Plataformas digitais: 12 ferramentas que você conhece ou precisa conhecer agora

Publicado em 13 de setembro de 2023

plataformas digitais: o que são

Este artigo reúne o melhor das plataformas digitais para aumentar a produtividade, trabalhar online e fechar mais negócios: Google Workspace, WhasApp, monday.com, Trello, Salesforce Marketing Cloud, Glassdoor, Hotmart, Shopify, WordPress, GA4, Rock University e Zoho CRM.

O uso de plataformas digitais oferece soluções para negócios online, melhora a comunicação no trabalho, o acesso à educação, entre outras aplicações que facilitam (e muito!) a maneira como a sociedade interage com marcas, seus produtos e serviços.

Nos últimos anos, com a crescente demanda por comércio eletrônico, as empresas têm buscado plataformas de ecommerce para gerenciar e impulsionar suas vendas. 

Além disso, a necessidade de um atendimento ágil e eficiente levou ao surgimento de plataformas de atendimento multicanal, por exemplo, que simplificam a comunicação entre empresas e clientes. 

As reuniões online também ganharam destaque, com plataformas que permitem realizar encontros virtuais com colaboradores e parceiros comerciais em diferentes locais geográficos. 

Entenda o que são plataformas digitais e como elas podem ser utilizadas para melhorar a produtividade, organização e geração de novas oportunidades de negócios.

 Ainda, descubra as plataformas digitais mais usadas atualmente e seus principais benefícios, tanto para os usuários, quanto para as empresas.

O que é são plataformas digitais?

As plataformas digitais têm se tornado cada vez mais presentes em nossas vidas. Mas você sabe o que exatamente são, e como funcionam? 

Em termos simples, uma plataforma digital para o trabalho é um espaço online onde pessoas e empresas podem interagir e realizar transações. Ela funciona como intermediária entre fornecedores de produtos ou serviços e consumidores, oferecendo uma infraestrutura digital que facilita a conexão entre ambos os lados.

Essas plataformas podem ser encontradas em diferentes setores, como comércio eletrônico (ecommerce), transporte, hospedagem, redes sociais e muito mais.

Elas oferecem recursos que permitem aos usuários criar perfis, pesquisar, comparar produtos ou serviços, fazer compras, compartilhar conteúdo e interagir com outros usuários.

O sucesso de uma plataforma digital está diretamente relacionado à sua capacidade de proporcionar conveniência, agilidade e personalização aos usuários. 

Ao oferecer um ambiente digital seguro e prático, essas plataformas têm revolucionado a forma como nos relacionamos com produtos e serviços, permitindo que empresas alcancem um público maior e que consumidores tenham acesso a uma variedade de opções com apenas alguns cliques.

Tipos de plataformas digitais

Ter uma boa presença online é essencial para qualquer negócio, pois é por meio dela que a empresa pode alcançar um público mais amplo, fortalecer sua marca, expandir sua base de clientes e se manter competitiva em um mundo cada vez mais digitalizado.

Elas também têm a capacidade de organizar o trabalho, centralizar dados e facilitar análises, gerando mais conhecimento sobre o mercado e público de interesse de uma empresa.

Confira os tipos de plataformas digitais mais usadas entre as empresas e qual solução cada uma delas traz para o crescimento do seu negócio:

  1. Plataforma de ecommerce: funciona como uma vitrine virtual dos produto, e  também auxilia no controle de estoque, rastreamento de pedidos, atendimento ao cliente, checkout seguro, entre outros;
  2. Plataforma de atendimento ao cliente: facilita a integração de diferentes canais de comunicação, como chat online, email e redes sociais, garantindo uma experiência omnichannel;
  3. Plataforma de marketing digital: oferece uma variedade de recursos, como automação de marketing, análise de dados, gerenciamento de campanhas publicitárias e gestão de mídias sociais;
  4. Plataforma de armazenamento em nuvem: permite o armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem;
  5. Plataforma de análise de dados: possibilita a criação de dashboards interativos e relatórios personalizados para áreas como marketing, finanças, saúde, varejo e ciência de dados;
  6. Plataforma de vagas e networking: oferece busca de vagas online e permite relacionamento com outros profissionais e empresas;
  7. Plataforma de gestão de projetos: auxilia na organização, colaboração e monitoramento de projetos, permitindo que equipes gerenciem tarefas, prazos e recursos;
  8. Plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM): conta com ferramentas para acompanhar e gerenciar interações com clientes, histórico de vendas e informações importantes de contato;
  9. Plataforma de reunião online: permite que equipes e parceiros comerciais realizem encontros virtuais em tempo real, independentemente da localização geográfica;
  10. Plataforma de marketing de afiliados e venda de produtos digitais: espaço online para divulgação de produtos e serviços, onde afiliados promovem e comercializam produtos digitais de terceiros em troca de comissões por cada venda realizada;
  11. Plataforma educacional: oferece recursos e ferramentas para o ensino e aprendizado, facilitando o acesso a cursos online e materiais de estudo.

Como podemos ver, há soluções digitais para todos os setores e tipos de negócio, e as plataformas que listamos acima são apenas um exemplo do vasto ecossistema de ferramentas disponíveis. 

Plataformas digitais mais usadas

Quer escolher a melhor plataforma digital para o seu negócio?

Veja, a seguir, as 12 plataformas digitais mais usadas em diferentes áreas, que contribuem para o sucesso e produtividade no mundo empresarial.

  • Google Workspace

imagem representando o google workspace

Anteriormente conhecido como G-Suite, o Google Workspace é utilizado por empresas e organizações como uma plataforma para facilitar a comunicação, colaboração e gerenciamento de tarefas e informações

Ele inclui aplicativos como Gmail (ferramenta de email), Google Drive (para armazenamento de arquivos), Google Docs, Planilhas Google e Apresentações Google (para edição de documentos, planilhas e apresentações), Google Meet (para videoconferências), entre outras ferramentas do Google.

  • WhatsApp

plataforma digital de comunicação Whatsapp Business

O WhatsApp, a plataforma digital de comunicação mais popular atualmente, permite a comunicação e atendimento ao cliente de forma instantânea, o que é extremamente útil para responder a perguntas rapidamente, fornecer informações e resolver problemas imediatos. 

O WhatsApp Business API é uma ferramenta que oferece recursos avançados, como notificações, chatbots e integrações com sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). 

É uma solução para empresas que desejam aumentar o engajamento dos seus clientes e criar soluções personalizadas.

  • monday.com

monday - imagem exemplificando as telas da ferramenta

A monday.com é uma ferramenta de gestão de projetos, para equipes ou  uso individual. 

Por meio da plataforma digital de produtividade, é possível atribuir tarefas a membros da equipe, estabelecer prazos e receber notificações sobre quando as tarefas são concluídas ou quando há atrasos.

A monday.com também conta com ferramentas de comunicação, como bate-papo e comentários, permitindo que os membros da equipe se comuniquem facilmente e compartilhem informações importantes.

  • Trello

trello imagem logo

Outra plataforma digital de produtividade e gestão de projetos muito popular entre empresas e no trabalho home office é o Trello.

O Trello conta com quadros, listas e cartões que organizam os fluxos de trabalho e tarefas, que atribuem descrição, prazos e responsabilidades. A simplicidade do Trello está em sua interface de arrastar e soltar. Você pode mover cartões de uma lista para outra ou atribuir membros às tarefas, simplesmente arrastando e soltando.

O Trello oferece integração com muitas outras plataformas digitais, como Google Drive, Slack, Dropbox, email e muito mais, para facilitar a centralização de informações e a automação de processos.

  • Salesforce Marketing Cloud

salesforce marketing cloud - imagem de divulgação

A Salesforce é uma empresa de softwares com diferentes soluções para marketing, vendas e atendimento ao cliente.

O Salesforce Marketing Cloud é uma plataforma digital de automação de marketing que reúne funcionalidades como: marketing omnichannel (marketing multicanal), jornada do cliente, email marketing, controle de leads, análise de dados e outros recursos. 

É uma solução completa para criar relacionamentos duradouros com os clientes, conquistar novos leads e construir campanhas de marketing bem estruturadas.

  • Glassdoor

Logo da Glassdoor

O Glassdoor é uma plataforma digital dedicada a fornecer informações sobre empresas, oportunidades de emprego, salários e avaliações de funcionários.

Foi fundado em 2007 e rapidamente se tornou uma das fontes mais confiáveis para obter insights sobre o ambiente de trabalho e a cultura empresarial.

Lá o usuário vai encontrar avaliações de empresas, portal de vagas, informações sobre salários e benefícios, e muito mais. A plataforma é também uma ferramenta para Employer Branding, ou seja, aumentar o valor da marca empregadora. Você pode aprender a usar a estratégia neste texto completo sobre o tema

No Glassdoor, os usuários também podem fornecer detalhes sobre os processos seletivos e entrevistas que passaram, incluindo perguntas feitas, experiência geral e dicas para futuros candidatos.

  • Hotmart

hotmart logo

O Hotmart é uma plataforma de vendas online de produtos digitais e serviços educacionais

Firmado como uma das plataformas digitais mais conhecidas para a venda de cursos online, e-books, vídeos, software e outros tipos de conteúdo digital, o Hotmart funciona como  um marketplace, onde os produtos digitais são listados e disponíveis para compra.

O Hotmart oferece um programa de afiliados, que permite que indivíduos promovam e vendam os produtos listados na plataforma em troca de uma comissão. Isso criou um ecossistema de marketing de afiliados bastante ativo em torno do Hotmart.

Por meio de sua própria plataforma de pagamento, o Hotmart gerencia todo o processo de compra, garantindo a segurança das transações para vendedores e compradores. Aceita diversas formas de pagamento, incluindo cartões de crédito, boletos bancários e outras opções.

  • Shopify

shopify logo

Plataformas de ecommerce são algumas das ferramentas mais buscadas hoje por quem trabalha com vendas. 

Shopify é uma plataforma de ecommerce popular e amplamente utilizada para muitos tipos de negócios, desde pequenas empresas até grandes marcas globais.

Com ele, é possível criar lojas virtuais, a partir de templates personalizáveis, aceitar pagamentos online, fazer gestão de estoque, utilizar recursos de marketing e instalar aplicativos que adicionam funcionalidades extras à sua loja, como chat ao vivo, programas de fidelidade, análises avançadas e muito mais. 

A plataforma também suporta integrações com sistemas de terceiros, como sistemas de gerenciamento de pedidos (ERP) e ferramentas de automação.

  • WordPress

wordpress - exemplo de tela da ferramenta

O WordPress é uma das plataformas digitais para criação e gerenciamento de sites e blogs mais populares entre produtores de conteúdo para a web. Trata-se de um CMS (Content Management System) que permite ao usuário criar, gerenciar e modificar conteúdo de sites sem necessidade prévia de conhecimento específico.

Muito versátil, a ferramenta de gestão de conteúdo simplifica a criação de sites de todos os tipos, desde blogs pessoais, até sites de comércio eletrônico, portfólios, fóruns, revistas online e muito mais.

O WordPress é conhecido por ser amigável para mecanismos de busca (SEO). Ele oferece muitos recursos internos que ajudam a otimizar o conteúdo do site para uma melhor classificação nos resultados de pesquisa

  • Google Analytics

google analytics - logo

O Google Analytics é uma plataforma de análise de dados gratuita oferecida pelo Google, que permite que proprietários de sites, profissionais de marketing, analistas de SEO, equipes de CS, entre outros, monitorem e analisem informações sobre o tráfego e o comportamento dos usuários em seus sites.

O Google Analytics fornece informações detalhadas sobre o tráfego do seu site, incluindo o número de visitantes, origens de tráfego (como pesquisa orgânica, mídia social, referências, etc.), páginas visitadas, entre outros recursos.

Com o Google Analytics, você pode criar funis de conversão, visualizando o caminho que os usuários percorrem antes de realizar uma ação desejada, como fazer uma compra. Isso ajuda a identificar áreas de abandono no processo e tomar decisões mais assertivas, buscando retenção.

A ferramenta de análise de dados ainda conta com muitas outras funcionalidades, como acompanhamento de comércio eletrônico, personalização de relatórios e integrações importantes com outras plataformas.

  • Rock University e PbyP School 

rock university logo

A Rock University é uma  das plataformas educacionais mais populares no universo do marketing digital.

A plataforma educacional é um dos serviços da Rock Content, empresa especializada em marketing de conteúdo. A Rock Content é reconhecida por oferecer cursos online relacionados à criação de conteúdo, SEO, automação de marketing, entre outros temas.

Além dos cursos pagos, algumas certificações são gratuitas e hoje estão disponíveis na plataforma digital PbyP, de Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content. 

  • Zoho CRMPlataformas digitais Zoho CRM

Um sistema CRM para vendas (Customer Relationship Manager) é uma das plataformas mais importantes para qualquer negócio, seja ele pequeno ou enterprise.

O sofware de gestão de relacionamento com o cliente Zoho CRM é responsável por organizar dados de clientes, desde a gestão de leads até o pós venda, sendo uma ferramenta insubstituível na gestão do ciclo de vida do cliente. Ao centralizar informações como histórico de interações, preferências e comportamentos de compra, um sistema CRM proporciona uma visão que capacita as equipes de vendas a personalizar abordagens, antecipar necessidades e fortalecer relacionamentos.

Zoho CRM possibilita a interação com o cliente no canal e momento certos, além de contar com inteligência preditiva, segmentação KPIs e outros recursos, alcançando em excelência na gestão de relacionamento com o cliente e resultados em vendas.

Conclusão

Uma plataforma digital potencializa o trabalho e impulsiona negócios online. Seja por meio de uma plataforma de ecommerce eficiente, que controla as vendas, ou um sistema de atendimento ágil que fortalece o relacionamento com os clientes, essas ferramentas são a chave para o sucesso das empresas na era digital. 

Além disso, as reuniões online mudaram a forma como nos conectamos e colaboramos com colegas e parceiros comerciais em diferentes partes do mundo. Por isso, é essencial definir uma plataforma digital para reuniões, especialmente nas modalidades  de trabalho híbrido e remoto.

Escolher a melhor plataforma digital para as suas necessidades pode ser desafiador diante de tantas opções. Por isso, liste suas necessidades e objetivos antes de tomar uma decisão sobre qual plataforma escolher. Lembre-se também de buscar soluções personalizáveis ​​e escaláveis, ​​que possam acompanhar o crescimento do seu negócio.

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