Low code: 4 motivos para você usar em sua empresa

Publicado em 20 de outubro de 2023

Imagem de pessoa alterando codigo em notebook representando o tema low code

O Low Code é uma abordagem estratégica de criação de aplicações de TI, que facilita e aumenta o alcance do desenvolvimento de diversas plataformas, criando um processo bem mais simples, se comparado à codificação utilizada até então. 

Afinal, o que é low code?

Em 2014, o termo low code foi criado para descrever plataformas que possuíam sistemas modulares com interfaces gráficas que eram mais acessíveis. Dessa forma, era possível realizar o trabalho de codificação sem necessidade de entender profundamente sobre linguagem de programação, bancos de dados e outros assuntos.

Podemos, então, definir o termo como uma solução de desenvolvimento de software que possui um processo mínimo, ou até mesmo zero, (que seria a principal diferença entre low code e no code) de codificação manual. Desta forma, é possível construir sistemas inteiros que são integráveis a interfaces de forma rápida.

O Low Code é, mais especificamente, usado em plataformas que exigem algum tipo de conhecimento em codificação, com o objetivo de agilizar o desenvolvimento de sites, por exemplo. É possível desenvolver esse tipo de projeto com pouco conhecimento sobre códigos. 

Pode-se considerar o Low Code como um brinquedo de encaixe que já vem com uma estrutura pronta para que as pessoas construam o restante da forma que desejarem, com uma variedade maior de peças. Ele é um sistema voltado para grandes e médias empresas que possuem equipes de desenvolvedores para agilizar, otimizar e customizar o projeto.

Atualmente, é perceptível uma forte demanda entre desenvolvedores profissionais e não técnicos em relação ao mercado de tecnologias Low code/No-code e de desenvolvimento inteligente (LCNCIDT). De acordo com a IDC, a receita global da LCNCIDT atingirá US$ 21 bilhões em 2026, registrando um CAGR de 17,8% entre 2021 e 2026.

Estão sendo adotadas tecnologias LCNCIDT pelas empresas, com o objetivo de aumentar a eficiência do desenvolvimento, possibilitando que os profissionais trabalhem de forma mais ágil ao simplificar ou eliminar etapas do processo, além de prover ferramentas para que desenvolvedores não técnicos possam criar ou atualizar soluções digitais dispensando a assistência de profissionais da área.

Imagem de dois homens trabalhando com integração de sistemas, imagem associada a integração low code

Quais as vantagens de integrar sistemas através de plataformas low code?

A crescente complexidade dos sistemas de informação e a necessidade de integrar diversas aplicações se tornaram um desafio para empresas de todos os tamanhos e setores. Nesse cenário, o desenvolvimento low code emergiu como uma solução poderosa, simplificando o processo de integração de sistemas de maneira significativa.

Velocidade e Eficiência

Uma das principais vantagens do desenvolvimento low code para integração de sistemas é a velocidade. Plataformas low code fornecem uma série de componentes pré-construídos e automatizam muitas tarefas de desenvolvimento. Isso permite que os desenvolvedores criem aplicativos e integrações mais rapidamente, reduzindo o tempo de desenvolvimento e acelerando a entrega de soluções.

Menos Código, Menos Complexidade

A abordagem low code enfatiza a criação de aplicativos e integrações com menos código manual. Isso significa menos erros, menos necessidade de depuração e menos complexidade geral. Com menos código para gerenciar, as equipes de desenvolvimento podem focar mais na lógica de negócios e menos na infraestrutura técnica.

Flexibilidade e Customização

Apesar de usar menos código, o desenvolvimento low code oferece alta flexibilidade. As plataformas low code permitem que os desenvolvedores personalizem aplicativos e integrações de acordo com as necessidades específicas da empresa. Isso é crucial, uma vez que a integração de sistemas muitas vezes envolve a adaptação de processos às particularidades do negócio.

Redução de Custos

Com menos tempo gasto no desenvolvimento e menos complexidade para gerenciar, o desenvolvimento low code pode resultar em significativa economia de custos. Menos recursos são necessários para manter e atualizar sistemas, e as empresas podem realocar esses recursos para outras áreas estratégicas.

Maior Colaboração e Agilidade

As plataformas de desenvolvimento low code são projetadas para permitir que não apenas desenvolvedores, mas também profissionais de negócios, participem do processo de criação de aplicativos e integrações. Isso promove uma maior colaboração entre diferentes departamentos e agiliza a resposta a demandas específicas do mercado.

Facilidade na Manutenção

A manutenção de sistemas integrados pode ser desafiadora, mas o uso de desenvolvimento low code facilita esse processo. Com uma estrutura mais organizada e menos complexa, as atualizações e correções podem ser implementadas de forma mais eficaz, minimizando a interrupção das operações de negócios.

Escalabilidade

À medida que as empresas crescem, a necessidade de escalabilidade se torna crucial. O desenvolvimento low code permite que as empresas dimensionem suas integrações e aplicativos de acordo com as necessidades em constante evolução, garantindo que as soluções permaneçam eficientes, independentemente do tamanho da organização.

Imagem de uma pessoa manipulando um dashboard, imahgem relacionada a low code

Por que plataformas low code facilitam os processos?

Esta abordagem de desenvolvimento permite que os usuários criem rapidamente fluxos, processos e métodos usando uma interface visual simplificada.

Em outras palavras, os usuários podem criar de forma mais rápida e com menos custos de desenvolvimento do que com códigos de programação tradicionais. Ademais, é muito mais fácil atualizar e aperfeiçoar aplicativos e sites existentes, permitindo que eles adaptem seus aplicativos às mudanças no mercado mais rapidamente. Isso significa que os usuários podem concluir seus processos de forma mais eficiente e eficaz, economizando tempo e dinheiro.

Citamos 4 vantagens de utilizar o low code, porém poderíamos listar inúmeras vantagens da utilização dessa abordagem de desenvolvimento, moldável de acordo com a necessidade do cliente, além de ser uma plataforma user friendly, que permite gestão centralizada, entre tantos outros benefícios.

Temos, portanto, um produto ainda mais customizado e de maior qualidade, sem custo exorbitante e com grande economia de tempo durante o processo de criação.


Artigos relacionados