Por que usar assinatura eletrônica em lançamentos imobiliários?

Publicado em 28 de dezembro de 2021

Quer saber como a assinatura eletrônica pode manter o setor imobiliário aquecido e qual plataforma escolher para assinar contratos? A B2B Stack vai contar!

O ano de 2021 foi bastante produtivo para o mercado imobiliário O setor foi marcado pelo seu bom desempenho e crescimento mesmo em meio a pandemia de COVID-19.

Para que o setor continue nessa toada, a assinatura eletrônica terá papel crucial em 2022, especialmente para os lançamentos imobiliários. E vamos te explicar porquê.

Conforme estimativas, o setor imobiliário deve fechar o ano de 2021 com R$ 195 bilhões de créditos imobiliários concedidos. Com a Selic em baixa entre 2020 e 2021, investir em imóveis passou a ser uma das melhores oportunidades para investidores.

Segundo dados de um levantamento realizado pela startup Apê11, por exemplo, a procura por imóveis na plataforma da empresa para essa finalidade aumentou 2,5 vezes no segundo semestre de 2020. Também representou mais de 30% das suas vendas.

Além disso, este momento representa a concretização do sonho de muita gente, que se viu comprando seu tão esperado imóvel pela primeira vez. Com o uso da assinatura eletrônica, então, esses clientes ansiosos terão uma experiência de compra mais ágil, eficiente e otimizada.

Por isso, usar uma plataforma como a Assine.Online para assinar contratos imobiliários online é uma forma de atingir os mais diversos públicos que buscam um imóvel para chamar de seu, onde quer que eles estejam.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

Panorama do mercado e dos lançamentos imobiliários em 2021

Em 2021, os lançamentos imobiliários estão em alta, assim como todo o mercado imobiliário.

Conforme dados divulgados com um balanço parcial deste ano, houve um aumento de 58,7% em lançamentos imobiliários nos sete primeiros meses do ano, quando comparado ao mesmo período de 2020.

Foram 68.754 unidades lançadas de janeiro a julho de 2021, sendo 99% delas compostas por imóveis residenciais, que representaram 98% das vendas no período.

Entretanto, o terceiro trimestre como um todo foi mais desafiador para o mercado. Isso porque as vendas líquidas aumentaram apenas 1,7%.

Muito disso se deu pela alta da inflação e dos juros nas linhas de crédito imobiliário.

Embora o aumento da taxa Selic esteja acontecendo gradativamente em 2021, isso não significa que a tendência pela procura de imóveis diminuirá em 2022.

Ainda que não seja possível prever alguns cenários, basear-se no que já passou para entender como se adaptar às mudanças é um diferencial para quem quer continuar vendendo.

É neste momento que os corretores, incorporadoras e construtoras precisam ficar atentos às oportunidades para não ficarem para trás.

Há diferentes formas de tentar compreender como o comportamento dos interessados em lançamentos imobiliários pode ser influenciado em 2022. Por exemplo:

A insegurança com novas variantes do coronavírus pode estimular ainda mais a procura de imóveis pela internet, hábito este que não tem mais volta em um mundo digitalizado.

O home office e trabalho remoto, ou modelo híbrido, podem ganhar mais força e permanecerem em 2022, devido seus benefícios para empregadores e empregados.

Com isso, as pessoas tendem a procurar residências maiores, ou, escritórios menores, uma vez que não terão muitos funcionários trabalhando presencialmente.

A assinatura eletrônica como aliada nas vendas de lançamentos imobiliários

De todos os fatores citados, a maior certeza é que todas as pessoas buscam praticidade e não querem ter problemas na compra de um imóvel.

Isso significa que não faz mais sentido demorar mais de um mês para fechar um contrato imobiliário e desgastar o cliente com tantos processos, ainda mais quando se trata da realização de um sonho.

Então, a assinatura eletrônica é um dos primeiros passos que você precisa dar para oferecer a melhor experiência ao consumidor.

As construtoras, incorporadoras, loteadoras, imobiliárias e corretores que oferecem processos 100% digitais tendem a se destacar.

Além disso, ganham relevância com um público maior, como os investidores que não moram na localidade de um lançamento imobiliário, por exemplo, mas querem comprá-lo.

Por isso, é preciso olhar para a assinatura eletrônica como forma de desburocratizar processos e democratizar as vendas de imóveis, para assim, continuar deixando o setor aquecido e em pleno funcionamento.

Vantagens da assinatura eletrônica para corretores

As assinaturas eletrônicas oferecem praticidade e agilidade aos corretores, pois eliminam a necessidade de deslocamento até local da venda, o gasto com mobilidade, e por isso, os profissionais conseguem fechar mais contratos em menos tempo.

Vamos usar como exemplo dessas vantagens a corretora Núbia Cácia, que fez parte do primeiro projeto da plataforma Assine.Online em lançamentos imobiliários.

Durante o lançamento, a Assine.Online montou toda a estrutura para que as vendas dos imóveis ocorressem de forma 100% digital, e isso fez com que a Núbia conseguisse fechar 31 dos 51 contratos que fez de forma totalmente online.

Ela disse que a maior facilidade trazida pelo processo de fechamento de contratos imobiliários digitais foi a agilidade em enviar e receber contratos de clientes que compram imóveis à distância, e que antes, além de dependerem dos cartórios, ainda levavam dias para ir e voltar pelos correios.

Isso impactava diretamente na sua comissão, uma vez que ela só recebia pela venda com o contrato assinado em mãos.

Com a plataforma da Assine.Online, a Nùbia reduziu o tempo de fechamento de contratos imobiliários em 90%, e isso permitiu que ela atendesse e se dedicasse a ainda mais clientes.

Vantagens da assinatura eletrônica para construtoras, incorporadoras e loteadoras

As construtoras, incorporadoras e loteadoras ganham mais controle dos processos com contratos digitalizados. Portanto, a assinatura eletrônica é fundamental nesses negócios.

Isso porque você elimina a papelada e começa a centralizar contratos em uma única plataforma. E não só os contratos de vendas podem ser digitalizados como também os de processos internos.

Com a assinatura eletrônica é possível, por exemplo, assinar contratos do setor de recursos humanos, assim como dos departamentos financeiro, contábil, jurídico e compras.

Para o departamento jurídico, as assinaturas digitais são essenciais para que os profissionais trabalhem de forma mais sustentável, organizem seus documentos com mais eficiência e garantam a segurança de informações sensíveis.

Já para a área contábil, as assinaturas digitais ajudam o contador a ter diferenciais em relação à concorrência, uma vez que podem oferecer aos clientes o fechamento de contratos à distância e a centralização de documentos contábeis que precisam de assinatura.

Da mesma forma, o setor de compras pode se beneficiar com as assinaturas eletrônicas porque elas permitem que contratos sejam fechados rapidamente.

Com isso, ao perceber uma boa oportunidade com um determinado fornecedor, que pode, inclusive, estar a quilômetros de distância, o profissional de compras consegue negociar e fechar negócio até no mesmo dia.

Por fim, as assinaturas eletrônicas e digitais garantem maior produtividade de todos os profissionais, especialmente os de vendas, além de fornecerem maior transparência para todos os envolvidos, já que é possível que todos tenham a mesma visão dos documentos e contratos.

Aprimorar a experiência do cliente com assinatura eletrônica

As transações imobiliárias tradicionais costumam levar em média 40 dias para serem finalizadas.

Além disso, esses métodos tradicionais de vendas de imóveis fazem o cliente perder tempo e dinheiro com cartórios e outras burocracias.

Os lançamentos imobiliários, por sua vez, estão cada vez mais tentando atender a todas as exigências que os novos consumidores buscam em um empreendimento.

Por isso, seria contraditório vender um imóvel inovador utilizando técnicas antigas.

A digitalização do mercado imobiliário, então, começa com a assinatura eletrônica.

Assinar um contrato eletronicamente pode reduzir o tempo de fechamento da transação para 2 dias, além de eliminar toda a burocracia desse processo. Assim, é possível elevar a experiência do cliente a outro patamar.

• Você pode saber tudo sobre como ter processos imobiliários 100% digitais neste e-book! Não deixe de conferir!

Qual plataforma de assinatura eletrônica usar para lançamentos imobiliários?

Escolher a plataforma de assinatura eletrônica mais adequada ao seu negócio será crucial para que todos os processos com assinaturas digitais funcionem.

É necessário saber cada detalhe do que ela pode oferecer para reduzir custos, tempo, e com isso, melhorar a experiência de todos os envolvidos nos lançamentos imobiliários.

A Assine.Online é uma dessas plataformas, e permite coletar e fazer assinaturas eletrônicas e digitais com validade jurídica a qualquer hora e lugar.

Isso porque, além de você conseguir utilizar a plataforma na nuvem, a Assine.Online disponibiliza também um APP para dispositivos móveis para facilitar o fechamento de contratos onde quer que os signatários estejam.

E este processo de assinatura online pode ser ainda mais rápido e prático. Ao solicitar uma assinatura, os clientes recebem o contrato por e-mail e podem assiná-lo diretamente através do link recebido, sem que precisem, necessariamente, baixar o APP ou acessarem a plataforma.

Além disso, a Assine.Online possui ferramentas para gestão desses documentos, para assim, agilizar processos e otimizar as rotinas de corretores, construtoras, incorporadoras e loteadoras.

Certificado Digital

O certificado digital é um ponto muito importante para os negócios que vão incorporar as assinaturas eletrônicas.

Existem vários tipos de contratos que podem ser assinados eletronicamente.

No entanto, os que necessitam de assinatura qualificada, ou seja, que exigem mais etapas de autenticação do usuário, como em transações que envolvem o poder público, reconhecimento em cartório ou que precisam ser registrados no Cartório de Registro de Imóveis, precisam do certificado digital, que funciona como uma identidade virtual do signatário.

As assinaturas feitas com certificado digital têm o mesmo valor que uma assinatura autenticada em cartório, por exemplo.

A Assine.Online, portanto, oferece Certificado Digital Bird ID, que possui a maior validade do mercado e com bom custo/benefício.

Flexibilidade para os signatários

É possível assinar e coletar assinaturas online em todas as páginas dos contratos, inclusive de uma única vez, o que garante ainda mais economia de tempo. Tudo isso sem a necessidade de reconhecer firma em cartório.

Outro diferencial do Assine.Online é que os signatários de um contrato não precisam se cadastrar na plataforma para assinar o documento, dando praticidade a todos os envolvidos no processo de compra.

Gestão de documentos

Para gerenciar documentos, a Assine.Online disponibiliza sua plataforma em nuvem para que você armazene seus contratos.

Isso possibilita que você os organize como preferir e tenha backups constantes para garantir sua integridade.

Você também consegue organizar os documentos em pastas e compartilhar pastas específicas com outros usuários, facilitando o trâmite dos documentos dentro da empresa.

Integração via API

Quem possui familiaridade com programação ou conta com uma equipe de desenvolvedores, consegue explorar ainda mais da Assine.Online. Isso porque sua API é aberta, e com isso, há diversas possibilidades.

Um exemplo disso é configurar fluxos e processos de coletas de assinaturas automáticos. Também é possível integrar a plataforma com sistemas que você já utiliza.

Dessa forma é possível manter dados em sincronia e até mesmo, assinar documentos sem precisar alternar entre ferramentas.

Avaliações dos usuários

Um ponto fundamental para se analisar ao escolher qualquer tipo de software são as avaliações dos usuários dessas ferramentas.

Elas dizem muito sobre a experiência que tiveram e te ajudam a identificar se a solução já resolveu algum problema parecido com o seu, por exemplo.

No nosso portal B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, a Assine.Online tem média de avaliação 4.6 de 5 estrelas até o momento.

Os usuários da Assine.Online gostam das funcionalidades e praticidade oferecidas pela plataforma e perceberam a agilidade que podem tocar seus processos com sua utilização.

Case de sucesso: Trinus Co., lançamentos imobiliários e assinatura eletrônica

A Trinus.Co é uma landtech, empresa que tem como foco oferecer soluções baseadas em tecnologia para quem quer investir, construir ou adquirir imóveis, criada em 2009, em Goiás.

Em busca da inovação para lançar o Loteamento Jardim Europa, em Formosa – GO, a Trinus.Co fez uma parceria com a Assine.Online para oferecer assinatura eletrônica aos corretores e clientes participantes do evento, e assim, fornecer toda a praticidade necessária para o fechamento dos contratos imobiliários.

Durante o lançamento do loteamento, a equipe da Assine.Online esteve presente e apoiou a Trinus.Co, bem como seus clientes e corretores para que todos conseguissem usufruir de todas as vantagens de um processo de compra 100% digital.

Segundo Arthur Farah, Head de Vendas da Trinus.Co, cerca de 60% de todas as vendas do Loteamento Jardim Europa foram realizadas com assinatura digital, sendo que no dia do evento de lançamento, todos os contratos foram assinados desta forma.

Conclusão

Se você quer vender mais lançamentos imobiliários em 2022, a assinatura eletrônica é o caminho para ganhar tempo e oferecer a melhor experiência ao cliente.

Cada vez mais os consumidores querem praticidade e prazos mais curtos para pegarem a chave do seu tão sonhado imóvel nas mãos. Isso requer menos burocracia, e por consequência, o uso de soluções como a Assine.Online.

Com a plataforma Assine.Online é possível assinar e coletar assinaturas com certificado digital e validade jurídica de qualquer lugar.

Além disso, você ainda pode centralizar e gerenciar seus contratos em apenas um ambiente, o que evita perda, extravio e fraudes nesses documentos.

Então, se você ainda não conhecia a importância da assinatura eletrônica e suas vantagens, confira todas as avaliações da Assine.Online na B2B Stack e saiba todos os problemas que a solução pode te ajudar a resolver!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados