Gestão de folha de pagamento com o ADP, saiba como fazer

Publicado em 11 de junho de 2021

Disponibilizar a folha de pagamento dos colaboradores da empresa se trata de uma obrigação legal no território brasileiro. Este documento tem validade contábil, fiscal e operacional. Portanto, fazer a gestão das folhas de pagamento exige muita organização, e a ADP pode ter a solução ideal para que você automatize este processo.

A gestão de folha de pagamento, se realizada de forma incorreta, pode acarretar em falhas de cálculos, e por consequência, a empresa acaba sendo penalizada ou atrasa o pagamento dos colaboradores, o que gera insatisfações e desgastes desnecessários para ambas as partes.

Automatizar a gestão das folhas de pagamento é a forma mais assertiva para eliminar os processos manuais e repetitivos, aumentar a produtividade dos profissionais da área e manter os pagamentos dos colaboradores sempre corretos.

Veja neste post, como a ADP pode auxiliar seu negócio integrando uma série de soluções para gerenciar esse e outros processos relacionados à pessoas.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é a ADP?

ADP

ADP é uma empresa que cria soluções para gestão automatizada de folhas de pagamento, com armazenamento em nuvem, fornecendo um repositório de dados centralizado.

As folhas de pagamento podem ser processadas e acessadas em desktops e dispositivos móveis, portanto, podem ser gerenciadas em qualquer lugar. 

Os softwares ADP são indicados para empresas de todos os portes e segmentos, inclusive multinacionais.

Eles otimizam tempo e custos ao processarem rapidamente as folhas de pagamento e eliminarem os processos manuais, e podem ser configurados de acordo com as necessidades da empresa, assim, você só paga pelo que realmente precisar.

Também são adaptados para facilitar que os profissionais consigam gerenciar e lançar diversas remunerações diferentes, incluindo benefícios.

Os aplicativos desenvolvidos pela ADP fornecem aos colaboradores e gestores um autoatendimento, para que tenham acesso e armazenem seus holerites, facilitando o acompanhamento deste documento por ambas as partes.

As soluções fazem integrações com diversos softwares de RH e também com ERPs, desta forma, os dados das folhas de pagamento processadas são encaminhados diretamente a esses sistemas para que a empresa tenha um controle sincronizado. 

Com as ferramentas ADP é possível gerar relatórios de folha de pagamento com informações atualizadas em tempo real, e obter insights a partir do processamento das folhas locais, nacionais e globais de forma unificada.

O software ADP eXpert é indicado para empresas de todos os portes que operam dentro do Brasil e além de processar as folhas de pagamento com segurança de dados, mantém a conformidade com as legislações trabalhistas locais. 

É possível adicionar diversos módulos e componentes ao ADP eXpert para potencializar sua experiência, assim, você realizará a gestão de suas folhas de pagamento e do capital humano como um todo.

O software ADP GlobalView Payroll é indicado para grandes empresas e multinacionais, e utiliza apenas um sistema de registro de folhas de pagamento que possibilita o processamento de folhas de colaboradores de até 42 países.

Pode ser integrado a outros softwares HCM e também ao ADP Celergo, caso precise estender o processamento de folhas de pagamento para até 140 países.

O Software ADP Celergo também é indicado para multinacionais. Ele conecta e unifica folhas de pagamento de forma global em apenas um painel, otimizando tempo em sua gestão.

Possibilita o upload de dados dos colaboradores, inclusive em massa, a modificação desses dados conforme as necessidades e a criação de formulários.

A ADP possui centrais de serviços espalhadas por diversos países, portanto, é capaz de fornecer suporte aos seus clientes independente do fuso horário. E quanto à segurança, possui certificações ISO 9000 e ISO 27001.

A empresa ADP

A ADP é uma empresa multinacional fundada há mais de 70 anos, com foco em desenvolver soluções inovadoras, com armazenamento em nuvem, para gestão de pessoas.

As ferramentas desenvolvidas pela ADP atendem às demandas de RH, Folha de Pagamento, Gestão de Talentos e Gestão de Ponto.

Possuem escritórios em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, e em mais de 140 países e mercados, oferecendo suas soluções para as empresas que operam em um ou em vários países.

A empresa está há 7 anos na liderança do relatório NEAT da NelsonHall, sendo que em 2021, é líder em serviços de folha de pagamento.

Como funciona a ADP para folhas de pagamentos

Para utilizar alguma das soluções ADP, é necessário que você solicite uma demonstração diretamente com os especialistas da plataforma, para que você consiga personalizar e configurar seu sistema de folha.

Neste processo, serão identificados os módulos e funções que você precisa ter em seu sistema de folha de pagamento de acordo com alguns parâmetros, como a quantidade de funcionários da empresa e os países em que eles estão localizados.

Caso sua empresa tenha colaboradores fora do Brasil, a plataforma de folha de pagamento será adaptada às legislações dos países em questão.

Todos os dados referentes às folhas de pagamento serão unificados em apenas um painel, facilitando sua visualização e o planejamento de estratégias para beneficiar colaboradores e também seu negócio.

Você poderá integrar diversos módulos à sua folha de pagamento, como as soluções para gestão de ponto e ponto eletrônico, gestão de talentos, admissão eletrônica, ferramentas contábeis, assinatura eletrônica, entre muitas outras.

Isso aumenta ainda mais a assertividade das análises por gerenciar muitos processos em sincronia, e em apenas um lugar.

Folha de Pagamento para pequenas empresas

Para as pequenas empresas, os softwares da ADP podem fornecer os relatórios mensais obrigatórios tanto de RH quanto de folha de pagamento, bem como transferir automaticamente estes relatórios para os órgãos governamentais e para terceiros.

Também pode ser integrado o controle da jornada de trabalho do funcionário à folha de pagamento.

Com apenas alguns cliques você pode processar suas folhas de pagamento e ter seus impostos calculados automaticamente.

A plataforma oferece suporte dos especialistas para que você usufrua de todas as funcionalidades corretamente.

As soluções ADP mais indicadas para os pequenos negócios são a ADP eXpert ou ADP Celergo.

Folha de pagamento para médias e grandes empresas

Para as médias e grandes empresas, a ADP oferece flexibilidade na folha de pagamento e nos recursos de RH, além de configurações personalizadas.

As soluções suportam a gestão de folhas de pagamento de 200 a 1000 funcionários locais e mais de 100 mil espalhados pelo mundo, mantendo a empresa sempre dentro das regulamentações relacionadas à área.

A gestão dos dados dos colaboradores pode ser realizada de forma automatizada, na qual você consegue adicionar novos colaboradores ao sistema de forma prática, obter processos de admissão digitalizados, bem como enviar automaticamente a revisão das folhas de pagamento caso ocorram modificações nos dados dos colaboradores.

Folha de pagamento global

As folhas de pagamento gerenciadas através das soluções ADP podem ser de níveis escaláveis e global, sendo que conseguem atender às multinacionais que contém funcionários em até 140 países.

O sistema de folha de pagamento possui registro único, portanto, os dados das folhas de pagamento são consolidados de forma a reuni-los em um relatório totalmente abrangente e unificado para as tomadas de decisão.

As soluções ADP mais adequadas à folha de pagamento global são ADP Celergo e ADP GlobalView Payroll, que iremos abordar as funcionalidades mais adiante.

Como a ADP auxilia o RH das empresas

A ADP ajuda os analistas de folha na otimização de tempo e maior precisão nas análises dos dados ao automatizar e centralizar os processos relacionados à folha de pagamento.

Por consequência, essa automação elimina as falhas dos processos repetitivos, e mantém a pontualidade no pagamento dos colaboradores.

Os softwares ADP também auxiliam no aumento da produtividade dos profissionais, pois com um processo automatizado os analistas de folha conseguem realizar mais ações em menos tempo.

Com o autoatendimento para o colaborador disponibilizado nas soluções ADP, os colaboradores acessam suas folhas de pagamento e demais informações relacionadas, reduzindo os chamados para esclarecimentos de dúvidas e fornecendo mais autonomia na consulta de seus dados.

É possível esperar também uma redução de custos por centralizar os dados importantes para processamento em apenas uma plataforma, reduzindo o número de bancos de dados e/ou prestadores de serviços envolvidos na gestão das folhas de pagamento.

Mas, uma das vantagens mais importantes das soluções ADP é manter a empresa em conformidade com as mudanças regulatórias de folhas de pagamento que podem ocorrer ao longo do tempo, o que também otimiza o tempo dos profissionais de RH que normalmente conferem este tipo de adequação.

Com tudo isso, a empresa evita a penalização de infração de recolhimentos indevidos, processos trabalhistas e custos desnecessários com tributos pagos indevidamente por erros de cálculo.

Funcionalidades da ADP

Abaixo abordamos as funcionalidades de cada software ADP separadamente. 

  • ADP eXpert 

  • Service Place, um portal self-service do colaborador, responsivo para dispositivos móveis e permite a visualização de holerites e informes de rendimento, batida de ponto eletrônico, gestão de ponto colaborativa, gestão de banco de horas, calendário e alterações cadastrais e de benefícios;
  • Atualizações legais automáticas, conformidade com as legislações trabalhistas e privacidade de dados;
  • Processamento de folha de pagamento em conformidade com o eSocial;
  • Relatórios detalhados;
  • Configurações de folhas de ponto conforme as necessidades;
  • Cálculos de salários precisos;
  • Administração de todos os vínculos empregatícios: CLT, expatriados e impatriados, estagiários, diretores, comissionados e menores aprendizes;
  • Administração de afastamentos e rescisões;
  • Histórico de folhas de pagamento;
  • Alteração de dados cadastrais, horário de trabalho, ajustes de transferências de colaboradores entre filiais, entre outras modificações;
  • Geração de guias de recolhimento como DARF, GPS, GRFC, geração de relatórios e arquivos eletrônicos como SEFIP, CAGED, e também de créditos de salários e pensão alimentícia;
  • Geração de arquivos da Receita Federal e Previdência Social;
  • ADP GlobalView Payroll

  • Mais de 1000 colaboradores em um país;
  • Folha de pagamento global;
  • Conformidade global com os regulamentos trabalhistas;
  • Integração com HCM e sistemas de RH;
  • Produção de relatórios e análises;
  • ADP myView: portal de autoatendimento configurável para colaboradores;
  • Suporte antes, durante e depois da implementação.
  • ADP Celergo

  • Até 1000 colaboradores por país;
  • Folha de pagamento global integrada e unificada;
  • Produção de relatórios globais;
  • Upload de dados de colaboradores;
  • Gestão de documentos;
  • Integração com HCM.
  • Módulos e componentes adicionais

  • Gestão de ponto;
  • Controle da jornada de trabalho;
  • Gestão de banco de horas;
  • Gestão financeira relacionada ao saldo de horas;
  • Ponto digital;
  • Admissão digital;
  • Saúde e segurança no trabalho;
  • Criptografia;
  • Integrador contábil;
  • Financial Connect: integração dos dados financeiros das folhas de pagamento à qualquer ERP;
  • eXpert Connection: integração da folha de pagamento aos sistemas de RH;
  • InterConnection: recebimento de arquivos a partir de diversos sistemas;
  • e-Sign Connect: integração entre a folha de pagamento e softwares de assinatura digital;
  • Gestão de talentos, gestão de cargos e salários, treinamentos e avaliação de desempenho.

Conclusão 

Cuidar da folha de pagamento dos colaboradores é uma responsabilidade muito grande para se ter sozinho. Ainda mais quando se tratam de muitos colaboradores.

A ajuda da automação nestes processos evita que ocorram falhas nos cálculos e nos processamentos de folhas de pagamento e mantém a confiabilidade do negócio.

Escolhendo a ferramenta certa, você ainda consegue integrar todos os dados das folhas de pagamento diretamente com sistemas contábeis e financeiros, evitando também o retrabalho de lançar todos esses dados em mais de uma plataforma.

Isso também torna a gestão financeira de sua empresa mais eficiente, já que os dados serão computados e calculados automaticamente.

Automatizar suas folhas de ponto com as soluções ADP, permite que você tenha todas as informações necessárias centralizadas em apenas uma plataforma, consegue coletar dados em tempo real e não precisa se preocupar com o armazenamento destes documentos, pois eles ficarão arquivados em nuvem.

Conheça mais soluções para potencializar seu setor de RH acessando a categoria completa no portal B2B Stack. Aproveite para fazer comparativos entre ferramentas e ver as avaliações dos usuários para escolher a mais adequada ao seu negócio.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados