Saiba como escolher o melhor sistema de RH e DP com a Factorial

Publicado em 22 de dezembro de 2023

saiba como escolher o melhor sistema de RH

Selecionar o melhor sistema de RH (recursos humanos) e DP (departamento pessoal) é uma decisão que precisa ser estratégica. Entre as alternativas que o mercado oferece, o desafio é adotar um software que atenda às necessidades da empresa, simplifique as rotinas do setor e esteja de acordo com a legislação brasileira. 

Neste artigo, levantamos pontos fundamentais para a escolha do melhor sistema de RH e por que a Factorial se destaca neste mercado, entregando soluções completas para as equipes de recursos humanos, gestão de pessoas e departamento pessoal.

Como escolher o melhor sistema de RH

A escolha do sistema de RH adequado começa pela análise das atividades que necessitam ser automatizadas e aprimoradas. Aspectos como escalabilidade, facilidade de uso, integração com outras ferramentas, suporte técnico e a capacidade do software em atender às exigências legais do país onde sua empresa está localizada também devem entrar no checklist para a escolha do melhor sistema de RH. 

Para definir qual o melhor sistema de RH para a sua empresa, pesquise se o software reúne funcionalidades para as seguintes tarefas:

  1. Controle da jornada de trabalho;
  2. Gestão de pessoas;
  3. Gestão da folha de pagamento;
  4. Administração de benefícios;
  5. Recrutamento e seleção;
  6. Desenvolvimento e treinamento;
  7. Avaliação de desempenho;
  8. Gestão de documentos;
  9. Relatórios e análises;
  10. Integração com outros sistemas.

O uso de tecnologias na área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal mudou a forma como as organizações administram seus funcionários e processos internos. A automação de tarefas repetitivas e a implementação de softwares especializados simplificaram as operações, permitindo um gerenciamento mais ágil das rotinas de RH e DP.

A lista de atividades, no entanto, é extensa. Por isso, uma excelente opção para empresas que buscam o melhor sistema de RH e DP é aquela que integra múltiplas funcionalidades, oferecendo mais tempo livre para os gestores de RH darem atenção a questões estratégicas, como gestão de pessoas, por exemplo.

O melhor sistema de RH é aquele que otimiza todos os setores 

A Factorial oferece recursos adaptados para diversos perfis de usuários. Para a equipe de RH, a plataforma agiliza e simplifica todas as tarefas administrativas, permitindo que direcionem seu foco para o desenvolvimento de pessoas. 

para os CEOs, o sistema proporciona uma gestão otimizada dos colaboradores, ao oferecer acesso a dados de análise de desempenho, facilitando decisões.  

Os relatórios também contribuem para a redução de gastos estruturais, crescimento dos negócios, comunicação interna, entre outros fatores importantes para um bom gerenciamento. 

E para os colaboradores, todos os procedimentos, aplicações e documentações se tornam acessíveis, colocando essas ferramentas ao alcance de cada membro da equipe. Essa abordagem reflete o compromisso da Factorial em oferecer soluções que atendam às diferentes necessidades e perfis em uma empresa.

Ao proporcionar processos simplificados para os funcionários, a plataforma da Factorial oferece autonomia para gerir horas de trabalho, solicitar férias e administrar documentos. Essa autonomia não apenas simplifica a rotina, mas também fortalece o employer branding da empresa. 

Factorial: sistema de RH sob medida para o cenário brasileiro

Controle de ponto online oferecido pela Factorial

A escolha de uma plataforma de RH deve considerar a conformidade com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Essa característica é essencial, pois o documento estabelece os parâmetros legais para as relações trabalhistas no Brasil. 

Um sistema de RH alinhado a essas leis garante que as práticas adotadas respeitem as normas referentes à jornada de trabalho, escalas, remuneração, folgas e férias, evitando riscos legais para a empresa. Isso também reduz a possibilidade de multas, proporcionando segurança jurídica e uma gestão mais transparente das questões trabalhistas.

A seguir, você pode conferir como algumas das funcionalidades do sistema de RH e DP da Factorial foram pensadas para atender às demandas e conformidades da legislação trabalhista brasileira:

Controle da jornada de trabalho

A Portaria 671, que rege o registro de horas de trabalho dos colaboradores no Brasil, requer conformidade com normas estabelecidas pela CLT. O controle de ponto e registro de frequência da Factorial, além de totalmente adaptados às diretrizes dessa portaria, foram desenvolvidos para simplificar os registros das equipes, sendo possível marcar o ponto online, pelo app ou QR Code. 

O software também permite a geração fácil de documentos, como o Relatório Espelho Ponto, Comprovante de Registro de Ponto, Arquivo Fonte de Dados (AFD), Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ), Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade.

Sistema de escalas e turnos

O controle de escalas e de turnos de trabalho pode ser organizado em todos os tipos: 5×1, 5×2, 4×2, 6×1, 12×36, 18×36 e 24×48.

Essa prática não apenas permite uma melhor organização operacional, mas também contribui para o bem-estar dos funcionários. Uma política bem definida de escalas e turnos proporciona previsibilidade e estabilidade, auxiliando os colaboradores a planejarem suas atividades pessoais fora do trabalho.

O controle das escalas e turnos está também ligado à conformidade legal. Respeitar os limites de jornada estabelecidos por lei é essencial para evitar passivos trabalhistas e manter a empresa em conformidade com as regulamentações vigentes.

Gestão de férias

Com a funcionalidade de controle de férias da Factorial, aproveitar folgas é simples como um clique, de qualquer dispositivo. O processo de solicitação e aprovação de faltas, férias, licenças médicas e folgas remuneradas é simplificado ao máximo. 

A plataforma gerencia todo o processo, deixando para você apenas o gerenciamento dos pedidos. Além disso, a personalização das políticas de ausências é uma realidade: listando diferentes tipos de ausências, faltas e licenças, permite que os funcionários escolham a opção adequada sem necessidade de troca de e-mails, tornando o planejamento de folgas algo fácil e sem perda de tempo. 

A Factorial também realiza o cálculo automático de dias de férias, horas extras e dias de licença, alinhado às políticas da sua empresa. Todos os dados essenciais estão disponíveis em um único lugar, simplificando ainda mais o processo de gestão de recursos humanos.

Conheça outras vantagens do sistema de RH e DP da Factorial

Um sistema de RH com tantas características como o da Factorial não se limita apenas ao controle de jornada, escalas e férias. 

Existe ainda um leque de funcionalidades para explorar, como plataforma de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho, benefícios, gestão de talentos e muito mais. A Factorial está em constante evolução para atender às demandas do ambiente empresarial, que é tão dinâmico. 

Conclusão

A busca pelo melhor sistema de RH e DP é muito mais do que uma simples escolha tecnológica; é uma estratégia para capacitar e fortalecer a empresa. Optar pela Factorial não se trata apenas de adquirir um software, mas de investir em uma parceria que simplifica processos, assegura conformidade legal e libera o potencial das equipes. 

Sua empresa merece o melhor em gestão de RH e DP. Explore todas as possibilidades oferecidas por essa plataforma completa, moldada para otimizar a gestão de recursos humanos solicitando uma demonstração gratuita!

 


Artigos relacionados