Conheça o Google Meu Negócio e saiba como usar

Publicado em 7 de dezembro de 2021

Você tem uma micro ou pequena empresa, médio ou grande negócio, ou é profissional autônomo e vende produtos ou presta serviços? Então o Google Meu Negócio é para você!

Um estudo realizado entre 2017 e 2018 descobriu que as empresas cadastradas no Google Meu Negócio, na maioria dos casos, eram descobertas através de pesquisas orgânicas.

Isso significa que 84% das pesquisas dos usuários não foram realizadas diretamente pelo nome ou endereço da empresa, mas os negócios cadastrados eram recomendados pelo Google conforme o produto ou serviço que disponibilizavam, em paralelo com a busca orgânica do usuário.

Isso desperta uma preocupação nos empreendedores: como mostrar diferenciais e confiabilidade para que a maioria dos usuários do Google não pensem que seu negócio é apenas mais um?

Enquanto isso, e os 16% das pessoas que faziam as buscas diretas, pelo nome ou endereço das empresas?

Um fato é que elas já sabem que o negócio existe.

Mas, será que esses usuários gostariam de ver fotos, avaliações ou saber outros detalhes sobre o negócio antes de gastar tempo e dinheiro para fazer a contração de um serviço ou ir até o local para fazer uma compra, por exemplo?

Em um mundo cada vez mais digital, disponibilizar o máximo de informações verdadeiras e atualizadas sobre o seu negócio na internet, principalmente no Google, é essencial para que você não perca oportunidades e faça cada vez mais vendas.

Entenda como funciona o Google Meu Negócio para aprender a marcar presença na internet nessa ferramenta gratuita.

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O que é o Google Meu Negócio?

Logo do Google Meu negócio com um desenho de uma tenda com tipos tipos de azul e uma letra 'G' localizada o canto direito inferior

Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma ferramenta do Google que permite ao seu negócio ser encontrado nas páginas de busca e também no Google Maps.

Esse é um mecanismo de divulgação que serve para todos os tipos de negócios e empreendedores, desde os que atuam em um ponto físico, ou que atendam na própria residência, até para os que estão em atividade somente nos meios digitais.

Diferente de um site, blog ou e-commerce, por exemplo, que também podem aparecer nos mecanismos de busca do Google usando estratégias de SEO, o perfil de empresas podem ser configurados para fornecer todas as informações mais relevantes de um negócio direto na página de pesquisa do Google.

Isso significa que mesmo que o usuário do Google não tenha clicado na sua plataforma, ou até mesmo se você não tiver uma, ele irá conseguir visualizar dados do seu negócio, como:

Nome, endereço, telefone, fotos dos seus produtos, avaliações de clientes, e a ferramenta ainda permite a interação com os usuários para estreitar as relações e servir como um diferencial para ganhar a confiança de novos leads e visitantes.

Além disso, todos os indicadores da presença da sua empresa no Google Meu Negócio podem ser acompanhados, como os cliques, telefonemas e visualizações do perfil.

Conforme dados divulgados, a probabilidade de um desses usuários visitar uma empresa que está listada e atualizada no Google My Business é 70% maior, e este negócio pode receber 35% mais cliques.

A empresa também se torna duas vezes mais confiável diante dos olhos dos usuários, conforme esses mesmos dados.

Como funciona o Google Meu Negócio?

Imagem de um celular e em sua tela mostrando como exemplo um empresa

Para utilizar o solução há pré-requisitos: qualquer pessoa ou empreendedor que tenha uma conta no Google e queira cadastrar seu negócio ou atividade autônoma pode fazê-lo.

Também não é necessário ter um site ou um ponto físico de atendimento para cadastrar seu negócio no Google My Business.

Essa é uma forma de aparecer para aquelas pessoas que estão procurando exatamente o produto ou serviço que você oferece nos arredores dela, ou em uma determinada região, e também àqueles usuários que preferem escolher uma empresa por outros parâmetros, como por avaliações.

Sua ficha no Google Meu Negócio precisa ser preenchida por completo para que a estratégia de atrair leads e convertê-los em clientes dê certo, e quanto mais recursos você disponibilizar por ela, melhor.

Isso significa mostrar:

  • O horário de funcionamento do negócio, para que os usuários saibam quando está aberto ou fechado;
  • Fotos que ajudem o usuário a identificar seu estabelecimento, ponto de venda ou de atendimento;
  • O endereço correto e atualizado (caso queira receber visitantes), e o telefone para contato.

Imagem de uma visão geral de um empresa mostrando informações sobre endereço e horário de atendimento a esquerda e um mapa com a localidade a direita

Quando você faz o cadastro da sua empresa no Google Meu Negócio, os usuários podem te ligar, enviar mensagens e perguntas, fazer avaliações, direto da SERP do Google, e você também pode permitir agendamentos e reservas online, uma boa prática para conseguir dados de contato dos leads para começar um relacionamento.

A ficha da empresa no Google My Business pode aparecer de duas formas:

• No canto direito da tela quando o usuário faz uma busca direta pelo nome da sua empresa ou endereço completo;

Imagem da SERP mostrando como é mostrado o artigo de uma empresa. As informações aparecem no canto direito da pesquisa

• Ou em lista, junto a outros estabelecimentos relacionados à busca orgânica dos usuários do Google ou Google Maps.

Imagem mostrando a SERP com informações sobre restaurantes

Ranqueamento do Google Meu Negócio

Algumas práticas também podem ser aplicadas para que seu perfil ganhe vantagem sobre os demais e apareça mais acima nos resultados da pesquisa do usuário.

Entre elas está o investimento em anúncios pagos, ou então a otimização para SEO de todo o conteúdo escrito no seu perfil, como a descrição do seu negócio, por exemplo, além de deixar todas as informações completas.

Ainda assim, existem alguns algoritmos do Google que cruzam dados para sugerir no topo um negócio listado no Google Meu Negócio, e são eles:

Relevância para o usuário, levando em consideração histórico de pesquisas, intenção de busca e dados de localização, dando preferência para um local mais próximo, além da possibilidade do usuário de aplicar filtros.

E outros fatores também podem influenciar nessas recomendações, como a reputação do estabelecimento, dos serviços prestados ou produtos vendidos, segundo as avaliações dos clientes no Google, ou ainda a frequência com que o perfil é atualizado.

Outra dica é publicar descontos à medida do possível para ter mais visualizações e cliques, e assim, ser mais relevante para os usuários.

Google Meu Negócio funciona em sincronia com o Google Maps

A Solução funciona em conjunto com o Google Maps, e isso é uma grande oportunidade para os empreendedores que possuem um local físico de atendimento.

Isso porque além de você conseguir disponibilizar todas as informações por escrito e com fotos para que um visitante chegue até você, com o Google Maps ele também pode traçar a melhor rota até o seu local, e assim, ter uma experiência aprimorada.

As ferramentas são sincronizadas, e todas as informações que aparecem no Google My Business, também são atualizadas no Google Maps, assim como também é possível receber chamadas e mensagens dos usuários por este aplicativo.

Por que usar o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma oportunidade para expandir o reconhecimento da sua marca, independente do tamanho ou segmento, e serve como complemento para outras estratégias de marketing.

Se você quer ser a primeira opção de compra para os moradores do seu bairro, ou até do país no caso das grandes empresas, é preciso ter uma presença sólida no Google, não tem saída!

E por isso a empresa disponibiliza tantas ferramentas próprias úteis, como o Google My Business.

Imagine só que você opta por ter presença somente no WhatsApp, Facebook e Instagram, mas não disponibiliza nenhuma informação rápida sequer logo na página de pesquisa do Google.

Ao fazer uma busca por sua empresa, o usuário não consegue saber de cara onde você atende, horário de funcionamento, e nem mesmo se o seu negócio realmente existe.

Agora, imagine que um potencial cliente viu seu produto ou serviço nas redes sociais e correu para pesquisar qualquer coisa sobre o seu negócio no Google, como estamos realmente habituados a fazer, e se deparou com:

Fotos do seu trabalho, localização, telefone para contato, uma boa interação com os usuários que te avaliaram ou fizeram perguntas, e que você ainda está com uma oferta incrível no mês, tudo isso na primeira página da busca que ele fez!

E ainda mais, todas as informações se complementam em todos os canais onde seu negócio está, e são transparentes em todos eles para demonstrar credibilidade e autonomia, e que você não diferencia os canais de atendimento.

É uma grande diferença, não é?

Por isso, se você quer se destacar no mercado é preciso realmente se mostrar na internet, e os mais diversos softwares podem ser utilizados para isso.

Dica B2B Stack: Como usar o Google Meu Negócio

Viu só como você pode aumentar a visibilidade da sua empresa e atrair mais visitantes para o seu negócio?

A partir daqui, você vai entender na prática como funciona o Google My Business com algumas dicas de uso. Acompanhe!

Como se cadastrar no Google Meu Negócio

Para se cadastrar no Google Meu Negócio, você precisa acessar o site da ferramenta e em qualquer área, clicar no botão "Gerenciar agora".

Depois, você consegue pesquisar se o nome do seu negócio como você pretende cadastrar está disponível, e caso ele não seja encontrado, clique em "Inclua sua empresa no Google";

Imagem com uma montagem de duas imagens do Google Meu negócio

Você preencherá vários dados da sua empresa ao longo do cadastro da ficha, e o ideal é que ela fique o mais completa possível.

Entre os dados a serem cadastrados estão:

  • Nome e categoria da empresa, por exemplo agência, prestador de serviço, bar ou restaurante, estética, tecnologia, pet shop, entre outros;
  • Endereço onde os clientes podem te visitar. Caso seu negócio não tenha um ponto físico de venda, é só clicar em "Não", para não precisar informar ou divulgar um endereço;
  • Localidade onde você atua;
  • Número de telefone para contato, e caso tenha, informar o site do seu negócio;

Imagem com quatro imagens mostrando os passos para cadastro no Google Meu negócio

Selecione se você deseja ou não receber recomendações do Google para melhorar seu negócio e continue o cadastro:

  • Região onde seu negócio está localizado;
  • Endereço de correspondência para o envio da carta de validação. Este processo só é obrigatório caso você queira aparecer também no Google Maps, uma vez que a validação do endereço se faz necessária para evitar empresas fraudulentas;
  • Adicione os tipos de serviços ou produtos que o seu negócio vende;

Imagem com quatro imagens mostrando os passos para cadastro no Google Meu negócio

Agora, você vai informar os dias e horários que o seu negócio está aberto ou fechado, e adicionar uma descrição das suas atividades.

Vale ressaltar novamente que, qualquer conteúdo escrito por você precisa conter suas palavras-chave principais, assim, seu negócio será bem ranqueado nas pesquisas dos usuários;

Imagem com quatro imagens mostrando os passos para cadastro no Google Meu negócio

Por fim, adicione as fotos pertinentes ao seu negócio, como de produtos e serviços prontos, dando prioridade para as que são mais bonitas e atrativas.

Imagem da sessão ao qual o usuário adiciona imagens para serem apresentadas no Google Meu Negócio

Primeiros passos no Google Meu Negócio

Ao finalizar o cadastro no Google Meu Negócio conforme o passo a passo anterior, você pode continuar a configurar o perfil do seu negócio.

Seu painel de controle do Google My Business aparece como na imagem abaixo, e é bastante intuitivo.

Do lado esquerdo, você encontra o menu da ferramenta para navegar entre suas funcionalidades.

No centro do painel da aba "Início", aparecem as principais recomendações para sua conta e outras notificações importantes para completar seu perfil;

Google

O mais importante é fazer as verificações necessárias, que podem ser por SMS, e-mail e/ou carta, e somente depois disso a sua empresa fica visível para os usuários do Google;

Imagem mostrando os passos para verificação com um botão azul com a frase 'verificar agora'

No seu painel, você pode:

  • Ativar o recebimento de mensagens dos usuários que encontraram seu negócio no Google;
  • Ativar o recebimento de chamadas telefônicas pela pesquisa do Google;
  • Criar anúncios;
  • Criar postagens para mostrar aos potenciais clientes suas ofertas e promoções quando eles encontrarem seu negócio na SERP ou no Google Maps;
  • Obter insights sobre seu público-alvo e interações dos potenciais clientes na sua região;
  • Ler e responder avaliações;
  • Adicionar alguém na conta que ficará responsável por administrar o perfil do negócio no Google My Business.

E por fim, você precisa ficar atento à aba “Informações”. É nesse ambiente que você vai preencher tudo o que precisa para deixar o perfil do seu negócio completo.

Também é aqui que você consegue excluir sua empresa do Google Meu Negócio caso necessário.

Google My Business/ Google Meu negócio

Quanto custa o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta totalmente gratuita disponibilizada pelo Google. Ao cadastrar o seu negócio você não pagará nenhum valor por isso.

Conclusão

Muitas empresas, especialmente os microempreendedores, pensam que é impossível se consolidar no mercado sem precisar investir muito dinheiro.

Mas, ferramentas como o Google Meu Negócio mostram que é possível fazer um bom marketing inicial, além de mostrar autoridade no seu mercado sem gastar nem 1 real.

O Google Meu Negócio, ou Google My Business, permite que você divulgue gratuitamente no Google um perfil de negócio com os produtos ou serviços que oferece, e seja encontrado por seus potenciais clientes quando eles estão mais aptos a comprar.

Ao fazer uma busca no Google Maps ou na própria página de pesquisa do Google, o usuário obtém informações detalhadas sobre o seu negócio, como nome, endereço e dados de contato, bem como horário de funcionamento e sua localização, atraindo a atenção de quem está, ou estará, na sua região.

Além disso, você pode ter diferenciais em relação às outras empresas, como investir nas avaliações dos usuários e em um perfil completo, para que seja a primeira opção de quem estiver procurando por um negócio exatamente como o seu.

Então, se você ainda não conhecia a solução, vale a pena começar a usar a ferramenta de forma conjunta com outras mídias, e formar uma rede de divulgação da sua marca, com todas as informações integradas.

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Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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