Economapas lança Cognai e forma um ecossistema tecnológico

Publicado em 6 de julho de 2022

Economapas

Plataforma de inteligência de mercado lançou novo produto para participar de todas as etapas do seu negócio

Para uma boa estratégia de negócio é preciso entender onde seu público está, como ele se relaciona com seu serviço e/ou produto e traçar planos e processos baseados em dados para que as ações sejam tomadas de forma assertiva, alcançando suas pessoas.

Nessa importante missão está a Economapas, que é mais do que apenas um software de inteligência de mercado, mas sim um ecossistema que processa de forma geolocalizada informações complexas de consumo, população, renda, mercados e empresas, exibindo-as de maneira simples e intuitiva, tornando-se um poderoso aliado para organizações de qualquer porte e segmento.

Para dar suporte a tantas informações importantes, a plataforma de inteligência oferece um conjunto de ferramentas construídas para armazenar, manipular, e cruzar dados georreferenciados com mais de 500 bases de dados públicos, como IBGE, Receita Federal, entre outros – em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – além de informações de associações comerciais e empresas como Serasa, Google e Facebook.

Vale dizer que a Economapas está presente em diferentes momentos da empresa, seja para quem está começando e buscando o ponto de partida, para quem está expandido e precisa de um agente de campo, até aqueles que buscam mais visibilidade, sendo uma bússola de mercado.

Para ampliar ainda mais seu negócio e dar possibilidades para os clientes em toda a sua jornada, a Economapas lançou um novo produto para participar de todas as etapas de um negócio: o Cognai. Vamos falar mais sobre ele, acompanhe!

O que é o Cognai?

Investir e atuar com dados para direcionar o negócio é nossa grande missão e, sabendo disso, olhar para ferramentas, plataformas, metodologias e possibilidades de tratar informações tão importantes é crucial.

É importante dizer que, um dado puro e simplesmente coletado não tem a capacidade de dizer muita coisa, afinal, o que você faz com os números que coloca em uma planilha e nunca mais olha? Mais do que ter dados reunidos – que podem não significar muito – é preciso ter informações e ensinar as máquinas é crucial para que isso seja possível dentro dos setores.

De acordo com esse pensamento, o machine learning é uma tecnologia que faz muito sentido, afinal, essa é uma forma em que os computadores têm a capacidade de aprender de acordo com as respostas esperadas por meio de associações de diferentes dados, os quais podem ser imagens, números e tudo que essa tecnologia possa identificar.

Analisando essa necessidade, nasce o Cognai para atuar justamente na inteligência e capacidade de aprender com os dados do negócio. Sendo assim, esse é um software de auto machine learning, e, independentemente se a empresa tiver um cientista de dados ou não, ele acelera o tempo de análise de modelo, encontra novos modelos e acelera o tempo de aprendizagem e de uso dos dados.

Muitas empresas não sabem para onde seguir por não ter times completos ou cientistas de dados para analisar as informações. É claro que profissionais capacitados são cruciais para lidar com o que é gerado, mas ter ferramentas que facilitem essa geração, faz toda a diferença.

Sendo assim, o Cognai é um livro aberto de informações que ajuda em diversas situações e áreas do negócio. Todo manuseio e levantamento é feito com base nos dados da própria empresa e, a partir do que já existe, a inteligência da plataforma gera ainda mais dados, de forma assertiva e direcionada.

Sem dúvida, essa é a democratização do – muitas vezes tão temido – machine learning, fazendo com que os dados e informações corram pelas empresas e ajudem os negócios.

Como potencializar os dados do seu negócio com Cognai?

Como dissemos, o Cognai é um software para dar autonomia e dados para as empresas na tomada de decisão, oferecendo um leque de possibilidades e aplicações para atingir diferentes dores a partir do que já ocorreu dentro do negócio.

Antes mesmo de falarmos em quais áreas os dados podem ser aplicados, é importante dizer que o Cognai não é mais um software aberto em que a empresa contrata e faz análises soltas, mas sim uma ferramenta personalizada para seu setor e necessidade, o que faz com que os dados tenham ainda mais direcionamento para as demandas do momento e cenário.

Seja em qual for o projeto, antes de chegar nas informações necessárias, é preciso tratar e higienizar os dados, afinal, toda essa limpeza fará diferença nos resultados e variáveis das análises. Aqui mais uma vez entra aquela máxima de que já falamos, não basta ter dados – especialmente se eles não forem bons – mas sim saber transformá-los em informações.

O software atua já nesse momento, medindo o grau de precisão, sensibilidade, previsão de falso positivo e falso negativo e dá análises sobre o quão saudável está sua base de referências e segue para diversos setores e possibilidades.

Quais áreas podem utilizar o Cognai?

Sabemos que, ainda que sejam cruciais ter bons dados, muitas empresas têm grande dificuldade em tratar, importar, entender e transformar dados em informações e o Cognai é focado justamente em áreas ou empresas que não tem o uso de dados como ponto forte.

Por se tratar de um sistema intuitivo e de fácil uso, ele pode ser implementado nos mais diversos negócios. Mais do que isso, o software é um leque de possibilidades e de inovação, sendo personalizável para cada necessidade.

Mas, se entender os dados é difícil, muitas vezes é também complexo entender o que se espera buscar, não é mesmo? Por isso, já prevemos alguns dos diversos cenários e possibilidades de como o Cognai pode ser utilizado:

Business Forecast

Ter uma previsão de negócios e de faturamento é importante para que a empresa saiba onde investir e busque formas de crescer saudável de acordo com o que os números dão e apontam.

Com os dados do Cognai, é possível olhar para faturamento a partir de diversas formas: seja para abertura de loja e pontos específicos, através de critérios e variáveis de clientes, para tomada de decisão para abertura de empreendimentos e descobertas de pontos que façam mais sentido, instalação de construções, indústrias e muitos outros.

Aqui, há grande benefício na eficiência do investimento, afinal, ao ter dados reais e que façam sentido para o momento do negócio, a empresa não precisa desacelerar no crescimento e o investimento torna-se mais assertivo, de forma mais rápida, fazendo com que esse não seja mais o dos maiores fatores de risco para os negócios.

Marketing e vendas

Integrar marketing e vendas é um desafio e o momento de passar o bastão, tratar e gerar leads e saber o que faz ou não sentido, nem sempre é claro para os times. Com o Cognai, os dados que entram são tratados e dão direcionamentos para os profissionais sobre o que deve ser tratado, o que pode gerar conversão ou não, onde se deve colocar mais esforço, entre outros.

Com essa visão ainda mais estratégica, os times passam a conversar melhor, realocam seus esforços em tarefas que tendem a fluir e dar resultados, diminuem gastos com retrabalho e aumenta a eficiência dos times de vendas e marketing.

Como deu para perceber um pouco mais, os dados e a inteligência de mercado andam lado a lado para que as melhores decisões sejam tomadas dentro do negócio, independente do seu segmento e momento no mercado.

Com Economapas e Cognai, cada parceiro ganha no leque de aplicações de variáveis e faz com que os dados trabalhem para resultados assertivos, que otimizem custos e que deem retornos interessantes para a organização, levando ao crescimento saudável e contínuo.

Agora, além de um consolidado trabalho com geomarketing, os dados e o machine learning farão com que as informações sejam cada vez mais saudáveis, tecnológicas e ativas no mercado, afinal, somos um ecossistema tecnológico que está sempre em busca de inovações para desenvolver e aprimorar as tomadas de decisão no dia a dia dos nossos clientes e parceiros.

O quanto você já utiliza dados – e o transforma – em informações no seu dia a dia? Aproveite que você sabe um pouco mais sobre essa necessidade e conhece ainda mais sobre essa necessidade e saiba mais como o Cognai pode te ajudar!


Artigos relacionados