Softwares de inteligência de e-mails: o que são e como gerenciar?

Publicado em 15 de setembro de 2022

notificação de e-mail

O e-mail é destaque entre as ferramentas de marketing disponíveis no mercado. Por meio dele, é possível criar melhores relacionamentos com os clientes por meio do envio de ativações, ofertas e informativos. Por isso, os softwares de inteligência de e-mails são muito procurados.

Por outro lado, a inteligência artificial é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada na atualidade, haja vista que essa facilita atividades humanas complexas, sejam elas pessoais ou empresariais, como a manutenção de contato com consumidores ativos e a prospecção de um novo seguidores.

Diante desse cenário, softwares de inteligência de e-mails são buscados para ordenar correspondências eletrônicas e, dessa forma, proporcionar maior facilidade no fornecimento de mensagens empresa com seus clientes e parceiros.

O que são softwares de inteligência de e-mails?

 

inteligência de e-mail

 

Softwares de inteligência de e-mails são adotados por organizações com listas de contatos extensas que desejam se relacionar com o público de maneira personalizada. Além da aproximação com os consumidores, esse recurso também age para otimizar tempo e poupar recursos.

Também reconhecidos como gerenciadores de e-mail, a maioria desses softwares incluem a classificação das mensagens recebidas, bem como a possibilidade de rotear ou arquivar algumas delas. Além disso, disponibilizam relatórios das movimentações quando solicitado.

O objetivo desses softwares quase sempre está voltado ao uso da automatização para o envio de campanhas que auxiliam na coleta de informações valiosas e na distribuição de conteúdo para reter clientes e promover engajamento. Isto é, aumentar o lucro.  

Como gerenciar um e-mail profissional

Sem dúvidas, possuir um e-mail profissional garante uma série de benefícios ao negócio. Inclusive, a segurança é um deles, pois as mensagens trocadas entre e-mail profissional e qualquer usuário possuem valor jurídico, ou seja, apresentam o mesmo peso de um documento reconhecido em cartório.

Embora muitas empresas utilizem um domínio corporativo para fornecer maior credibilidade, este não é um recurso obrigatório. Esse critério depende da ferramenta de gerenciamento escolhida pelo profissional ou proprietário da empresa.

Para gerenciar um e-mail profissional por meio do Gmail, por exemplo, além de não precisar se preocupar com o pagamento de um domínio, o usuário também fica isento de perder os dados em manutenções do servidor por conta do armazenamento em nuvem.

Além disso, existem diversos outros aplicativos que executam gerenciamento de e-mail em nuvem, tanto gratuitamente quanto paga. De modo geral, a maioria deles oferecem estabilidade, carregamento rápido e layouts que podem ser alterados conforme as necessidades particulares de cada usuário.

A melhor forma de gerenciar e-mail profissional de empresas que prezam por praticidade e organização é através de softwares de inteligência de e-mails. Isso porque, com essas ferramentas é possível gerir mais de uma conta simultaneamente, com uso de filtros avançados e sincronização de calendários.

Embora seja necessário selecionar um software específico antes de mais nada, existem algumas regras de gerenciamento de e-mail que se aplicam a todos eles. Pensando nisso, preparamos um passo a passo para você.

Passo a passo para gerenciar um e-mail profissional

  1. Crie uma voz de identidade para sua marca

Para qualquer personalidade definida, é de extrema importância determinar se o vocábulo dos e-mails deve ser sério ou descontraído. A linguagem das mensagens deve seguir o mesmo padrão, por isso é essencial compreender se a marca deve se comunicar de forma coloquial ou científica.

  1. Construa mensagens objetivas

Especialmente quando se trata da Internet, estamos habituados a fazer leituras rápidas. Logo, é essencial simplificar o conteúdo da mensagem para alcançar o máximo de objetividade possível. Do contrário, há um grande risco do cliente ignorar o e-mail recebido.

  1. Utilize a identidade visual

A identidade visual compreende imagens, frases, logotipos ou qualquer outro elemento de representação visual da marca. Esse recurso é altamente poderoso, pois como o cérebro humano é programado para detectar os padrões, usar informações que lembrem a empresa faz com que ela seja facilmente reconhecida.

  1. Descomplique o cancelamento da inscrição

Apesar do principal objetivo de a criação de e-mails ser a manutenção da aproximação dos clientes com a marca, é necessário descomplicar o cancelamento da inscrição. Pode parecer estranho, mas a tendência é que, caso essa opção não possa ser facilmente acessada, o usuário marque o e-mail como spam e continue sem engajar. 

  1. Organize sua caixa de e-mail

Assim como o conteúdo das mensagens, o manuseio da ferramenta deve ser objetivo. Em meio a listas extensas de contatos de clientes e fornecedores, é necessário ter alguns cuidados para otimizar o tempo de uso da plataforma utilizada e evitar possíveis equívocos.

  • Mantenha sua lista de clientes sempre atualizada: remover contatos duplicados, atualizar usuários inválidos, corrigir possíveis erros de digitação nos endereços e excluir aqueles que nunca visualizaram as mensagens são algumas ações essenciais para uma visão abrangente da eficiência da estratégia usada.
  • Crie pastas distintas na caixa de entrada: desenvolver marcadores para separar endereços de contato de clientes, compras e vendas é uma forma de deixar a caixa de e-mail gerenciável.
  • Escolha filtrar os e-mails automaticamente: essa é uma das formas mais eficientes de poupar tempo e trabalho. Para isso, basta configurar o e-mail para apresentar filtros automáticos que permitam a busca por palavras-chave, remetente ou assunto.
  • Arquive ou descarte os e-mails: melhor do que deixar acumular mensagens é retirá-las do fluxo de trabalho de alguma forma. Armazenar conteúdos já lidos na caixa de entrada não é a opção ideal para quem deseja organização.
  • Determine a importância dos e-mails: as ferramentas oferecem diversas funcionalidades que auxiliam na organização da caixa de entrada. Assim, é viável adicionar estrelas nos e-mails importantes e cancelar os inúteis, caso as mensagens não estejam sendo lidas. 
  1. Use um software de inteligência de e-mails: como já foi dito, esse tipo de software é um grande aliado do marketing e deve ser utilizado para facilitar a comunicação entre uma empresa e seus clientes com o envio automatizado de mensagens.

Melhores ferramentas para gerenciar seu e-mail

 

softwares de e-mail

 

Com o crescimento acelerado do mercado digital, a necessidade de ferramentas online para a manutenção da comunicação das organizações com seus consumidores gerou conhecimento de diversas ferramentas especializadas na gerência de e-mail.

Outlook

outlook

O Outlook está entre os gerenciadores mais populares do mercado. Totalmente gratuita, essa é uma das ferramentas da Microsoft reconhecidas pela diversidade de funcionalidades.

Dentre os destaques desta plataforma, estão a busca mobile, que permite encontrar o e-mail desejado em poucos segundos e a integração com diferentes programas, como Slack, Dropbox, Evernote e OneDrive.

Gmail

 

gmail

 

Depois do Outlook, o Gmail é considerado o segundo aplicativo mais usado para gerenciar e-mails. Disponível em diversos sistemas operacionais, se destaca pelo rápido envio de e-mails pelo próprio painel de notificações.

Com igual capacidade de receber informações de provedores diversos, diferente da alternativa anterior, o usuário pode optar por reagendar para horário e data específicos o “recebimento” de um e-mail.

Spark

 

spark

 

O Spark é uma das ferramentas para gerenciar e-mails mais recorridas por empresas de pequeno porte. Com a automatização dos processos, essa ferramenta possibilita resposta ou criação de e-mails em conjunto.

Com o lema “Ame seu email novamente”, o software é baseado na prática do machine learning, ou aprendizado de máquina no português, e permite a categorização de e-mails de acordo com padrão comportamental definido pelo usuário.

Mailbird

 

mailbird

 

Poupar tempo gerenciando múltiplas contas com o melhor cliente de e-mail para Windows: esse é o lema da Mailbird. Além de ser apropriada para uma gama de serviços, a ferramenta dispõe de um gerador de contatos.

Exclusivo para Windows, o software apresenta rapidez impressionante em funções como busca de anexos e oferece sincronização com o Google Agenda. Essa plataforma conta com visual completo de cores para otimizar a gestão do conteúdo.

Mozilla Thunderbird

 

thunderbird

 

O Mozilla Thunderbird, da Fundação Mozilla, é um dos melhores recursos para e-mails marketing. O aplicativo oferece a possibilidade de integrar diversas contas em um só ambiente e dispõe de add-ons, que acrescentam funcionalidades ao serviço.

O Thunderbird Firelink disponibilizado por esse software, por exemplo, favorece o gerenciamento de arquivos extensos, a transformação da aparência da ferramenta, por meio de múltiplos temas, uma vasta biblioteca de extensões e um conjunto de pastas inteligentes.

Newton Mail

 

Newton Mail

 

Repleto de funcionalidade e integrações com ferramentas como Trello, Pocket, Todoist, SalesForce, Evernote e Zendesk, esse software suporta mais de uma conta de e-mails de forma simultânea.

Dentre as funções que mais ganharam notoriedade está a aplicação da leitura de mensagens recebidas, do modo soneca e do agendamento de mensagens.

MyMail

 

MyMail

 

MyMail é mais um dos aplicativos que usam inteligência artificial para otimizar e-mails de modo automático. Baseada em protocolos como IMAP, SMTP e POP, a ferramenta é compatível com boa parcela dos servidores utilizados nas empresas.

O reconhecimento do envio é um destaque da plataforma. Ele possibilita a identificação de avatares dos contatos principais da agenda, o que facilita a identificação do usuário responsável por enviar a mensagem. Além disso, é possível personalizar a navegação e configurar as notificações.

TouchMail

 

TouchMail

 

Em atividade desde do Windows 8, essa ferramenta é muito reconhecida por possuir interface intuitiva e bonita. Nela, serviços de e-mail como Yahoo, Gmail e Outlook também são suportados.

Diferente da maioria, esse aplicativo é compatível até mesmo com dispositivos que possuem telas sensíveis ao toque. Além disso, oferece filtros como remetente, tipo de anexo e horário para que o usuário encontre as mensagens desejadas.

Opera Mail

 

Opera Mail

 

O Opera Mail é bem avaliado por todos os usuários do navegador Opera. A proposta desse software é disponibilizar funcionalidades intuitivas e visual mais agradável para otimizar a experiência dos usuários.

Além de dispor de 1GB de espaço para o armazenamento de arquivos na nuvem, também é possível baixar e gerenciar os conteúdos no dispositivo pessoal. Por isso, é mais leve quando comparado ao cliente de e-mail da Microsoft.  

Boxer

 

boxer mail

 

Boxer é um aplicativo profissional para gerenciar e-mails. Ideal para o usuário que tem mais de duas contas de e-mail, a ferramenta pode ser personalizada de acordo com as preferências do usuário e, dentre as inúmeras funcionalidades, possibilita a criação de pastas inteligentes que simplificam as buscas.

Conheça nosso catálogo

Ainda mais eficiente do que utilizar as ferramentas gratuitas que estão disponíveis no mercado é destinar recursos para usufruir de softwares de inteligência de e-mails qualificados. Por isso, contamos com uma lista de 428 softwares especializados para E-mail Marketing.

Em suma, as plataformas dispostas no nosso portal são buscadas por profissionais e empresas de todos os portes que desejam unificar as demandas da área de Marketing. Nelas, é possível gerenciar e automatizar rotinas para atrair, reter e até mesmo reter leads.

As ferramentas de inteligência artificial selecionadas possuem excelentes avaliações pelos usuários com altas taxas de recomendação. Para conhecer o nosso catálogo basta clicar aqui.

Conclusão

As plataformas de E-mail Marketing, ou softwares de inteligência de e-mails, facilitam a vida das empresas no que se refere à construção de relacionamentos duradouros com a audiência.

Diversas ferramentas, tanto gratuitas quanto pagas, estão à disposição no mercado com diferentes funcionalidades para atender necessidades específicas das organizações e proporcionar atendimento personalizado aos clientes.

Escolher uma delas diante de um cenário cada vez mais tecnológico e automatizado tem inúmeros benefícios. Essa estratégia aumenta o alcance de consumidores, oportuniza a segmentação de leads e aumenta as vendas.

Além de não sair da moda, o uso de e-mail marketing ajuda na redução de custos desse setor da empresa e oferece análises de métricas eficientes para que o usuário verifique a recepção dos conteúdos que estão sendo entregues.

Com integrações fáceis e rastreio das atividades dos destinatários, na maioria delas é possível emitir relatórios mensais para calcular o retorno das ações realizadas para o negócio, bem como promover insights de melhorias.

Publicado por Sofia Amaral

Apaixonada por comunicação escrita e oral, almejo uma grande trilha pelo universo das palavras e busco entregar o melhor em todas as atividades que me proponho a executar.


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