Endomarketing: Como ter colaboradores motivados

Publicado em 29 de setembro de 2021

Você sabe o que é endomarketing? Essa é uma estratégia que está fazendo cada vez mais sentido dentro dos negócios.

O modo como o setor de recursos humanos passou a olhar para o capital humano mudou significativamente nos últimos anos.

Especialmente com a chegada das startups, que estão "destruindo" a cultura tradicional para “construir” novas relações entre empresas e colaboradores.

Uma pesquisa da Gallup demonstrou que colaboradores de diversas empresas e de todas as gerações procuram uma organização que se preocupa com o bem-estar dos funcionários para trabalharem.

Hoje, ganhar reconhecimento de employer branding faz total diferença não só para atração dos melhores talentos, mas também para a receita e o crescimento do negócio.

Com a pandemia de COVID-19, muitos desafios precisaram ser superados para se adaptar a todas as mudanças.

E a transformação digital em ritmo acelerado permite a inovação de muitos processos para que este crescimento seja sustentável.

Acompanhe este texto para entender o que é, e por onde começar a implantar as ações de endomarketing no seu negócio.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é e como funciona o endomarketing?

Endomarketing, ou marketing interno, são ações adotadas por um negócio voltadas para melhorar e manter o bem-estar dos colaboradores.

Essa estratégia tem como objetivo, literalmente, promover a empresa internamente para fidelizar e engajar o capital humano, e com isso, ser mais competitiva no mercado e obter os melhores resultados.

Apesar do nome, as ações de endomarketing devem ser planejadas e executadas pelo setor de RH em conjunto com o setor de marketing, uma vez que o primeiro trata da gestão de pessoas em si, e o segundo, do lançamento das campanhas.

Assim como cuidar do seu cliente é essencial para o sucesso do seu negócio, com o colaborador não é diferente.

O engajamento do funcionário com a cultura da empresa e o despertar do sentimento de pertencer a organização afetam diretamente seu desempenho e produtividade.

Além disso, a satisfação dos colaboradores tem influência umas sobre as outras, inclusive externamente.

Isso porque eles conversam entre si, com familiares e amigos, e o modo como as pessoas vêem e falam do seu negócio pode melhorar ou piorar sua reputação.

Por tratar-se de um conjunto de ações, o endomarketing precisa ser devidamente estruturado para que não haja prejuízos para nenhuma das partes.

Portanto, contar com a tecnologia é fundamental neste processo, mas com a mudança de mentalidade também.

Mais à frente te daremos dicas sobre como você pode lidar com essa implementação no seu negócio.

Exemplos de ações de endomarketing

Agora que você sabe o que é endomarketing, vamos dar alguns exemplos de grandes marcas que apostam na experiência dos seus colaboradores.

Itaú Unibanco

Uma das empresas que sempre fica nos rankings de melhores empresas para se trabalhar é o Itaú Unibanco.

O banco tem cerca de 88 mil colaboradores e oferece os mais diversificados benefícios.

Com a pandemia de COVID-19, o Itaú implementou ações de endomarketing que abrangeram a compra de notebooks e cadeiras para disponibilizar aos funcionários, ajuda de custo para home office, antecipação de 13° salário e atendimento médico remoto nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein.

BASF

A BASF é uma empresa química internacional que atua no Brasil em São Paulo, Guaratinguetá e Salvador, e possui cerca de 4.200 funcionários.

Em 2020, a empresa iniciou seu Programa Estar-Bem, com aulas de yoga e mindfulness, webinars educativos com psicólogos, treinamentos para o trabalho remoto e ações voltadas também para as famílias dos seus colaboradores.

Netflix

A Netflix também é um bom exemplo de marca empregadora.

A empresa faz questão de dar autonomia aos seus colaboradores até mesmo nas tomadas de decisão, além de disponibilizar espaços temáticos para que estes funcionários se sintam parte do projeto.

Benefícios do endomarketing

Os benefícios do endomarketing têm efeito cascata no seu negócio, assim como a desmotivação também.

Então, você precisa escolher para qual dos lados sua organização vai pender.

Quando colaboradores estão desmotivados e insatisfeitos com seu trabalho ou com a empresa, há grandes chances de não desempenharem suas funções corretamente, seja por distração ou propositalmente.

Isso é ruim para ambas as partes.

Resultados não são alcançados, há desgaste por parte dos gestores e dos próprios colaboradores por causa das cobranças, pode afetar a saúde mental dos envolvidos e o clima do ambiente então, fica tenso e inadequado.

Quando você põe em prática suas estratégias de endomarketing, sua empresa obtém muitos ganhos.

E se engana quem pensa que somente grandes empresas, que possuem filiais ou franquias podem criar ações de endomarketing.

Pelo contrário, nas pequenas empresas é até mais fácil de implementá-las.

Acompanhe cada vantagem.

Alinhamento e transparência

Com sua cultura organizacional, objetivos, processos e resultados alinhados entre todas as pessoas da empresa, todos sabem como tudo está funcionando, o que estimula o sentimento de pertencimento.

Comunicação

Quando todos compreendem o papel e a importância de cada um para alcançarem o objetivo comum, gestores e colaboradores passam a buscar o compartilhamento de informações, tendem a ser mais pró-ativos e tentam ajudar mais os colegas de trabalho.

Capacitação

Entre as ações que são base do endomarketing estão os treinamentos constantes para aprimorar o conhecimento dos colaboradores.

Com isso, sua empresa conta com profissionais cada vez mais capacitados e atualizados, e por consequência, mais produtivos.

Redução de turnover

Talvez este seja o maior benefício da implantação das ações de endomarketing.

O turnover, ou a rotatividade de funcionários, faz com que sua empresa perca tempo e gaste muito.

Os processos de recrutamento e seleção para substituir um colaborador que saiu, bem como os de demissão, requerem atenção, disponibilidade de profissionais de RH, do financeiro e contábil para fazê-lo.

Profissionais estes que poderiam estar focados em outros tipos de demandas.

E principalmente, estes processos envolvem o dinheiro da empresa.

Para você ter uma ideia, uma empresa com 10 colaboradores e taxa de turnover de 10%, gasta cerca de R$ 16.294,03 por ano com substituição de funcionários, conforme a calculadora de rotatividade da Solides.

Mas, imagina se essa mesma empresa tivesse os 10 funcionários e também a taxa média de turnover do Brasil, que é de 43,1%!

Então, se você pretende evitar o desperdício de recursos para crescer de forma sustentável, manter os colaboradores motivados, engajados e felizes é fundamental.

Atração dos melhores talentos

Já dissemos anteriormente que hoje, a preferência de profissionais de todas as idades é trabalhar em uma empresa que cuide do seu bem-estar.

Uma corporação que oferece benefícios corporativos como vales, convênios com academias, redes de cursos, e outras vantagens como home office, tendem a chamar a atenção desde os profissionais mais exigentes, e por consequência, mais qualificados, até os que mais se sentem motivados para o trabalho com este tipo de política interna, e por consequência, os mais produtivos.

Fidelização e Employer Branding

Com todas as ações voltadas ao engajamento dos colaboradores dando certo, as pessoas ao redor começam a ter outra percepção do seu negócio.

Gestores e colaboradores passam a confiar uns nos outros, além de passarem a enxergar que quanto mais a empresa cresce, mais todos têm a ganhar.

A tendência é que seus funcionários falem publicamente o quanto gostam de trabalhar na sua empresa, ou ainda se expressem positivamente nas pesquisas de clima.

Com isso, você vai ganhando o reconhecimento de marca empregadora, ideal para atrair clientes e demonstrar autoridade no mercado.

A importância dos softwares no endomarketing

Para que sua estratégia de endomarketing dê certo, o planejamento e execução precisam ser assertivos a fim de evitar frustrações tanto dos empregados quanto do empregador.

Portanto, nada melhor do que a tecnologia para auxiliar neste processo.

Os softwares no endomarketing podem ser úteis em diversos aspectos:

  • Fazer pesquisas para compreender os interesses, hábitos, dificuldades, habilidades e insatisfações dos colaboradores, para que assim, você saiba quais são os perfis das pessoas que você emprega e poder identificar o que os deixa motivados e quais ações serão mais apropriadas para cada um;
  • Coletar feedbacks e opiniões sobre o que todos acham que a empresa pode melhorar, entre outros dados importantes, bem como fazer pesquisas de clima;
  • Gerenciar os benefícios que serão disponibilizados aos funcionários, assim, você pode automatizar este processo para focar em outros que as máquinas não podem fazer;
  • Gerenciar a performance de cada colaborador e acompanhar os indicadores de desempenho durante toda a implementação das ações de endomarketing para obter dados sobre a sua eficácia e pontos que devem ser aprimorados;
  • Expandir a comunicação do seu negócio e formar uma rede social corporativa, que incorpore todos os documentos, informações, políticas da empresa, comunicados, chat e outros recursos para fornecer transparência em todas as áreas.

Estes são apenas alguns recursos que você pode ter com a utilização dessas ferramentas tecnológicas.

Se você quer saber mais sobre elas, na B2B Stack você conta com avaliações de usuários reais e um comparador de softwares para comparar funcionalidades. Não deixe de conferir!

Dica B2B Stack: como fazer um projeto de endomarketing?

Vamos às dicas de como planejar um projeto de endomarketing, levando em consideração alguns pontos chave que não podem faltar.

Reconhecimento

Para iniciar essa jornada de conquista e fidelização do endomarketing, existem alguns caminhos que precisam ser percorridos.

O principal deles é o reconhecimento.

Pesquisas demonstraram que equipes que são sempre reconhecidas por fazerem bons trabalhos "compartilham abertamente informações, conhecimentos e ideias entre si".

Também são mais competitivas, mas não internamente, e sim, externamente.

Ou seja, os profissionais não vêem departamentos internos como rivais, mas a concorrência como adversária.

Muitos gestores não têm o hábito de aplicar feedbacks de reconhecimento por terem os hábitos da cultura organizacional tradicional.

Por isso, é de extrema importância que, principalmente os gestores, sejam treinados e capacitados para este novo modelo de trabalho.

E se o seu negócio ainda tiver essa cultura tradicional, será hora de avaliar as possibilidades de fazer algo mais inovador.

Equipe especializada

Como todo projeto, cada colaborador precisa ficar responsável por demandas específicas do endomarketing.

Por isso, o ideal é que você organize uma equipe mesclada de profissionais de RH e de marketing para ficarem focados totalmente neste projeto.

Conhecer seus colaboradores e oferecer benefícios

O ponto crucial do endomarketing é conhecer as necessidades dos seus funcionários para disponibilizar os benefícios corporativos e campanhas direcionadas que farão diferença na sua motivação.

É preciso entender que cada um tem suas particularidades e se você está buscando melhorar a experiência dessas pessoas no ambiente de trabalho, generalizar os benefícios não é uma boa ideia.

Imagine que você tenha um colaborador de meia idade, casado, com filhos, e outro, no auge da sua juventude e querendo conhecer o mundo.

Claramente, os benefícios interessantes para um talvez não brilhe tanto os olhos do outro.

Um pode se encantar com campanhas de folga, outro por uma previdência privada, e um terceiro ainda pode se sentir satisfeito apenas com um vale alimentação.

Por isso, faz sentido oferecer benefícios flexíveis e campanhas motivacionais que se adequam a cada perfil.

Já falamos sobre o que são esses benefícios flexíveis. Você pode clicar aqui para acessar o conteúdo.

Oferecer plano de carreira é mais uma tática fundamental no endomarketing, já que se você quer que um colaborador qualificado permaneça por muito tempo no seu negócio, é preciso apoiá-lo no seu crescimento, assim como ele irá ajudar no crescimento da empresa.

É legal fazer happy hours, mesmo que à distância, organizar eventos institucionais, períodos de bate-papo e descontração, entre outras ações.

Também é de extrema importância que você saiba o que eles pensam sobre o seu negócio, por isso as pesquisas são indispensáveis.

Objetivos

Quais são os objetivos que você quer alcançar com a implementação do endomarketing no seu negócio?

Quais problemas você pretende resolver?

Essas são as perguntas que você deve se fazer para formular seus objetivos e metas a partir das respostas dos colaboradores.

Executar e acompanhar

Com as ferramentas necessárias nas mãos e os objetivos traçados, será hora de aplicar as campanhas e benefícios e começar a mensurar os resultados.

É importante avaliar todas as métricas e indicadores possíveis durante este processo, como:

Taxa de absenteísmo por período, produtividade, nível de satisfação dos colaboradores, ROI (Retorno sobre o Investimento), entre outros.

Desta forma, você pode aperfeiçoar as estratégias conforme a análise dos dados para ter o equilíbrio necessário nas ações.

Conclusão

O endomarketing é um conjunto de ações com o objetivo de fortalecer a relação entre empregado e empregador.

Essa fidelização de colaboradores ajuda seu negócio a construir uma boa reputação de Employer Branding, e como benefícios você pode obter:

Colaboradores motivados e mais produtivos, uma cultura voltada para a inovação e transparência nos processos e um ambiente de trabalho saudável.

Durante a implementação do endomarketing é preciso analisar muitos dados e conhecer seus funcionários de forma aprofundada para saber quais estratégias serão mais assertivas com cada um.

Também é preciso contar com ferramentas adequadas para conseguir coletar, tratar e armazenar esses dados para fazer comparativos e melhorar cada vez mais essas ações.

Por fim, vale a pena investir no endomarketing para atrair e manter colaboradores capacitados, que sentem orgulho em trabalhar no seu negócio, e reduzir as taxas de turnover, bem como ganhar competitividade no mercado.

Se você quer conhecer mais ferramentas para motivar seus colaboradores, veja a categoria completa de endomarketing na B2B Stack! Maior portal brasileiro de busca e avaliação de softwares!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados