Atenda às exigências da NR-5 com a Gestão de CIPA do SOC

Publicado em 19 de dezembro de 2023

Imagem ilustrativa sobre o SOC software de saúde e segurança ocupacional

A CIPA, que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio, é responsável por ações que visam preservar a integridade física e mental dos trabalhadores. Ao identificar e aplicar medidas preventivas, essa comissão reduz significativamente a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os trabalhadores.

A comissão também facilita a comunicação entre colaboradores e gestão, criando um ambiente propício para discutir questões de segurança. Isso encoraja os funcionários a relatarem riscos e sugerirem melhorias, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e colaborativo.

Considerando as múltiplas demandas, a gestão de CIPA se torna um desafio, necessitando de monitoramento contínuo, documentação precisa e respostas ágeis para atender às exigências de segurança. 

É aqui que a tecnologia entra como uma aliada indispensável. A integração de softwares especializados, como um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional, traz uma revolução na administração da CIPA.

Importância da Gestão de CIPA

A CIPA é estabelecida pela legislação trabalhista, presente na Norma Regulamentadora NR-5 do Ministério do Trabalho. Dentre suas responsabilidades, a NR-5 atribui à CIPA uma série de deveres, tais como:

  • Mapeamento e soluções para os riscos laborais identificados;
  • Elaboração e execução de planos preventivos;
  • Controle e avaliação das ações realizadas;
  • Melhorias contínuas na saúde do trabalhador;
  • Representação e defesa dos interesses da CIPA em reuniões;
  • Garantia do cumprimento das normas de saúde do trabalhador;
  • Campanhas preventivas para doenças como AIDS, HIV, malária, entre outras.

A gestão de CIPA não é desafiadora apenas por atender às exigências legais, mas também por criar estratégias contínuas de educação e treinamento, fortalecendo a conscientização sobre segurança ocupacional em todos os níveis da organização. 

Ao gerir eficientemente a CIPA, a empresa cria um ambiente no qual a segurança no trabalho é prioridade, estimulando a participação ativa dos colaboradores na identificação de riscos e na implementação de medidas preventivas.

A comissão é formada por representantes dos empregadores e dos empregados de uma empresa, conforme previsto na legislação trabalhista brasileira. Esses representantes são eleitos pelos próprios funcionários, garantindo assim uma participação democrática na composição da comissão.

Software para gestão de CIPA — SOC

Gestão de CIPA

O uso de um software de SST (sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho) pode simplificar e tornar mais transparente as atividades da CIPA. Isso ocorre ao oferecer uma plataforma integrada que facilita o registro, monitoramento e cumprimento das tarefas atribuídas à comissão.

O SOC é o mais completo software integrado de gestão ocupacional, oferecendo uma plataforma totalmente online, que se tornou referência no Brasil. Com mais de 22 anos de experiência, o SOC possui o maior time de especialistas dedicados a proporcionar soluções tecnológicas inovadoras para o setor de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) promovendo uma cultura de segurança para as empresas. 

Funcionalidades do SOC para gestão de CIPA

Por meio do Módulo de Gestão da CIPA (NR-5), o SOC oferece funcionalidades como:

  • Cronograma de ações: visão completa de todas as atividades a serem realizadas ao longo do período de gestão;
  • Registro de atas: informações sobre os assuntos discutidos, as ações propostas, as deliberações e as responsabilidades atribuídas aos membros da comissão;
  • Cadastro de membros e candidatos à gestão: fundamental para gerenciar a composição da comissão, manter a transparência no processo de escolha dos representantes e facilitar a comunicação interna na organização.
  • Gerenciamento de treinamentos e ocorrências: registro e o controle dos treinamentos realizados, abordando temas de segurança, prevenção de acidentes, legislação trabalhista e demais áreas pertinentes à saúde ocupacional.
  • Controle de mandatos, votações e eleições eletrônicas: o sistema executa todo o processo de votação de maneira transparente, garantindo um procedimento livre de erros no resultado.

Centralizando todos esses registros, o SOC contribui significativamente com a prevenção de acidentes de trabalho e o bem-estar dos colaboradores, enquanto promove a sustentabilidade por ser um sistema 100% digital, eliminando a necessidade de uso de papel nos processos.

Gestão de eleição CIPA com votação online

É importante destacar como os recursos de gestão de CIPA do SOC facilitam a organização e acompanhamento do processo eleitoral da comissão.

Com um módulo de votação e apuração eletrônica, esse sistema identifica os membros eleitos para ser feito o cadastro do mandato, seguindo as diretrizes da NR-5, conferindo legitimidade aos 12 meses de gestão da comissão eleita. 

O módulo também integra o sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), responsável por arquivar os documentos conforme os prazos legais de cada mandato da CIPA, reduzindo a necessidade de armazenamento físico. 

Este avanço permite o voto em trânsito ou por meio de urna eletrônica, oferecendo uma interface intuitiva, análises gráficas detalhadas e relatórios impressos com os resultados da eleição. 

Nova NR-5 e a importância de investir na gestão de CIPA

Com as recentes alterações na NR-5, as responsabilidades e atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio foram atualizadas. 

Uma das mudanças mais significativas foi a inclusão da responsabilidade da empresa na classificação dos riscos das atividades dos colaboradores, demandando avaliação por profissionais qualificados do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). 

Além disso, novas diretrizes foram estabelecidas, como a avaliação contínua dos ambientes de trabalho e a obrigatoriedade da CIPA em investigar acidentes após treinamento específico.

Imagem com o Logo da empresa SOC

Conclusão

Os desafios na gestão de CIPA, assim como as mudanças na NR-5 impactam diretamente a gestão de segurança no trabalho, a tecnologia do SOC oferece soluções específicas para aprimorar a administração da CIPA.

Você pode saber muito mais sobre uma gestão de CIPA eficaz acessando o conteúdo que o SOC, referência em saúde e segurança do trabalho, preparou sobre o assunto.

Conheça mais sobre o SOC no portal B2B Stack, onde você também pode conferir as avaliações de clientes satisfeitos com a plataforma e explorar as soluções inovadoras que ajudam a proteger a integridade dos colaboradores enquanto simplificam a conformidade com as normas.

 


Artigos relacionados