CRM para recrutamento: como utilizar no relacionamento com o candidato

Publicado em 4 de setembro de 2022

audience

O processo de recrutamento e seleção tem extremo impacto no desenvolvimento e nos resultados de uma empresa, tendo em vista que é através dele que são selecionados os colaboradores que atuarão na mesma. Para que essa jornada de recrutamento se dê, é preciso que haja o manejo de uma quantidade excessiva de informações a respeito da empresa, seu público-alvo e candidatos disponíveis para as vagas a serem preenchidas.

Desse modo, faz-se necessário um trabalho cauteloso e requer muita atenção e organização, para não serem perdidos dados importantes para a plena execução de um recrutamento. É nesse cenário que se torna importante a inserção de um software de CRM para Recrutamento no dia a dia de um setor de recrutamento.

Através do material abaixo, será possível aprender um pouco a respeito desse sistema, suas funções e seus benefícios para tornar eficaz o processo de recrutamento e seleção da sua empresa.

Qual o impacto que um sistema de recrutamento eficaz traz para uma empresa?

 

Mulher na revisão de recrutamento

 

A qualidade do sistema de Recrutamento e Seleção de uma empresa impacta diretamente em seus resultados e seu crescimento no mercado. Isso se dá pelo fato de que o processo de escolha dos colaboradores que integrarão sua equipe, quando realizado da melhor maneira possível, garante que as funções sejam exercidas com excelência e, assim, que a equipe alcance os melhores resultados possíveis.

Um sistema eficaz garante que os candidatos estejam alinhados não só às vagas de suas respectivas especializações acadêmicas, mas também aos valores e objetivos da empresa para a qual prestarão seus serviços. Para que os objetivos de uma empresa sejam alcançados, é preciso que toda a equipe esteja em sintonia, e é exatamente isso que um recrutamento de excelência consegue garantir.

Portanto, para ser garantido o progresso dentro de sua empresa, é importante que ela disponha de recursos que facilitem o trabalho do grupo de recrutadores. Atualmente, a tecnologia possibilita que as funções sejam automatizadas para descomplicar o dia a dia dos profissionais no ambiente empresarial.

É nesse contexto que os sistemas de CRM ganham força e se tornam ótimos aliados dos profissionais que estão em busca de tornar seu trabalho mais completo e, simultaneamente, simples. Dito isso, que tal conhecermos um pouco a respeito desse recurso?

Para começar, o que é um CRM?

Customer Relationship Management, ou CRM, como é mais conhecido, é um sistema cuja função é reunir todas as informações e conhecimento a respeito dos clientes de uma empresa.

Para que serve um CRM no setor de Recrutamento e Seleção?

Quando se pensa na aplicação desse sistema no processo de recrutamento e seleção, o maior benefício para o recrutador é o acompanhamento do candidato ao longo de todo o processo de recrutamento, desde a sua inscrição, até sua possível contratação.

Além disso, um sistema de CRM também auxilia o recrutador a entender por onde seus principais candidatos são informados sobre a empresa, se recebem mais influência das redes sociais, anúncios ou sites específicos de carreiras. Dessa maneira, a empresa consegue descobrir e aplicar as melhores estratégias de marketing para facilitar seu trabalho.

Como dito anteriormente, estamos inseridos numa era digital, repleta de transformações possibilitadas pela tecnologia. Nos processos de recrutamento não seria diferente. O CRM possibilita a automatização das etapas de seleção e da gestão de informações dos candidatos, de modo a facilitar o acesso a esses dados e tornar o processo de recrutamento mais rápido e descomplicado.

Por que preciso de um CRM para recrutamento em minha empresa?

Dentre os principais benefícios deste recurso, podem ser citados:

  • Facilitação do relacionamento com os candidatos: Com um sistema CRM, é possível manter o contato com os candidatos que já passaram pela empresa, de modo a notificá-los a respeito de possíveis vagas que se encaixem em seu perfil futuramente.
  • A agilização do tempo de contratação: Ao se manter um banco de dados a respeito de candidatos que não foram selecionados para vagas que concorreram anteriormente, é possível facilitar futuras contratações, tendo em vista que a empresa já dispõe de seus principais dados necessários, através de seu registro;
  • Histórico de contratações: ter ciência do perfil requisitado de colaboradores possibilita a efetivação de contratações bem-sucedidas. Portanto, é preciso que o setor de recrutamento disponha das informações necessárias, como as exigências das vagas e a duração dos processos seletivos das empresas.
  • Precisão de dados: ao utilizar um CRM de Recrutamento, é possível ter acesso a um relatório mais completo de dados a respeito dos processos de contratação, de modo a possibilitar que os recrutadores criem estratégias de trabalho mais eficientes e tomem decisões mais assertivas a favor do crescimento da empresa.

Agora que você conheceu um pouco a respeito desse sistema, que tal conhecer um pouco sobre a nossa empresa?

A B2B Stack é uma comunidade cujo principal objetivo é facilitar o acesso às melhores opções de softwares B2B usados no país. Nosso portal foi criado a partir da necessidade de se ter uma maneira mais fácil de encontrar softwares e serviços ideais para cada cliente, de acordo com suas necessidades. Todo mês nosso portal recebe cerca de 400 mil compradores que navegam gratuitamente em busca de encontrar as melhores opções para seu negócio.

Como a B2B Stack pode me auxiliar na escolha de um CRM para recrutamento?

 

CRM para Recrutamento

 

Aqui na B2B Stack, você encontra as melhores opções de softwares CRM do mercado. Nossa plataforma é de acesso descomplicado e possui um extenso repertório de informações a respeito dos produtos que oferecemos. Através de nosso site é possível acessar dados a respeito dos produtos, solicitar contato e deixar seu feedback e nota para cada um deles.

Abaixo listamos algumas de nossas opções, para facilitar sua busca pelo programa ideal!

GeekHunter

Fundada em 2015, a GeekHunter tem a missão de simplificar os processos seletivos para profissionais de tecnologia. Indicada para empresas que desejam contratar profissionais de áreas como ciência de dados, DevOps, QA/Testes, UX/UI, gestão de produtos e desenvolvimento.

A GeekHunter também oferece o TraaS, um serviço para empresas que tem uma equipe reduzida de RH, o primeiro Tech Recruiter as a Service do Brasil. A plataforma é avaliada em nosso site com 4.7/5.

Factorial

Factorial é um software cujo objetivo é otimizar os setores de RH e DP de empresas. A plataforma simplifica tarefas como o controle de ponto, férias, atestado médico, desempenho do colaborador, folhas de pagamento, documentos, assinatura digital, recrutamento de colaboradores etc. Atende todos os requisitos desses setores, de maneira a agilizar suas demandas. A plataforma, fundada em 2016, tem nota 4.8/5 em nosso site.

Recrutei

Desde 2017, a Recrutei é um software de recrutamento e seleção, que ajuda empresas a atrair, filtrar e selecionar os melhores candidatos. Essa solução cobre o processo de recrutamento de ponta a ponta, desde a divulgação das vagas até a escolha dos candidatos ideais.

A plataforma dispõe de filtros de triagem e buscas por palavras-chave, análise de perfil comportamental de candidato, divulgação de vagas em diversos canais, criação de página de carreiras com a identidade visual de cada empresa, compartilhamento de relatório candidatos finalistas, além do chatbot de recrutamento, responsável por receber candidaturas via WhatsApp de maneira automática.

A nota da plataforma em nosso site é 5/5.

99Jobs 

O 99jobs para Negócios é uma plataforma online de contratação de colaboradores. Com a ferramenta é possível promover a marca, atrair candidatos, divulgar oportunidades e gerenciar processos seletivos.

Esse programa permite a criação de uma página de recrutamento para a empresa, para publicação de oportunidades. É possível gerenciar as etapas do processo para cada vaga, buscar candidatos e estabelecer a comunicação diretamente da plataforma. O 99jobs fornece relatórios com candidaturas por dia, gênero, faixa etária, escolaridade, experiência profissional e internacional, idiomas e universidades.

A plataforma, fundada em 2013, recebeu nota 4.5/5 em nosso site.

Gupy

O Gupy, fundado em 2015, é um software de recrutamento e seleção que facilita a divulgação de vagas e gestão de candidatos. Seu sistema de inteligência artificial torna possível encontrar os candidatos mais alinhados às vagas disponíveis.

Para isso, a plataforma compara resultados com o objetivo de garantir a otimização da identificação desses candidatos. O Gupy possibilita que a empresa crie processos seletivos próprios, podendo incluir diversos tipos de testes e entrevistas online e presencial, também possibilitando a divulgação de vagas em redes sociais.

A nota que a plataforma Gupy recebe em nosso site é de 4.8/5.

A melhor maneira de garantir a excelência dos processos!

Com esse material, você pôde aprender um pouco mais sobre a importância de um sistema de CRM para Recrutamento e Seleção. Facilitando o contato com candidatos, armazenamento de informações e a melhora das estratégias de divulgação de sua empresa, é essencial buscar agora a melhor opção de software para sua empresa!

O futuro da sua empresa é aqui na B2B Stack. Explore nossa plataforma e garanta a evolução dos processos de contratação e, dessa forma, a evolução do seu negócio, garantindo cada vez mais destaque no mercado!


Artigos relacionados