Ferramenta gratuita da Econodata calcula o potencial de mercado para prospecção B2B

Publicado em 26 de março de 2021

A tão falada transformação digital ganhou aceleração com a explosão da pandemia do coronavírus pelo mundo e todos os departamentos das organizações sofreram profundos impactos em suas rotinas de trabalho.

Talvez uma das áreas mais impactadas tenham sido as equipes comerciais que precisaram inovar na maneira como buscam novos negócios.

Esta afirmação ganha ainda mais força quando analisamos um estudo recente do Linkedin sobre o cenário de vendas no Brasil em 2020.

Uma das principais constatações é que 77% dos vendedores que bateram suas metas apontaram as ferramentas de inteligência de vendas como essenciais para o seu trabalho.

Diante deste cenário, a inteligência de mercado se consolida como uma estratégia essencial para ajudar os times comerciais a se adaptarem mais rapidamente aos novos tempos.

Ou seja, uma das principais metáforas da aclamada história da Alice no País das Maravilhas, “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”, nunca foi tão real!

Pensando em orientar quem precisa saber qual o melhor caminho a seguir, a Econodata, startup de tecnologia responsável por uma plataforma de dados para prospecção B2B, está disponibilizando uma ferramenta gratuita de inteligência de mercado com o objetivo de auxiliar gestores comerciais e de marketing no trabalho de calcular o tamanho do mercado de atuação e descobrir assim o potencial de vendas que um produto ou serviço pode alcançar nos próximos anos.

Para se ter uma ideia do poder de pesquisa desta ferramenta, é possível fazer diversos tipos de consulta sobre quantas empresas existem em cada um dos 2.380 setores da economia, 27 estados e 5.570 cidades do Brasil.

Empreendedorismo e setores de Saúde e de PETs em destaque

Para entender melhor como funciona a ferramenta gratuita de inteligência de mercado da Econodata, nada melhor do que colocar a mão na massa.

Apesar de ser um ano marcado pela crise e pela pandemia, através da ferramenta ficamos sabendo que 2020 foi também um ano para se empreender.

Mais de dois milhões de empresas foram abertas no ano passado, principalmente nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo 78% de empresas individuais e mais de 300 mil empresas com até 10 funcionários.

Calculadora de prospecção B2B

Com a pandemia, o setor de Saúde foi um dos poucos segmentos a apresentar crescimento em sua atividade econômica.

Segundo análise da ferramenta da Econodata, são 572.380 empresas ativas neste segmento, sendo 762 empresas classificadas como de grande porte e 101.790 empresas de porte individual.

Calculadora de prospecção B2B

Você sabia que o Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves em todo o mundo e é o terceiro maior país em população total de animais de estimação? São 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais, o que demonstra a grandeza desse setor na economia brasileira.

Pesquisando o potencial deste segmento na ferramenta da Econodata, acabamos descobrindo que existem atualmente 204.245 empresas ativas no país.

A maior concentração encontra-se no Estado de São Paulo, com 58.257 empresas. E, só no ano passado, foram abertas 24.996 empresas no setor PET.

Calculadora de prospecção B2B

Por que avaliar o potencial de mercado?

Para Paulo Krieser, CEO da Econodata, a melhor resposta para esta pergunta é a possibilidade de se evitar alguns erros cometidos na hora de se avaliar o tamanho real do mercado em que uma empresa atua ou pretende atuar.

“Com acesso a este tipo de dados, muitos gestores descobrem que a quantidade de prospects é muito maior do que o estimado no início.

Tivemos um cliente, por exemplo, que precisava localizar empresas que trabalhassem com dióxido de titânio.

Fizemos o mapeamento e mostramos que o mercado dele era quatro vezes maior do que imaginava”, revela Paulo.

Quer descobrir este e outros tipos de insights sobre o seu mercado alvo? Acesse a ferramenta gratuita de inteligência de mercado da Econodata.


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