, é possível procurar e ativar as fontes desejadas. Dessa forma, elas estarão disponíveis para os programas que estiverem instalados no computador do usuário.

 

Além dos programas citados ainda existem no Creative Cloud:

  • Express: Semelhante ao Canva, possui milhares de modelos editáveis para criação de conteúdo;
  • XD: Voltado para o desenvolvimento de aplicações web e design da interface;
  • Audition: Ferramenta de mixagem, gravação e edição de áudio;
  • Animate: Criação de animações através de vetores;
  • InCopy: Criado para profissionais de redação alterarem textos sem comprometer ou alterar o layout da peça;
  • Pacote Substance: Sendo dividido em Collection e Texturing, é voltado à modelagem 3D.

Sem dúvidas a Adobe possui uma gama de produtos completos prontos para atender a demanda das empresas. Mas, se você tem dúvida de como eles performam em relação aos concorrentes, a B2B Stack traz para você uma visão geral e como cada um performa dentro da sua categoria. Tudo para que você tenha a certeza de que está fazendo o melhor negócio!


Artigos relacionados