O ERP é um termo utilizado para descrever ferramentas que oferecem soluções de ponta a ponta para diferentes tipos de negócios. São plataformas que conectam diversos setores de uma empresa e contam com funcionalidades que vão desde financeiro até gestão operacional. Nós da B2B Stack listamos algumas das melhores opções dessa categoria para gestão de assinaturas.
As vendas por assinatura viraram tendência. Apesar de não ser uma novidade — basta pensar nos jornais, revistas e TV por assinatura —, o modelo ganhou um novo fôlego recentemente. Temos desde serviços, como cursos online e streamings de filmes e séries, até assinaturas de produtos com curadoria, como vinhos, livros, flores, alimentos orgânicos. Além, é claro, da indústria de software as a service (SaaS). Para ganhar mais eficiência nesse negócio, é importante conhecer os melhores ERPs para gestão de assinaturas.
O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de gestão empresarial capaz de automatizar boa parte das rotinas operacionais e também de integrar as diversas áreas das empresas. Isso permite reduzir custos, ganhar eficiência e aumentar a produtividade, que são questões essenciais para qualquer empresa, especialmente em um ambiente tão competitivo e desafiador como o que vivemos.
Para as empresas que adotam o modelo de pagamentos recorrentes, no entanto, o ERP tradicional deixa a desejar, justamente porque ele não é capaz de diferenciar entre receita recorrente mensal e uma compra (unitária). Assim, trata todo pedido sempre como pontual. Da mesma forma, não consegue calcular métricas de negócios recorrentes.
Por isso, existem ERPs voltados especialmente para negócios que precisam lidar com pagamentos recorrentes. Neste artigo, vamos ver quais são os erros mais comuns em gestão de assinaturas, os benefícios que um ERP pode trazer e quais são os melhores do mercado para essa finalidade. Confira!
Os erros mais comuns em gestão de assinaturas
Assim como ocorre com outros modelos, as empresas que trabalham com pagamentos recorrentes têm algumas especificidades que devem ser observadas. Veja quais erros evitar.
Deixar de automatizar tarefas operacionais
Os negócios que trabalham com pagamentos recorrentes são candidatos ideais para a automatização de boa parte das atividades financeiras. Fazer essas tarefas manualmente eleva muito os custos e aumenta exponencialmente as chances de erros. Por isso, deixar de automatizá-las é um dos maiores erros que as empresas que adotam esse modelo podem cometer.
Não reajustar contratos
Um outro ponto importante é que os valores precisam ser reajustados, caso contrário sua margem de lucro vai sendo reduzida. A forma como esse reajuste se dará deve estar prevista em contrato: quando ele vai ocorrer, se vai seguir algum índice de inflação ou não. Aumento (neste caso, reajuste) de preço sempre é um momento de tensão com os clientes, mas é necessário para manter a saúde financeira do seu negócio.
Não ter uma gestão de cobrança bem-estruturada
Além disso, um dos maiores trunfos dos negócios que usam o modelo de assinatura é a previsibilidade de receita. Diferentemente de outras empresas, a sazonalidade costuma ser menor e o empreendedor sabe com algum grau de precisão a receita futura. No entanto, para esse modelo, a inadimplência e o cancelamento (churn) de assinaturas são pontos sensíveis.
Por isso, é fundamental ter um processo bem-estruturado de gestão de cobranças, começando antes mesmo de a inadimplência ocorrer, com um lembrete para o cliente pagar a mensalidade. Além disso, é importante oferecer diversos meios de pagamento. Não é raro que o cliente coloque uma conta no cartão de crédito, por exemplo, mas não tenha limite na data do pagamento. Por isso, ofereça outras formas de pagamento para que ele possa regularizar a situação o mais rápido possível.
Não acompanhar as métricas de recorrência
Alguns indicadores são fundamentais para acompanhar a saúde dos negócios que adotam o modelo de assinatura, como:
- MRR (Monthly Recurring Revenue), que é a receita mensal recorrente advinda das assinaturas;
- Churn, que é a taxa de cancelamento do serviço;
- LTV (Lifetime Value), que mede o faturamento que o cliente traz para o negócio durante o relacionamento dele com a empresa;
- CAC (custo de aquisição por cliente), inclusive por canais.
Essas métricas vão ajudar você a entender se está conseguindo manter seus clientes, se eles estão dando o retorno esperado ou, se a taxa de cancelamento for muito alta, será preciso investigar os motivos.
Deixar de fazer upsell
O upsell é uma técnica pela qual se oferece a alguém que já é seu cliente um produto ou serviço melhor e, na maioria das vezes, com valor mais alto do que o que ele tem contratado no momento.
Você já deve ter visto essa estratégia em muitos lugares. Se tem um pacote de TV por assinatura, por exemplo, com 60 canais e paga R$ 70 mensais por ele, a operadora pode oferecer um outro pacote com 160 canais por apenas R$ 110. Mesmo pagando mais caro no total, o cliente tem uma relação custo/benefício melhor, já que o valor por canal é menor.
Quando pensamos nos serviços de contabilidade online, por exemplo, eles oferecem diversos planos. Pagando um pouco a mais por mês, você pode ter direito a algumas comodidades, como suporte técnico online ou certificado digital gratuito.
Para a empresa, o upsell é um grande negócio. O cliente já é seu, não há custos de aquisição, é um cliente que está satisfeito e a diferença aumenta o ticket médio da empresa. Assim, agrega valor para o cliente e aumenta o faturamento da companhia.
Os benefícios do ERP para gestão de assinaturas
O ERP recorrente é uma versão voltada especialmente para as empresas que trabalham com pagamentos recorrentes. Isso inclui assinaturas, planos, mensalidades ou contratos. Como dissemos, esse não é um modelo novo. Imobiliárias, escolas, administradoras de condomínio, jornais e revistas trabalham dessa forma há muito tempo.
Veja a seguir alguns benefícios que o ERP recorrente traz para negócios que trabalham com esse modelo.
Informações atualizadas
O sistema permite que você tenha acesso a informações permanentemente atualizadas de todas as áreas da empresa. Todos esses dados podem ser trabalhados para servirem de subsídios à tomada de decisão.
Além disso, é possível fazer o acompanhamento de cada cliente, desde o momento da contratação, o que permite tomar decisões como novas ofertas de produtos, dar ou não desconto, o que fazer em caso de inadimplência etc.
Redução de custos
Como dissemos no começo deste artigo, tarefas operacionais e recorrentes são as melhores candidatas à automatização. As empresas com modelo de assinaturas podem automatizar boa parte das atividades financeiras, diminuindo erros e necessidade de retrabalho, reduzindo a papelada e a necessidade de mão de obra e, consequentemente, reduzindo custos.
Integração da empresa
O ERP permite integrar todas as áreas da empresa, de forma inclusive a integrar o financeiro com a prestação do serviço, levando a uma gestão de cobrança mais eficiente. Além disso, é possível medir taxas de cancelamento, crescimento, número de clientes novos etc. Todas essas informações são essenciais para tomar decisões estratégicas para a empresa.
Controle de inadimplência e cobrança
Os ERPs possibilitam automatizar a cobrança, inclusive com segmentação de clientes. Dessa forma, a régua de cobrança de um cliente que tem histórico de bom pagador, por exemplo, pode ser diferente da do devedor contumaz.
Os melhores ERPs para gestão de assinaturas
Confira agora os melhores ERPs para gestão de assinaturas disponíveis no mercado.
Superlógica Assinaturas
O Superlógica Assinaturas conta com uma plataforma que automatiza as rotinas da gestão financeira, do faturamento à emissão de nota fiscal.
O sistema atende empresas que recebem pagamentos recorrentes como assinaturas, contratos ou mensalidades. Permite a criação de diversos tipos de planos e faz a gestão deles, com faturamento recorrente no cartão de crédito e boleto bancário. Permite também a conciliação com banco ou instituição de pagamento e emite nota fiscal automaticamente.
O Superlógica Assinaturas oferece funcionalidades como régua de cobranças, painel de métricas para negócios recorrentes e ambiente online para atendimento self-service de clientes. Pode ser integrado a diversas outras ferramentas e softwares.
Iugu
A iugu é uma plataforma que automatiza operações financeiras e pagamentos online. Para a gestão de pagamentos oferece funcionalidades como checkout transparente e simplificação, em duas etapas, do processo de aprovação de vendas com cartão, entre autorização e captura.
Para a modalidade de boleto permite pagamento de tarifa somente depois da compensação. Também reúne aplicações para a transação de pagamentos recorrentes e marketplaces.
Para a gestão financeira, a iugu conta com conciliação bancária automática e antecipação de recebíveis. A ferramenta disponibiliza painel de métricas como MRR, cohort e LTV, além do controle de chargeback.
Pode ser integrada a diversas soluções como WooCommerce, Magento, Prestashop e WHMCS, entre outras.
Vindi
A Vindi é uma plataforma de pagamentos online que automatiza o processo de gestão de cobranças em cartão de crédito, débito em conta e boleto bancário, nos modelos de recorrência ou vendas pontuais. Também oferece gateway de pagamento próprio.
O produto atende diversos segmentos de mercado, seja empresas que buscam o pagamento recorrente, seja aquelas desejam automatizar os processos de cobrança por meio de uma régua de pagamento.
Entre as funcionalidades do sistema da Vindi estão a gestão de assinaturas, retentativas de cobrança, página de pagamento personalizada, multi-adquirência e integração com anti-fraude. A plataforma também oferece conexão com diversas soluções de recuperação de inadimplência e de nota fiscal.
Agile MS
O Agile MS é um software desenhado especialmente para empresas SaaS. O sistema faz gestão de assinaturas, incluindo free-trials, upgrades, downgrades e cancelamentos; cálculos pró-rata e multas; renovações e atualizações de preço automáticas; catálogo de produtos, planos customizáveis e cupons de descontos.
Além disso, na parte financeira, oferece gestão de inadimplentes, emissão, registro e envio automatizado de boletos, cobrança por cartão de crédito; conciliação de banco e cartões, reembolsos etc. Por fim, permite o acompanhamento de métricas específicas de SaaS, como LTV, CAC, churn e MRR.
Gestão Click
O Gestão Click é um software de gestão empresarial online que conta com sistema de cobrança recorrente. Ele fornece informações em tempo real sobre as vendas realizadas e uma projeção de recebimentos por períodos. Assim é possível confrontar informações de recebimentos e manter o financeiro da sua empresa em perfeito funcionamento.
Agora você já conhece os melhores ERPs para gestão de assinaturas do mercado e tem condições de escolher aquele que melhor atende as necessidades do seu negócio.
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5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments