Nota Fiscal: Porque ela é importante e como emitir?

Publicado em 11 de outubro de 2022

Woman doing accounting

Você sabia que a Nota Fiscal é um documento  importante e obrigatório, pois através dele a empresa certifica a entrega de produtos ou serviços prestados com os respectivos valores e tributações? 

Portanto, você que é empreendedor ou prestador de serviços que precisa emitir nota fiscal, e não sabe como fazer isso, leia esse artigo. Nele explicaremos porque a nota fiscal é importante e como emitir a sua de maneira prática.  Também discutiremos os vários tipos de notas fiscais que são emitidos para diferentes finalidades.

O que é Nota Fiscal?

Desde a antiga Roma, as pessoas adquiriram o costume de registrar as suas atividades comerciais através de um documento denominado como nota fiscal. Além disso, esse é um documento que registra os serviços prestados com detalhes, faz o cálculo dos tributos e entre outros.

Imagem com exemplo de nota fiscal

Além disso, a nota fiscal possibilita que os comerciantes comprovem quanto gastaram e receberam em relação às mercadorias adquiridas ou vendidas. Com o passar do tempo, a nota fiscal ganhou ainda mais importância se tornando um documento moderno, com a possibilidade de emitir a nota fiscal digital e foi necessário a sua  regulamentação.

O órgão responsável pela regulamentação das Notas Fiscais no Brasil é a Receita Federal do Brasil (RFB), Secretaria do Ministério da Economia (antigo Ministério da Fazenda). 

Além disso, existem variações da nota fiscal como a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica), NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). Ao longo do artigo, explicaremos cada uma delas.

Além de ser muito importante para o seu negócio, a nota fiscal é um documento previsto na Lei Nº 8.846 que comprova a venda de um produto ou serviço, e também serve como prova de transação de pagamento.  

Além disso, a nota fiscal é fundamental para o controle de estoque e para a gestão financeira da empresa. Afinal, empreendedores que não realizam gestão financeira podem levar o seu negócio à falência. 

Quem pode emitir uma Nota Fiscal?

Você pode emitir uma nota fiscal? Se você é um microempreendedor individual (MEI), a resposta é sim. Ou se você é dono de uma empresa, a resposta também é sim, desde que você esteja registrado no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e esteja emitindo notas fiscais.

E por que é importante emitir uma nota fiscal? Bem, além de ser obrigatório por lei, a emissão de notas fiscais trazem diversos benefícios para o empresário. Como:

  • Serve como um documento comprobatório da operação comercial efetivada. 
  • As notas fiscais representam um controle maior sobre as transações da empresa. 
  • A emissão de notas fiscais contribui para a redução da carga tributária.

Tipos de Notas Fiscais

Existem diversos modelos de notas fiscais que podem ser emitidas por uma empresa, a escolha do modelo irá depender da situação. Confira abaixo os 3 exemplos mais comum de Notas Fiscais:

  •  NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) 

Exemplo de nota fiscal eletrônica

A NFC-e é emitida de forma automatizada por meio de softwares, quando um produto é comprado diretamente em um estabelecimento varejista para uso ou consumo próprio. Seu objetivo é substituir o cupom fiscal.

  •  NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)

Imagem com exemplo de nota fiscal

A NF-e também pode ser emitida através de softwares, quando um produto é comprado de um fornecedor para revenda. Sua finalidade é garantir o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);

  • Nota Fiscal de Papel 

Exemplo de nota fiscal de papel

Também chamada de Nota Fiscal Avulsa, é destinada aos autônomos que não têm CNPJ, e MEIs que não contribuem com o ICMS. Ao contrário das outras notas fiscais que podem ser automatizadas por meio de softwares, a Nota Fiscal Avulsa deve ser feita de forma manual, através do portal SEFAZ (Secretaria da Fazenda).

Quais as vantagens de utilizar Nota Fiscal?

Você já parou para pensar nas vantagens de emitir uma Nota Fiscal? Pois saiba que ela é importante para o seu negócio e o seu funcionamento legal, sendo esse um direito do consumidor estabelecido no Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, ela garante grandes benefícios para a sua empresa e até mesmo para os clientes?

Veja alguns:

  • A nota fiscal é o documento que comprova a operação comercial, ou seja, ela é a garantia de que você está emitindo um documento legal e válido;
  • Além disso, a nota fiscal garante que você está recolhendo os impostos corretamente sobre as vendas;
  • São base para o cálculo dos impostos devidos pelas organizações ao governo;
  • As notas fiscais são importantes para comprovar a entrada e saída de produtos e a prestação de serviços;
  •  Auxiliam no controle das despesas, na organização dos gastos e permitem acesso a créditos e descontos fiscais;
  • Para os consumidores, a nota fiscal garante os seus direitos e a comprovação de pagamento, além disso, ao precisarem realizar alguma troca ou substituição de produto a nota fiscal deve ser apresentada para comprovar que aquele produto foi comprado no seu estabelecimento. Portanto seus clientes terão ainda mais confiança na sua empresa quanto à garantia de seus direitos;
  • Caso haja uma situação em que o cliente deseje devolver um produto comprado, trocá-lo ou ser reembolsado, a empresa poderá consultar na nota fiscal a veracidade das informações da compra;
  • Por fim, a nota fiscal  é uma forma de se proteger legalmente caso haja uma auditoria na sua empresa.

Como emitir e consultar nota fiscal?

Você está interessado em saber mais sobre como emitir uma Nota Fiscal, certo? Nós podemos ajudar com isso.

Antes de tudo, você precisará se certificar de ter todas as informações necessárias à mão. Isto inclui seu número de CPF, o nome de sua empresa, CNPJ e o tipo de produto ou serviço que você está vendendo.

página inicial do site da Secretária da Fazenda

Uma vez que você tenha essas informações prontas, você pode ir em frente e acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda.  

Pronto, para emitir a nota fiscal selecione o tipo de nota e o requerente, depois clique em “confirmar”. Você será levado a uma página onde deverá inserir todas as informações necessárias para preenchimento da nota fiscal. 

Se você está se perguntando se poderá refazer esse processo novamente, a resposta é não! Portanto, revise os dados  antes de enviar seu pedido, já que uma vez processado, não há como voltar atrás! 

Já, para consultar uma nota fiscal, você deve acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda. Depois, clique em “Consultar NCN” e insira a chave de acesso da NF-e onde vai pedir. 

Página para consulta de nota fiscal

Dicas Softwares de emissão de Nota Fiscal

Agora que você já sabe quais são as vantagens de emitir nota fiscal, e compreendeu a sua importância para os negócios, saiba também que a emissão deve ser feita corretamente e pode ser feita de forma rápida. Para isso, você pode utilizar um software de emissão de notas fiscais.

Portanto, se você está pensando em emitir uma nota fiscal pela primeira vez, ou quer trocar de software, vamos apresentar agora os principais softwares de emissão de nota fiscal. São eles: Keruak, DocPay, Alterdata ERPForme, Conexão NF-e e Linkana.

Cada um oferece funcionalidades diferentes e atende a necessidades variadas. Por isso, é importante que você analise qual o mais adequado para a sua empresa. Veja mais detalhes sobre cada um para facilitar esse processo:

Keruak

Logo de software que emite nota fiscal

O Keruak é indicado para pequenas e médias empresas, que desejam simplificar a gestão financeira de seus negócios. O sistema permite fazer de forma rápida e simples a emissão de notas fiscais, boletos ilimitados e até mesmo a gestão de contratos. 

Além disso, o software também vai auxiliar no controle de estoque da sua empresa, permitindo o acompanhamento de entrada e saída de mercadorias.

DocPay

Emissor de nota fiscal DocPay

O DocPay é ideal para grandes empresas que precisam gerenciar alto volume de informações. Esse software automatiza a gestão de contas a pagar, contas a receber, emissão de boletos e conciliações financeiras. Além disso, pode ser usado por empresas de diversos segmentos de mercado.

Conexão NF-e

Logo de Software que emite nota fiscal

Com o Software da Conexão NF-e, é possível automatizar os processos fiscais de pequenas e grandes empresas desde a SEFAZ e prefeituras até o ERP,  e gerenciar XMLs em um único portal de NFe, NFSe, NFCe e CTe.

Ele é capaz de captar 100% das NFe e CTe emitidas contra um CNPJ. Também faz a impressão de DANFe, DACTe e DACCe, e realiza Manifesto do Destinatário e Desacordo do CTe, inclusive em lote.

Conexão NF-e é voltado para empresas de diversos portes e segmentos com certificado digital tipo A1 ou A3.

Linkana

Logo de software que emite nota fiscal

A Linkana é voltada para empresas que desejam ter uma rede de dados para gerenciar informações de seus fornecedores. A plataforma é adequada também para empresas que desejam centralizar todo o processo de gestão de forma integrada, ao invés de dividir o processo em várias ferramentas (ex: ferramentas para coleta de dados de homologação, ferramentas para e-procurement para cadastro, planilhas de documentos vencidos, etc.).

Alterdata ERPforme

Software que emite nota fiscal

Cada um dos Softwares citados acima tem suas vantagens, mas a Alterdata ERPforme é preparada para emitir todos os tipos de notas fiscais. Além do que, oferece outras vantagens como:

  • Manter o financeiro da empresa organizado;
  • Controlar o Fluxo de Caixa;
  • Analisar gráficos intuitivos;
  • Controlar informações de centro de custo;
  • Conciliar informações bancárias.

O Alterdata ERPforme é ideal para qualquer pequena empresa, pois é fácil de usar. 

Conclusão

Neste artigo, vimos que a emissão de faturas é uma das tarefas mais importantes para qualquer empresa. Ela não só ajuda a manter o controle de suas receitas e despesas, mas também facilita o registro de seus impostos.

Felizmente, tudo o que você precisa é de um bom software. Então, o que você está esperando? Com as dicas e informações discutidas neste artigo, esperamos que tenha lhe ajudado! Por isso, comece a emitir faturas hoje mesmo e veja a diferença que isso faz para seu negócio.

Publicado por Alessandra Andrade

Mineira do interior de Minas Gerais, 28 anos, acadêmica de Marketing. Atua como Redatora Web desde 2018, escrevendo artigos para diversos blogs e roteiros para canais do YouTube sobre curiosidades.


Artigos relacionados