O papel essencial do RH na promoção da segurança e saúde no trabalho

Publicado em 10 de janeiro de 2024

RH e segurança e saúde no trabalho

A segurança e saúde no trabalho (SST) é fundamental para uma cultura organizacional sustentável. À medida que as empresas intensificam seus esforços em garantir um ambiente corporativo seguro e saudável, o papel do RH na gestão de SST das empresas evolui na mesma proporção.

A gestão de RH inclui a promoção da saúde ocupacional e a garantia da segurança no trabalho, por preservar o bem-estar dos colaboradores e a produtividade das organizações.

Neste texto, exploraremos como o RH cumpre a função de promover práticas que vão desde o desenvolvimento de estratégias proativas até o suporte contínuo ao bem-estar dos funcionários. Vamos conhecer também o impacto do uso de tecnologias que auxiliam as ações do RH na gestão de SST para uma cultura empresarial centrada nas pessoas.

Saúde do trabalhador: o papel do RH como um importante ponto de apoio para a SST

O RH atua como elo entre as diretrizes legais de saúde e segurança no trabalho e a aplicação prática dessas normas. Isso envolve a identificação de riscos, a criação de protocolos de segurança, o monitoramento das condições de trabalho e a promoção de uma cultura organizacional que valorize a segurança.

Ao pensarmos em saúde no ambiente de trabalho, é essencial entender que o RH vai muito além da simples administração de planos de saúde.

O departamento de recursos humanos é uma base estratégica que trabalha para garantir que as condições de trabalho sejam seguras e favoráveis a uma melhor qualidade de vida dos funcionários de uma empresa.

Acompanhe 8 motivos pelos quais o RH integrado ao sistema de segurança e saúde no trabalho traz uma série de benefícios tanto para as organizações quanto para os colaboradores:

Criação de uma cultura de segurança e saúde no trabalho 

O RH contribui para estabelecer uma cultura organizacional que valoriza e prioriza a segurança dos colaboradores. Isso promove um ambiente onde todos se sentem responsáveis pela própria segurança e a de seus colegas.

Redução de acidentes e ausências

Com programas de SST implementados pelo RH, as organizações tendem a ter uma redução nos acidentes de trabalho e, consequentemente, uma diminuição na taxa de absenteísmo por motivos de saúde.

Aumento da produtividade

Colaboradores saudáveis e seguros tendem a ser mais produtivos. O RH, ao se preocupar com a saúde e segurança do trabalho, contribui para um ambiente onde os funcionários se sentem mais confiantes e saudáveis para desempenhar suas funções.

Melhoria do clima organizacional

A integração do RH à SST pode melhorar o clima na empresa, por demonstrar preocupação genuína com o bem-estar dos colaboradores, aumentando a motivação e a satisfação no trabalho.

Conformidade legal e reputação empresarial

A atenção do RH à SST assegura que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentações. Ao garantir que a empresa cumpra todas as exigências do eSocial, especialmente aquelas ligadas à segurança e saúde dos trabalhadores, o RH contribui para evitar penalidades e multas por não conformidade. 

Além disso, demonstra o comprometimento da empresa com o cumprimento das leis trabalhistas e regulamentações vigentes, o que pode fortalecer a reputação da empresa como um local que valoriza a segurança e o bem-estar dos seus funcionários, contribuindo para uma melhor imagem perante clientes, parceiros e o público.

Retenção e atração de talentos

Uma cultura corporativa que valoriza a segurança e saúde dos funcionários pode ser um diferencial na retenção de talentos e na atração de novos colaboradores, especialmente para profissionais que valorizam um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Promoção da saúde mental no trabalho

Ao incluir a saúde mental no escopo das suas preocupações com a SST, o RH contribui para um ambiente de trabalho mais equilibrado. Ele pode implementar políticas, programas e práticas que visam apoiar e preservar a saúde mental dos funcionários, criando um ambiente que reduza o estresse, promova o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e ofereça suporte emocional quando necessário.

Monitoramento da saúde e segurança no trabalho

O acompanhamento das ações de SST pelo RH é uma prática que traz resultados positivos no contexto da segurança e saúde do trabalhador. Por meio de programas bem estabelecidos de exames periódicos e análise constante de possíveis riscos à saúde, o departamento de Recursos Humanos (RH) se mantém atualizado sobre a condição de saúde dos colaboradores. Esse processo permite identificar precocemente problemas de saúde e implementar medidas preventivas. 

O monitoramento constante pelo RH também abrange a distribuição, fiscalização e incentivo ao uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), garantindo um ambiente de trabalho seguro. Da mesma forma, promove a ergonomia, adaptando os ambientes e condições laborais para atender às necessidades físicas e mentais dos funcionários, visando não apenas evitar lesões, mas também criar um espaço laboral mais produtivo e saudável para todos.

Aprimorando a gestão de SST com tecnologia: o protagonismo dos softwares de medicina do trabalho

Diante da variedade de atividades relacionadas à segurança e saúde no trabalho, o RH enfrenta a necessidade de um planejamento adequado. Essa gestão complexa pode ser simplificada e otimizada por meio do uso estratégico de ferramentas de tecnologia. 

Os serviços de SST são realizados por prestadores externos, de forma terceirizada. Isso ressalta a necessidade de integração e colaboração entre os setores, permitindo uma comunicação fluida entre os setores de RH e os prestadores de serviços SST.

Softwares especializados, plataformas de monitoramento e sistemas de análise de dados são recursos essenciais para coordenar as ações de SST com maior eficiência. Essa integração não apenas alinha os processos, mas também possibilita um olhar mais abrangente sobre a saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores, agregando valor tanto para a empresa quanto para os profissionais envolvidos.

SOC RH —  uma inovação do SOC (Software Integrado de Gestão Ocupacional)

SOC RH - segurança e saúde no trabalho
SOC RH – simplificando a gestão de segurança e saúde no trabalho

Com mais de duas décadas de experiência e um histórico de inovações no setor, o SOC é um sistema desenvolvido por um time de mais de 300 especialistas em TI, focados em soluções de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). 

Uma solução para o setor de recursos humanos é o SOC RH, uma ferramenta desenvolvida para oferecer aos clientes das empresas que utilizam o SOC acesso facilitado às suas informações cadastradas no sistema. Essa funcionalidade é um facilitador para as empresas, permitindo consultas aos dados gerenciados por prestadores de serviços de SST, unificando a interação entre esses prestadores e os departamentos de Recursos Humanos.

Por meio do portal do SOC RH, as empresas têm à disposição um espaço centralizado para visualizar os dados estratégicos de Saúde e Segurança do Trabalho. O SOC RH proporciona funcionalidades essenciais, como a visualização de eventos gerados no portal eSocial, gestão de SST com exames pendentes e realizados, acesso a documentos no SOCGED, agendamentos, e hierarquia organizacional.

Para os prestadores de serviço de segurança e saúde no trabalho, o SOC RH também traz vantagens, simplificando o acesso aos recursos e reduzindo ausências nos agendamentos de exames, facilitando a forma de consultar agendamentos, documentos e gerenciar os exames.

Para os funcionários e para o RH, traz em conjunto com o App MEUSOC, com o envio prático de atestados e validação dos mesmos, além de abertura de processos como atualização de dados cadastrais e solicitação de férias, entre outros.”

O profissional de RH também se beneficia com o SOC RH. Além de facilitar a visão sobre a estrutura organizacional cadastrada, permite visualizar o cumprimento das obrigações do eSocial e monitorar o status dos exames e convocações. 

Conheça mais sobre como o SOC RH pode otimizar e simplificar a integração entre RH e SST, agregando valor ao seu negócio!

 


Artigos relacionados