Metodologias ágeis: conheça 7 e todos os motivos para implementar

Publicado em 22 de fevereiro de 2023

metodologias ágeis

Para alcançar novos objetivos, desenvolver projetos com sucesso e obter qualidade de entrega, é necessário que se tenha uma gestão eficiente. Nesse contexto é que surgiram as metodologias ágeis: diferentes maneiras de se chegar a um resultado coeso e muito mais satisfatório para todos os envolvidos.

O uso de metodologias ágeis permite alcançar melhores resultados, pois nutre  a equipe de informações claras e objetivas e concentra todos os esforços em prol do objetivo final.

Confira então quais são as principais metodologias ágeis e como colocá-las em prática no dia a dia.

Entenda o que são metodologias ágeis

O principal objetivo das metodologias ágeis é tornar os processos das empresas e projetos mais eficientes através da organização das etapas de produção, prazos de entregas e canais de comunicação.

Portanto, essas metodologias podem ser entendidas como conjunto de técnicas e práticas que tornem a gestão de projetos ainda mais rápidos, maximizando resultados e minimizando erros. 

Para que isso aconteça, a principal proposta é fracionar o objetivo final em curtos processos, onde as  entregas são realizadas em um menor espaço de tempo, com foco em melhoria contínua e alinhamento constante de todas as etapas junto à equipe.

entenda o que são metodologias ágeis

Dessa forma, torna- se ainda mais fácil identificar falhas nos projetos e ter flexibilidade para corrigi-los em tempo hábil. As estratégias de gestão por meio das metodologias ágeis advém do setor de tecnologia, que geralmente necessita fasear as demandas que recebe, realizando testes de viabilidade em cada etapa do processo.

Para se ter ideia dos grandes resultados das metodologias ágeis, uma pesquisa realizada em 2018, pelo Instituto PMI, mostrou que 73% das organizações globais já utilizam metodologias ágeis para tornar os seus projetos ainda mais eficientes.

Além disso, o relatório Agile Project Delivery Confidence, lançado em 2017, evidenciou que 28% dos projetos com resultados satisfatórios foram conduzidos pelas abordagens de metodologia ágil.

Conheça os princípios das metodologias ágeis

  1. Comunicação: priorizar os indivíduos e suas diversas formas de colaborar e não somente apoiar-se nos procedimentos técnicos; ;
  2. Funcionalidade: mais do que apenas basear-se na documentação de um software, é necessário antepor a sua usabilidade prática;
  3. Colaboração: ter uma relação próxima e de compreensão ao que o cliente realmente necessita, e não deter-se exclusiva e estritamente ao que foi contratado;
  4. Adaptação: responder a mudanças necessárias conforme surgem imprevistos ou necessidades de melhoria;

A finalidade desses princípios é entregar um projeto de qualidade e tornar a experiência do usuário cada vez melhor, através do controle dos planos e da capacidade de flexibilização quando necessário. 

>> Confira o nosso artigo sobre Business Model Canvas (Canvas).

Benefícios das metodologias ágeis

Através da gestão eficiente dos projetos, é possível aproveitar melhor o tempo e realizar testes durante o processo para identificar erros e corrigi-los a tempo. Veja quais os principais motivos para adotar uma metodologia ágil em sua gestão de projetos.

1. Maior qualidade do serviço

Devido às etapas e prazos serem bem definidos, há enormes ganhos em agilidade e eficiência na maior parte do projeto. Também propicia que o cliente acompanhe de perto a execução e valide cada fase, colaborando para que a entrega atenda as necessidades do cliente final.

Caso ocorra algum problema, é possível solucionar de maneira imediata e sem a necessidade de refazer todo o projeto. 

Portanto, as metodologias ágeis são ótimos métodos para aumentar a transparência dos seus serviços com os clientes, diminuir possíveis erros e atrasos, e consequentemente, reduzir custos e desperdício de tempo com refações constantes.

2. Aumento da produtividade

Com todas as etapas bem definidas e estruturadas, a equipe sabe exatamente quais são as prioridades. 

Esse processo corrobora para que todos já comecem a trabalhar de forma focada para atingir as metas da semana e gera aos colaboradores  independência para executar as suas atividades.

>> Confira o nosso artigo sobre Como ser mais produtivo em Funções de Gestão?.

3. Personalização

Com o relacionamento ativo entre empresa e cliente, é mais fácil desenvolver um projeto altamente personalizável e que corresponda às expectativas da empresa, tendo em vista que a participação ativa entre as duas partes ao dar sugestões e oferecer toda a ajuda necessária para finalizar o projeto é algo que simplifica as demandas de todos os envolvidos.

Conheça as principais metodologias ágeis

Agora que já entendemos o conceito e quais os benefícios das metodologias ágeis, vamos conhecer as principais.

1. Scrum

A metodologia de Scrum é uma das mais utilizadas no Brasil e no mundo. O conceito foi lançado em 1990, e desde então vem ajudando equipes a alcançarem os seus objetivos com maior eficiência.

Um dos primeiros ensinamentos da metodologia Scrum é saber quais são os pontos positivos e negativos da sua equipe, além de definir de forma clara e objetiva o papel de cada um dentro do projeto. Dessa forma, os colaboradores devem ser alocados em campos estratégicos que potencializam as suas qualidades e entregas.

O líder que guia uma equipe por meio da metodologia de Scrum deve desenvolver listas de prioridades e garantir que todos os membros estejam realizando as suas atividades corretamente e com qualidade.

Representação da metodologia scrum que faz parte das metodologias ágeis

Uma grande vantagem dessa metodologia é a possibilidade em se ter maior agilidade em projetos que são de alta complexidade ou possuem urgência. 

Em termos práticos, o Scrum regula em ciclos pequenos, que são chamados de sprints: as etapas do projeto que possuem intervalo de tempo para a conclusão da fase. 

Exemplo: um engenheiro de dados deve montar um dashboard na ferramenta Power BI para apresentar a alta gestão da empresa. Para cumprir esse objetivo, o seu líder deve organizar as etapas do projeto em semanas (Sprint).  

Dessa forma, temos a semana 1 destinada ao levantamento de dados, semana 2 validação dos dados encontrados, semana 3 montagem inicial do dashboard, semana 4 verificação junto a equipe analise do dashboard, semana 5 apresentação para a gestão da empresa.

Viu como as etapas ficam organizadas e o colaborador sabe exatamente o que fazer e quando fazer? Dessa maneira, ele possui autonomia para realizar as atividades e gestor do setor consegue fornecer ajuda de forma precisa.

2. Kanban

A metodologia de Kanban também é antiga, surgiu em 1960. Inicialmente, a Toyota a desenvolveu com objetivo de sinalizar por meio de cartões o status dos produtos, para que todos tivessem o controle de como estava o estoque de produção.

Atualmente, o uso da metodologia se dá pelo uso de quadros com post-its ou softwares, como o Trello e Clickup, que permitem a sinalização e o acompanhamento geral de todas as atividades da empresa.

Metodologias ágeis e aplicação no kanban

O principal objetivo dessa metodologia é permitir que os status das atividades sejam visuais e de fácil interpretação, permitindo que o líder da squad acompanhe as etapas do projeto em tempo real e a equipe consiga localizar-se com precisão.

3. Lean

O Lean é um método muito popular entre as startups, que normalmente precisam de desenvolvimento rápido, economizando o máximo possível. Dessa forma, o principal objetivo da metodologia é minimizar desperdícios dentro da organização ou na realização de qualquer projeto.

Para que isso aconteça, o Lean trabalha com 4  pilares, que são:

  1. Valor: resultado final que a empresa entrega para o cliente.
  2. Fluxo de valor: mapeamento de processos que geram benefícios e resultados para o projeto.
  3. Fluxo contínuo: definir um padrão produtivo ágil que minimize erros e maximize a quantidade de produção.
  4. Produção puxada: calibrar os processos ou aprimorar para ter resultados melhores.

Por meio do Lean, o tempo de entrega é otimizado, aprimorando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, melhorando o desempenho dos colaboradores e simplificando os processos operacionais.

4. Smart

A metodologia Smart é direcionada para que a empresa defina metas realistas e seja orientada no cumprimento das metas mais importantes, e assim alcance o resultado esperado.

O termo Smart significa em inglês “esperto” ou “inteligente” as letras podem ser traduzidas como Específico, Mensurável, Realizável, Realista e Temporal. Para se definir metas bem estruturadas, a metodologia possui alguns critérios:

Metodologias ágeis aplicada as técnicas de smart

  • Específicos: a meta deve ser bem definida e ter clareza;
  • Mensurável: é necessário ter critérios que permitam mensurar o seu progresso;
  • Alcançável: precisa ser realizável ou alcançável;
  • Realista: a meta estabelecida exequível, para que não haja frustração;
  • Temporal: prazo para início, meio e fim.

5. Dynamic Systems Development Methodology (DSDM)

Essa metodologia foi desenvolvida em 1990, para a indústria de TI desenvolver produtos rápidos, com alta qualidade e responsivos. O DSDM trata-se de um estrutura usada para desenvolver softwares com a participação ativa dos usuários.

Os princípios dessa metodologia são:

  • Foco na necessidade do cliente e da empresa;
  • Compromisso com prazos;
  • Colaboração e trabalho em equipe;
  • Obsessão pela qualidade;
  • Desenvolver produtos ou serviços com base na iteratividade;
  • Comunicação clara e objetiva;
  • Controle dos processos.

6. Feature Driven Development

O Feature Driven Development (FDD)  é baseado no desenvolvimento de soluções, como softwares que são baseados em  problemas, dessa forma, os engenheiros conseguem entregar soluções funcionais que atendem as necessidades do cliente.

Metodologias ágeis entenda qual a melhor para escolher

Para atingir esse objetivo o FDD é guiado por 5 processos, como:

  1. Desenvolvimento de modelo geral;
  2. Listas de funcionalidades;
  3. Planejamento para que as funcionalidades sejam executadas;
  4. Aplicação por funcionalidade;
  5. Construção de funcionalidades.

7. Scaled Agile framework (SAFe)

É uma metodologia dedicada ao escalonamento empresarial, sendo o seu principal objetivo a promoção de equipes alinhadas e colaborativas. Para a sua aplicação o método une o Scrum e Extreme Programming (XP), que consiste em desenvolver sistemas de alta qualidade através da interação entre desenvolvedores e clientes, além de testagem constante em todos os ciclos de desenvolvimento.

Para que os projetos sejam bem estruturados eles são colocados em três categorias:

  • Portfólio é a parte gerencial;
  • Program configura a estratégia;
  • Team campo operacional do projeto.

A partir dessa estrutura toda empresa consegue fortalecer a sua mentalidade para que as práticas de gestão sejam ágil e aplicável.

Como implementar metodologias ágeis na minha empresa?

Antes de implementar qualquer processo dentro da empresa, é necessário avaliar quais são as necessidades, e a partir desse pensamento, identificar qual metodologia que melhor se aplica ao cenário da organização.

Para analisar os pontos fortes e fracos da sua organização sugerimos utilizar a análise de SWOT ou popularmente conhecida como matriz FOFA, que pode ser traduzida como a análise de Forças, Oportunidades, Ameaças e Fraquezas de uma companhia.

Imagem reflexiva para saber como aplicar as metodologias ágeis na empresa

Através dessa reflexão, é possível compreender de forma clara quais são os pontos limitantes que impedem a realização dos objetivos. Dessa forma, elencar as oportunidades de melhorias e traçar um plano de ação coerente com as metas da empresa.

Metodologia ágeis junto com a tecnologia

A transformação digital está reformulando os processos e contribuindo para o aumento da produtividade dos colaboradores por meio de tecnologias. Dessa forma, foram desenvolvidos softwares que têm como propósito otimizar processos por meio de tecnologias que simplifiquem o dia a dia empresarial.

Pensando nisso, a B2B Stack surge com objetivo de simplificar a compra e venda de softwares e tornar o processo de digitalização das empresas descomplicado. Por meio do portal da B2B Stack é possível ter acesso a descrição completa das ferramentas além das avaliações de usuário reais que compartilham a sua experiência.

>> Confira a nossa categoria para Colaboração e Produtividade.

Veja 3 cursos gratuitos com certificado de metodologias ágeis em 2024

Todos os cursos mencionados são online e 100% gratuitos! Veja um resumo de cada um deles:

  1. Curso de Metodologias Ágeis gratuito – Curso Livre Descomplica:
  2. Metodologias Ágeis – Ibmec:
  3. Agile para Iniciantes:

Conclusão

As metodologias ágeis representam um investimento estratégico para o sucesso do seu negócio. Por meio da implementação cuidadosa e da busca por conhecimento contínuo, sua empresa estará preparada para alcançar novos patamares de eficiência, qualidade e entrega de projetos.

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


Artigos relacionados