Como 4 tipos de profissionais usam a monday.com na gestão de projetos

Publicado em 8 de março de 2024

gestão-de-projetos-com-a-monday.com

Do gerente de produto ao analista de dados, os softwares de produtividade são ferramentas que precisam ser dominadas na busca de processos de qualidade

Equilibrar tarefas, gerenciar recursos e cumprir prazos pode ser desafiador. A gestão de projetos é a solução para trazer ordem para qualquer campo de atuação.

Neste guia, você encontrará exemplos práticos de projetos que podem ser gerenciados com sucesso na monday.com. Desde o gerenciamento de vendas até o desenvolvimento de novos produtos, explore como essa ferramenta poderosa pode impulsionar a produtividade e o sucesso da sua equipe.

monday.com: um sistema operacional versátil para todos os profissionais

A monday.com é mais do que uma ferramenta de gerenciamento de projetos. É um Sistema Operacional de Trabalho (Work OS) que permite que equipes de qualquer área organizem e otimizem seus fluxos de trabalho de forma personalizada.

A flexibilidade da ferramenta permite criar espaços de trabalho para organizar e monitorar o fluxo de trabalho de diferentes áreas, desde marketing e vendas até RH e desenvolvimento de software.

Encontrar o ritmo de produção é o primeiro passo para alcançar resultados consistentes. 

Hoje, ferramentas de produtividade podem solucionar problemas que impactam diretamente a eficiência e a qualidade do trabalho, oferecendo benefícios como:

Aumento da produtividade: a organização e automação de tarefas otimizam o tempo e a eficiência da equipe.

Melhora na comunicação: a plataforma facilita a comunicação entre os membros da equipe, centralizando informações e atualizações.

Maior visibilidade: o acompanhamento visual do progresso dos projetos facilita a identificação de gargalos e a tomada de decisões.

Redução do stress: a automatização e a organização diminuem o stress e a carga de trabalho do profissional.

Veja 4 profissionais e exemplos práticos do uso da monday.com para melhorar a performance

Gerente de produto

Gerentes de produto utilizam monday.com para organizar seus produtos em diferentes etapas: “Backlog”, “Em desenvolvimento”, “Pronto para teste”, “Lançado“, além de outras que façam sentido para o seu processo.

Também utilizam a funcionalidade de priorização da monday.com para determinar quais features devem ser desenvolvidas primeiro, com base em critérios como valor para o cliente, impacto nos negócios e viabilidade técnica.

A ferramenta também é excelente para definir prazos e responsáveis, atribuindo cada feature a um membro da equipe e definindo prazos realistas para o seu desenvolvimento.

O acompanhamento do progresso de cada etapa é feito em tempo real e é fácil identificar gargalos ou atrasos.

Por fim, monday.com possibilita compartilhar o roadmap com a equipe de desenvolvimento, stakeholders e outros interessados para garantir o alinhamento e o engajamento de todos.

Analista de dados

Os recursos da monday.com para análise de dados incluem criar dashboards para visualizar os dados mais importantes de um projeto de forma clara e acionável. Com ele, você pode:

Também é possível escolher entre uma variedade de widgets e gráficos para visualizar os dados, além de aplicar filtros e segmentação para se concentrar nas informações que mais importam.

A monday.com se integra facilmente com diversas ferramentas de BI (Business Intelligence), como Power BI, Tableau e Google Data Studio. Essa integração permite que os analistas de dados centralizem todos os dados relevantes de um projeto, para uma visão holística do seu negócio.

Gerente de vendas

controle-de-vendas

Para o sucesso das ações de equipes de venda, a monday.com colabora para o monitoramento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes, como número de leads geradas, oportunidades fechadas e receita gerada.

Ainda é possível comparar desempenho individual e da equipe para identificar pontos fortes e fracos, bem como definir alertas e notificações para ser notificado quando as metas estiverem em risco.

Especialista em experiência do usuário (UX)

Profissionais de Ux podem utilizar os recursos da monday.com para criar um backlog centralizado para organizar todas as tarefas de UX, desde a pesquisa até a implementação.

O agendamento de testes de usabilidade, definindo datas, horários e locais também são facilitados pelos quadros de organização de tarefas.

Critérios como importância, impacto no produto, urgência e viabilidade técnica podem ser compartilhados e priorizados entre as equipes.

Como usar os quadros da monday.com para qualquer projeto:

monday - imagem exemplificando as telas da ferramenta

A monday.com é uma plataforma versátil que pode ser utilizada individualmente e por empresas de todos os tamanhos e setores. Além das atividades profissionais que mencionamos, a ferramenta oferece funcionalidades que podem ajudar qualquer equipe a melhorar a eficiência, a produtividade e a colaboração.

Veja todas as formas de usar monday.com

Gerenciamento de projetos

Planeje, organize e acompanhe seus projetos em um só lugar.

Colabore com sua equipe.

Personalize seus fluxos de trabalho para atender às suas necessidades.

Gestão de tarefas

Crie, priorize e atribua tarefas com facilidade.

Acompanhe o progresso das tarefas, planeje sua semana e defina prazos.

Receba notificações sobre as atualizações das tarefas.

Gestão de recursos

Aloque recursos e equilibre os volumes de trabalho.

Acompanhe a utilização dos recursos e identifique gargalos.

Otimize a utilização dos recursos para aumentar a produtividade.

Gestão de portfólio

Obtenha uma visão geral de todos os seus projetos.

Acompanhe o progresso dos projetos e identifique riscos.

Tome decisões estratégicas com base em dados concretos.

Operações de negócios

Otimize os fluxos de trabalho do seu negócio.

Automatize tarefas repetitivas para economizar tempo.

Melhore a eficiência da sua cadeia de fornecimento.

Metas e estratégia

Defina metas SMART e acompanhe seu progresso.

Alinhe suas metas com a estratégia geral do seu negócio.

Tome decisões estratégicas com base em dados concretos.

Conclusão

O sistema operacional monday.com oferece uma variedade de modelos personalizáveis para atender às necessidades específicas de cada área. E, mesmo que não tenha tempo ou prática para configurar os quadros, é possível visitar a biblioteca de modelos para encontrar o modelo ideal: https://monday.com/templates.

Como mostramos aqui, a monday.com é altamente personalizável e permite que sejam configuradas plataformas conforme a necessidade de cada profissional. 

Assim, é possível criar colunas, adicionar widgets, automatizar tarefas e integrar com outras ferramentas para otimizar o fluxo de trabalho.

Com as funcionalidades da monday.com é possível ter mais controle do seu tempo e melhorar a visão do progresso dos seus projetos! Conheça a opinião dos usuários da monday.com no portal B2B Stack.


Artigos relacionados