Cobrança Recorrente com a Vindi: Vantagens de usar e práticas de sucesso

Publicado em 27 de outubro de 2023

Plataforma de Recorrência Vindi

A gestão eficiente de assinaturas e cobrança recorrente desempenha um papel crucial no êxito de uma ampla variedade de empresas. A plataforma de recorrência Vindi assume um papel de destaque nesse cenário, atuando de forma determinante para manter o fluxo contínuo de receita, aprimorar a satisfação do cliente e otimizar os processos operacionais.

Neste contexto, este artigo irá mergulhar em quatro estudos de caso instigantes que demonstram como a plataforma Vindi tem sido um catalisador de sucesso em setores diversos. Vamos explorar como essa solução de pagamentos recorrentes tem impulsionado resultados notáveis em empresas de diferentes segmentos.

Segundo pesquisa da OnTheGo, 88% dos consumidores brasileiros pretendem aderir a uma nova assinatura nos próximos seis meses. O dado só comprova o potencial que ainda existe para expandir o modelo recorrente.

Contudo, grande parte do êxito do negócio está atrelado a uma boa gestão financeira, o que pode ser ainda mais complexo para quem trabalha com planos e assinaturas. Por isso, a Vindi oferece um portfólio completo de soluções de pagamentos para empresas que vendem, não apenas na recorrência, mas também no e-commerce e até no varejo presencial.

Com funcionalidades que trazem praticidade, segurança e tecnologia para o dia a dia dos negócios, conta também com recursos pensados para o aumento da conversão de vendas no pagamento, soluções de segurança e recuperação de inadimplência. 

Veja, a seguir, alguns casos de sucesso que mostram como a plataforma de recorrência Vindi ajudou importantes empresas da economia nacional a impulsionar resultados, escalar suas operações e aumentar a maturidade financeira dos seus negócios.

Caffeine Army: Maturidade financeira otimizada com automação

A Caffeine Army é uma empresa especializada em oferecer soluções inovadoras em “smart drinks”, como o famoso SuperCoffee, uma bebida que impulsiona a performance física e mental.

A empresa migrou para a modalidade de cobrança recorrente com a Vindi em busca de otimização de seus processos de cobrança para o serviço de assinaturas. Com a adoção da plataforma, hoje garante que os pagamentos sejam feitos de forma otimizada, liberando o foco dos times para as estratégias que compõem o core business do negócio.

A nível de comparação, antes da migração, 20% das necessidades dos clientes em relação aos planos eram ajustadas manualmente, levando a fricções para os assinantes do Caffeine Prime e onerando times internos.

“A ideia de trazer um sistema que atendesse a gente dentro das nossas regras de negócio foi ganhar eficiência em dois times que têm muita demanda […] Com isso, a gente consegue pensar em como fazer o programa crescer e como melhorar ele e não necessariamente ficar apagando fogo”, comenta Josean Neto, Líder de Growth na Caffeine Army.

A Vindi também desempenhou um papel fundamental no ganho de eficiência e maturidade financeira da Caffeine Army, garantindo que as tentativas de pagamento fossem realizadas de forma consistente. Com isso, a empresa ainda passou a reduzir a inadimplência de forma significativa e ter um fluxo de caixa mais estável e de fácil previsibilidade.

Caffeine Army

Petlove: 10% do faturamento recuperado em um único mês

Recentemente a Petlove, empresa já consolidada no mercado de e-commerce, ampliou seu portfólio e passou a oferecer seguros de saúde para animais de estimação, o que foi possível após um processo de M&A com a Porto Seguro. Devido a este processo de fusão, a Petlove precisou realizar a integração dos sistemas de cobrança.

Para auxiliar neste processo, a empresa contou com o time de Professional Services da Vindi, que prestou uma consultoria técnica especializada e direcionou quais integrações necessárias para a operação eficiente dos planos.

Além disso, como comenta Pamella Casarin, Head de Operações da Petlove, “Como toda empresa de assinatura, o nosso grande desafio é manter a adimplência dos tutores”. Pensando nisso, a Petlove também aderiu a algumas funcionalidades da Vindi que ajudaram a recuperar 10% do faturamento que seria perdido devido à inadimplência em um único mês.

Pet Love

Sami Saúde: escalada de 10 para 18 mil vidas protegidas em menos de três anos

Nos últimos anos, ter um plano de saúde se tornou uma prioridade para muitos brasileiros, porém, apenas uma pequena parcela da população é capaz de arcar com um plano de saúde particular, cerca de 20% dos brasileiros.

Neste cenário, o mercado se tornou ainda mais receptivo a soluções inovadoras e as Healthtechs despontaram como protagonistas, impulsionadas pela tecnologia a fim de oferecer alternativas mais acessíveis de cuidado com a saúde.

Hoje a Sami Saúde é uma das principais Healthtechs do mercado brasileiro e tem se destacado ao construir um modelo de negócio escalável e sustentável, através da oferta de planos de saúde acessíveis e de qualidade.

A empresa já nasceu tecnológica, com um atendimento digital que representa 95% dos casos e um índice de satisfação (CSAT) de 95, o que evidencia a aprovação do modelo por parte dos beneficiários.

A prova disso é que, em menos de 3 anos, a Sami Saúde escalou de 10 para mais de 18 mil beneficiários, alcançando uma receita recorrente de R$60 milhões. Com um aporte de R$90 milhões, a empresa busca atender mais de 100 milhões de brasileiros que não possuem acesso a planos de saúde.

“Ter uma ferramenta que suporte o nosso crescimento com a mesma qualidade faz toda diferença. Quando começamos a operacionalizar com a Vindi tínhamos apenas 10 vidas, 2 anos e meio depois, temos 18 mil beneficiários”, conforme Fernanda Silva, Gerente de Tesouraria na Sami Saúde.

A parceria com a plataforma de recorrência Vindi permitiu à Sami Saúde otimizar o tempo de sua equipe e automatizar o envio de cobranças, garantindo um processo de pagamento recorrente eficiente, reduzindo a inadimplência em 62% e garantindo o crescimento contínuo da empresa.

Sami Saúde

Junte-se a plataforma de cobrança recorrente Vindi

Plataforma de recorrência Vindi
Cresça com a plataforma de recorrência da Vindi

Esses são apenas alguns dos casos que mostram a capacidade e a efetividade da plataforma de recorrência Vindi em impulsionar o crescimento e a eficiência de empresas em diferentes setores. 

Através da solução da Vindi, essas importantes empresas do mercado brasileiro foram capazes de reduzir a inadimplência, automatizar processos de cobrança, melhorar a experiência do cliente e alcançar seus resultados.

Entre as funcionalidades da plataforma, destacamos as seguintes:

📊 Gestão de Billing completa: Automatização e otimização da cobrança de serviços, assinaturas e produtos, incluindo faturamento recorrente, várias formas de pagamento e gerenciamento da inadimplência em uma única plataforma – algo essencial no mercado educacional EAD em crescimento.

🔄 Renova Vindi: Uma funcionalidade exclusiva que permite a substituição automática de cartões de crédito vencidos ou cancelados, trazendo comodidade ao cliente final, uma característica importante no setor.

🧠 Retentativas Inteligentes: Inteligência de dados para aumentar as chances de sucesso nas cobranças, essencial em um mercado onde a retenção de alunos é fundamental.

💳 Pix na Recorrência: A Vindi é pioneira em oferecer pagamento via Pix também para planos e assinaturas, permitindo que seus clientes contem com uma alternativa ágil e moderna para realizar seus pagamentos, algo que acompanha o ritmo de inovação do EAD.

Por isso, independente do porte, do segmento ou do desafio que a sua empresa enfrenta hoje, a Vindi tem os recursos necessários para ajudá-la a alcançar o sucesso.

Quer saber mais sobre o software de recorrência da Vindi? Teste a plataforma por 30 dias!

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


Artigos relacionados