O que é BI e como escolher o melhor dashboard

Publicado em 24 de dezembro de 2021

As estratégias de BI (Business Intelligence) e análises de dados em dashboards são fundamentais em qualquer empresa, desde micro e pequenos negócios às grandes corporações.

Mesmo o empreendedor iniciante, precisa adotar o BI o quanto antes para se destacar no mercado e garantir uma boa gestão dos seus recursos.

Dessa forma, a empresa pode ter um crescimento sustentável e quebrar o paradigma dos negócios que fecham suas portas nos primeiros 5 anos.

Entretanto, para que as estratégias de BI funcionem, além do envolvimento de gestores e colaboradores, é preciso ter as ferramentas certas, que ofereçam dashboards intuitivos, capazes de tratar milhares de dados e fornecer centenas de insights.

Estima-se que até 2025 a geração de dados globais aumente para mais de 180 zetabytes.

Enquanto isso, o tamanho do mercado de softwares de inteligência de negócios e analítica deve crescer de 14,9 bi para 17,6 bilhões de dólares em 2024.

Isso significa que cada vez mais o BI fará parte das empresas e a tecnologia será ainda mais aprimorada para dar conta das altas demandas.

Portanto, é essencial escolher o software ideal para suas necessidades, e que te acompanhe durante todas as etapas do seu crescimento.

Acompanhe este conteúdo, então, para entender o que é BI, a importância de um dashboard eficiente na estratégia, e conheça 5 ferramentas de Business Intelligence para o seu negócio.

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O que é BI, ou Business Intelligence?

BI (Business Intelligence), ou Inteligência de Negócio, é uma estratégia que consiste em coletar, organizar e tratar dados brutos que são gerados em um negócio.

Mas, de quais dados estamos falando?

Podemos exemplificar os dados que norteiam as estratégias de BI com:

  • Dados comportamentais dos seguidores das suas redes sociais. Por exemplo a idade média, hábitos comuns, assuntos de maior interesse, entre outros;
  • Indicadores de vendas e financeiros;
  • Dados de desempenho das campanhas de marketing. Como as que geram mais engajamento, leads, e mais;
  • Informações dos seus concorrentes, como estratégias que foram mais e menos bem sucedidas;
  • Dados de performance dos colaboradores. Por exemplo, o grau de engajamento com a equipe e índices do cumprimento de tarefas.

Esses dados são gerados a partir do uso de várias ferramentas, como sistemas de gestão, de recursos humanos, de desenvolvimento de produtos, entre outros.

Então, nas estratégias de BI eles ganham significado e são traduzidos em dashboards, para que dessa forma, tanto os empreendedores, quanto gestores e colaboradores consigam tomar suas decisões baseadas em fatos concretos.

O BI é o pilar das empresas que possuem uma cultura data driven, ou seja, que usam os dados coletados para aprimorar estratégias e ganhar vantagem competitiva.

Além disso, ter uma cultura data driven possibilita que os recursos de qualquer empresa sejam gerenciados com maior assertividade, o que significa menos desperdício não apenas de dinheiro, como também de tempo gasto com esforços que não dão resultados.

Isso porque é possível levantar e comparar dados de qualquer época para compreender gargalos, identificar onde e quais processos precisam ser melhorados, prever resultados e se antecipar a qualquer tipo de mudança rapidamente.

O que é Dashboard de BI?

Imagem  de uma Dashboard. Dashboard é um painel que possui diversos gráficos e levantamentos para, de forma resumida, mostrar dados valiosos para BI(business inteligence)

Dashboard, ou painel de controle, é o local onde seus dados serão apresentados após minerados pelas ferramentas específicas de BI.

Além disso, o dashboard também é responsável por gerar todos os relatórios de análises de forma personalizada, conforme as demandas do negócio.

Geralmente, o compilado de dados é apresentado através de gráficos, tabelas, mapas e outras formas visuais interativas, normalmente coloridas, para facilitar seu entendimento.

Ao olhar para um dashboard, então, qualquer pessoa, independente do seu nível de conhecimento, consegue obter insights das mais diversas áreas do negócio.

Qual a importância do dashboard nos processos de BI?

Primeiro, o objetivo de usar um dashboard é centralizar todos os dados brutos gerados pela empresa, tanto os vindos de fontes internas quanto das externas.

Dessa forma, o dashboard consegue transformar milhares de dados em informações fáceis de ler e interpretar.

Isso é importante porque para começar a implementar as estratégias de BI em um negócio, é necessário que todo o ecossistema interno esteja envolvido.

Do empreendedor ao colaborador, todos têm de estar alinhados com a estratégia. E para que isso aconteça, quanto mais clareza sobre os dados o dashboard fornecer, mais pessoas conseguirão compreender e tirar suas próprias conclusões.

Além disso, com os dados centralizados, organizados e dispostos intuitivamente em um ambiente, há economia de tempo nas análises e aumento da produtividade das equipes.

Os relatórios gerados através dos dashboards também ajudam a compreender cenários do passado e do presente para obter previsibilidade em situações futuras.

Como escolher o melhor dashboard de BI?

Existem vários fatores que você precisa analisar para escolher o melhor dashboard de BI.

Veja, então, algumas dicas sobre o que um dashboard precisa ter como características principais:

  • Ter inteligência artificial, e preferencialmente, machine learning, para que você obtenha respostas rápidas para suas perguntas;
  • Ser intuitivo, para dar autonomia a todas as pessoas que irão o analisar;
  • Ser flexível para se adequar às particularidades de cada um dos dados da empresa;
  • E um diferencial importante é a plataforma oferecer diversos tutoriais e treinamentos de capacitação para ensinar a todos como coletar, tratar e analisar dados.

Se precisar de auxílio na busca pela melhor ferramenta, no nosso portal B2B Stack você não só consegue encontrar softwares de BI, como também pode compará-los e solicitar o contato de desenvolvedores das soluções.

Assim, você consegue escolher facilmente a mais flexível conforme as demandas do seu negócio.

Dica B2B Stack: Melhores ferramentas de BI para 2022

Conheça agora, 5 ferramentas de BI para utilizar no seu negócio e alavancar seus resultados em 2022:

  • Power BI
  • Zoho Analytics
  • Tableau
  • Google Data Studio
  • Adobe Analytics

No portal B2B Stack, você pode conferir ainda mais dessas soluções na categoria de BI (Business Intelligence), entre outros mais de 23 mil softwares inovadores.

Microsoft Power BI

Imagem com três dispositivos mostrando uma dashboard para BI

O Power BI é o software de Business Intelligence da Microsoft, com vários recursos de inteligência artificial, e que você pode acessar tanto de desktops quanto de dispositivos móveis.

São três tipos diferentes de sistemas Power BI:

  • Pro, uma plataforma self-service, ou seja, de autoatendimento, que permite criar, compartilhar e colaborar em dashboards;
  • Premium, que fornece uma visão mais abrangente dos dados de toda a organização, e indicado para quem precisa trabalhar com dados e em equipes em grande escala;
  • Embedded, uma solução voltada para ISVs e desenvolvedores de aplicativos ou softwares, que permite aos profissionais inserirem relatórios interativos nas suas aplicações.

Um diferencial do Power BI é que você pode utilizá-lo de forma integrada às outras soluções da Microsoft, como o Office 365 e o Azure.

Isso faz com que ele colete e trate dados automaticamente vindos dessas ferramentas.

Como funciona o Power BI

O Power Bi é um software escalável, que funciona na nuvem. Por isso, além de conseguir acessar seus dados de qualquer lugar, ocorrem atualizações em tempo real.

O Power BI permite a integração de dados de diversas fontes à plataforma, tanto internas quanto externas, para construir seus próprios dashboards de análises.

A solução coleta, armazena, organiza e prossegue com a tratativa aos dados coletados. Dessa forma, eles retornam como gráficos e relatórios personalizados.

Além disso, você pode conceder permissões e compartilhar insights para que times inteiros se envolvam no processo e colaborem com as análises e painéis.

Isso faz todos ficarem engajados com a cultura data driven, para assim, começarem a tomar decisões estratégicas, baseadas em dados, nas mais diversas áreas.

Você também consegue definir prioridades para as análises dos dados, bem como deixá-las em evidência para mostrar aos outros colaboradores o que realmente é importante.

Por contar com inteligência artificial, a plataforma Power BI ainda fornece insights e respostas rápidas conforme o que se deseja analisar.

Por fim, para garantir a segurança dos seus dados, o Power BI funciona com criptografia, ajuda a manter a conformidade com as leis gerais de proteção de dados locais, e oferece outros recursos que minimizam o risco de invasões.

Zoho Analytics

Dashboard de BI do Zoho Analytics. A imagem tem o fundo de cor azul marinho e a frente, diversos gráficos mostram dados em resumo

O Zoho Analytics é a plataforma de BI da Zoho. A empresa oferece diferentes soluções corporativas para as áreas de marketing, atendimento e help desk, vendas, colaboração em equipe, entre outras.

Você pode usar o Zoho Analytics tanto na nuvem quanto instalado no seu próprio servidor, além de obter recursos sob medida.

Assim como o Power BI, a Zoho também possui uma solução white label para desenvolvedores de softwares. Assim, permite integrar dashboards de BI às aplicações desenvolvidas, mantendo a sua marca.

A plataforma também utiliza inteligência artificial e machine learning para dar mais assertividade às análises, ajudar nas pesquisas de metadados, ou ainda, com sugestões inteligentes.

Sobretudo, os recursos de segurança abrangem:

  • Criptografia de dados;
  • Backups dos dados todos os dias pelos data centers Zoho, e também, conforme sua própria configuração;
  • E armazenamento de registros das atividades dos usuários da ferramenta.

Como funciona o Zoho Analytics

O Zoho Analytics pode coletar dados de mais de 250 fontes, incluindo redes sociais, bancos de dados públicos ou privados, planilhas e outros softwares.

Entre as integrações possíveis estão o Google Analytics, Zendesk, Shopify e softwares CRM. Isso é possível graças aos conectores pré-definidos e sua API de integração.

Você poderá preparar os dados, então, conforme as suas necessidades. Além disso, você conta com sugestões para limpeza e tratamento das informações.

O Zoho Analytics permite gerenciar os dados separando-os em categorias, conjuntos semelhantes, aplicando filtros, criando etiquetas personalizadas, ou como preferir.

O diferencial do Zoho Analytics, é que você consegue criar dashboards da maneira como achar mais fácil de visualizá-los. A plataforma oferece:

  • Vários tipos diferentes de gráficos;
  • Interface de arrastar e soltar informações;
  • Widgets;
  • Visualização geográfica, através de mapas de países, estados e outros parâmetros;
  • Inserção de imagens nos dashboards para facilitar a leitura.

Em resumo, com o Zoho Analytics você também pode dar permissões de acesso, compartilhar relatórios e análises com outras pessoas, assim como permitir que as equipes interajam através de comentários e colaborações.

Tableau

Imagem de um notebook ao centro e um celular a direita. Ambos com a dashboard do Tableau

Tableau é uma plataforma de Business Intelligence escalável, fundada em 2003, indicada para qualquer pessoa que precisa lidar com dados.

A solução é flexível e compreende desde analistas e cientistas de dados a estudantes, professores, executivos e usuários corporativos.

O Tableau, assim como os demais, auxilia desde a integração e preparação dos dados, até a visualização de todos os gráficos e relatórios. Também oferece uma solução white label para desenvolvedores.

É possível utilizar o Tableau na nuvem ou no seu próprio servidor, e como diferencial, a plataforma possui um programa gratuito de capacitação, que fornece noções básicas de análises de dados para pessoas em todos os níveis de conhecimento.

Como funciona o Tableau

O Tableau pode extrair dados de várias fontes, incluindo planilhas e documentos em PDF, e conta com conectores nativos para facilitar a operação.

Entre as integrações possíveis estão os bancos de dados, outros softwares e até portais da Web.

Ao mesmo tempo que o Tableau coleta os dados, ele os organiza e disponibiliza através de um dashboard intuitivo para estimular a curiosidade dos usuários.

Você consegue analisar dados avançados em tempo real, assim como compartilhar as visualizações com outras pessoas para obter colaboração.

Além disso, é possível aplicar análises geográficas, em mapas interativos, fazer perguntas, criar cálculos avançados com os dados, analisar tendências e prever resultados.

Para manter seus dados seguros, o Tableau consegue se adequar aos protocolos de segurança próprios dos seus usuários, oferece o gerenciamento de permissões, diferentes tipos de autenticação de usuários e usa criptografia.

Google Data Studio

Dashboard do Google Data Studio. O painel mostra quatro campos, cada um com seus dados. A junção das informações é BI

O Google Data Studio é o aplicativo de BI do Google, que pode ser utilizado gratuitamente para criar dashboards e relatórios.

Através do Google Data Studio é possível integrar dados de mais de 490 conectores nativos, entre softwares, bancos de dados e arquivos CSV.

Além disso, você consegue criar gráficos personalizados, contando com modelos pré-definidos para diversos tipos de análises, de desempenho de e-commerces à marketing.

Como funciona o Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta que permite obter dados brutos de centenas de fontes, como:

Entre muitas outras.

A partir da coleta dos dados, o Google Data Studio vai tratá-los da forma como você configurar, através do seu Explorador.

Então, você pode aplicar diversas funções, fórmulas e outros parâmetros para que a ferramenta entenda as informações que precisam ser obtidas.

Depois, você consegue criar seu dashboard e relatórios conforme achar mais fácil de visualizar os dados. Por exemplo em gráficos ou tabelas.

Além disso, o Google Data Studio permite que você compartilhe os dashboards de análises com outras pessoas e colabore em relatórios em tempo real.

Como resultado, é possível obter vários insights sobre o desempenho de campanhas, aplicar vários filtros de pesquisa, e gerenciar permissões para os usuários.

Adobe Analytics

Imagem com dois circulos. Um sobrepondo o outro. O da frente mostra um pedaço de um BI e o de trás tem as cores preta e azul, sem distinção do que se trata

Adobe Analytics é a plataforma de BI da Adobe, empresa que oferece as mais diversas soluções para todos os tipos de negócios.

O Adobe Analytics é capaz de fornecer análises de dados em tempo real obtidos de diversas fontes, através de inteligência artificial e machine learning.

Como funciona o Adobe Analytics

Primeiro, o Adobe Analytics pode extrair dados conforme as métricas que se deseja acompanhar. Você consegue integrar dados, por exemplo:

Da web, e-mail, campanhas de marketing, dispositivos móveis, aplicativos cliente-servidor e aplicativos que acessam a internet, contando até com conectores nativos.

Depois, você pode aplicar diferentes variáveis para que seu dashboard forneça apenas os insights de dados mais relevantes para suas metas.

Por fim, o Adobe Analytics permite que você compartilhe seus relatórios entre as equipes. É possível obter insights, inclusive preditivos e personalizados de:

Público-alvo, publicidade, marketing em dispositivos móveis, além de poder configurar alertas em casos de anomalias nas estatísticas e definir gatilhos para remarketing com a própria ferramenta.

Conclusão

Atualmente, não dá mais para contar com a sorte ou com achismo para basear as estratégias de um negócio, não é mesmo?

É preciso coletar, tratar e comparar dados tanto internos quanto da concorrência e de outras empresas de sucesso para obter insights valiosos sobre os melhores planos de ação. Assim funcionam as estratégias de BI.

O BI serve para que toda a organização se engaje com a transformação digital e passe a utilizar os dados como base fundamental para todas as tomadas de decisão, onde quer que sejam necessárias.

Através de dashboards intuitivos, interativos e fáceis de se interpretar, é possível analisar os dados que você quiser, de vendas e marketing ao financeiro.

Neste conteúdo você conheceu as seguintes ferramentas de BI:

Power BI, Zoho Analytics, Tableau, Google Data Studio e Adobe Analytics.

Elas abrangem a integração de milhares de dados, aplicação de filtros para buscar o que precisar, pesquisas inteligentes, entre outros parâmetros para se obter as melhores respostas, e assim, formular as melhores estratégias de crescimento para o seu negócio.

Agora que você conhece algumas ferramentas de BI, navegue pela B2B Stack e escolha os melhores softwares B2B do mercado!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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