Se você ainda é daqueles que pensam que as redes sociais são as únicas formas de comunicação com os clientes atuais e que as mídias “tradicionais” ficaram para trás, é hora de rever seus conceitos e pensar na mídia out of home para sua estratégia.
Diferente do que muitos pensam sobre esse ser um tipo de comunicação que ficou no passado, é um setor que não para de crescer no Brasil. Segundo dados do Ibope, houve um crescimento de 38% em 2021 no país da mídia out of home. Além disso, segundo estudo de 2019, já era apontado que a estratégia atingia 87% da população brasileira.
Entender esse tipo de mídia, suas vantagens e possibilidades é o primeiro passo para olhar para seu processo e inserir mais uma forma de comunicação em seu planejamento. Você sabe o que é mídia out of home e como ela pode ser uma aliada? Confira!
O que é mídia out of home?
A mídia out of home, muitas vezes denominada como OOH, é toda aquela publicidade feita em formatos exteriores e seu principal objetivo é alcançar pessoas durante seus trajetos fora de casa.
Mais do que nunca, com a volta das atividades no mundo externo e com as pessoas retomando suas rotinas fora de casa, esse é um tipo de publicidade com capacidade de impactar muitas pessoas, de diversas formas e com os mais diferentes objetivos de marketing.
Se você pensar no trajeto que fez durante a semana para o trabalho ou algum compromisso, consegue se lembrar de diversas comunicações encontradas na rua, seja em outdoor, ponto de ônibus, estações, painéis digitais na rua e muitas outras possibilidades, não é mesmo?
Aqui, é importante dizer que esse tipo de mídia não está apenas de fato na rua, mas pode ser encontrada em qualquer parte do trajeto das pessoas, sejam estações, terminais de ônibus, aeroportos, shoppings, supermercados e outros ambientes.
A mídia out of home é comum no dia a dia das pessoas e seu exemplo mais icônico é a Times Square, a famosa área em Nova York que abriga mais de 50 painéis digitais que funcionam 24 horas por dia, todos os dias por ano e é um dos locais mais requisitos e de prestígio para se chegar.
Essa não é uma forma nova de comunicação e os outdoors existem há muito tempo, certo? Porém, com os avanços tecnológicos e o poder dos dados, esse tipo de interação passa a ser cada vez mais assertivo, permitindo criações de impacto e resultados ainda maiores para as marcas.
Tipos e formatos de mídia out of home
Os pôsteres e outdoors são os grandes conhecidos da mídia out of home, mas muitos são os formatos possíveis dentro desse tipo de comunicação. Confira os 4 principais que podem ser utilizados em suas estratégias.
Outdoor
Os mais famosos e conhecidos, os outdoors, ou seja, que estão ao ar livre. Esses são voltados para o ambiente externo, como ruas e avenidas e podem estar em diversos formatos, materiais e formas de comunicação.
Aqui, o grande ponto é impactar as pessoas durante seus trajetos e ficar marcada com imagens e frases que chamam a atenção.
Indoor
Já esse modelo, são aqueles voltados para ambientes internos. Eles podem ser encontrados em estações de trem e metrô, shoppings, aeroportos, prédios, elevadores, supermercados e qualquer que seja o local em que a pessoa entre para realizar alguma ação.
Em movimento
A mídia out of home pode também estar em movimento e é comum de ser vista em ônibus, vagões de metrô, táxis, carros, helicópteros e meios de transporte. Aqui, o seu foco é estar em movimento e impactar pessoas em diversos pontos do caminho.
Digital, o DOOH
A que ganha maior fama nos últimos tempos é a digital mídia out of home. Essas são aquelas expostas em painéis eletrônicos, sejam indoors ou outdoors. Seu grande foco é interagir mais com o público e se tornar marcante durante o caminho.
Esse tipo de comunicação ganha muito com as tendências tecnológicas, como 3D, 4D, realidade virtual e inteligência artificial e faz com que as marcas direcionam ainda mais sua comunicação baseada em dados e projeções.
Quais as vantagens da mídia out of home?
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é e quais são os tipos de mídia out of home já deu para entender um pouco melhor como ela pode funcionar em seu cenário, não é mesmo? Para te ajudar ainda melhor a enxergar o valor dessa comunicação, reunimos algumas – das muitas – vantagens dessa mídia.
Alto alcance
A mídia out of home está no caminho das pessoas e não pode ser “desligada” como na televisão em que se muda de canal ou nas mídias sociais, onde é possível bloquear a visualização. Sendo assim, com boas mensagens, é grande o impacto que ela pode causar.
Segundo a média do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 43% dos brasileiros levam pelo menos trinta minutos em seus deslocamentos de carro e 33% levam até pelo menos 1h em seus deslocamentos por transporte público.
Além desses, existem os de moto, bicicletas, pedestres e outros meios, ou seja, são muitas pessoas circulando diariamente nas cidades e sendo impactados por comunicações em seu entorno.
Gera engajamento
Se as pessoas estão em seus caminhos e são atingidas por comunicações diferentes, que falam com elas e que prendam sua atenção, a tendência é que o engajamento seja muito maior, afinal, a curiosidade e outros gatilhos serão ativados.
Quando o consumidor está em movimento, ele fica mais alerta e absorve melhor as informações ao seu redor, dessa forma, se torna mais propenso a responder aos estímulos e mensagens.
Isso representa diversas oportunidades para envolver seu público a cada contexto, conteúdo, local, horário, atividade e criar gatilhos relevantes e provocativos para seu engajamento.
Aumenta o conhecimento de marca
A mídia out of home tem como grande vantagem a possibilidade de desenvolver campanhas mais criativas e até mais interativas e isso faz com que a ação fique marcada para o público e, mesmo que de forma inconsciente, a marca se torna presente na memória das pessoas pelas boas experiências que levou.
Muitas das boas ações out of home acabam sendo divulgadas organicamente pelas pessoas que são atingidas por elas e isso faz com que o “buzz” sobre a marca aumente e ela seja reconhecida.
Serve tanto para divulgação em massa quanto segmentada
Não é porque a mídia out of home está em um local com tanto trânsito de pessoas que ela não pode ser segmentada. Essa é uma estratégia que se encaixa bem tanto para as divulgações em massa ou para públicos específicos.
Com dados e conhecimento da sua persona, é possível distinguir grupos específicos e considerar variáveis de localização, dias e horários para transmitir a mensagem para as pessoas certas.
Oferece boa relação de custo benefício
A mídia out of home oferece grande custo benefício quando comparada a outros meios tradicionais, afinal, essa atinge grande público e gera um bom retorno. Segundo dados da Forbes, o retorno para cada dólar investido em mídia Out of Home gira em torno de US$ 5,97 em receita.
É estratégica e baseada em dados
Fazer mídia out of home é muito mais do que instalar um painel eletrônico para atingir pessoas. Para que os resultados sejam visíveis e assertivos, a forma de conteúdo é baseada em dados e estudos reais para que o público certo receba a mensagem correta.
Mesmo sendo uma mídia de massa, ela é totalmente personalizável e feita com inteligência para mapear locais, dados, pontos importantes, rotinas e características para que a mensagem chegue a quem a marca deseja.
Como a Economapas pode te ajudar com a mídia out of home?
A Economapas é um software de inteligência de mercado que processa, através de geolocalização, informações complexas de consumo, população, renda, mercados e empresas, direcionando para cada porte e segmento.
Mas muito mais do que um software, a Economapas é um ponto de partida, agente de campo e a bússola das empresas em seus mais diferentes momentos da jornada, oferecendo dados, inteligência de mercado, recursos, pesquisas e tendências para que as melhores escolhas sejam feitas para o negócio.
Nesse sentido, entendendo cada vez mais a importância das diversas formas de comunicação e da mídia out of home, lançamos o módulo MOOH, Mídia Out of Home, como estratégia de publicidade veiculada em ambientes urbanos.
Como você já entendeu sobre ele e conheceu suas vantagens até aqui, deu para perceber que fazer esse tipo de mídia é muito mais do que criar uma campanha, mas sim ter dados para atingir as pessoas certas, não é mesmo?
E é justamente nesse ponto crucial que pode definir se a mídia vai dar certo ou não é que a Economapas vai atuar. Nossa plataforma é atualizada mensalmente com todas as informações de MOOH para todo o Brasil e através dela, é possível ter informações de medidas, altura, largura, período mínimo de contratação, mapa de calor, além de valor médio de contrato, de acordo com a área selecionada.
Com informações precisas, o usuário ganha dados e fontes para tomar decisões estratégicas e não apenas investe no escuro, sem entender todas as suas possibilidades, otimizando seu custo é direcionado para resultados.
A mídia out of home é um tipo de comunicação que não para de crescer e, estar no caminho do seu público com boas mensagens e formas de interação faz toda a diferença para sua marca, fixação de mercado e resultados no negócio.
O quanto sua estratégia – seja de vendas, marketing, expansão e tantas outras – estão olhando para além das redes sociais e investindo em mídia out of home? Aproveite que agora você sabe mais sobre esse importante canal e teste grátis nossa plataforma para entender como podemos te ajudar ainda mais!
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5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments