O processo de automatizar tarefas consiste em, como o nome sugere, substituir demandas manuais e repetitivas por processos que sejam realizados automaticamente, com a finalidade de economizar o tempo gasto pelos colaboradores da sua empresa. Trouxemos aqui 4 cases de automação para te inspirar.
Você sabe o que é automação de processos?
A automação (ou automatização) de processos consiste em substituir algumas tarefas repetitivas realizadas manualmente em sua empresa por formas automáticas de serem executadas.
Mas não pense que automatizar processos significa que você vai substituir funcionários por robôs andando por sua empresa, não é nada disso!
A maioria das automatizações de processos ocorre por meio de softwares de automação de processos e também pela integração entre softwares.
Assim, em vez de ter que digitar ou copiar informações de uma ferramenta online para outra, esses dados são transferidos automaticamente, por meio de integrações.
Dessa forma, os colaboradores não perdem tempo com essas tarefas repetitivas e podem se dedicar a outras mais interessantes para o negócio.
Além disso, os processos são mais rápidos e confiáveis (praticamente não há erros), o que só vai aumentar a produtividade na empresa.
Neste post você vai conhecer 4 exemplos reais de como a automatização de processos trouxe melhorias significativas em algumas empresas.
Tudo isso por meio de um software de automação de processos que integra ferramentas online em menos de 2 minutos!
4 cases de automatização de processos para você se inspirar
1- OLX: Integração entre Facebook Lead Ads e Google Sheets
A OLX é o maior site de venda de usados do Brasil, com forte atuação na área de imóveis e carros, e tem presença em mais de 40 países.
Ora, uma empresa desse porte capta leads das mais variadas formas e por meio dos mais diversos canais.
Um desses canais é o Facebook, através de anúncios no Facebook Lead Ads.
Esse formato especial de anúncio permite incluir um formulário para que os usuários preencham seus dados em troca de uma material rico, por exemplo.
Só que, para que esses leads fossem úteis para serem usados pela área de marketing, era preciso acessar o painel do Facebook Business Manager, exportar as listas de leads e enviar ao marketing. Tudo muito trabalhoso e demorado…
Foi aí que a OLX descobriu uma maneira de fazer a automação desse processo, com ajuda das integrações da Pluga.
Agora, a cada novo lead captado no Facebook, automaticamente ele é enviado para uma planilha do Google. Excelente, não?
Confira todos os detalhes aqui: Case OLX
2- PEBMED: integração entre iugu e NFe.io para emissão de nota fiscal automática
A PEBMED é uma empresa que fornece conteúdos e ferramentas de alto nível para ajudar médicos a tomarem decisões importantes referentes ao tratamento de seus pacientes.
Eles contam com mais de 8 mil conteúdos e 360 mil usuários no Brasil.
Sucesso total e mais de 60 mil pagamentos recorrentes mensais!
Só que, como em toda empresa, é preciso emitir as notas fiscais de cada pagamento realizado. Mas… como fazer tudo isso? Emitir manualmente 60 mil notas todo mês?
Simples, é só fazer a automatização desse processo, integrando seu meio de pagamento (no caso o iugu), com seu software emissor de notas fiscais (o NFe.io).
Assim, agora, a cada pagamento aprovado no iugu, uma nota fiscal é emitida automaticamente no NFe.io.
Confira todos os detalhes aqui: Case PEBMED
3- FEBRACIS: Integração entre RD Station Marketing e Google Sheets
A FEBRACIS é um instituto que capacita profissionais tanto através de cursos de coaching como de capacitação em coaching.
São 40 unidades em diversos países, mais de 12 mil coaches formados e meio milhão de pessoas impactadas pela metodologia que aplicam com exclusividade.
Por se tratar de uma empresa com forte atuação comercial, a FEBRACIS usa uma ferramenta de automação de marketing. Assim, conta com diversos leads que devem ser tratados imediatamente pela equipe comercial para não se perder o timing e contactar o lead ainda “quente”.
Mas esse processo estava sendo lento e as conversões de vendas estavam baixas.
Solução? A automatização desse processo de envio dos leads gerados no RD Station diretamente para uma planilha do Google disponibilizada para a equipe comercial.
Resultado? O crescimento da empresa dobrou!
Confira todos os detalhes aqui: Case FEBRACIS
4- Agência 360DBI: Integração entre PagSeguro e Google Sheets
Para finalizar nossos cases de automação de processos vamos falar da 360DBI, uma empresa de marketing de performance que faz criação e desenvolvimento de sites institucionais e consultoria de inteligência digital.
Em um de seus projetos, especificamente para a venda do clube de fidelidade do Blue Note Rio, uma casa de espetáculos, uma solução de automatização de processos trouxe resultados excelentes.
Tudo certo com o site do Blue Note Rio, as vendas iam bem e os pagamento eram realizados através do PagSeguro.
Mas o cliente queria mais: acompanhar o crescimento das vendas em tempo real, por meio de um dashboard!
Acha que é complicado fazer isso? Não para o pessoal da 360DBI. Eles usaram a integração do PagSeguro com as planilhas do Google, transformaram os dados recebidos em gráficos nas próprias planilhas e pronto: dashboard de acompanhamento em tempo real pronto para o cliente usar!
Confira todos os detalhes aqui: Case 360DBI
Essas integrações acontecem graças ao poder das APIs, que são protocolos da internet que permitem que 2 softwares baseados na nuvem troquem dados entre si. Então fica o questionamento: precisa ter conhecimento técnico para fazer essas integrações? A resposta é não.
O software de automatização de processos responsável pelas melhorias citadas nos cases deste artigo é a Pluga, uma plataforma que permite que pessoas não-técnicas façam integrações incríveis sem escrever uma única linha de código.
* Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga apaixonado por dados, produtividade e chocolate meio amargo.
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5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments