iClinic: Entenda como centralizar a gestão da sua clínica médica

Publicado em 30 de agosto de 2021

As clínicas médicas enfrentam diversos desafios em seu cotidiano: atrasos e faltas em consultas, conciliação de agendas, organização de prontuários e históricos de pacientes, entre muitos outros. Para ultrapassar esses obstáculos sem perdas financeiras e de qualidade nos atendimentos, utilizar sistemas como o iClinic é fundamental.

Conforme dados da pesquisa de Demografia Médica realizada pela USP, o Brasil conta hoje com cerca de 547 mil médicos.

Este número representa aproximadamente 2,38 médicos para cada 1000 habitantes, sendo uma marca histórica na densidade destes profissionais, atingida ao longo dos anos de 2010 a 2019.

Ainda conforme esta pesquisa, quase metade destes médicos trabalham em consultórios particulares, seja como parceiro ou proprietário.

Com tantas e tamanhas responsabilidades nas mãos dos profissionais da medicina, centralizar dados em apenas uma plataforma otimiza tempo e custos, além de trazer mais eficiência nos processos de gestão.

Conheça então, o que é o iClinic, como a ferramenta funciona e em quais áreas o sistema pode atuar para melhorar os resultados das clínicas médicas.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é iClinic?

a imagem mostra três telas. Uma de pc, uma de tablet e uma de celular. todas mostrando o Iclinic

iClinic é um software de gestão para clínicas médicas e consultórios que oferece ferramentas para automatizar tarefas rotineiras e obter mais assertividade na gestão financeira e nos atendimentos.

O sistema pode ser acessado tanto a partir de seu desktop quanto por aplicativo para dispositivos móveis, até mesmo com acesso simultâneo nestes aparelhos.

Com o iClinic você centraliza todas as informações dos pacientes, cria prontuários personalizados, oferece teleatendimentos, e pode utilizar assinatura digital para assinar documentos no próprio sistema.

É possível criar automações em agendamentos e confirmações de consultas e nos fluxos de movimentações financeiras, inclusive conciliadas ao controle de estoque, também oferecido pela ferramenta.

Outra funcionalidade do iClinic está relacionada às campanhas de marketing médico, que podem ser criadas e disparadas pela plataforma.

Além disso, todos os indicadores da sua clínica são acompanhados em tempo real através de gráficos e relatórios automáticos.

Como funciona o iClinic?

O iClinic funciona com armazenamento em nuvem, desta forma, você tem mais segurança dos seus dados contra perdas ou vazamentos, já que ficam em um ambiente criptografado e com backups diários.

Este tipo de armazenamento também permite que você acesse suas informações de qualquer dispositivo com internet, sendo assim, a todo momento estes dados estarão disponíveis para suas tomadas de decisão.

O iClinic pode ser adquirido a partir de um dos planos disponibilizados pela plataforma, sendo que não possui fidelidade caso realizada a assinatura mensal.

Você pode fazer upgrades e downgrades de planos a qualquer momento, e, caso não queira mais utilizá-lo, todos os seus dados poderão ser migrados para outra ferramenta.

Funcionalidades do iClinic

Imagem do painel de controle do IClinic mostrando gráficos com números relativos aos processos de um clínica fictícia.

O iClinic oferece uma gama de recursos para agendamentos, prontuários, marketing, gestão financeira e do consultório e teleconsultas.

Veja a seguir, cada uma dessas funcionalidades.

Agenda médica

Imagem de um painel de horários mostrando tarefas a serem realizadas dentro do IClinic

Esta funcionalidade permite que você veja todos os pacientes agendados para o dia, por horário, contando com customizações para melhorar sua visualização.

Os pacientes podem ser organizados em sua agenda com dados dos procedimentos realizados utilizando diferentes cores, além de serem facilmente filtrados por nome, CPF, código, data de nascimento, data da última consulta e outros parâmetros.

Você também tem controle sobre a duração e valores de cada consulta em seu painel e sobre os status dos agendamentos, sendo que com esta funcionalidade você consegue saber se o paciente está confirmado, aguardando atendimento na sala de espera ou se não compareceu à consulta.

Sua agenda ainda pode ser integrada à outros sistemas, como o Google Agenda, o que permite conciliá-la com outros compromissos.

O iClinic permite que consultas recorrentes sejam agendadas automaticamente, evitando retrabalho ao marcar essas consultas várias vezes.

Os valores recebidos dos pacientes podem ser enviados ao seu fluxo financeiro diretamente de sua agenda ou do prontuário do paciente, dando mais praticidade e assertividade ao lançar estes valores.

Assim como você pode fazer encaixes com uma visualização completa da sua agenda, o sistema iClinic também permite que você bloqueie horários que não serão disponibilizados aos pacientes.

Além disso, através da sua ferramenta, você consegue enviar lembretes e confirmações de consultas por e-mail, SMS ou WhatsApp, na qual os status são atualizados automaticamente em sua agenda.

Prontuário eletrônico

Imagem monstra um prontuário dentro do sistema IClinic

Nesta funcionalidade, você tem ferramentas para personalizar seus prontuários, prescrições e emitir outros documentos conforme sua especialidade, com possibilidade de anexar arquivos importantes ao sistema e fazer orçamentos diferentes para cada paciente.

O iClinic faz integração com o banco de medicamentos Memed, o que fornece avisos de interações medicamentosas em suas prescrições, além de conceder acesso às bulas de medicamentos sem precisar sair da plataforma.

Seus prontuários, prescrições e pedidos de exames podem ser assinados digitalmente pelo próprio iClinic, com validade jurídica, o que oferece praticidade aos atendimentos à distância.

Você pode visualizar e acompanhar todo o histórico do seu paciente por meio de gráficos e tabelas, como peso, medidas, aplicações de vacinas e outros dados vindos de exames ou outras fontes, podendo compartilhar estes prontuários com outros médicos do seu consultório.

Também é possível adicionar lembretes por meio de tags nos prontuários para não se esquecer de informações relevantes do seu paciente.

Você ainda pode inserir diversas imagens ao longo do tratamento dos seus pacientes e mostrar a eles a evolução destes procedimentos, aumentando seu engajamento.

O iClinic também possui calculadora de IMC, de curva de crescimento, de data provável para o parto e de idade gestacional, além de permitir a consulta de qualquer CID, o que garante mais agilidade e assertividade nos atendimentos.

Marketing Médico

Imagem monstra local para criação de campanhas via email marketing dentro do Iclinic

O marketing em consultórios e clínicas médicas é essencial para manter um relacionamento saudável entre médico e paciente, além de ser uma estratégia de atração de novos públicos.

Pelo iClinic você pode criar suas campanhas com seu próprio logo e disparar e-mails de avisos, de boas vindas, de felicitações de aniversário e outras datas especiais de forma automatizada e até mesmo sequenciada.

As mensagens enviadas podem ser personalizadas através de campos que preenchem automaticamente os dados do paciente para o qual o e-mail será enviado.

O sistema também permite a criação de listas segmentadas de pacientes para que cada campanha seja direcionada ao público pertinente, tudo com praticidade e de maneira intuitiva.

Gestão financeira

Imagem monstra relatório de fluxo de caixa de uma clínica fictícia dentro do Iclinic

Com o iClinic seu fluxo de caixa é automatizado e atualizado conforme cada movimentação financeira.

Como vimos anteriormente, este módulo permite que pagamentos de pacientes sejam registrados a partir dos prontuários ou da própria agenda médica.

O sistema realiza o cálculo automático de valores que devem ser repassados para parceiros e outros médicos da clínica conforme os procedimentos realizados.

Diversos parâmetros podem ser configurados para disponibilização de parcelamentos aos pacientes, com controle sobre parcelas pagas e em aberto, e para geração de guias de consulta TISS para enviar aos convênios atendidos por sua clínica.

Teleatendimento

Imagem mostra em primeiro plano um conjunto de datas as quais o usuário deve escolher para agendamento de consulta dentro do Iclinic

Para que você possa oferecer maior flexibilidade em seus atendimentos e reduzir faltas de pacientes, o iClinic permite o agendamento de teleatendimentos, inclusive agendamento online, com gravação das consultas, o que garante mais segurança a este tipo de atendimento.

As gravações podem ser anexadas ao prontuário do paciente e sua tela pode ser compartilhada com ele para demonstrar resultados de exames ou outras informações competentes à consulta.

Lembretes dos teleatendimentos também podem ser enviados para o WhatsApp dos pacientes para aumentar as taxas de comparecimento.

Agendamento online

Imagem mostra a visão geral das informações de um agendamento como nome do médico e foto a esquerda, formação abaixo e datas disponíveis a direita

Com esta funcionalidade seus pacientes não ficam presos ao horário de atendimento de sua clínica para agendar consultas.

Você pode disponibilizar agendamento online durante 24 horas por dia, inclusive integrando essa ferramenta ao seu site, e receber notificações a cada agendamento realizado, os integrando em sua agenda médica.

Estes agendamentos online, quando não integrados ao seu site, são realizados através da plataforma própria da iClinic, a "AgendarConsulta.com".

Você ainda consegue criar um perfil médico online para destacar sua especialização, convênios atendidos em sua clínica, bem como o endereço, sua formação, entre outros dados que demonstram seu diferencial.

Gestão da clínica

Imagem mostra informações de produtos em um estoque dentro do Iclinic

Outras ferramentas disponibilizadas pelo iClinic são voltadas para:

Controle de estoque dos seus materiais, com gestão sobre as entradas e saídas através de históricos, e recebimento de alertas quando atingirem baixos níveis ou chegarem próximos do vencimento.

Chat interno, para melhorar a comunicação com os colaboradores internos da clínica ou consultório.

Cadastro de convênios, para conseguir atender a mais públicos.

Multiclínicas, que permite que você utilize o mesmo login em diferentes clínicas que atua, porém, com separação dos clientes, agendas e usuários.

Relatórios e gráficos, que demonstram faltas por paciente, análises de contas a pagar e receber, número de pacientes por período, fluxo de caixa, entre outros dados importantes para gestão do seu consultório.

Planos e Preços iClinic

O iClinic possui 4 tipos de planos: Starter, Plus, Pro e Premium, com opções de assinatura mensal ou anual com desconto e testes grátis.

Caso seu consultório tenha mais de 5 médicos, o orçamento dos planos pode ser personalizado para oferecer um bom custo/benefício.

Veja abaixo os valores de cada plano e suas particularidades.

Plano Starter

Custa R$ 89/mês na assinatura mensal ou R$ 979/ano na assinatura anual, por profissional de saúde. Este plano oferece as seguintes funcionalidades:

  • > 10 teleconsultas por mais R$ 35/mês;
  • > Whitebook por mais R$ 50/mês;
  • > Agenda Médica;
  • > Agendamento Online;
  • > Cadastro de Pacientes;
  • > Prontuário Eletrônico;
  • > Prescrição Eletrônica;
  • > Envios de Lembretes;
  • > Multiprocedimentos;
  • > Relatórios;
  • > Envio de SMS por R$ 0,08.

Plano Plus

Este plano pode ser adquirido por R$ 119/mês na assinatura mensal ou R$ 1.309/ano na assinatura anual, por profissional de saúde.

Possui todas as funcionalidades do plano Starter e mais:

  • > SMS com resposta;
  • > 100 SMS gratuitos/mês;
  • > Chat interno;
  • > Assinatura Digital;
  • > E-mail para aniversariantes;
  • > Logo em documentos;
  • > Lembrete de Consulta por WhatsApp;
  • > Confirmação de Consulta por WhatsApp.

Plano Pro

Está no valor de R$ 159/mês na assinatura mensal e R$ 1.749/ano na assinatura anual, por profissional de saúde.

Contém todas as funcionalidades do plano Plus e mais:

  • > Controle financeiro;
  • > Repasse financeiro;
  • > Relatórios financeiros;
  • > Controle de estoque.

Plano Premium

Custa R$ 299/mês na assinatura mensal ou R$ 3.289/ano na assinatura anual, por profissional de saúde.

O plano se diferencia dos demais por oferecer teleconsultas e whitebook ilimitados sem cobrança adicional.

Além das funcionalidades dos planos anteriores, o plano Premium oferece:

  • > Sequência de e-mails de retorno;
  • > Sequência de e-mails personalizáveis;
  • > Campanhas de e-mail.

Conclusão

As rotinas de clínicas e consultórios precisam estar cada vez mais otimizadas com o uso da tecnologia para engajar pacientes e evitar perdas financeiras com ausências em consultas ou com fluxos desorganizados.

A qualidade no atendimento médico é outro ponto de atenção já que pode custar a vida de um paciente, e por isso, é preciso manter todos os dados das consultas organizados em um histórico livre de falhas operacionais e erros de processamentos manuais.

Mais alguns dos obstáculos de uma clínica médica é o marketing para atrair e fidelizar pacientes, a determinação de preços de procedimentos e a flexibilidade nos atendimentos.

Para sanar essas dores, o software iClinic possui ferramentas que auxiliam na centralização de todos os dados dos pacientes, na personalização de prontuários, no agendamento de consultas de forma mais eficiente e no disparo de lembretes e confirmações de consultas.

Também oferece recursos para que seu consultório consiga criar campanhas de marketing e oferecer teleatendimentos e agendamentos online, aumentando o alcance do seu público.

Todos os históricos de atendimento e de pacientes ficam armazenados em nuvem para garantir que você tenha acesso de qualquer lugar e a qualquer momento.

Através do iClinic é possível organizar e gerenciar as finanças da sua clínica de forma integrada com os valores recebidos dos pacientes, com as faltas em consultas, com os materiais adquiridos para o consultório, para que assim, sejam traçadas estratégias de economia de recursos e aumento da receita.

Entre outras funcionalidades, a partir do iClinic você consegue automatizar uma série de processos rotineiros para obter mais produtividade e qualidade em seus atendimentos.

Além disso, tudo pode ser acompanhado através de relatórios e gráficos gerenciais, que fornecem uma visão panorâmica sobre o que está acontecendo em sua clínica.

Quer conhecer mais softwares como o iClinic? Dê uma olhada na categoria completa de ERP para saúde no portal B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados