Transformação digital nas empresas: como fazer sem medo?

Publicado em 13 de fevereiro de 2023

Imagem representa a transformação digital nas empresas

No artigo de hoje vamos mostrar como a transformação digital está revolucionando a rotina de trabalho e a experiência de colaboradores e clientes em empresas do mundo todo. Entenda sua importância, por onde começar e por que investir no digital torna a rotina mais produtiva e estratégica.

O que é transformação digital?

A transformação digital é o processo em que as empresas adotam o uso de tecnologia, seja no formato de softwares, equipamentos tecnológicos, que reformulam a forma de trabalhar. Sendo assim, a transformação digital é capaz de remodelar o funcionamento dos mais variados tipos de negócios. 

O principal objetivo da transformação digital é solucionar problemas com maior facilidade por meio de ferramentas que trabalham em conjunto com a  inteligência artificial, aumentando a produtividade dos colaboradores. Dessa maneira, o funcionário consegue otimizar e até automatizar atividades que são repetitivas e focar na parte estratégica e criativa.

Imagem mostra os elementos da transformação digital nas empresas

A transformação digital possui grande relevância  para as empresas, pois o mercado empresarial está em constante mudança, o que torna o fator tecnológico um diferencial competitivo. Segundo estudo realizado pela Dell Technologies, o Brasil chegou na segunda posição de maior potencial para a transformação digital no mundo.

Por que a transformação digital é importante para o mercado?

A transformação digital permite que as empresas digitalizem os seus processos, ou seja, aquilo que era feito de forma manual ou por meio de papéis é migrado para o ambiente digital. A digitalização das empresas permite que o negócio se torne escalonável e tenha uma infraestrutura que atenda as necessidades dos seus clientes.

Para se ter ideia, um estudo realizado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) revelou que empresas com maior maturidade digital são 23% mais lucrativas quando comparadas aos seus concorrentes.

Dessa forma, as empresas que passam pela transformação digital possuem alguns aspectos em comum, como:

  • Foco no cliente: antes de decidir por uma solução digital, são levantadas as necessidades e preferências do público. Entendendo o que ele precisa e prefere, a empresa pode levantar ferramentas para adequar sua demanda, avaliando o que funciona para ambas as partes.
  • Melhor performance: com uma boa ferramenta auxiliando as atividades operacionais é possível automatizar as entregas e implementar a cultura de melhoria dos processos constantemente.

benefícios da transformação digital das empresas por meio de imagens representativas.

Saiba que todas as empresas podem participar da transformação digital independente do seu segmento. As adaptações necessárias com a pandemia impulsionaram a busca por soluções tecnológicas em muitas organizações, que optaram pelo trabalho remoto, descentralização do escritório, controle online dos colaboradores, entre outras mudanças.

Inclusive o setor hospitalar foi um dos que mais se beneficiou pela transformação digital. Durante a pandemia, os softwares ajudaram os profissionais da saúde a rastrearem a transmissão da doença, além de facilitar o planejamento da distribuição de vacinas. Atendimentos via telemedicina e o acesso a exames e monitoramentos de forma digital também se tornaram mais comuns, trazendo mais qualidade de vida mesmo a distância.

Mas por onde começar?

A transformação digital não é um processo que ocorre de uma hora pra outra, mas é bem simples de começar. O primeiro passo é seguir a dica anterior de como as empresas digitais fazem no início: levante necessidades e, a partir daí, pesquise as soluções que podem atendê-las.

Você pode começar avaliando necessidades de clientes ou da própria equipe. Às vezes alguma tarefa que demora muito para ser concluída, consumindo um tempo excessivo que poderia ser aproveitado em outras atividades, pode ser facilmente otimizada com o uso de uma solução tecnológica. 

Transformação digital sendo representada por uma imagem.

Se interessou por alguma? É hora de buscar referências e testar. Verifique avaliações de clientes em portais especializados como a B2B Stack, o Reclame Aqui. Várias ferramentas oferecem um período gratuito de teste, onde é possível ter uma ideia da experiência. Agendar reuniões com o time de vendas para assistir uma demonstração do produto também pode ajudar, além de tirar dúvidas.

É possível contratar por um período determinado e fazer um teste. Faça um levantamento antes e depois do uso da solução, avalie se foi fácil a adaptação do time, quais recursos foram necessários. Com os dados em mãos é possível saber se é hora de implementar de vez ou retomar as buscas para algo que faça mais sentido.

Transformação digital na organização de equipes 

Organizar as escalas de trabalho é uma demanda fundamental para garantir o pleno funcionamento de qualquer empresa. E essa tarefa exige extrema atenção: é preciso seguir as regras trabalhistas, montar um atendimento adequado à demanda e garantir um fluxo de comunicação eficaz para que nenhuma informação se perca e o funcionário esteja sempre a postos quando necessário, sem furos ou atrasos.

Logo da empresa escala

Com a transformação digital, essa atividade que envolve tantas responsabilidades se torna mais fácil. O Escala surgiu no Laboratório de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein justamente a partir do questionamento de um plantonista se teria como facilitar a organização das escalas de plantões. 

Resultado? Plantonistas e desenvolvedores se uniram para criar um software para ajudar nessa demanda, e hoje a solução é utilizada por empresas de diversos segmentos de todo o Brasil.

Conheça os produtos, que otimizam a criação de escalas de trabalho, gestão de pagamentos e controle de presença e produtividade:

Escala Plantões

Ferramenta destinada para gerir plantões de profissionais liberais. O gestor cria as escalas pela web e cada colaborador acompanha a sua por aplicativo no celular, com atualizações simultâneas a cada mudança.

  • Organização e agilidade no dia a dia, com acesso em tempo real de cada plantão.
  • Facilidade para comunicar mudanças de turno por meio do aplicativo, além de permitir sincronização com o calendário pessoal.
  • Acesso a diversos relatórios com informações de cada profissional, o que colabora para a tomada de decisões mais assertivas.

Confira o vídeo e saiba mais:

Escala Jornadas 

O produto é configurado com a CLT, e emite alertas caso algum limite esteja prestes a ser infringido durante a montagem da Escala. O colaborador também pode registrar entradas e saídas pelo aplicativo, e tudo fica registrado no sistema.

  • Criação de escalas otimizadas e funcionais, eficientes às demandas do negócio e alinhadas com a CLT.
  • Maior controle das horas extras, evitando gastos desnecessários e conquistando maior retorno sobre investimentos.
  • Resolução de conflitos de forma justa e transparente.

Empresas que optam pela transformação digital e adotam soluções como o Escala conquistam benefícios como:

1. Redução de processos manuais

Escalas-base podem ser rapidamente replicadas pelo Escala, e o organizador faz apenas as alterações necessárias, pontuais. Isso economiza um tempo significativo na criação de escalas. Além do mais, o próprio sistema é configurado com os limites de carga horária, evitando extrapolação do planejado.

Mais uma facilidade da transformação digital é que os softwares, em geral, possuem integração entre si. Isso quer dizer que você consegue utilizá-los em conjunto, combinando suas funcionalidades. O Escala, por exemplo, pode ser integrado com sistemas de ponto online.

Pessoas trabalhando com a transformação digital nas empresas

Em conjunto, as ferramentas oferecem mais controle e segurança de dados à empresa, facilitando acompanhamentos e fechamentos, mostrando exatamente quanto foi trabalhado e quanto o colaborador tem a receber.

Processos manuais estão mais sujeitos a erros. Com um sistema, tudo fica registrado, prevenindo falhas que podem gerar retrabalho, gastos excedentes e até problemas judiciais. Empresas usam o Escala até para fazer prestação de contas públicas, pela assertividade das informações.

2. Aumento da produtividade

Como você viu, a tecnologia agiliza processos e evita perda de tempo com tarefas repetitivas. A consequência é o aumento da produtividade, já que os colaboradores conseguem focar seus esforços em outras atividades, atendendo inclusive às demandas mais estratégicas e criativas.

Imagem relacionado a produtidade vinda da transformação digital

3. Engajamento

Instituições que adotam ferramentas tecnológicas conseguem aumentar ainda mais o engajamento dos colaboradores através da gestão eficiente das pessoas. 

Com o Escala a sua equipe saberá exatamente quais são os dias e horários de trabalho que deverão cumprir de forma antecipada e organizada. Essa previsibilidade evita conflitos e contribui com o colaborador, que passa a ter autonomia para se organizar.

E você sabia que para quem usa ou já usou as soluções do Escala é possível deixar a sua avaliação no portal da B2B Stack? Dessa forma, outras pessoas saberão como foi a sua experiência com essa ferramenta. 

E caso ainda não seja cliente, confira as avaliações e, se fizer sentido, agende uma demonstração com um dos especialistas da empresa. A transformação digital pode beneficiar o seu negócio também!

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


Artigos relacionados