As 6 melhores ferramentas de gestão de projetos com avaliação dos usuários

Publicado em 16 de agosto de 2023

ferramentas de gestão de projetos

Garantir uma boa comunicação no ambiente de trabalho e o monitoramento das tarefas planejadas sempre foi um dos grandes desafios das empresas. Se você está procurando maneiras de aumentar a produtividade da sua equipe, o gerenciamento de projetos é essencial.

A comprovação disso é a informação de que organizações que adotam práticas de gestão de projetos alcançam uma taxa de sucesso de 92% na execução dos objetivos propostos.

Na era da agilidade, escolher um software de gestão de projetos certo pode ser o grande segredo para o sucesso de qualquer empreendimento. 

Sendo assim, exploraremos as 6 melhores ferramentas de gestão de projetos, desenvolvidas para melhorar a colaboração, rastreamento de tarefas e comunicação da equipe. Além disso, mostraremos as avaliações da comunidade de usuários de tecnologia do portal B2B Stack para cada plataforma.

As melhores ferramentas de gestão de projetos

Selecionamos aqui uma lista de soluções em gerenciamento e organização de projetos que estão cadastradas no Portal B2B Stack e que são excelentes opções para administrar as demandas com eficiência e produtividade. 

Além de serem amplamente reconhecidas no mercado, elas têm alto nível de popularidade entre seus usuários.

Acesse a página de cada uma delas e encontre detalhes como funcionalidades, pontos fortes, planos e avaliações de quem já as utilizou para escolher qual é a melhor ferramenta de gestão de projetos para os seus objetivos:

1 – monday.com

A monday.com é uma das ferramentas de gestão de projetos mais utilizadas nas empresas e se autodefine como “uma nova forma de trabalhar”. É uma plataforma colaborativa na nuvem, que oferece uma interface visual completa e de fácil personalização, além de modelos prontos para início imediato. 

Monday - ferramenta de gestão de projetos

Com a monday.com, os usuários podem atribuir tarefas a membros da equipe, estabelecer prazos e receber notificações sobre quando as tarefas são concluídas ou quando há atrasos. 

Ela oferece uma série de recursos para melhorar a organização, comunicação e produtividade das equipes em diferentes setores e tipos de projetos.

Além de sua plataforma de gestão de projetos e fluxo de trabalho, a monday.com também disponibiliza serviços de CRM direcionados a equipes de vendas.

Entre os recursos de gestão de projetos oferecidos pela monday.com estão:

  • Quadros ilimitados para organização avançada: você terá à disposição uma quantidade ilimitada de quadros, que servem como os espaços centrais para criar, planejar e organizar seus projetos. Cada quadro pode ser adaptado às especificidades do seu projeto, permitindo uma excelente visualização e organização;
  • Comunicação integrada ao Google Chat: a comunicação fluida é essencial para o sucesso de qualquer projeto. A integração com o Google Chat conecta as plataformas para manter toda a equipe informada, enviando de maneira perfeita notificações do monday.com para o Google Chat;
  • Acompanhe seus projetos em qualquer lugar com apps IOS e Android: a facilidade dos aplicativos móveis permitem que você possa acompanhar e gerenciar seus projetos de qualquer lugar. Isso possibilita uma supervisão contínua, mesmo quando você estiver fora do escritório;
  • Visualização Kanban para priorização eficiente: a metodologia Kanban é uma abordagem visual para a gestão de tarefas. A monday.com oferece essa visualização, permitindo que você atribua tarefas e prioridades para os membros da equipe de maneira clara, otimizando a colaboração e a conclusão de tarefas;
  • Compartilhamento de arquivos: a plataforma também facilita o compartilhamento de arquivos diretamente pela sua interface. É possível compartilhar documentos, imagens e recursos com a equipe, eliminando a necessidade de alternar entre várias ferramentas;
  • Gestão de equipe e análise de desempenho: a monday.com capacita a gestão de equipes com definição de prazos claros para entregas. Sua funcionalidade de relatórios detalhados facilita o acompanhamento do progresso das tarefas atribuídas à equipe, permitindo análises aprofundadas.

A monday.com é muito versátil e perfeitamente integrável com as ferramentas de trabalho populares como: Google Drive, LinkedIn, Dropbox, Gmail, Slack, Microsoft Teams, Excel, OneDrive e muitas outras. 

É possível ter uma conta gratuita, que suporta até dois usuários e diferentes tipos de contas profissionais.

O plano pago é para no mínimo três usuários, permite teste grátis e oferece diferentes modalidades de pagamento, desde o plano básico, que é de R$ 35/usuário por mês, até planos corporativos baseados em cotação.

Veja o que a comunidade de usuários de softwares B2B Stack está falando sobre a monday.com!

2- Bitrix24

O Bitrix24 é um software colaborativo tudo-em-um, ou seja, centraliza todas as ferramentas de tarefas rotineiras das empresas em um espaço de trabalho online.

Com o Bitrix24, as equipes conseguem trabalhar de forma colaborativa e têm todas as informações centralizadas na mesma plataforma, que reúne CRM, espaço de bate-papo, drive para armazenamento de documentos, plataforma de contact center, criador de sites, entre outros recursos que, no total, somam mais de 35.

melhores ferramentas de gestão de projetos Bitrix24

As funcionalidades para gestão de projetos e tarefas do Birtix24 incluem:

  • Tarefas e projetos ilimitados: Bitrix24 permite a criação e gerenciamento de tarefas que podem ser categorizadas, priorizadas e marcadas.
  • Integração móvel: aplicativo móvel gratuito para trabalhar com tarefas e projetos;
  • Checklists: para tornar uma tarefa mais fácil de ser concluída, é possível criar várias subtarefas, cada uma com uma pessoa responsável e observadora;
  • Visualização Kanban e Gráfico de Gantt: Bitrix24 suporta planejamento de projetos complexos com recursos como gráficos de Gantt, quadros Kanban e rastreamento de tempo, atendendo à supervisão detalhada do projeto;
  • Compartilhamento de arquivos: a plataforma facilita o compartilhamento de arquivos diretamente por meio de sua interface;
  • Permissões de tarefas: definição de permissões para edição, delegação, criação e exclusão de tarefas — tanto em níveis individuais de usuários quanto em níveis de departamentos inteiros;
  • Automação de tarefas: é possível escolher um processo que deseja automatizar e definir as regras de automação e deixe o Bitrix24 cuidar do resto para você. Os robôs do Bitrix24 criam novas tarefas, enviam emails e alteram o status da tarefa.

O Bitrix24 possui um assistente pessoal com IA chamado CoPilot, que foi projetado para economizar tempo, como agendar compromissos e transcrever áudios.

As opções de planos incluem versões grátis (free), Basic, Standard e Professional e Enterprise, que podem ser adquiridas conforme o porte da empresa e funcionalidades desejadas. O grande diferencial do Bitrix24 para as outras plataformas de gestão de projetos é a sua capacidade ilimitada para usuários do plano gratuito.

A ferramenta de gestão de projetos e colaboração Bitrix24 faz integrações com ferramentas populares, como Google Drive, Dropbox, MS Office Online, interface e suporte em português e possibilidade de pagamento dos planos por boleto e Pix.

Confira aqui as avaliações de quem já utiliza o espaço de trabalho online Bitrix24!

3 – Trello

A terceira ferramenta de gestão de projetos que está em alta é o Trello. Com uma interface de quadros, listas e cartões, o Trello proporciona uma experiência de organização perfeita para equipes que buscam simplificar a gestão de projetos.

Trello ferramenta de gestão de projetos

Em cada um dos cartões (ou cards), é possível adicionar pessoas e times e as informações relevantes a cada tarefa. Cada passo pode ser registrado em uma timeline de recados. 

Também é possível montar um checklist “to-do” para orientar as subtarefas. O ambiente também permite o upload de arquivos e o anexo de links.

As funcionalidades do Trello para o gerenciamento de projetos incluem: 

  • Quadros e listas: o Trello permite criar quadros para projetos e listas para etapas ou fases. Cada lista contém cartões, que representam tarefas individuais;
  • Cards customizáveis: os cartões podem ser personalizados com descrições detalhadas, datas de vencimento, etiquetas coloridas, anexos de arquivos e checklists;
  • Trabalho colaborativo: membros da equipe podem ser adicionados aos cartões, permitindo que todos acompanhem e contribuam para as tarefas. o Trello suporta comentários e notificações para manter o fluxo de comunicação;
  • Movimentação de cartões: os cartões podem ser movidos entre listas à medida que as tarefas progridem. Isso oferece uma visão clara do fluxo de trabalho e do status das atividades;
  • Etiquetas e priorização: etiquetas coloridas podem ser adicionadas aos cartões para categorizá-los ou indicar prioridades. Isso facilita a identificação rápida de informações relevantes;
  • Checklists: para tarefas que envolvem várias etapas, é possível criar checklists em um cartão para acompanhar o progresso detalhado;
  • Integrações: o Trello oferece integração com diversas ferramentas, como Google Drive, Dropbox e Slack, para facilitar a sincronização de informações e fluxos de trabalho;
  • Prazos e lembretes: defina datas de vencimento para cartões e receba notificações para garantir que as tarefas sejam concluídas no prazo.
  • Visualização em calendário: o Trello oferece visualização em formato de calendário, permitindo ver todas as datas de vencimento e atividades agendadas;
  • Busca e Filtros: a funcionalidade de busca facilita encontrar informações específicas em seus quadros. Filtros podem ser aplicados para visualizar tarefas por membros, etiquetas, datas, etc;
  • Atividade Recente: o recurso mantém histórico das ações realizadas em um quadro, mantendo todos informados sobre as atualizações.

O Trello oferece versão gratuita, que limita o armazenamento até 10MB/arquivo, mas inclui inúmeras funcionalidades já nessa versão. Além disso, a plataforma pode ser utilizada no plano Standard a partir de US$5 por usuário/mês, até os planos Premium e Enterprise, com áreas de trabalho ilimitadas.  

Conheça a opinião dos usuários do Trello aqui!

4. Asana

A  terceira ferramenta para gestão de projetos e tarefas é a Asana.

asana tela gestão de projetos

Com a proposta de otimizar a colaboração da equipe, rastrear tarefas e garantir a realização de projetos de maneira eficiente, a plataforma também conta com uma visualização direta das atividades em andamento e facilita a priorização e o gerenciamento do fluxo de trabalho.

Os membros da equipe podem rapidamente identificar quais tarefas estão em andamento, quais foram concluídas e quais precisam de atenção imediata. Isso ajuda a evitar a sobrecarga de informações e a garantir que todas as tarefas sejam acompanhadas.

Veja alguns exemplos de facilidades que a Asana oferece para o gerenciamento de tarefas:

Recursos visuais:

  • Quadros: organizam o trabalho no estilo de notas adesivas e monitoram as tarefas em cada uma de suas etapas. Eles ajudam a tornar os processos visualmente mais claros;
  • Listas: organizam as etapas dos processos de um projeto. Também conhecidas como sprints, são reunidas em um único lugar;
  • Cronogramas: facilitam a distribuição dos planos do projeto numa sequência de execução e relacionam as diferentes tarefas, mantendo os trabalhos em dia mesmo quando há alterações ou atualizações dos planos;
  • Calendários: identificam lacunas e possíveis sobreposições em agendamentos, facilitando a visualização das tarefas.

Recursos para simplificar a gestão de projetos:

  • Agrupe suas tarefas em projetos colaborativos usando formatos de listas ou quadros Kanban, abrangendo suas iniciativas, encontros e programas;
  • Faça divisões das tarefas em partes mais gerenciáveis para simplificar tanto para você quanto para sua equipe. As subtarefas também são incluídas dentro deste quadro de forma a facilitar adicionar etapas;
  • Visualize os marcos essenciais do seu projeto para avaliar e comunicar o avanço conquistado;
  • Anexe arquivos do seu computador, do Google Drive e outras ferramentas de gestão de documentos a qualquer tarefa ou conversa. A visualização dos arquivos de tarefas individuais ou de todo o projeto também são facilitadas;
  • Agilize as fases do seu fluxo de aprovação, garantindo que todos tenham ciência das tarefas que requerem validação, bem como os métodos e prazos envolvidos.

Esses e outros recursos estão disponíveis em planos Básico, Premium e Business. O plano básico da Asana é gratuito e oferece o armazenamento de arquivos ilimitado (100MB por arquivo), além de uma lista ampla de funcionalidades. 

Para equipes, a Asana está disponível a partir de R$57 por usuário/mês no plano anual. Já no plano mensal, o valor é de R$70. O plano Premium inclui um recurso novo, de construção de fluxo de trabalho. Todas as funcionalidades e mais integrações avançadas são obtidas pelo plano Business, a partir de R$125 mensais por usuário na cobrança anual e R$160 no caso de cobrança mensal. 

Veja as avaliações para Asana no portal B2B Stack!

5. Jira Software

O Jira Software é um sistema desenvolvido pela Atlassian e projetado para auxiliar equipes e organizações na gestão de projetos, acompanhamento de tarefas e desenvolvimento de software. 

Jira gestão de projetos

Ele oferece uma variedade de ferramentas e recursos para planejar, monitorar projetos, permitindo colaboração, comunicação e execução das atividades de maneira estruturada.

A diferença entre o Jira e outras ferramentas de gestão de projetos está na orientação específica para o desenvolvimento de software, bem como em sua ampla personalização e flexibilidade para atender a diferentes fluxos de trabalho e necessidades.

Algumas características do Jira Software e suas funcionalidades incluem:

  • Foco no desenvolvimento de software: enquanto muitas ferramentas de gestão de projetos têm um escopo mais amplo, o Jira foi originalmente projetado com foco no desenvolvimento. Isso é evidente em seus recursos dedicados ao rastreamento de problemas, bugs, solicitações de recursos e colaboração em equipes de desenvolvimento;
  • Metodologias ágeis integradas: o Jira é adaptável a metodologias ágeis, como Scrum e Kanban, oferecendo quadros e métricas específicas para essas práticas. Ele é utilizado por equipes ágeis para planejar sprints, criar histórias de usuário, monitorar o progresso e gerar gráficos de desempenho;
  • Personalização avançada: a plataforma oferece opções de personalização para que as equipes configurem fluxos de trabalho específicos, campos personalizados, regras de automação e painéis de controle de acordo com suas necessidades únicas;
  • Ecossistema de integração: o Jira tem em seu ecossistema integrações com outras ferramentas populares, como Confluence, Bitbucket, Slack e muitas outras;
  • Ferramentas específicas para desenvolvedores: recursos como rastreamento de commits, integração com sistemas de controle de versão e rastreamento de builds, o que o torna especialmente adequado para equipes de desenvolvimento de software;
  • Escalabilidade: por ser um sistema escalável, a ferramenta de gestão de projetos permite que empresas de diferentes tamanhos e equipes com diferentes níveis de complexidade encontrem valor na plataforma.

O Jira está disponível nas opções Nuvem e Data Center, com planos específicos para as necessidades de cada equipe. 

Ao escolher o plano, é possível escolher se o pagamento será mensal ou anual e conhecer os diferentes preços para cada modalidade. Os valores variam de acordo com a escolha e começam em $7.75 por usuário/mês, com 250 GB de armazenamento. No site, é possível verificar os valores digitando o número de usuários de sua empresa, facilitando a escolha do produto adequado. 

Você pode saber a opinião dos usuários do Jira aqui!

6. Google Workspace

Não poderíamos deixar de fora da lista todas as possibilidades de trabalhar com gestão de projetos que o Google nos oferece.

O Google Workspace (antigo G-Suite) é uma suíte de aplicativos online que oferece diversas ferramentas para facilitar o gerenciamento de projetos. Com suas funcionalidades integradas e colaborativas, a plataforma é aliada de equipes que buscam otimizar seu trabalho e aumentar sua produtividade.

Google workspace tela

Uma das principais vantagens do Google Workspace é a possibilidade de criar documentos, planilhas e apresentações em tempo real, permitindo que várias pessoas trabalhem simultaneamente no mesmo projeto

Isso elimina a necessidade de enviar arquivos por e-mail ou lidar com versões desatualizadas. A plataforma do Google ainda oferece recursos como calendários compartilhados, onde você pode agendar reuniões, definir prazos e acompanhar as tarefas da equipe.

Todas as ferramentas do Google têm a vantagem de serem acessadas facilmente por dispositivos móveis e, em conjunto, são capazes de auxiliar na criação e monitoramento de projetos com a vantagem de armazenar documentos no Google Drive, unificando todos os registros em um mesmo espaço. 

Acompanhe aqui como cada ferramenta do Google pode atuar e impactar positivamente na gestão de projetos:

  • Gmail: é por ele que a equipe de projeto mantém comunicação, trocando atualizações e informações que precisam ser registradas de maneira organizada.
  • Google Drive: facilita a gestão de projetos ao centralizar documentos, permitindo a colaboração simultânea e garantindo o acesso a versões atualizadas de arquivos importantes.
  • Google Meet: as reuniões virtuais realizadas pelo Google Meet encurtam distâncias e permitem discussões detalhadas.
  • Google Calendar: por meio da ferramenta, as tarefas do projeto são agendadas, garantindo um fluxo contínuo e evitando conflitos de horários.”
  • Google Chat: as conversas em grupo do Google Chat fornecem um espaço para debates sobre marcos do projeto, promovendo a colaboração em tempo real.
  • Google Docs: com a ferramenta de texto a equipe pode criar e editar documentos, centralizando ideias e colaborando com o trabalho.
  • Google Sheets: o Google Sheets simplifica o rastreamento de orçamentos, cronogramas e métricas de projeto, permitindo análises mais precisas.
  • Google Slides: as apresentações dinâmicas feitas no Google Slides comunicam visualmente o progresso e os resultados do projeto, podendo ser usados em reuniões de alinhamento e análises de métricas em equipe.
  • Google Sites: permite criar sites internos para projetos, sites de equipe, websites públicas, entre outras opções, sem a ajuda de um designer, de um programador ou da equipe de TI. 
  • Google Forms: o Google Forms agiliza a coleta de feedback, opiniões e informações essenciais dos membros da equipe e das partes interessadas.

Com uma extensa seleção de ferramentas, o Google Workspace é uma solução completa para a gestão de projetos, oferecendo uma série de recursos que promovem a colaboração, organização e segurança.  Conheça as avaliações dos usuários para o Google Drive e outras ferramentas da Google no portal B2B Stack.

Conclusão

Agora que você sabe da importância das ferramentas de gestão de projetos e conhece as principais opções disponíveis no mercado, é hora de agir! 

Não permita que erros ou atrasos atrapalhem o sucesso dos seus projetos. Escolha uma das plataformas mencionadas e comece a desfrutar dos benefícios imediatamente. 

Lembre-se: investir em uma boa ferramenta significa economizar tempo, evitar retrabalhos e aumentar significativamente suas chances de alcançar os objetivos definidos para o projeto. 

Que tal visitar as categorias de trabalho colaborativo e produtividade e de ferramentas de gestão de projetos no portal da B2B Stack e conhecer mais sobre as soluções que podem simplificar o dia-a-dia da sua equipe ou do seu trabalho individual? Acesse e conheça cada detalhe de cada uma delas! 


Artigos relacionados