Planejamento semanal: 8 dicas para organizar tarefas e escalar o seu negócio

Publicado em 23 de fevereiro de 2024

planejamento semanal

Se você é empreendedor e se sente constantemente desorganizado, sem tempo para resolver todas as tarefas do seu negócio e buscando melhorar o planejamento semanal para as suas atividades, este post é para você. 

Sabemos que o dia a dia na gestão de um pequeno negócio é exigente e cheio de desafios. Por isso, apresentamos 8 dicas de planejamento semanal para otimizar seu tempo e trazer mais organização ao seu cotidiano na busca pelo crescimento.

Vamos explorar o uso da ferramenta monday.com para organizar um calendário para a gestão de pequenos negócios. Com ela, é possível otimizar tarefas, como controle financeiro, agendamento de compromissos e gestão de metas. O objetivo é facilitar a vida dos empreendedores, responsáveis pela maior parte das atividades do negócio.

Como elaborar um planejamento semanal para o seu negócio em 8 passos:

Para empreendedores que precisam estabelecer prioridades e fluxo de trabalho, é fundamental ter um bom plano semanal. Primeiramente, é preciso definir as etapas necessárias para as tarefas serem cumpridas de forma eficiente. 

Com uma estrutura bem organizada, é possível otimizar o tempo e garantir que nenhum compromisso importante seja deixado de lado. Elaboramos 8 passos que podem ser adaptados para o seu modelo de negócio e, até mesmo, para atividades pessoais que estão ligadas à sua rotina de trabalho:

Estabeleça objetivos e metas semanais

Defina os principais objetivos e metas que você deseja alcançar durante a semana. Considere o que é essencial para o seu empreendimento continuar a crescer. Por exemplo, se você possui um negócio de comércio eletrônico, suas metas podem incluir aumentar as vendas em X% ou lançar uma campanha promocional para atrair novos clientes. 

Se você oferece serviços, suas metas podem ser a conclusão de um projeto importante, a aquisição de um número específico de novos clientes ou a melhoria de processos internos para aumentar a eficiência. 

Ao determinar metas específicas, você cria um mapa claro para a semana, mantendo seu foco nas atividades que realmente fazem a diferença para o crescimento do seu negócio.

Organize as tarefas mais importantes em um quadro visual

planejamento semanal monday
Quadro com planejamento semanal na monday.com organizado por tarefas

Uma ferramenta de gestão de projetos e de produtividade é uma ótima solução para criar uma lista detalhada de tarefas e acompanhar o progresso de cada uma delas. 

Se você ainda não tem uma conta na monday.com, este é o momento de realizar o seu cadastro na plataforma e começar a incluir as tarefas nos quadros. Veja como é simples: 

  • Acesse sua conta na monday.com (se ainda não tiver, crie sua conta gratuita):
  • Crie um novo quadro: no menu principal, crie um novo quadro específico para as tarefas prioritárias da semana;
  • Adicione grupos: divida seu quadro em grupos, representando categorias relacionadas às suas tarefas. Por exemplo, “Metas da Semana” ou “Prioridades”.
  • Adicione itens (tarefas): escreva as tarefas dentro desses grupos. Cada item pode representar uma meta específica ou uma tarefa prioritária. Por exemplo, “lançar campanha promocional” ou “concluir projeto X”;
  • Defina prazos: logo abaixo da tarefa, você verá a opção “Data de entrega” ou “Data limite”. Clique nela e selecione a data desejada para a conclusão da tarefa.

Defina prazos realistas

Seja você um microempreendedor individual que atua sozinho ou alguém que empreende em sociedade, sabemos que as demandas diárias podem ser desafiadoras de gerenciar. Considere sempre a disponibilidade de recursos e o tempo necessário para concluí-las.  

Exemplo: O material de marketing deve estar pronto até quarta-feira, as postagens nas redes sociais devem ser agendadas até segunda-feira e os contatos com potenciais parceiros devem ser feitos até sexta-feira.

Planeje recursos e orçamento 

Valorize a importância do planejamento financeiro, por ser a base de todas as suas estratégias e ideias. Verifique os recursos disponíveis e o orçamento necessário para executar as tarefas planejadas.

Mas como fazer um planejamento de orçamento para as tarefas pontuais da semana? Ao realizar esse plano, concentre-se em despesas imediatas. Por exemplo, imagine que você é um consultor independente de TI. Esta semana, você tem um projeto que exige software especializado. Analise os custos dessa ferramenta, considerando gastos adicionais, como eventuais deslocamentos para reuniões presenciais.

Considere pagamentos a freelancers que podem ser necessários para complementar suas habilidades em projetos específicos durante essa semana. Assim, o planejamento se torna mais pragmático, adaptado às demandas imediatas do empreendimento e, ao mesmo tempo, sustentável a longo prazo.

Entenda suas responsabilidades

Ao definir as tarefas de um pequeno negócio, é bem possível que você vá designar a si tarefas específicas, como as ações de marketing e redes sociais, e manter o contato com parceiros e clientes. 

Por isso, reserve tempo no final de cada dia ou início da semana para realizar avaliações periódicas, refletindo sobre o progresso das tarefas e fazendo ajustes conforme necessário. Mantenha uma postura flexível, esteja preparado para mudanças e adaptações, reconhecendo que nem sempre as coisas ocorrem conforme planejado. 

Acompanhe e revise

Após ter definido suas tarefas, reserve um tempo para o acompanhamento detalhado. Reflita sobre o que funcionou bem, identifique eventuais desafios e esteja preparado para ajustes pontuais. Essa prática, alinhada à flexibilidade anteriormente destacada, reforça a eficiência e a adaptabilidade no gerenciamento do seu empreendimento, contribuindo para um planejamento semanal mais realista.

Crie mais desafios rumo ao crescimento

fluxo de trabalho

Após ter acompanhado o progresso das suas tarefas na plataforma monday.com e revisado como foi o desempenho delas, pense nas oportunidades para as próximas semanas. Considere ações específicas que podem ser implementadas em um fluxo de trabalho,  para promover cada vez mais seus produtos ou serviços. 

Cada ação deve estar alinhada ao seu objetivo semanal. Integrar essas estratégias ao seu planejamento demonstra que você está orientado para resultados, contribuindo para o crescimento sustentável do seu empreendimento.

A monday.com foi estruturada para entregar personalização e agilidade desde os primeiros passos do empreendedorismo até o crescimento, o maior objetivo dos empresários. Ao adotar a ferramenta desde o início, você está plantando as sementes para escalar seus negócios, transformando desafios iniciais em oportunidades de expansão. 

A plataforma atende às necessidades do pequeno empreendedor, mas também é uma parceira estratégica para garantir que, à medida que sua empresa cresce, a monday.com acompanha a evolução do seu negócio.

Analise os resultados semanalmente

Defina métricas e indicadores de desempenho alinhados aos objetivos estabelecidos no início da semana. Essa prática oferece uma visão do resultado das tarefas que foram cumpridas.

Independentemente do tamanho da sua empresa, a análise de dados é a ação que ajuda no aprimoramento das estratégias. Ao tomar decisões fundamentadas com base em dados, você consegue visualizar e entender o que precisa ser melhorado.

Como a monday.com pode auxiliar no planejamento semanal do meu empreendimento? 

A monday.com já vem com modelos de quadros prontos, que oferecem uma visão clara e estruturada das atividades semanais, personalizadas conforme as necessidades específicas da sua empresa.

Os quadros podem ser personalizados, permitindo que você edite e atribua tarefas, defina prazos, acompanhe o progresso e colabore com sua equipe. Além disso, a plataforma oferece a importação de planilhas do Excel. Portanto, ao utilizar os templates da monday.com, é possível otimizar o planejamento semanal e a gestão de tarefas do seu empreendimento.

Como usar a monday.com de forma gratuita para o meu planejamento semanal?  

Para usar a monday.com gratuitamente para o seu negócio, siga estas etapas:  

  1. Acesse o site da monday.com e clique em “Comece de graça” para criar uma conta.  
  2. Preencha as informações necessárias para criar sua conta.  
  3. Explore os modelos prontos disponíveis ou crie um quadro do zero.  
  4. Personalize o quadro conforme as necessidades do seu negócio, adicionando colunas, tarefas e membros da equipe.  
  5. Utilize recursos avançados, como automações, integrações e visualizações personalizadas, para otimizar o gerenciamento de projetos.  
  6. Aproveite os recursos gratuitos, como até 2 usuários e 200 elementos por mês.  

Siga estas etapas para aproveitar os recursos da monday.com, lembrando que o plano gratuito possui algumas limitações, sendo possível considerar um upgrade para acessar recursos adicionais.

Conclusão

Neste post, apresentamos 8 dicas essenciais para quem está começando a estruturar o seu dia-a-dia como empreendedor. Além disso, mostramos como a ferramenta de gestão de projetos e tarefas monday.com é uma super aliada no planejamento semanal.

Com foco em pequenos empreendedores, profissionais autônomos e MEIs que têm pouca ou nenhuma ajuda nas tarefas diárias do negócio, destacamos a importância de organizar as tarefas, definir metas e priorizar as atividades. 

Agora é hora de colocar essas dicas em prática e alcançar o sucesso! Experimente os benefícios que uma boa plataforma de organização de tarefas trará para as suas atividades e comece a planejar e visualizar sua semana de forma muito mais produtiva. 

Você também pode conhecer muito mais sobre a ferramenta de gestão de projetos e a opinião de quem já usa a monday.com, visitando nosso portal. 

 


Artigos relacionados