Duolingo: o que é e porquê usar no endomarketing

Publicado em 21 de dezembro de 2021

Duolingo é uma plataforma de idiomas que pode ter um papel bem importante dentro da sua empresa, impactando não só a motivação dos seus colaboradores, mas também seus resultados através do endomarketing.

Manter colaboradores motivados eleva os resultados do seu negócio, assim como pode ser fundamental para atingir suas metas.

Em contrapartida, quando seus colaboradores estão desmotivados, eles buscam outras oportunidades de emprego, ou ainda, não se empenham e fazem seu trabalho por fazer.

Por consequência, a dispensa desses funcionários aumenta suas taxas de turnover do negócio, um dos custos mais desnecessários dentro de uma empresa.

Conforme uma pesquisa, 52% dos funcionários que pedem demissão dizem que seu gerente ou a empresa em que trabalhavam poderiam ter feito algo para retê-los.

Pelo lado da empresa, esses funcionários geram custos tanto de demissão quanto de admissão de novos empregados.

Muitas vezes, como resultado, também vem a perda de profissionais muito capacitados. Portanto, qual a vantagem para ambas as partes, não é mesmo?

Saber como engajar e capacitar os colaboradores, então, até mesmo com estratégias de baixo custo, é essencial no processo de endomarketing, que visa ter os melhores profissionais, bem como atrair mais clientes e melhorar seu employer branding.

Acompanhe como o Duolingo funciona para entender os benefícios dessas plataformas e aplicativos para o seu negócio.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é Duolingo?

Imagem com uma coruja desenhada. O desenho possui a cor verde assim como o logo escrito Duolingo, logo abaixo do desenho de coruja

Duolingo é uma plataforma gratuita para aprender mais de 30 idiomas. O aluno pode utilizá-lo através do navegador ou no aplicativo para dispositivos móveis, o que permite seu aprendizado em qualquer lugar.

Além disso, também disponibiliza um dicionário online, onde você consegue escrever uma palavra e traduzir online para até 37 idiomas.

A plataforma traz como resultados as explicações da palavra, exemplos de frases, áudio com a pronúncia, variações, e conversas relacionadas à palavra ou termo pesquisado.

O Duolingo também oferece para empresas e seus processos de recrutamento e seleção, instituições de ensino e alunos, o Duolingo English Test.

Este, trata-se de um teste para aplicar entre os candidatos concorrentes a uma vaga de emprego, a fim de comprovar sua proficiência em inglês. Além disso, pode ser integrado a um CRM de admissões.

Do lado dos alunos, o Duolingo English Test serve para fazer testes e simulados para se prepararem para provas de inglês.

Depois, se necessário, o aluno consegue obter um certificado de proficiência, aceito em mais de 3000 instituições, e mais em conta do que a média do mercado.

O Duolingo formulou o teste de inglês para oferecer resultados correspondentes a outras certificações, como TOEFL e IELTS, além de contar com protocolos de segurança.

Como funciona o Duolingo?

O Duolingo pode ser utilizado gratuitamente, ou através do Duolingo Plus, que oferece recursos adicionais cobrando um valor mensal de R$ 14,99.

O Duolingo Plus não possui anúncios, oferece vidas ilimitadas para as atividades, revisão de erros, testes ilimitados para pular níveis e testes de domínio.

Tanto o plano gratuito quanto o Plus oferecem o conteúdo completo de atividades.

A metodologia utilizada no Duolingo se baseia na aplicação de lições curtas e rápidas, que valem determinadas pontuações para que o aluno avance de nível.

Dessa forma, a inteligência artificial do aplicativo consegue personalizar todo o conteúdo e atividades aplicadas ao aluno.

O Duolingo oferece fundamentos da fala, escuta, leitura, escrita e gramática dos idiomas que ensina, e no tempo diário estipulado pelo aluno, que pode ser de 5, 10, 15 ou 20 minutos por dia.

O aluno vai recebendo recompensas conforme conclui suas tarefas e metas diárias, além de receber coroas para desbloquear outras sessões, e todo seu progresso pode ser acompanhado com testes para saber como está a evolução.

O Duolingo faz pesquisas constantes para testar sua metodologia e entender o quanto ela é eficaz.

Em resumo, as pesquisas comprovam que os alunos do Duolingo conseguem desenvolver habilidades de escuta e leitura, mesmo que sua única fonte de aprendizado seja o aplicativo, e mesmo que tenham tido pouco ou nenhum conhecimento prévio do idioma estudado.

Duolingo para escolas

O Duolingo for Schools é um aplicativo gratuito que os professores podem acessar de qualquer dispositivo para trazer atividades dinâmicas para a sala de aula.

Ele estimula o aprendizado de idiomas com atividades rápidas para complementar a educação, desde a básica até a avançada.

O próprio professor consegue configurar o aplicativo conforme os seus objetivos, personalizando suas tarefas e aulas, e especialmente, de acordo com o nível de conhecimento do idioma de cada aluno, respeitando individualmente suas necessidades.

Para utilizar o Duolingo for Schools, basta realizar o cadastro do perfil educacional na plataforma.

Quais idiomas aprender com o Duolingo?

O Duolingo disponibiliza cursos em mais de 30 idiomas. Entre eles estão:

  • Inglês
  • Espanhol
  • Francês
  • Alemão
  • Italiano
  • Esperanto
  • Japonês
  • Chinês
  • Russo
  • Árabe
  • Húngaro

Entre outros. Os cursos do Duolingo também servem para pessoas nativas de outros países, não só do Brasil. Portanto, são adaptados a diferentes falas.

Duolingo e endomarketing, qual a relação?

A capacitação e motivação dos colaboradores é um investimento que traz frutos para todo o ecossistema empresarial. Por isso, o endomarketing é essencial em um negócio.

Afinal, quando um funcionário, que está na linha de frente da empresa, sabe o que está fazendo, o sucesso do negócio é praticamente certo.

Se você pretende ter uma empresa moderna, adotar as estratégias de endomarketing, ou marketing interno, garante que você tenha profissionais cada vez mais engajados, motivados e com todo o potencial para fazerem um bom trabalho.

E ainda mais, se você quer o seu negócio transformado digitalmente, vai precisar da tecnologia para estruturar seu crescimento sustentável.

Isso significa, mais uma vez, ter profissionais capacitados.

Muitas vezes, os softwares e outros tipos de sistemas funcionam em outros idiomas, portanto, os operadores precisam ter ao menos uma noção básica de outras línguas, principalmente, do inglês.

Com o propósito de ajudar neste sentido, plataformas como a Duolingo e outras soluções de educação à distância são fundamentais para profissionais de qualquer área.

Ou seja, endomarketing envolve capacitação, que por sua vez, abrange o ensino de idiomas, e a Duolingo pode servir como uma estratégia de baixo custo, fácil acesso e com atividades rápidas para estimular o aprendizado até mesmo de quem não tem muito tempo.

Dica B2B Stack: Como usar o Duolingo

O Duolingo é um aplicativo bem intuitivo. Então, se você quiser adotar a ferramenta como uma estratégia de endomarketing, os gestores rapidamente conseguem ensinar os colaboradores a usá-lo, e pouco tempo disponibilizado por dia para as lições já é o suficiente.

Para começar a usar o Duolingo, faça a instalação do APP, disponível para Android e iOS. Ao abrir, clique em “Começar agora” para iniciar seu cadastro.

Imagem com duas telas. A da esquerda mostrando a Playstore com o  aplicativo do Doulingo pronto para ser instalado e a da direita mostrando a tela inicial da solução. A tela inicial possui o mascote do aplicativo(uma coruja verde), bem ao centro da tela e abaixo há dois botões. Um verde escrito 'começar agora' e um branco com letras verde escrito 'já tenho uma conta'

Então, você deve escolher um idioma, informar como você conheceu o Duolingo, bem como o por que quer aprender um idioma.

Depois, informe quanto você entende do idioma escolhido, veja uma visão geral sobre o que vai aprender, e escolha o tempo diário que vai disponibilizar para o curso.

Também será necessário informar se é a primeira vez que você tenta aprender o idioma ou se já tem algum conhecimento.

Imagem com ses telas do aplicativo Duolingo. As telas mostram como o aplicativo funciona como por exemplo, qual idioma o usuário deseja aprender,  passos para medir o nível de entendimento do usuário, etc

Por fim, você vai fazer um teste para que o Duolingo entenda seu nível de compreensão do idioma.

Ao final, você vai criar seu perfil com idade, e-mail e senha para salvar o resultado do teste.

Imagem com duas telas do Duolingo. Ambas mostram o desenho de uma coruja de cor verde e abaixo informações para criação de perfil no aplicativo. Ambas as telas possuem botões azuis. A da esquerda escrito 'começar teste' com informativo 'cancelar' logo abaixo e a da direita 'criar perfil' com informativo 'depois' logo abaixo

É possível escolher também se você deseja receber notificações do Duolingo no WhatsApp para lembrar-se de cumprir os desafios diários.

Você terá, então, acesso ao seu painel de controle para gerenciar todo seu progresso e fazer suas atividades.

Imagem com metas a serem cumpridas pelo usuário. As metas possuem desenho que representam o que o usuário deseja estudar. Como exemplo: 'balões de conversa' representando conversação, 'avião' representando comunicação sobre viagem, etc

O que você pode fazer no seu painel

Seu painel de controle do Duolingo oferece muitas funcionalidades. Acompanhe algumas delas:

  • Ver e iniciar suas lições;
  • Visualizar suas coroas e vidas;
  • Acompanhar suas metas;
  • Adicionar idiomas para aprender;
  • Desbloquear histórias para começar a ler no idioma escolhido;
  • Visualizar seu perfil, estatísticas, amigos e seguidores;
  • Ver suas conquistas e receber recompensas;
  • Desbloquear ligas para competir com outros alunos online;
  • Acesso à loja, onde você pode adquirir o Duolingo Plus, assim como trajes para o mascote do aplicativo (a corujinha) e cristais para defender seu percurso caso você fique sem cumprir sua meta por um dia.

Além disso, você pode configurar seu perfil. Por exemplo: com personalização de notificações, acessibilidade, edição da meta diária, e até adicionar uma foto de perfil.

Imagem com cinco telas do aplicativo Duolingo mostrando o acompanhamento do processo de aprendizagem.

Conclusão

Conhecer ferramentas educativas como o Duolingo é essencial nos dias de hoje, pois a tecnologia está cada vez mais presente na rotina das pessoas e empresas.

Basta lembrar: antigamente, os professores tinham pânico só de pensar em deixar um aluno usar o celular durante a aula.

Hoje, os aplicativos de celular que estimulam um aprendizado interativo e com atividades práticas não só podem como devem ser usados nas aulas, uma vez que essa é uma forma de preparar o aluno para um mercado de trabalho cada vez mais digitalizado.

Da mesma forma isso acontece nas empresas. Foi-se o tempo em que os funcionários tinham que deixar seus celulares no armário para trabalhar.

Atualmente, o celular, tablet e outros aparelhos podem servir como aliados, por exemplo, para capacitar um colaborador, nas estratégias de endomarketing.

E isso é ainda mais latente nas novas gerações.

Estimular o aprendizado de outros idiomas desde o início, com estagiários, jovens aprendiz, e outros profissionais mais jovens e ingressantes no mercado de trabalho, que não deixam mais o celular de lado, pode ser o diferencial para sua empresa.

O Duolingo oferece cursos de mais de 30 idiomas gratuitamente, com atividades curtas que podem ser feitas entre 5 a 20 minutos.

Além disso, o aplicativo aplica os conteúdos conforme o nível de entendimento do aluno, o que garante a democratização do ensino de línguas.

Os alunos conseguem acompanhar sua jornada e avançar os níveis conforme seu aprendizado, sendo possível até mesmo, obter um certificado de proficiência em línguas disponibilizado pela própria plataforma.

Então, se você considera utilizar uma ferramenta como o Duolingo para fazer seu endomarketing, não deixe de navegar pela categoria completa de recursos humanos no portal B2B Stack, e assim, descobrir dezenas de softwares para o desenvolvimento do seu capital humano!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados