Como pensar como uma startup

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Capa palestra Pedro W

Pedro Waengertner, co-fundador da aceleradora de startups ACE, trouxe sua visão sobre diversos assuntos relacionados a inovação e digitalização do mercado. Em palestra para o B2B Imobi Conference, Pedro abordou alguns caminhos que imobiliárias podem seguir para inovar em suas demandas e a necessidade de mudança de direção em certos casos.

Em tempos de mudança e inovação, cada vez mais as grandes empresas tradicionais têm buscado nas startups insights de como realizar suas demandas de uma forma mais eficiente. Seja passando pela inclusão de tecnologias, com a digitalização do negócio ou a mudança de cultura dos líderes e colaboradores, já ficou claro para o mercado que inovar é preciso – e é muito importante estar atento às novidades.

Esses foram alguns dos pontos abordados por Pedro Waengertner, co-fundador da Ace, a principal aceleradora de startups do país, no B2B Imobi Conference, o maior evento sobre transformação digital no setor imobiliário da América Latina.

Assista a palestra na íntegra abaixo.

Quando questionado por Lucas Madalosso, CEO da Terraz e mestre de cerimônias do evento, sobre o real impacto da digitalização nos negócios, e os efeitos práticos dessa mudança, Waengertner foi enfático e ponderou a necessidade da atenção para outros fatores, juntamente com o processo de inclusão de tecnologias.

“Imagine que você tem o orçamento infinito e contrata toda a tecnologia do mundo, digitalizando ponta a ponta do seu negócio. Qual retorno que você vai ter? Você vai ter feito uma transformação digital de fato? Não necessariamente a digitalização do negócio é uma transformação. Em muitos casos, significa fazer mais rápido o que já faço hoje. Geralmente, as grandes revoluções e saltos vêm de uma recombinação de fatores – e não necessariamente da digitalização de toda uma cadeia por si só.”

A inclusão da ambidestria como aceleração de inovação

Waengertner trouxe também a possibilidade da inclusão de uma frente completamente nova por meio de um negócio com a intenção de acelerar os resultados, sem a necessidade de alterar o atual.

“Quando conseguimos criar uma segunda frente de atuação paralela, chamamos isso de ambidestria. Quando o nosso negócio, por questões culturais, não permitem grandes mudanças, é possível criar um negócio novo, que vai capturar valor por outro ângulo, mesmo que seja competidor, eu consigo ter uma velocidade de execução maior. Essa configuração é muito comum, especialmente em empresas que querem inovar rapidamente.”

Porém, o co-fundador da ACE ponderou alguns cuidados que devem ser tomados na execução desse método nas empresas. “Primeiro, a iniciativa que criarmos nesse ‘Motor 2’, como costumamos dizer, deve ter o financiamento necessário para atingir o patamar desejado. Em segundo, quando existe uma ingerência muito grande do negócio atual, para o novo, ele tende a ficar medíocre, pois se criam amarras e limitações na forma de atuação desse novo modelo.

Por fim, Pedro Waengertner ofereceu a sua experiência sobre o cenário que muitos negócios enfrentam, especialmente no setor imobiliário, de começar a ficar para trás, sendo importante reconhecer a possibilidade de mudar o rumo e se adaptar às novas tendências do mercado.

“O que a sabedoria tradicional dos negócios nos diz? Foco é tudo. Eu acredito muito no poder do foco. Porém, se o futuro do nosso negócio é incerto, ou claramente ele vai mudar, e vemos que o modelo já está sendo alvejado, eu não tenho tempo pra focar. Então, talvez faça mais sentido transformar o meu negócio rapidamente para o caminho do mercado. Mas isso exige coragem, desprendimento, e perder muito resultado de curto prazo para chegar ao longo prazo. E isso dói. Mas se o nosso ‘tabuleiro’ está encolhendo, não teremos escolha.”

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Imobi Conference discute setor imobiliário

Esse bate-papo aconteceu no B2B Imobi Conference, o maior evento online sobre transformação digital no setor imobiliário da América Latina. Foram mais de 20 horas de conteúdo trazidos pelos maiores nomes da área, abordando diversos assuntos como digitalização, marketing digital, big data e muito mais.