Salesforce – A plataforma de CRM com foco na experiência do cliente

Publicado em 28 de março de 2023

Simbolo da empresa Salesforce em azul com fundo azul claro

A Salesforce é uma das principais empresas de softwares do mundo, oferecendo soluções de gerenciamento de relacionamento que aproximam empresas e pessoas. A plataforma de CRM integrada da Salesforce disponibiliza uma visão detalhada e compartilhada de informações, que permitem que todos os departamentos de uma empresa trabalhem juntos em prol do sucesso do cliente. 

Conheça mais a fundo, agora, um pouco da história e benefícios dos produtos e serviços Salesforce para a sua empresa e seus clientes.

O que é a Salesforce?

Fundada em 1999, a Salesforce sempre teve como principal objetivo revolucionar a maneira como as empresas gerenciam o relacionamento com o cliente. 

Na época, as empresas dependiam de planilhas e sistemas de gerenciamento de vendas locais para rastrear seus leads e oportunidades de vendas. Os fundadores da Salesforce acreditavam que havia uma maneira melhor e mais eficiente de gerenciar esse processo, usando a tecnologia da nuvem.

Pioneira na indústria SaaS (software como serviço, em português), a empresa já figurou diversas vezes entre as 50 companhias mais inovadoras do mundo, na Forbes. Com valores fortes, a Salesforce acredita que a experiência do cliente deve ser personalizada e pautada nos princípios da confiança, sucesso do cliente, inovação, igualdade e sustentabilidade.    

O Saas é uma plataforma completa de CRM em nuvem, para empresas de todos os tamanhos e setores, possibilitando que as equipes de marketing, vendas, comércio, atendimento ao cliente e TI se conectem na plataforma, não importando onde estejam fisicamente localizadas no mundo. Assim, a plataforma Salesforce oferece muitas vantagens, entre elas:

  • Gerenciamento centralizado: todas as interações com os clientes disponíveis em uma única plataforma;
  • Menor custo de implementação: não há necessidade de comprar hardware ou software para instalar e gerenciar localmente, o que reduz significativamente os custos iniciais;
  • Acesso fácil: permite que os usuários possam acessar a plataforma a partir de qualquer lugar, a qualquer hora, desde que tenham uma conexão com a internet;
  • Escalabilidade: as empresas podem aumentar ou diminuir o número de usuários e recursos de acordo com suas necessidades, sem precisar adquirir novos equipamentos ou licenças.
  • Atualizações automáticas: a Salesforce faz atualizações automáticas na plataforma, garantindo que os usuários sempre tenham acesso às últimas funcionalidades e melhorias;
  • Integração com outras ferramentas de negócios: pode ser integrada com ferramentas de marketing por e-mail, sistemas de automação de marketing e até mesmo sistemas de contabilidade.

imagem com diferentes simbolos conectados, todos relacionados à marketing e comunicação

Customer 360

Experiência do cliente

Como falamos anteriormente, a plataforma de atendimento ao cliente oferece aplicativos que unem todas as equipes – marketing, vendas, comércio, serviços e TI – em torno de uma visão única e compartilhada dos dados do cliente em uma plataforma integrada.

E agora, o CRM número 1 no mundo, simplifica ainda mais a comunicação e o compartilhamento de informações entre clientes, equipes e parceiros para potencializar fluxos de trabalho digitais para a nova forma de trabalhar.

Este formato de trabalho contribui para que as organizações possam oferecer experiências excepcionais aos clientes, em todos os setores. Posicionar o cliente no centro da estratégia (customer centricity), é a solução para alcançar o sucesso. O Customer 360 materializa essa visão ao conectar pessoas e sistemas para gerar resultados excelentes, alinhando as equipes na busca por essa meta.

Customer 360 Identity

O que torna o Customer 360 uma inovação é sua capacidade de manter os dados dos clientes em seus sistemas de origem e usar gráficos para recuperá-los conforme a necessidade. 

É isso que permite o desenvolvimento da funcionalidade Customer 360 Identity, que é como um “passaporte” para os clientes na plataforma. 

A Identity é um perfil detalhado e constantemente atualizado, formado por informações provenientes de diversas fontes na nuvem. 

Dessa forma, a plataforma pode “reconhecer” o cliente em diferentes canais e com base em vários tipos de dados, incluindo nome, e-mail, perfis em redes sociais e outros.

Interface baseada em cliques

A plataforma Customer 360 facilita a integração de dados por meio de sua interface intuitiva, que permite a operação com apenas alguns cliques. Não é necessário escrever códigos longos para gerenciar e processar dados estratégicos. 

A equipe pode conectar, mapear e validar dados entre as nuvens da Salesforce e outros sistemas integrados usando um login de administrador. A interface click-based do Customer 360 simplifica a rotina interna e libera a equipe para se concentrar na criação de experiências de alta qualidade que atendem aos clientes de acordo com suas expectativas.

Integração a outros aplicativos

O Salesforce Customer 360 foi projetado para funcionar com outros aplicativos, proporcionando uma experiência integrada de back-end para suas operações de negócios. 

O AppExchange, um marketplace online, é uma das formas de promover essa integração. 

Cada aplicativo pode ser facilmente instalado para que você e sua equipe possam começar a usá-lo imediatamente na plataforma.

Outra maneira de integrar aplicativos é através do MuleSoft, a plataforma líder mundial em integração e API. Com o MuleSoft Anypoint Platform ™, é possível conectar qualquer sistema, aplicativo, dado ou dispositivo para acessar todo o potencial do Customer 360.

Além disso, o Customer 360 Truth é um conjunto de recursos adicionais que permite consolidar a identidade do cliente, criar um hub de dados seguro e oferecer experiências personalizadas por meio de todos os produtos Salesforce.

Slack

Uma equipe em sintonia é o primeiro passo para entregar experiências satisfatórias ao cliente. Times que trabalham em conjunto, com conhecimento das atividades das outras áreas, tendem a ter melhor desempenho e aumentar sua produtividade. 

Pensando nisso, a Salesforce incorporou o Slack, uma das principais redes corporativas do mundo, ao Customer 360. Além de permitir a troca de mensagens, o compartilhamento de arquivos e a formação de grupos com parceiros externos, fornecedores e agências, o Slack é a ferramenta padrão do Customer 360 para conectar as equipes a qualquer hora e de qualquer lugar. 

Essa integração permite que as equipes centralizem os dados do cliente e troquem ideias e tomem decisões sem sair da plataforma, oferecendo aos clientes uma experiência completa de CRM.

Sucesso do cliente

Em um estudo (Destaques globais das métricas de sucesso do Salesforce de 2022), baseado em entrevistas com 1.640 clientes nos EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Austrália, Índia, Cingapura, Japão e Brasil, apontou que 98% dos clientes alcançaram e até ultrapassaram seus objetivos de ROI (retorno sobre o investimento) com o uso do Customer 360. 

Houve um grande impacto no fortalecimento do uso de dados sobre o cliente e seu comportamento, possibilitando criar estratégias que resultam em lucros para as empresas que o utilizam.

O software oferece vantagens para as empresas ao proporcionar uma comunicação e atendimento ao cliente mais ágil e eficiente. Com a unificação das informações dos clientes em uma única visualização, os responsáveis pelo atendimento podem atender às solicitações dos clientes, melhorando a qualidade do serviço e acelerando a resolução de problemas.

De uma forma geral, os benefícios do uso dos produtos Salesforce são notáveis, como revela um estudo da Forrester Consulting sobre as empresas que utilizam a plataforma Salesforce e experimentam um retorno sobre o investimento médio de 229%. 

O estudo fornece uma análise detalhada do ROI e dos benefícios de negócios que as empresas podem ter em áreas como vendas, marketing, atendimento ao cliente e gerenciamento de processos.

Imagem de uma pessoa tocando uma tela com indicações de satisfação. Relacionado com sucesso e experiencia do cliente

Conclusão

Além de toda a tecnologia disponível para a melhor performance do seu negócio, a Salesforce quer desenvolver as habilidades e experiências de seus usuários, para que estes obtenham ainda mais sucesso ao utilizar as soluções. 

Assim nasceu a Trailhead, com diversos treinamentos e certificações que desenvolvem seus clientes e os colocam ainda mais adiante no caminho do sucesso. Disponível para usuários, administradores, desenvolvedores, entre outros.

Ficou impactado com o poder da Salesforce? Saiba mais sobre todas as soluções para relacionamento com o cliente que estão disponíveis e obtenha soluções personalizadas, conecte-se aos seus clientes e beneficie-se dos excelentes resultados que a plataforma oferece!

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


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