Glassdoor: Site de vagas e recrutamento. Aprenda como usar!

Publicado em 10 de janeiro de 2022

Quer saber como a Glassdoor pode otimizar seus processos de recrutamento e seleção e te aproximar de talentos que têm tudo a ver com a sua marca? Acompanhe este conteúdo que vamos te mostrar!

Os profissionais de recursos humanos sempre tiveram como principal desafio encontrar os candidatos ideais para suas vagas.

Isso ficou ainda mais evidente com a pandemia de COVID-19 e a necessidade de adoção rápida ao home office, uma vez que grande parte dos processos de recrutamento e seleção foram realizados online.

Conforme um estudo divulgado, realizado pelo Instituto Locomotiva, 6 em cada 10 empresas no Brasil digitalizaram seus processos de contratação de funcionários durante a pandemia.

No ano de 2021, 1/3 das empresas contrataram de forma totalmente digital, e com isso, 53% delas já conseguem finalizar o processo de admissão em até 1 semana após a aprovação do candidato na entrevista.

A mesma pesquisa revelou que 97% dos entrevistados que fizeram suas contratações de forma remota afirmaram que continuarão com os processos digitais de admissão.

Sendo assim, muitos dos novos colaboradores, que foram e serão contratados neste período e depois dele, nem ao menos terão a oportunidade de estarem presencialmente na empresa para criarem um vínculo mais próximo com seu empregador.

É para eliminar estes e outros obstáculos, e continuar auxiliando as empresas na sua transformação digital, que plataformas como a Glassdoor são fundamentais.

Hoje, ter todos os processos automatizados é comprovadamente eficiente para reduzir custos, se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, eliminar falhas operacionais, ganhar agilidade nas demandas, e principalmente, aprimorar a experiência de todo o ecossistema empresarial.

Entenda mais sobre o que é uma newsletter e como estruturar a sua ao longo deste artigo.

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O que é Glassdoor?

Logo da Glassdoor na cor verde

Glassdoor é uma plataforma de recrutamento e seleção e busca de vagas, que tem uma proposta diferente em relação a outras plataformas do mesmo segmento.

Para as empresas que se cadastram, o foco está na construção de uma marca empregadora (employer branding) para atração dos melhores talentos.

Já para os candidatos, a ideia é reunir, além das vagas, as avaliações de funcionários e ex-funcionários dessas empresas para mostrar como é a rotina no ambiente de trabalho.

Além disso, os candidatos podem seguir empresas para receberem as atualizações de conteúdos.

Dessa forma, é possível unir empresas e candidatos que compartilham da mesma visão de crescimento e valores, tornando a admissão mais assertiva.

A Glassdoor foi fundada em 2007 na Califórnia e lançada ao público em 2008.

Hoje, a plataforma está em atividade em parte da América do Norte e Europa, Brasil, Argentina, México, Austrália e Índia, e conta com quase 2 milhões de empregadores cadastrados, além de receber cerca de 55 milhões de visitantes mensais.

Como funciona a Glassdoor?

Para usar a Glassdoor, tanto os candidatos quanto as empresas precisam se cadastrar na plataforma.

Quem busca uma vaga de emprego pode utilizá-la gratuitamente. Já as empresas podem usar o plano básico gratuito ou adquirir um dos planos pagos com mais recursos.

A partir do cadastro realizado, a Glassdoor vai funcionar de formas distintas para candidatos e recrutadores. Por isso, falaremos separadamente sobre cada uma delas.

Acompanhe os próximos tópicos.

Glassdoor para vagas

Para quem está buscando um emprego ou uma oportunidade melhor de trabalho no mercado, a Glassdoor não só disponibiliza um painel de vagas, mas também permite comparar empresas, salários e configurar alertas para receber sugestões interessantes conforme seu perfil.

É possível criar um perfil de candidato manualmente ou fazendo o upload de um currículo.

Entre as informações que precisam ser preenchidas estão sua localização, faixa salarial e cargo pretendido, formação, experiências, salário atual, e outros dados relevantes sobre competências e habilidades.

Também é possível adicionar preferências quanto ao porte da empresa ou ao segmento de mercado que se deseja trabalhar.

Durante a construção do perfil, caso o candidato esteja empregado, já é possível fazer uma avaliação sobre a empresa atual onde trabalha, dando uma nota de classificação de 1 a 5 estrelas, e adicionando os prós e os contras de se trabalhar na mesma.

Com o perfil completo, é possível buscar ativamente por vagas através de diversos filtros, como:

Tipo de vaga, distância do trabalho, faixa salarial desejada, data de publicação da vaga, pesquisar por empresas, entre outros.

As vagas disponibilizadas no Glassdoor, inclusive vagas home office, são das mais diversas áreas, por exemplo em bancos, setor da saúde, empresas de tecnologia, imobiliárias, marketing, e muitas outras.

Glassdoor para recrutamento

Para empresas, a Glassdoor funciona da seguinte forma:

O recrutador cria um perfil da empresa com seus detalhes mais importantes, como sua história, missão, visão e valores, os benefícios corporativos que oferece, faixas de salários, fotos e vídeos do ambiente de trabalho, porte e segmento do negócio, e principalmente, as vagas abertas.

Com o perfil de empresa criado, uma série de recursos ficam disponíveis.

Marca empregadora, ou Employer Branding

Imagem com alguns recurtes de uma página web mostrando pessoas e estrelas que representam avaliações. Glassdoor

Construir uma marca empregadora sólida é uma estratégia que muitas empresas ainda não perceberam o quanto pode ser benéfica.

O foco na experiência dos colaboradores é tão importante em um negócio quanto no sucesso do cliente.

Isso porque, uma vez que estão motivados, os trabalhadores são seus porta-vozes e podem ser os maiores defensores da sua marca.

Portanto, uma empresa que promove a diversidade e inclusão, se posiciona quando necessário, reconhece o valor das funções dos funcionários e criam ambientes de trabalho agradáveis, são capazes de reduzir custos e atrair ainda mais clientes.

A redução de custos se dá pela diminuição da rotatividade de funcionários, uma vez que com essa cultura estabelecida eles estarão mais engajados, além de ser possível estruturar estratégias de retenção assertivas e personalizadas para cada perfil.

Além disso, conforme alguns dados divulgados, 53% dos profissionais não se sentiriam tentados a aceitar uma vaga, mesmo para ganhar um salário maior, se a empresa tivesse uma marca empregadora fraca.

E, a atração de clientes é a consequência das ações que promovem o bem-estar dos colaboradores e chegam aos ouvidos dessas pessoas, que hoje estão preocupadas sobre o que as empresas estão fazendo para manter empregos e fornecer qualidade de vida melhor para quem está dentro do negócio.

Afinal, você não pensaria que uma empresa que não é capaz de ser empática com as dores dos seus próprios colaboradores, que estão na linha de frente, também não seria empática com os problemas dos clientes?

Pensando nisso, a Glassdoor disponibiliza para as empresas recursos que permitem gerenciar a reputação da sua marca empregadora.

Com eles, além de montar o perfil da empresa, ainda é possível destacar avaliações positivas, obter insights sobre o que seus concorrentes estão fazendo, assim como criar anúncios nas páginas deles, e analisar seus relatórios de engajamento.

Avaliações dos funcionários

Imagem de alguns bloco com notas e alguns tópicos sendo representados por setores. Glassdoor

Nada do que foi dito faria sentido sem dar voz aos seus colaboradores, não é mesmo?

Afinal, como você poderia comprovar que realmente possui os trabalhadores mais felizes no seu negócio se não através das suas próprias avaliações?

Por isso, após criar o perfil da sua empresa na Glassdoor, você pode solicitar as avaliações dos funcionários na sua página.

Você pode criar um modelo de avaliação conforme as particularidades do seu negócio ou usar um modelo pré-definido pela própria plataforma.

É possível pedir que os funcionários avaliem, por exemplo, seus benefícios, local de trabalho, plano de carreira, liderança e salários.

Depois, você pode respondê-las para mostrar que se importa com o que os funcionários dizem, mesmo se a avaliação recebida for negativa, e demonstrar que a empresa está fazendo o possível para melhorar estes pontos.

Por fim, você consegue avaliar tudo o que foi recebido e transformar em insights para melhorar sua reputação diante dos colaboradores e para atrair os melhores talentos.

Insights competitivos

Gráficos representando números alcançados em uma pesquisa de engajamento. Glassdoor

Os gráficos e relatórios da Glassdoor te dão uma visão panorâmica sobre a página da sua empresa.

É possível saber a quantidade de visualizações da sua página, assim como o perfil demográfico de quem a acessa, e o engajamento dos profissionais que te seguem.

Além disso, você consegue comparar sua classificação com as dos concorrentes, inclusive separando-as por regiões, para criar suas estratégias de engajamento de forma mais assertiva.

A Glassdoor também possui parceria com o Indeed. Neste caso, é possível obter insights e comparativos integrados sobre suas páginas de empresa nas duas plataformas.

Dica B2B Stack: Como usar a Glassdoor

Agora que você sabe como a Glassdoor funciona na teoria, veja na prática algumas dicas de uso dos principais recursos para candidatos e empresas.

Inicialmente, para o usar o Glassdoor você precisa efetuar seu cadastro. Portanto, na página inicial você já consegue:

  • Se for candidato, entrar com uma conta do Facebook ou do Google, ou criar uma conta manual com e-mail e senha;
  • Se for empresa, ir para a área “Para empresas” para realizar o cadastro;

Página inicial do Glassdoor. A página mostra uma pessoa com um notebook no colo. A frente da imagem há opções acesso via Facebook e Google. Acima é um menu horizontal branco com ologo da Glassdoor ao lado esquerdo

Se você é empregador, para criar sua conta será necessário informar à princípio:

Seu nome e sobrenome, empresa pelo qual é responsável, cargo, número de vagas abertas, e-mail com seu próprio domínio e senha.

Formulário de acesso Glassdoor. Os campos são de nome, sobrenome, empresa, cargo, número de vagas.

Como usar o Glassdoor como candidato

Após realizar seu cadastro inicial ou entrar com a conta do Google ou Facebook e ter acesso ao seu painel de controle, já conseguirá notar as principais funções do Glassdoor:

  1. Primeiro, é necessário finalizar o cadastro do seu perfil para obter a melhorar experiência de navegação, pois uma vez que seu perfil estiver concluído, você receberá as melhores indicações de vagas no seu painel;
  2. Nessa área você encontra caminhos para vagas, empresas salários e entrevistas, que abrangem:
    • Na opção “Vagas” você irá acessar suas buscas recentes, alertas de vagas, oportunidades salvas e suas candidaturas;
    • Em “Empresas” você pode descobrir empresas recomendadas com base no seu perfil, comparar empresas, ver sugestões de empresas para seguir, e também é onde você pode escrever avaliações sobre a empresa onde trabalha ou sobre empresas onde já trabalhou;
    • Na aba “Salários” você consegue comparar salários de empresas e cargos, e informar salários que você já recebeu onde trabalhou para auxiliar outras pessoas em suas comparações;
    • Nas “Entrevistas”, você pode encontrar entrevistas abertas pesquisando por empresas ou por cargos, e avaliar os processos seletivos pelo qual você já passou;
  3. Este é um atalho de pesquisa onde você pode buscar ativamente por cargos, empresas, salários e entrevistas;
  4. Nesta área você consegue visualizar todas as suas notificações sobre as vagas ou empresas que salvou ou se candidatou;
  5. Este botão dá acesso aos atalhos do perfil, como currículos cadastrados, preferências de vagas pré-definidas, configurações da conta, avaliações realizadas, entre outros detalhes do perfil;
  6. Por fim, é nesta área que você irá explorar as indicações de vagas e ver outras vagas em aberto.

Painel da Glassdoor com diversos pontos especificados no texto

Os cards das empresas cadastradas apresentam sua média de avaliação, quantidade de avaliações e quantidade de salários informados.

Além disso, há uma breve descrição sobre a empresa e o ponto forte da sua classificação.

Informação de número de vagas no Glassdoor dentro de um perfil especificado

Como usar o Glassdoor para empresas

Para as empresas, os principais recursos do painel Glassdoor permitem:

  • Incluir todas as informações mais relevantes sobre o negócio;
  • Criar a história da empresa;
  • Adicionar seus concorrentes para monitorá-los;
  • Configurar notificações que deseja receber quando houver movimentações no seu perfil;
  • Solicitar e responder avaliações;
  • Publicar atualizações sobre a empresa;
  • Visualizar gráficos das suas movimentações.

Painel mostrando um perfil de empresa dentro do Glassdoor. A imagem tem como cor de fundo o branco, a um menu a esquerda e informações ao centro

Alternativas ao Glassdoor

Veja agora, outras alternativas de plataformas que também oferecem recursos para os processos de recrutamento e seleção:

Vagas for business (Vagas.com)

Catho

Infojobs

Vagas for business (Vagas.com)

Imagem de um notebook com um perfil do Vagas. O perfil possui um banner laranja com informações abaixo traduzida em gráficos

Vagas for business é a solução de recrutamento e seleção para empresas, integrada à plataforma Vagas.com.

É neste ambiente que você pode cadastrar seu negócio e abrir suas vagas disponíveis para que os candidatos enviem seus currículos.

A partir do cadastro das vagas, o Vagas for business funciona com inteligência artificial para sugerir os melhores candidatos, entre uma base de 20 milhões de profissionais.

Entre os principais recursos do Vagas for business estão:

  • Gestão de processos seletivos, inclusive nas redes sociais, com acompanhamento de todas as fases dos processos, ferramentas de atração de talentos e gestão das métricas;
  • Publicação de vagas para recrutamento interno;
  • Recursos para criar e promover vagas que focam na diversidade e inclusão;
  • Construção de employer branding com portal de carreiras e chat integrado.

Catho

Logo da Catho em azul com tags rosas

Catho é uma plataforma de recrutamento e gestão de pessoas, que possui uma base com mais de 7 milhões de currículos cadastrados.

Para as empresas, a Catho permite o cadastro de vagas gratuitamente ou com recursos premium de destaque, e assim como a plataforma anterior, usa inteligência artificial para recomendar currículos com base nas necessidades de cada vaga.

Entre os recursos da Catho para empresas estão:

  • Gestão de currículos;
  • Recrutamento de PCDs;
  • Pesquisa salarial;
  • Recursos para ajudar empresas a recolocar trabalhadores no mercado de trabalho;
  • Testes personalizados;
  • API de vagas.

Infojobs

Imagem de um notebook com um perfil de um usuário no infojobs. O perfil mostra uma foto a esquerda e informações profissionais ao centro

Infojobs é uma plataforma de recrutamento e seleção, que permite a divulgação de vagas além do acompanhamento dos processos seletivos e gestão de branding.

São mais de 42 milhões de currículos cadastrados na Infojobs, o que possibilita que as empresas encontrem o profissional ideal.

Para as empresas, os recursos disponibilizados pela plataforma incluem:

  • Recrutamento ativo de profissionais, com possibilidade de envio de convites para participação em processos seletivos;
  • Destaque de vagas;
  • Triagem de currículos automatizada;
  • Testes comportamentais e de habilidades;
  • Relatórios de atividades;
  • Gestão de agenda de processos;
  • Criação de microsite, bem como de e-mails personalizados com sua marca.

Conclusão

As estratégias para atrair e reter os melhores funcionários fazem parte do que chamamos hoje de employer branding, ou marca empregadora, e têm sido muito importantes para determinar o crescimento e sucesso das empresas.

Muitas pessoas hoje estão preocupadas com a forma que os funcionários são tratados em um negócio.

Afinal, os trabalhadores infelizes ou desmotivados no trabalho poderiam ser seus parentes, amigos ou até mesmo o próprio cliente.

E ainda mais, do ponto de vista das empresas, os colaboradores são a porta de entrada para novos clientes, uma vez que são eles quem irão prestar suporte, atendimento ou executar o que for necessário para atrair e fidelizar seu público.

Portanto, cuidar da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, assim como saber o que eles pensam sobre trabalhar na sua empresa pode reduzir seus custos e melhorar a percepção que as pessoas têm sobre a sua marca.

Pensando nisso, a plataforma da Glassdoor auxilia candidatos a encontrarem as empresas mais apropriadas para trabalharem, que tenham a ver com o seu perfil, bem como ajuda as empresas a construírem a reputação da sua marca empregadora através de histórias e avaliações reais dos seus funcionários e insights sobre a concorrência.

Dessa forma, é possível atrair os melhores talentos e engajar cada vez mais os colaboradores para se obter os melhores resultados e alcançar um crescimento sustentável.

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Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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